DIY > DIY - Electrónica / Electricidade

[DIY] Clio 2.1 Substituir isqueiro por carregador USB

(1/2) > >>

noobzone01:
Boas. Hoje trago-vos um DIY sobre como substituir o isqueiro existente na consola central por um carregador USB, neste caso com voltímetro incluído.
Arranjei esta "maquineta" no Ebay a um preço razoável para cumprir a necessidade básica de carregar o telemóvel uma vez que carregadores de isqueiro não funcionam e o rádio que tenho apenas dá uns míseros 500mA

Primeiro que tudo vamos ter que tirar a consola central para aceder ás ligações e retirar o isqueiro


Para tal existem 3 parafusos Torx. Usei as chaves incluídas na roda suplente para retirar os 3 parafusos. 2 ao pé dos bancos e um por baixo do cinzeiro.


Não se esqueçam de retirar a protecção do manipulo das mudanças que está encaixada na consola. Basta puxar com jeitinho e ela sai.

Agora para retirar a consola central no seu todo, agarrando a parte de trás (está encaixada por clips) puxem em direcção às portas. São clips de remoção fácil mas cuidado para não partirem nenhum. Agora basta levantar a parte do botão dos "4 piscas" e puxar a consola para trás. Cuidado com os 4 conectores existentes. Um dos 4 piscas, 1 para o botão de trancar e destrancar e 2 no isqueiro. um para a luz e outro para o dito cujo.
Só tirei foto ao dos 4 piscas mas têm margem para ver bem o que fazem.


E aqui podem ver o isqueiro assim como o botão para trancar as portas por dentro


Agora que já tem a consola nas mãos, empurrem a parte do meio, pelo lado do conector, do isqueiro até este saltar e ficar só o aro luminoso


depois o aro luminoso sai facilmente como tem aquele recorte ficando apenas com o buraco que vamos tapar com o novíssimo carregador  :dance:


Eu não queria estar a limar ou cortar o plástico mas como o carregador era 1 ou 2 milímetros maior que o buraco, tive que ir por força bruta, ajudado pela rosca deste. Acabei a enroscar o carregador até este ficar lisinho com a superfície e usei a peça que o prende só para descargo de consciência porque dali ele não sai
De frente:                                                                          Atrás:




Bem agora os problemas. Verifiquei de facto que a distância entre os pernes era igual à do isqueiro. Não verifiquei no entanto a largura dos pernes. Conclusão: Uma vez que não tenho alicate para estas fichas, visitinha à loja de electrodomésticos do bairro para me fazerem 2 fios com 5 centímetros cada um, totalmente isolados para que possa usar a tomada antiga e ligar ao novo carregador. Infelizmente já estava apertado de tempo e não tirei fotos a esta parte da instalação mas resumindo é + com + e - com - . Sem dúvida usem um multímetro para terem certeza de qual é qual (Como não o tinha comigo vi como estava feito o isqueiro e sabendo o pólo negativo e positivo deste, soube quais eram os cabos que queria. A instalação é o contrário da remoção  :tongue: sendo que usem o vosso tacto para saber se estão a encaixar bem os clips. Têm algum movimento e são tramados. Não vale a pena ir com força. Apalpem o local e vai encaixar sem usar força. Arrumem a cablagem incluindo o cabo que sobrou da luz de presença. MUITO CUIDADO com este cabo uma vez que é um pólo positivo e a ultima coisa que queremos é contactos com massa não é verdade?

Por fim aqui fica uma foto já com a instalação terminada e o voltímetro a funcionar e a carregar muito bem o telemóvel  :dance: . 13.8V com o carro a trabalhar espero que não seja pouco  :assobio:



Espero que tenha ajudado com este simples DIY que também pode ser aplicado caso necessitem de trocar a lâmpada do isqueiro.


Sls a GPL:
Bom diy. Obrigado pela partilha.

Rui:
Porreiro mas tenho uma questão, qual a corrente debitada pelas portas USB?

noobzone01:
Com este adaptador que comprei tem uma porta 5V1A e uma 5V2.1A . Existem variantes apenas com uma porta 5V1A, com duas portas de 1A e até para quickcharge (3A ou mais). Agora isto é o que indica não tenho aqueles medidores USB que indicam a tensão e a corrente e tanto quanto sei podem ser as duas de 500mA como o rádio mas esperemos que não se não foi tudo em vão  :tongue: se bem que o telemóvel quando testei não se queixou pelo que pelo menos 1A devem debitar

Kemys:
Excelente mod,
onde arranjaste esse "carregador" usb?

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa