Autor Tópico: GPL, um artigo recente.  (Lida 25214 vezes)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #45 em: 09 de Julho de 2017, 19:40 pm »
Sim mrc, vi uns estudos que falam na comparação entre o gasóleo , gasolina e diesel, nalguns favorece o gpl noutros o diesel mas continua a ser sempre a melhor opção.

http://www.apetro.pt/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=17&Itemid=131

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #46 em: 10 de Julho de 2017, 15:01 pm »
@ Tony da Buzina.

Boas, começo por me desculpar mas durante o fds não vim aqui ao fórum.

Vamos lá então começar a ver se aprendemos algo, tu, eu e todos os outros que aqui se dignem de nos ajudar.

Como disseste eu falei no intercooler e afirmas que não consigo entender o inverso; ok!
Mas no intercooler temos uma situação em que um determinado volume de “gás” em gasoso é arrefecido por forma a que nesse estado e num determinado espaço físico se consiga lá colocar um maior volume; já no deposito de GPL temos um gás no estado liquido que é transformado em gasoso e o gás no estado liquido dá um maior volume passando a gasoso, que será um determinado volume em litros.

Portanto quando eu falo que 1 litro de gpl dá os mesmos litros de gpl gasoso a 10 ou a 40 graus é neste sentido; ou seja, pego em 1 litro de gpl liquido, coloco-o num deposito que será sujeito a um ambiente a 10 graus de temperatura, gasefico-o e dá-me “x” litros dele gasoso. Pego no mesmo 1 litro de gpl liquido e coloco-o num deposito que depois sujeito a um ambiente a 40 graus, gasefico-o e tem de me dar o mesmo nº. de litros, em gasoso, comparando com a situação a 10 graus.

Doutra forma! Tenho 2 depositos de 1 litro, encho os 2 de gpl liquido, ponho 1 a 10 graus e o outro a 40 graus (sem perdas, sem válvulas, sem whatever); no bocal de cada um ponho 1 balão, gasefico ambos; em ambos tenho de ter, acabando-se o gás em estado liquido, os mesmos litros de gpl em estado gasoso.

Um pouco à semelhança do 1 kilo de algodão versus 1 kilo de chumbo; qual pesa mais? É o mesmo, 1 kilo é 1 kilo e 1 litro liquido gaseficado dá os mesmos litros gasoso, seja a que temperatura for; penso eu!

A situação da garrafa que enuncias, nesta situação, na situação que temos estado a trocar ideias não se aplica pois quando metemos gpl nos nossos carros ele está em estado liquido e o cerne da questão está aqui no gás liquido que colocamos e que temos uma autonomia com ele no inverno e temos outra diferente no tempo quente.

É precisamente pela situação inversa do intercooler (ter uma determinada pressão "fechada" e ela aumentar, aumentado o volume num espaço fechado) que considero poder existir uma valvula de descarga para "pressão a mais/volume a mais para o espaço ocupado e assim "ir gás fora".

Tendo andado a ver se encontrava mais alguma informação descobri entre outros estes sites;

O 1º tem a ver com o gpl em si que eu queria bastante mais técnico, nomeadamente a quantidade de volume liquido versus a quantidade gás; não está fácil; uma grande duvida minha é a de que 1L=1dm3=1m3 mas agora como é 1L de gpl é 1 m3 Normal (Nm3) ou é 1 L a 1013bar? E depois o resto, se 1L de gpl liquido e a 1013bar tem um peso de 0,5Kg e sei que 1L  de gpl gasoso tem um peso de 2,2Kg; isto terá influência claro; fica o link da LINDE com um conversor de gases (usei o propano (C3H8)):
http://www.linde-gas.pt/pt/news_and_media/tool/gas_calculator/index.html

O 2º tem a ver com características que encontrei sobre a utilização de diversos gases no gpl em que afirmam que o gpl enquanto combustível para carros é um cocktail e explica a diferença de utilização dele butano versus propano:
https://raposastuta.wordpress.com/2009/02/10/o-que-devemos-saber-sobre-gas/

O 3º tem a ver com algumas mais pessoas, já em 2010 (podemos utilizar o argumento de que as coisas entretanto modificaram-se devido à evolução do sistemas e tal) darem conta de diferenças de consumo entre o tempo quente e o tempo frio:
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=16&t=10728

Não desconsidero, nem o posso desconsiderar pois não tenho dados concretos naquilo que sugeres no teu antepenúltimo parágrafo sobre misturas pobres.

Quanto à opinião que me pediste!

Sobre os invernos do Alentejo, conheço-os relativamente bem e dou-te inteira razão sobre as suas características, secos e frios “como o raio”. As tuas viagens; a explicação que encontro é a de existir realmente um arrefecimento do depósito, ele concentrar em algo e assim modificar a indicação de reserva/não reserva do depósito (para mim isto até é pacifico); a autonomia dele estando inicialmente na reserva e em seguida já não estar e dar-te para a viagem, também a aceito, (a minha mulher tem medo que se pela disso mas eu acho no caso do sandero que nunca passou dos 24/25 litros e o livro diz ter um deposito de perto de 34 litros, ainda tem 10 litros o mais mesmo e luz da reserva acesa) Não sabendo o consumo do teu carro a gás, sei-o no sandero e para esses 140 kms necessitaria de perto de 10 a 11 litros.

Agora e no cerne da questão fulcral, mesmo tu, nas tuas ante e penúltima frases indicas ter maior autonomia no inverno que no verão com o gpl.

Eu pessoalmente ainda necessitarei de atravessar novembro, dezembro e janeiro para estabelecer uma relação mais concreta daquilo que afirmo mas estou convicto que corrobarei o que tenho eu e mais companheiros defendido sobre isto.

Mas… eu espero e agradeço a informação e o conhecimento que daqui, desta troca de ideias possa vir a desfrutar e acabamos todos por dizer algo a todos.

Cumprimentos

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #47 em: 10 de Julho de 2017, 17:46 pm »
jotaaga, estás te a esquecer do volume, ou seja, um litro de gpl liquido corresponde a x litros de gpl gasoso, só que a 10ºC ele ocupa um determinado volume, e a 40ºC ele ocupa um volume maior, porque está mais expandido, se medires a quantidade de gás num centímetro cúbico a 10ºC o gás está mais denso que a 40ºC por isso a 40ºC, o gás será menos denso e por consequência, 1cm3 de gás a 40ºC  terá menor poder energético que um 1cm3 de gás a 10ºC .

É por essa razão que com o calor a pressão sobe, porque o gás que está expandido, com o calor aumenta de volume, como não tem para onde ir, aumenta a pressão.

Os injectores não são mais que torneiras elétricas que abrem e fecham durante um período de tempo correspondendo à aceleração, a quantidade / tempo de abertura que passa é igual de verão ou de inverno, partindo  do principio que a aceleração é igual.
Imaginamos que o injector debita 1cm3, de inverno o gás é mais denso e por isso tem maior poder energético, que de verão, o que irá provocar uma perda de potencia e depois será necessário compensar em termos de acelerador essa perda de rendimento aumentando o consumo.
Como a evolução da temperatura ao longo do ano é gradual, não nos apercebemos da diferença.
Esta é a minha teoria em relação ao consumo superior de verão.

Eu também já procureie não consigo encontrar informação sobre as especificações da válvula de segurança, para saber até que temperatura e pressão o deposito tem que estar sujeito para a válvula disparar.
Posso-te já adiantar que a temperatura que atinge o habitáculo, nada tem a ver com a temperatura do deposito, pois já fiz o teste e fica abaixo da temperatura ambiente, hoje com 37ºC ao sol, a temperatura do deposito, se não me falha a memoria, estava nos 34ºC, mas depois podem comprovar no vídeo.

Conforme diz no site da landirenzo os depósitos numa utilização normal nunca atingem pressões acima dos 20 bar, tendo em conta a teoria que de verão perde gás, iria significar que a pressão iria subir acima dos 27 bar que é a pressão da válvula de segurança. Das duas uma, ou eles só testaram os depósitos durante o inverno, coisa que eu não acredito, ou então a teoria do calor de verão está muito longe de ser verdadeira.

O nível de gás mostrado no mostrador do carro corresponde ao gás no estado liquido, a pergunta que se coloca é se de verão com o carro parado, o nível de gás no estado liquido baixa ou não, enquanto o carro está parado?

Acredito que esta teoria possa ter surgido com base no que acontece com a gasolina que evapora dos depósitos com o calor, acontece é que os depósitos de  gasolina não são herméticos como o do gás, e o vapor da gasolina perde-se para o ambiente. Se fossem herméticos,  o que iria acontecer, era a evaporação durante o dia e quando a temperatura baixa-se ela iria condensar e não seria perdida.
Usando o mesmo pensamento com o que acontece com a gasolina, juntando o aumento de consumo, a teoria mais fácil de se chegar é À perda de combustível para o ambiente conforme o que acontece com a gasolina devido ao facto da existência da válvula de segurança.
Para se poder afirmar que é isso que acontece é preciso saber se realmente existem condições para tal acontecer e até agora ninguém mostrou factos que provem isso.



Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #48 em: 12 de Julho de 2017, 16:17 pm »
Continuando...

O ensaio que tinha dito que ia fazer.

! No longer available


Como se pode ver, as temperaturas do deposito não são nada por ai alem.

Visto não haver informação até agora que indique qual a temperatura que leva o gás a expandir-se de tal forma que possa a sua permanência dentro do deposito, podemos considerar os 70ºC que é a temperatura a que está regulada as válvulas de segurança das botijas de gás domestico no Brasil. Não sei se em Portugal utiliza-se algum  sistema semelhante.

Tendo isso em conta, era preciso o carro estar bastante quente para tal acontecer  :laugh: por isso não é pelo dia de calor que o gás sai do deposito ;)

Vídeo explicativo sobre as válvulas das botijas de gás:

! No longer available


E imagem