Àrea Tecnica > Motor

Troca motor Laguna II 1.6 16v

(1/1)

daniel_casq:
Boa tarde,

Tendo eu 2 Laguna II 1.6 16v, preciso da vossa ajuda.

Laguna 2 Hatchback Ph1 (motor K4M 710 110CV) 2002 - comprado em Abril de 2015 com 170000KM já convertido a GPL (Kit Sequencial BRC) e neste momento com quase 220000Km. Tirando uma touche que está a começar a 'cantar', é só meter GPL, trocar óleo e filtros e está a andar.

Laguna 2 Break Ph2 (motor K4M 716 115CV) 2005 - comprada em Fevereiro de 2017 com 210000KM já convertida a GPL (Kit Sequencial BRC) e com quase 260000 e parada desde Dezembro, e é aqui que está o problema!

Comecei por notar um ruído ao arrancar a frio, tipo bater, mas ao final de 2 ou 3 segundos parava, inicialmente pensava-se que seria o bendix do motor de arranque que ficava encostado (não era ficar preso, era mesmo só encostado), mas chegou-se à conclusão que seria a Variação de Tempo das Válvulas que não recebia lubrificação suficiente durante esses segundos iniciais. Ora fiquei logo de pé atrás com esta situação. Entretanto em Dezembro comecei a sentir um falhar a GPL, saco as bobines fora e deparo-me com óleo em 2 velas. Voltei a colocar as bobines no sítio e levei o carro ao mecânico logo no dia seguinte. Verificou-se que 3 cilindros estavam com 8bar de compressão, logo, muito abaixo do esperado. Veio de lá com óleo e filtro trocado (estava a chegar à altura e aproveitei para ficar já feito), pois com a quilometragem que tem e ao tratamento que deve ter tido (com base no estado em que estava, não deve ter havido cuidado nenhum pelo anterior dono) optámos por decidir andar com o carro assim até parar e depois trocava-se por um motor usado. Foi dali para quem me faz a manutenção ao sistema de GPL e levou um sensor novo que era o que originava as falhas a GPL.
Andei com a carrinha cerca de 300KM após vir do mecânico e da revisão ao sistema de GPL, quando estava a chegar a casa começou-me a cheirar a borracha queimada e ao meter a carrinha na garagem foi abaixo e nunca mais trabalhou. Abri o capot, a bomba da direção assistida verteu óleo para a correia dos acessórios, ela patinou (sem chiar) até aquecer e rebentar pela união e deve ter dado um toque na distribuição, como isto tudo se passou praticamente ao relantim não houve fumo, estouro, nada. Resumindo, tenho o motor todo embrulhado e tenho mesmo que o substituir.

Dúvida/problema: Arranjo muito mais facilmente motor K4M 710 do que os 716 da carrinha. Para além da dierença de potência e binário, tenho mais alguma desvantagem em instalar um 710, uma vez que vou manter todos os coletores e acessórios e não necessito de mexer no sistema de GPL? Ou existe algum problema ou incompatibilidade nisso? Faço esta pergunta porque um familiar meu fez um swap numa Scenic 1.5dCi por um motor de "idêntico" de um clio e a carrinha nunca mais trabalhou em condições, desde centralinas que não comunicavam com as outras, a nº de dentes no volante do motor diferente.

Aguardo as vossas sábias respostas.

Obrigado,
Daniel Casqueira

andresilvac4:
O meu concelho sem estar a par desses motores (nunca tive renault sem ser diesel) será de tentar comprar esse motor com as cablagens sensores e Centralina do mesmo, (mesmo que não necessites ficas logo com outra segurança) a partida e pelo que ouço dizer aqui e em outros lados um motor a gasolina é mais simples que um diesel (particularmente dci) logo a única diferença poderá ser no "encaixe" da caixa ou embraigem ou mesmo de a Centralina não estar "calibrada" para esse motor,  salvaguardado esse pormenor verifica se as tubagens de gasolina e ar são iguais assim como encaixes para motor de arranque, sensores, etc julgo que se nisto forem iguais não terás problemas mas deixa os entendidos nestas coisas falarem (as vezes as referências dos motores são diferentes mas são a mesma coisa com alterações eletrônicas ).
Offtopic O caso do teu amigo...infelizmente nos diesel a eletrônica/injeção são muito complexas com muitos sensores e válvulas e já não é  como há uns anos atrás de tira motor mete outro afinar a bomba injetora e estava a andar, e qualquer motor pode precisar de ligeiras alterações (codificação de injetores por exemplo)...como exemplo digo isto...ja  que não tive o prazer de conduzir mas tivemos um citroen bx a gasolina que um mecânico (curiosamente é meu mecânico hoje) "converteu" num diesel com um motor 2000 de um Peugeot que um conhecido que vivia lá arranjou...E funcionou e digo te ó se funcionou (andava nas horas) e uma alteração desta envergadura e o único sintoma foi ficar sem conta rpm de resto ac etc funcionava tudo, isto tudo no início da década de 90 vê lá o que isto mudou hoje já nem pelo mesmo motor se consegue trocar quase...
Cumprimentos e boa sorte na "empreitada" E bons km na máquina

daniel_casq:
Boas, depois deste tempo todo e de praticamente 1 ano com a carrinha parada venho dar notícias.
Depois de questionar 2 mecânicos que me disseram que não tinham a certeza se a troca seria direta, mas que não devia haver problemas, lá comprei um K4M 710 em vez do 716. Onde comprei o motor a resposta foi a mesma dos 2 mecânicos.
Ora como tenho um familiar que veio o ano passado da Venezuela, e a vida dele foi durante 20 anos trabalhar com motor e a gasolina (nunca tinha trabalhado com Renault) lá encomendámos o material todo (distribuição, retentores da cambota e árvores de cames, juntas) pusemos mãos à obra
Depois de tirar o motor da carrinha fora tirámos as proteções da distribuição e os coletores de admissão, que passam por cima da cabeça, e foi aqui que começaram as chatisses. O motor da carrinha tinha uma polie diferente na árvore de cames de admissão (no 710 tem as duas polies iguais) e 2 sensores na tampa de válvulas que não existem no 710.
O 716 tem Variação do Tempo de Válvulas na admissão e o 710 não. A polie diferente é precisamente o que faz o avanço e recuo do tempo da árvore de cames. Os sensores é um para saber o avanço da admissão e outro para o PMS.
Depois de quase 1 mês atrás do rapaz da casa onde comprei o motor, a combinar para ele ir ver "a desgraça", lá foi ver os 2 motores e comprometeu-se a ir buscá-los para a semana e a entregar-me o motor funcional, de modo a chegar, montar no sítio e estar a trabalhar.
Meti-me numa bela embrulhada, mas desde que ele me entregue o motor a funcionar, já me dou por satisfeito por conseguir pôr a carrinha a trabalhar, que já começa a fazer falta.

Enviado do meu MI 8 através do Tapatalk

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa