Autor Tópico: Problemas botões/sensores portas Megane II  (Lida 27279 vezes)

Offline jpcp

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • Mensagens: 79
Problemas botões/sensores portas Megane II
« em: 07 de Abril de 2011, 11:13 am »
Boas pessoal.

Já li e escrevi sobre este assunto aqui num tópico mas decidi abrir um novo porque me parece que o problema que tenho não é bem o mesmo que outros users reportam.

Segui o conselho aqui dado e passei na Renault esta semana. Assim que comecei a explicar os sintomas rezaram-me a sentença: jogo de botões/antenas novo. Isto sem ouvir metade do que eu queria explicar, bastou-lhes que dissesse que estava com problemas nos botões e bateu nesta tecla nem me deixou falar mais. Ao que respondi "então mas você é bruxo ou prefere que eu lhe explique tudo primeiro?". Vim embora, adiante... já não tenho pachorra para os experts da Renault aqui da terra.

Na esperança que me possam ajudar e desculpando-me já pela extensão do texto, mas só assim consigo explicar, aqui vai a cronologia das coisas:

Há uns meses o botão tras. esq. deixou de trancar as portas (destrancar ok), todos os restantes funcionavam bem.

Mais recentemente, esse botão voltou a funcionar do nada, mas comecei a verificar o seguinte:
- os 2 botões do lado direto não trancam e os sensores não destrancam;
- quando estou perto do carro com ele destrancado ele tranca-se sozinho repetidamente como se alguém carregasse num botão;
- estando com as portas abertas e carregando num botão, o carro faz o som de trancar umas 3 ou 4 vezes seguidas;
- estando com as portas abertas e carregando num dos botões do lado direito, eles eventualmente ao fim de carregar 4 ou 5 vezes voltam a dar, bem como os sensores.
- assim que entro dentro do carro, ele pára de tentar trancar sozinho só faz isto quando o cartão está no exterior.

Isto intercalado com períodos em que os 2 botões/sensores direitos funcionam normalmente e o tras. esq. volta a morrer.

Help/Sugestões?

Obrigado

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #1 em: 07 de Abril de 2011, 11:39 am »
1º ligar a clip e testar os sensores , a clip tem função para isso .
2º por norma , funcionam aos pares, se o direito frt não dá o de traz drt tambem não vai ou vice versa

Offline jpcp

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • Mensagens: 79
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #2 em: 07 de Abril de 2011, 11:45 am »
Assim que arranjar um tempinho vou passar numa oficina que tenha clip, para fazer o diagnóstico, ou aconselhas ir mesmo à marca?
Já li aqui em algum lado que na Renault cobram logo uma quantia jeitosa só por isso, e também neste momento acho que eles gostam tanto de mim como eu deles...

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #3 em: 07 de Abril de 2011, 11:49 am »
é normal que cobrem, vão por alguem a tratar disso, a perder tempo com isso e a verificar. Portanto, é perfeitamente normal que cobrem por alguem que vai tentar perceber o que se passa com o carro e pelo uso da maquina que custa dinheiro todos os meses.
Se não gostas deles e eles não gostam de ti, tens sempre a hipotese de ir a outro lado

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #4 em: 09 de Abril de 2011, 10:01 am »
Olha eu tenho o mesmo problema (ainda) com o fecho mãos livres do meu carro.
Já foi ligado a clip, e o botão da porta do condutor aparece como premido, depois fizemos alguns testes e o curioso é que mesmo depois de desligar a porta toda (aquela ficha grande e preta) a clip continua a dizer que o botão se mantem premido.
Pos-se a hipotese de ser ou a cablagem ou a centralina que comanda o sistema mãos livres. Como ainda não deu para lá deixar o carro 1/2 dias para fazerem testes não tenho ainda uma solução.

Offline Speedy_loiro

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
  • Mensagens: 288
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #5 em: 11 de Abril de 2011, 22:26 pm »
Rapaz, o teu carro é de cartao? certo ? usas o cartao numa daquelas bolsas de pele da melo falcao ?

... é porque se usas, troca o cartao de face da carteira do cartao, pois pode estar demasiado apertada e ao meteres o cartao no bolso ele pressiona os botoes...
ja me aconteceu com o megane. faz um teste, tira a pilha ao comando e aproxima te do carro... metes a pilha novamente e vez a reaccao dele. pode ser o cartao que esta sujeito a forço no bolso etc...

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #6 em: 12 de Abril de 2011, 02:58 am »
Sim, isso foi a 1ª coisa que fiz, mas obrigado na mesma.  Seja como for o carro ja está na oficina, vamos ver....

Offline jpcp

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • Mensagens: 79
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #7 em: 12 de Abril de 2011, 09:15 am »
Olha eu tenho o mesmo problema (ainda) com o fecho mãos livres do meu carro.
Já foi ligado a clip, e o botão da porta do condutor aparece como premido, depois fizemos alguns testes e o curioso é que mesmo depois de desligar a porta toda (aquela ficha grande e preta) a clip continua a dizer que o botão se mantem premido.
Pos-se a hipotese de ser ou a cablagem ou a centralina que comanda o sistema mãos livres. Como ainda não deu para lá deixar o carro 1/2 dias para fazerem testes não tenho ainda uma solução.
Ligaram o meu à clip na 6ª e deu exactamente o mesmo erro que o teu, mas no botão traseiro esquerdo. O erro lá está, mantinha-se mesmo desligando a ficha. Depois ligaram uma 2ª vez e deu erro no lado direito, mas os sensores e botões funcionavam perfeitamente.
Ao fim de uma hora de testes, disseram-me que tinham de investigar melhor, para eu deixar lá o carro um dia quando pudesse. Agora só daqui a umas semanas. Vai dando notícias sobre o teu problema, pode ser que seja exactamente a mesma coisa.
Entretanto, e desde que foi à clip, nunca mais se andou a fechar sozinho apenas o botão traseiro esquerdo não tranca... vamos ver quanto tempo anda assim.

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #8 em: 12 de Abril de 2011, 09:51 am »
Pois... o meu esta na oficina desde ontem, vamos ver o que se passa, o pior cenario será a "centralina" que controla a coisa ter marado e ai vai doer um bocado.
Curiosamente o meu nunca se fechou sozinho.... abria-se..... ao chegar perto dele destrancava-sem sozinho, e ao fechar tem que se sair rapido para nao voltar a abrir, mas só faz estas macacadas as vezes, ja tentei encontrar um padrão e parece-me que é quando esta ao sol ou quando esta muito calor, imagine-se lá o Megane que não gosta de calor.....lol

Na pior das hipoteses 5ª feira ja devo ter novidades porque sexta vou de férias e vou levar o carro.

Offline Speedy_loiro

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
  • Mensagens: 288
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #9 em: 12 de Abril de 2011, 17:21 pm »
O meu fazia isso quando estava de chuva... dava me entender que era alguma infiltração algures. agora esta calor, deixou de fazer.

era isso, e o facto de ter de desligar o controlo de ligação automatica dos farois... pois eu desligava o carro, este desligava as luzes sempre que se abre a porta do lado do condutor. ia embora etc... e passadas umas horas chegava a ir a rua, e tinha o xenon ligado  :huh: ...

nunca descobri o que é. desactivei a ligação automatica dos farois, e olha... ligo e desligo à unha que ja nao acontecem milagres destes.  :azn:

Em relação ao carro se trancar sozinho... o meu por vezes ha botoes que funcionam e carrego e trancam as portas, e outras vezes os mesmos botoes nao dao!  :lipsrsealed:

é um carro com caracter!  :wink:

Offline jpcp

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • Mensagens: 79
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #10 em: 12 de Abril de 2011, 19:16 pm »
Curiosamente o meu nunca se fechou sozinho.... abria-se.....

Mal por mal prefiro o problema do meu :) só é chato porque quando anda com a mosca passa a vida no "troc/troc" quando está alguma porta aberta. :)

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #11 em: 12 de Abril de 2011, 21:09 pm »
Bom, amanhã já devo ter a carroça pronta.... foi a unidade que comanda os sensores/fecho central.... que entregou a alma ao criador, leva uma nova e não se fala mais nisso..... entretanto para não me lembrar da despesa estreei uma scenic, serie especial com aquele som todo xpto (eu não noto diferença nenhuma).... amanhã dou novidades!

Offline jpcp

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • Mensagens: 79
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #12 em: 15 de Abril de 2011, 13:50 pm »
Boas,

E então ficou ok?

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #13 em: 16 de Abril de 2011, 01:38 am »
Ainda não.... estou de férias e ficou adiado para o meu regresso.....

Offline Twilight

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 70
    • Página Pessoal
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 DCI 08'
Re: Problemas botões/sensores portas Megane II
« Responder #14 em: 19 de Abril de 2011, 12:00 pm »
ja tentei encontrar um padrão e parece-me que é quando esta ao sol ou quando esta muito calor, imagine-se lá o Megane que não gosta de calor.....lol

Estas como eu. Tb já tenho esse problemas há mais de 1 ano. Na renault pediram-me 100 e tal € por cada antena/sensor da porta. Os botões de trancar o carro são bem mais baratos. Resolvi meter só os botões e pedi a eles para trocarem a antena da porta de trás direita para a porta da frente esquerda. (as que falhavam era ambas da esquerda. Mas ficou na mesma.

Na altura disseram-me que estariam ligadas em serie e que por isso estando 1 avariado o outro não funcionava. Não sei se foi areia para os meus olhos se não mas não me chateei muito com isso.

Mas o caricato que pelos vistos tb acontece a ti. Se a porta que não abre sozinha estiver virada para o sol num dia de calor... miraculosamente funciona (as vezes) e se for mesmo um dia daqueles BEM quentes o carro destranca-se sozinho quando detecta o cartão a aproximar-se, ou seja, basta aproximar-me do carro que este destranca. Mas nunca me aconteceu ao fechar o carro e afastar-me ele destrancar, Pelo menos nunca notei tal coisa mas tb sabemos que temos uns quantos segundos depois de trancar ate ele poder ser destrancado outra vez e mesmo que destranque se eu notar se as portas não forem abertas ele tranca-se sozinho outra vez.

Dizes que foi a controladora??? Isso é coisa para quanto? é uma centralina à parte da centralina do carro suponho eu senão será uma pequena fortuna.
89' Renault 5 GTL - 91' Renault Clio RT - 97' Mercedes E220D - 91' Rover 214 GSi - 03' Renault Megane II - 08' Renault Laguna III