Autor Tópico: Dúvida entre Gasolina ou Gasóleo  (Lida 13076 vezes)

Offline Liquidsnake

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 24
  • Garagem : Renault Mégane IV Sport Tourer 1.5dci 110cv Bose Ed.
Dúvida entre Gasolina ou Gasóleo
« em: 03 de Julho de 2019, 12:05 pm »
Boas, infelizmente a minha Renault Mégane II Break 1.5DCI vai para salvado devido a acidente. Necessito de adquirir nova carrinha e pensei bastante numa Renault Mégane IV Sport tourer Bose Edition, no entanto, estou indeciso em relação aos consumos e qual a motorização a escolher entre o 1.5DCI ,1.6 DCI e o 1.3TCE de 140cv. Faço cerca de 15000 km/ano e na Mégane II fazia cerca de 5.5 a 6.0 L/100. Pelo que tenho visto, os consumos do 1.5DCI permanecem relativamente os mesmos, porém desconheço os consumos reais do motor 1.6DCI e do motor 1.3TCE. Também estou indeciso acerca da compra de novo, ou, usado com 2 anos até 50000 km. Alguém me poderá sugerir ou aconselhar? Privilegiando consumos, volume de bagageira(habitablilidade), fiabilidade o que me aconselharam a Mégane ou alguma carrinha da concorrência?

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Dúvida entre Gasolina ou Gasóleo
« Responder #1 em: 03 de Julho de 2019, 13:48 pm »
Penso que os 1.6 dci estão a dar raia.. O mais fiável entre os diesel será o "velhinho" 1.5
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: Dúvida entre Gasolina ou Gasóleo
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2019, 15:34 pm »
Se pretendes algo fiável, como todos nós, o 1.5 é o ideal.
-Fácil de manter, as 'falhas' que possa ter já são conhecidas assim sendo tens um motor para todar, manutenção e dar-te alegrias.

Os 1.6DCI cuidado com os turbos, auto-alimentação e tens de seguida uma despesa jeitosa.

Vejo que colocaste tanto a gasolina como gasóleo. Vai depender a meu ver do número de KMs que faças por ano, como é óbvio e mesmo apesar de todas as evoluções a gasolina vai consumir mais e o 1.3TCe é ainda recente. Se for como os anteriores 1.2 TCe não vais certamente ter problemas de maior (bobine de ignição é uma das falhas já conhecidas).

1 - Quantos KMs vais ou em média, tens ideia que vais fazer por ano?
2 - Se pretendes um volume de bagageira considerável, uma carrinha será o ideal.
3 - Novo é mais caro, no entanto existem carros de serviço, mas até aí é preciso ter sorte (se foi um carro de aluguer, test-drive, etc.)
4 - Uma vez que és da Amadora tens um grande Mestre de Renaults (também Multimarcas) que te facilmente faz as revisões a tempo e horas utilizando o material original Renault.

https://www.renaultpt.com/index.php?topic=4107.0
Tens aqui revisão a um Megane IV, procura em: https://www.facebook.com/Ca%C3%A7oilauto-101370499913225/
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Dúvida entre Gasolina ou Gasóleo
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2019, 16:07 pm »
15000kms por ano compensa mais a gasolina

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Dúvida entre Gasolina ou Gasóleo
« Responder #4 em: 03 de Julho de 2019, 18:51 pm »
Eu neste momento tenho um a gasolina 1.4 Honda Civic de 90cv e um MeganeIII 1.5dci tambem de 90cv.

A verdade é que ando com o gasolina nao penso nem em turbos, FAP´s injetores, bomba injetora, etc., que é o que no Diesel custa caro. Dou á chave e lá vai disto!

Mas quando ando com o Megane, sabe tao bem sentir que o deposito dura e dura e dura...

Mas as preocupaçoes com tudo o que diz respeito aos modernos diesel estão sempre presentes.

Acho que nao volto a comprar diesel, embora esteja satisfeito com este.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline anfil

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 161
Re: Dúvida entre Gasolina ou Gasóleo
« Responder #5 em: 03 de Julho de 2019, 21:51 pm »
Como se pode ver pela minha assinatura o unico diesel que tenho é o clio gt line que praticamente passa dias e dias parado na garagem (tou a pensar vender)

Ando diáriamente com a aerodeck e faço à volta de 20000kms por ano e mesmo assim não  acho que me faça falta o diesel.

Na minha opinião acho que cada um deve andar com o que acha que lhe dá mais jeito e mais prazer no dia a dia
twingo 96          260 000 kms/Clio Gt line 2015   43 000
kms       Civic aerodeck 98  233 000 kms

Offline Liquidsnake

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 24
  • Garagem : Renault Mégane IV Sport Tourer 1.5dci 110cv Bose Ed.
Re: Dúvida entre Gasolina ou Gasóleo
« Responder #6 em: 05 de Julho de 2019, 20:17 pm »
Faço as revisões mais "pesadas" na Caçoilauto, as mais simples faço eu! Faço cerca de 15000km/ano, por exemplo, a minha mégane de 12/2007 tem actualmente 166.000 km. O que pretendo é precisamente um substituto da minha mégane break II. Do que andei a pesquisar a carrinha deste segmento que oferece, no conjunto, melhor habitáculo (espaço nos lugares traseiros e volume da bagageira), economia relativamente ao consumo de combustível, fiabilidade relativa (dependendo do motor) e as modernices mais recentes em tecnologia é a Mégane IV. Vi uma review da nova Kia Ceed SW com o motor 1.6 diesel mas este motor é recente e o valor do binário é mais baixo que no 1.6 dci de 130cv no entanto desconheço a nivel de fiabilidade e o habitáculo é bem espaçoso para além da qualidade dos materiais mas é um carro que saiu agora e eu queria, preferencialmente, com dois anos para não perder tanto dinheiro com o factor de desvalorização apesar de comprar novo é sempre outra coisa. Há a nova Focus com o muito vendido 1.0 de 125cv (tenho dúvidas de como se comportará este motor com 5 pessoas a bordo e bagageira cheia, e o 1.5 TDCi do grupo PSA mas penso que este motor tem mais problemas que os 1.5 dci (posso estar enganado), há os  Vw Golf e o Seat Ibiza com estética ultrapassada e os 1.6 diesel a dar muitos problemas (há com o motor 2.0 tdi 150cv mas afecta um ponto chave que é a economia e valor mais elevado do IUC), conduzi uma carrinha Toyota Auris híbrida e só não é a minha escolha porque o habitáculo é pequeno, ela tinha tejadilho panorâmico, eu tenho 1,73 de altura e quase que toco no tecto da carrinha nos lugares traseiros.
Enfim, completo, com o meu perfil de condutor, que faço condução defensiva e com atenção aos consumos, obedeço ao intervalo das revisões e faço manutenção preventiva, só peco por não possuir garagem o que afecta o desgaste dos plásticos, pintura, etc...; quando comprei a minha carrinha a intenção era mantê-la por cerca de 20 anos, infelizmente durou quase 12 anos devido à distração do belga que estava atrasado para ir para o aeroporto, lixou-me bem!
Na Mégane IV preocupa-me a questão das queixas relativamente à embraiagem e se o problema já terá sido resolvido.
Agradeço desde já as vossas opiniões!