DIY > DIY - Estética
[DIY] - CLIO I - Desmontar tablier
Mendes:
Ora bem vamos la ver se n me esqueço de nenhum.
Material necessário:
Chaves torque
10 de caixa com aumento para facilitar.
e alguma paciência
para começar desapertamos os 3 que estão em cima, e 1 de cada lado na pala, como se pode ver nestas fotos.
A seguir para facilitar e porque tem que ser salta o volante fora
Tanto pode ter um parafuso torque 50 se não me engano, como uma fêmea 21.
De seguida sai o plástico que esta a volta dos comandos das luzes e limpa vidros.
Os três que se vêm nesta foto.
e os 2 que se vêm nesta.
Depois é só desapertar as manetas cada uma tem 2 parafusos por baixo, desengatar as respectivas fichas, a peça onde elas estavam apertadas também salta fora desapertando o parafuso que se vê na foto a seguir.
e é só puxar.
Depois da peça tirada ao ver mais 2 parafusos que são os que prendem o tablier a coluna de direcção, são os que se vêm na seguinte foto.
De seguida tira-se a parte de baixo do tablier desapertando estes dois parafusos
E desaperta-se a manivela de abrir o capom
Depois desta parte desmontada passamos para a beira do radio, o radio fora desapertamos estes 4 parafusos,
De seguida salta o painel da sofagem fora, desapertando estes dois
Por detrás deste painel temos 1 ficha e 2 molas que prendem as bichas da sofagem, é só desencaixar esta 3 coisas.
Desaperta-se os dois parafusos que aqui estão assinalados
E por fim é só desapertar os 4 parafusos que estão assinalados com a letra P e tirar a peça de plástico assinalada com o O que é só de puxar para cima e pulado para fora.
Aqui esta como tirar o tablier, claro que comvem tirar o quadrante, colunas, tudo o que esteja junto com o tablier, depois se for para tirar a cablagem juntamente com o tablier desencaixa-se as 3 fichas que estão em cima, no caso de o carro ser de 3 portas, se for de 5 sao 4, mas tambem pode ter três dependendo do equipamento que o carro tiver ( vidros eléctricos e fecho central), tirar as duas fichas que vao pas portas 1 de cada lado, isto é se o carro tiver VE e FC e os cabos de massa que esta ligados dos lados bem como os fios que vão po interrutor da porta para ligar e desligar a luz ( estes aconselho a curta e depois tornar a liga-los com uma placa de junção ja que são bastante complicados de tirar fora), e ai sai tudo junto.
Se for so para tirar o tablier é desprender tudo e ir puxando a cablagem e desapertar a caixa de fusíveis que tem 4 parafusos.
E acho que é tudo, espero poder ajudar alguém.
Abraço
Gonçalo:
Bom DIY Mendes :azn:
energyprivilege:
e sai um sticky, que este tópico é muito útil
Muito obrigado pela contribuição Mendes
Cumps
Leites:
grande diy. isso tinha-me dado um jeitaço a uns anos quando desmontei o meu clio...
Artur:
bom contributo mendes
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa