DIY > DIY - Electrónica / Electricidade
[DIY] - CLIO II Fase 3/4 - Alteração da Iluminação do Quadrante
DiogoIglesias:
Este DIY aplica-se aos Clio II Fase 3/4 que já trazem quadrante digital. Para as outras fases o número de LED's varia bem, como o tipo.
Convém fazer um teste de quadrante antes de começar e anotar as posições que os ponteiros vão tomando.
Se o quadrante tiver Computador de Bordo manter premido o botão do computador na haste direita enquanto se roda a chave para a terceira posição. Só largar o botão quando o teste começar.
Se o quadrante não tiver computador de bordo o procedimento é o mesmo mas em vez de se carregar no botão no fim da haste direita carrega-se no botão de fazer reset aos km parciais.
Material necessário:
* Ferro de soldar (20w / 25w)
* Solda
* 4 LED's PLCC-2
* 4 LED's PLCC-4
* Pinça
* Chave Torx 9
* Garfo
* Fita de pintor
Procedimento:
Remover o tablier e remover o quadrante desligando as duas fichas que se encontram na parte de trás
Remover o plástico frontal e o plástico preto traseiro desapertanto os parafusos Torx
Marcar posição dos ponteiros com fita de pintura
Remover os ponteiros com um garfo; inserir um cartão por baixo do ponteiro para evitar riscar a face do quadrante. Cuidado a remover os ponteiros, não é preciso muita força, apenas jeito.
Remover a placa de circuitos
Trocar estes LED's
Para montar realizar o procedimento inverso.
Fazer novamente o teste de quadrante e acertar os ponteiros.
Fotos da minha montagem:
Cumps malta :D
vasquinho:
Igual ao meu!! Muito louco!! Parabens pelo DIY ;)
abraço
DiogoIglesias:
Obrigado vasquinho :wink:
Esqueci-me de referir que os LED's PLCC-2 são para os ponteiros e os PLCC-4 são para o display.
Se alguém do Staff pudesse acrescentar esta informação ao DIY agradecia.
carlosjcm:
Parabéns ficou porreiro e obrigado pela partilha.
Já agora deixo uma pergunta, na colocação dos leds tens o positivo e o negativo, ou podes colocar o led de qualquer maneira??
DiogoIglesias:
Bolas mais outra coisa que me esqueci de referir.
Tens obrigatoriamente de obdecer a polaridade dos LED's.
É necessário tomar atenção à maneira como os LED's originais estão colocados na placa de circuitos, para que quando os substituires os novos sejam colocados da mesma maneira.
O polo negativo é marcado por um pequeno triângulo no LED. Na placa de circuitos está escrito um "K" no lado do polo negativo.
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa