Autor Tópico: deficiência electrónica  (Lida 46224 vezes)

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #15 em: 14 de Fevereiro de 2011, 18:59 pm »
abriram a upc ?

a caixa da UPC está aberta e já foram desligadas as fichas que estão no topo, mas estive a espreitar e aquilo tem mais uma data de fios por baixo, vai ser o próximo passo, a placa(não me lembro o nome) onde ligam as fichas das luzes, manómetros tb já foi desligada, o estranho é que as luzes do painel continuam acesas.....o homem que está a mexer no carro tb está meio à toa diz que nunca viu aquele erro, mas tb acha que o problema está na UPC

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: deficiência electrónica
« Responder #16 em: 14 de Fevereiro de 2011, 19:02 pm »
a upc apresenta vestigios de verdete nas soldaduras ?
consegues uma foto da placa onde estão as soldaduras ?

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #17 em: 14 de Fevereiro de 2011, 19:08 pm »
a upc apresenta vestigios de verdete nas soldaduras ?
consegues uma foto da placa onde estão as soldaduras ?

não tenho fotos hoje já cheguei lá com a oficina a fechar, mas as fichas que estão no topo junto dos fusíveis não aparentam ter humidades, mas julgo que as ligações mais importantes estão por baixo e ai não consegui ver nada
 mas explica-me concretamente o que é a UPC, pois ainda não entendi se é tudo o que está dentro da caixa em conjunto ou se é uma parte especifica

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: deficiência electrónica
« Responder #18 em: 14 de Fevereiro de 2011, 19:18 pm »
upc - unidade potencia de comandos

o que faz ?

basicamente distribui a corrente da viatura para activar as funções , limpa vidros , cartões , arranque , luzes , etc .
por vezes avaria ou simplesmente queima fusiveis ( tem muitos ) e a avaria normal dessa unidade é por entrada de agua ou humidade por se situar debaixo da bateria
dai a  minha pergunta de foto da placa para ver os contactos ... se tiver verdete , esquece que quase de certeza que essa já era . e se for isso , prepara uns trocos valentes e espera que venha de frança que por norma não há cá e vem codificada ao chassis do carro , portanto , usada , esquece
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2011, 19:19 pm por Artur »

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #19 em: 14 de Fevereiro de 2011, 19:20 pm »
estive a dar uma vista de olhos num forum estrangeiro e .......

apareceram varios companheiros com o mesmo problema, deixo o texto de um deles.....curiosamente aconteceu a todos ou depois de lavarem o carro ou depois de chover

Malaman parece que tens razão....


I had the same problem with my 04 megane and i fixed it !!!!!! yeeehaaaa

The car would not start one day with no warning, when we pressed the break it was stiff and it said on the dash insert card when the card was aready in. it also was making the clicking noise then a constent noise like a motor was running in the engin started and would not stop unless the batterie was unpluged.

Heres how i fixed mine...
I opened the bonnet to access the fuse box / ECU ( this is located on the righthand side of the engine as you look at it next to the batterie under a black plastic box with 2 screws on the top of it. take the screws off and u will see loads of fuses and cables plugged into a unit. it was at this stage i unplugged one of these plugs to find it was full of water. i then disconected the batterie and proceded to remove the batterie so that i could take out all the plugs and the bolt that holds it inplace. (take a picture so u remember were each plug go's.. it also tells you what coulor of plug go's were but best to be safe) once i got it out i turned it upside down and loads of water came out, i had to take it apart remove all fuses "again took i pic to remind me were they go. i took at apart and dried it with the missus hairdrier till it was bone dry. i also left the plugs out in the air to dry out, left them all for about 1hr. put it all back together and hey presto the bad boy started first time. !!!!!!!!!!!!! :-)

I sussed out that the rain had got into the box at the top right hand corner there is a small gap were the rain was getting in, i covered it with an asda bag and the problem was sorted.

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #20 em: 14 de Fevereiro de 2011, 19:22 pm »
upc - unidade potencia de comandos

o que faz ?

basicamente distribui a corrente da viatura para activar as funções , limpa vidros , cartões , arranque , luzes , etc .
por vezes avaria ou simplesmente queima fusiveis ( tem muitos ) e a avaria normal dessa unidade é por entrada de agua ou humidade por se situar debaixo da bateria
dai a  minha pergunta de foto da placa para ver os contactos ... se tiver verdete , esquece que quase de certeza que essa já era . e se for isso , prepara uns trocos valentes e espera que venha de frança que por norma não há cá e vem codificada ao chassis do carro , portanto , usada , esquece

tens ideia de quanto pode custar a UPC???

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: deficiência electrónica
« Responder #21 em: 14 de Fevereiro de 2011, 19:23 pm »
um pouco mais que o ordenado minimo nacional

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #22 em: 14 de Fevereiro de 2011, 19:28 pm »
um pouco mais que o ordenado minimo nacional

juntando a isso, a mão de obra(vai doer), as pastilhas e o óleo..........acho que este mês vou fazer umas horas extraordinárias no Parque Eduardo 7º.......tou quilhado :gun:

Offline R.Miguel

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: GUIMARAES
  • Mensagens: 44
Re: deficiência electrónica
« Responder #23 em: 14 de Fevereiro de 2011, 21:46 pm »
upc - unidade potencia de comandos

o que faz ?

basicamente distribui a corrente da viatura para activar as funções , limpa vidros , cartões , arranque , luzes , etc .
por vezes avaria ou simplesmente queima fusiveis ( tem muitos ) e a avaria normal dessa unidade é por entrada de agua ou humidade por se situar debaixo da bateria
dai a  minha pergunta de foto da placa para ver os contactos ... se tiver verdete , esquece que quase de certeza que essa já era . e se for isso , prepara uns trocos valentes e espera que venha de frança que por norma não há cá e vem codificada ao chassis do carro , portanto , usada , esquece

tens ideia de quanto pode custar a UPC???
Boas uma pequena correção UPC e uma unidade de proteçao e comutação bascicamente falando e mais ao menos isso  :wink:

Offline malaman

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: aveiro
  • Mensagens: 46
Re: deficiência electrónica
« Responder #24 em: 14 de Fevereiro de 2011, 21:58 pm »
estive a dar uma vista de olhos num forum estrangeiro e .......

apareceram varios companheiros com o mesmo problema, deixo o texto de um deles.....curiosamente aconteceu a todos ou depois de lavarem o carro ou depois de chover

Malaman parece que tens razão....


I had the same problem with my 04 megane and i fixed it !!!!!! yeeehaaaa

The car would not start one day with no warning, when we pressed the break it was stiff and it said on the dash insert card when the card was aready in. it also was making the clicking noise then a constent noise like a motor was running in the engin started and would not stop unless the batterie was unpluged.

Heres how i fixed mine...
I opened the bonnet to access the fuse box / ECU ( this is located on the righthand side of the engine as you look at it next to the batterie under a black plastic box with 2 screws on the top of it. take the screws off and u will see loads of fuses and cables plugged into a unit. it was at this stage i unplugged one of these plugs to find it was full of water. i then disconected the batterie and proceded to remove the batterie so that i could take out all the plugs and the bolt that holds it inplace. (take a picture so u remember were each plug go's.. it also tells you what coulor of plug go's were but best to be safe) once i got it out i turned it upside down and loads of water came out, i had to take it apart remove all fuses "again took i pic to remind me were they go. i took at apart and dried it with the missus hairdrier till it was bone dry. i also left the plugs out in the air to dry out, left them all for about 1hr. put it all back together and hey presto the bad boy started first time. !!!!!!!!!!!!! :-)

I sussed out that the rain had got into the box at the top right hand corner there is a small gap were the rain was getting in, i covered it with an asda bag and the problem was sorted.

Ola
Sim já tive muitas UPC  avariadas derivado a humidade
A UPC não é codificada   podes comprar usada funciona bem no carro   tenho a certeza
Codificado nos meganes so ( cartões,´centralina de injecção, UCH e trancador de direcção)

Offline R.Miguel

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: GUIMARAES
  • Mensagens: 44
Re: deficiência electrónica
« Responder #25 em: 14 de Fevereiro de 2011, 22:02 pm »
estive a dar uma vista de olhos num forum estrangeiro e .......

apareceram varios companheiros com o mesmo problema, deixo o texto de um deles.....curiosamente aconteceu a todos ou depois de lavarem o carro ou depois de chover

Malaman parece que tens razão....


I had the same problem with my 04 megane and i fixed it !!!!!! yeeehaaaa

The car would not start one day with no warning, when we pressed the break it was stiff and it said on the dash insert card when the card was aready in. it also was making the clicking noise then a constent noise like a motor was running in the engin started and would not stop unless the batterie was unpluged.

Heres how i fixed mine...
I opened the bonnet to access the fuse box / ECU ( this is located on the righthand side of the engine as you look at it next to the batterie under a black plastic box with 2 screws on the top of it. take the screws off and u will see loads of fuses and cables plugged into a unit. it was at this stage i unplugged one of these plugs to find it was full of water. i then disconected the batterie and proceded to remove the batterie so that i could take out all the plugs and the bolt that holds it inplace. (take a picture so u remember were each plug go's.. it also tells you what coulor of plug go's were but best to be safe) once i got it out i turned it upside down and loads of water came out, i had to take it apart remove all fuses "again took i pic to remind me were they go. i took at apart and dried it with the missus hairdrier till it was bone dry. i also left the plugs out in the air to dry out, left them all for about 1hr. put it all back together and hey presto the bad boy started first time. !!!!!!!!!!!!! :-)

I sussed out that the rain had got into the box at the top right hand corner there is a small gap were the rain was getting in, i covered it with an asda bag and the problem was sorted.

Ola
Sim já tive muitas UPC  avariadas derivado a humidade
A UPC não é codificada   podes comprar usada funciona bem no carro   tenho a certeza
Codificado nos meganes so ( cartões,´centralina de injecção, UCH e trancador de direcção)
Eu confirmo nao e codificada apenas fazer atençao ao nivel de equipamento caso compre de sucata.

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #26 em: 17 de Fevereiro de 2011, 17:13 pm »
ora bem.........8 dias depois e o charuto continua na oficina........ligaram à pouco a dizer que o problema é a UPC e que deverá ser montada uma nova amanhã..........amanhã dou novidades

com mais esta deixo aqui a lista de substituições na megane:

-elevador vidro traseiro esquerdo
-elevador vidro traseiro direito
-apoio superior do motor
-bomba de agua dos aspersores do limpa parabrisas
-aileron e respectivo farolim superior
-valvula EGR
-falage do termostato
-UPC

e de certeza que me estou a esquecer de algumas coisas........


Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: deficiência electrónica
« Responder #27 em: 17 de Fevereiro de 2011, 17:57 pm »
prepara te para receber a conta ....... leva qq coisa para o coração

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: deficiência electrónica
« Responder #28 em: 17 de Fevereiro de 2011, 18:35 pm »
LOL.

Já vi um a sentir-se mal mesmo na Volvo.

Também se pôs a dizer para mudar tudo, quando ouviu a conta agarrou-se ao balcão a dizer que não se estava a sentir bem.

Lá foram buscar-lhe agua com açúcar e e tal.  :laugh:

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #29 em: 17 de Fevereiro de 2011, 22:16 pm »
prepara te para receber a conta ....... leva qq coisa para o coração
LOL.

Já vi um a sentir-se mal mesmo na Volvo.

Também se pôs a dizer para mudar tudo, quando ouviu a conta agarrou-se ao balcão a dizer que não se estava a sentir bem.

Lá foram buscar-lhe agua com açúcar e e tal.  :laugh:

LOL.....nem sei como ainda consigo rir :grin:

calma pessoal, a lista das reparações que descrevi atrás, foram todas as substituições que tive de fazer nos últimos 5 anos

no caso do elevador traseiro direito, esse foi reconstruido por mim e por um amigo(custo zero), há quem diga que não dão para arranjar, mas não é verdade, pois o meu problema foram os roletes da calha onde corre o vidro que deram o berro, como já tinha de fora o elevador esquerdo testamos um rolete em metal que depois foi soldado a prata com parafuso de cobre(tb ainda tenho o elevador esquerdo arranjado e esta como suplente)

mas terminada esta reparação(espero que amanhã), vai seguir de imediato uma carta para a Renault França a expor todos os problemas em 145000km e pedindo para ser ressarcido dos prejuízos, pois todas as peças que substitui no carro são defeitos de fabrico e deveriam ter sido alvo de recolha das viaturas.......pode não servir de nada, mas só o não está garantido :assobio: