Autor Tópico: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel  (Lida 25296 vezes)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #15 em: 25 de Fevereiro de 2017, 02:45 am »
Mas neste exemplo o consumo de gpl está demasiado exagerado, o que favorece o diesel. Se os cálculos forem feitos à valores mais perto da realidade o diesel só compensa depois de muitos mais km, se é que realmente compensa.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #16 em: 25 de Fevereiro de 2017, 08:34 am »
Basta mudares o consumo do GPL de 9L para 8L e já nunca irá compensar o diesel.

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #17 em: 25 de Fevereiro de 2017, 08:47 am »
Não acho exagerado tendo em conta que normalmente é multiplicar o consumo a gasolina por 1.3 e ter a pior estimativa para GPL. Tudo abaixo é ganho.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #18 em: 25 de Fevereiro de 2017, 09:43 am »
Então, luisnogueira.

Se dizes que " o Diesel quando comparado com o Gasolina, compensa a partir dos 71138km", se a gaz gasta metade, compensa a partir dos 71138km x 2=14227km

Não será?
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #19 em: 25 de Fevereiro de 2017, 10:27 am »
Mas neste exemplo o consumo de gpl está demasiado exagerado, o que favorece o diesel. Se os cálculos forem feitos à valores mais perto da realidade o diesel só compensa depois de muitos mais km, se é que realmente compensa.

Não chega a compensar, antes pelo contrário, se os preços do diesel acompanharem os aumentos da gasolina, como é costume (apesar da já enorme disparidade de preços gasolina vs gasóleo). O preço do GPL é muito mais estável. Além disso, eu quando concordei que os consumos estavam exagerados, referi-me não aos 9l de GPL, mas aos 4l de diesel. Quem é que faz 4litros aos 100km a diesel se os FAP vieram destruir parte da economia diesel? Um carro que faça 9l de GPL terá como equivalente diesel 5l/100km na melhor das hipóteses. O normal de um 1.5dci FAP (um dos motores diesel de baixa cilindrada mais económicos do mercado) anda sempre entre os 5 e os 6, quando não passa mesmo os 6. Há motores diesel de baixa cilindrada a mandarem-se facilmente para os 7 ou 8 litros sem grandes andamentos.

Acho que cada caso é singular e requer uma boa análise.

Se bem que hoje em dia o maior obstáculo que faz as pessoas optarem pelo diesel em vez do GPL quando pensam num carro económico é sobretudo mentalidades, e não o que realmente compensa ou deixa de compensar. As pessoas ainda têm a ideia parva que por ser gás, é perigoso.

E depois as marcas e a legislação de países como o nosso também não ajudam. E daí o efeito dominó... A maior parte dos postos de abastecimento não têm GPL, etc etc. Não faltam desculpas paras as pessoas preferirem o sujo diesel sujo.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #20 em: 25 de Fevereiro de 2017, 11:28 am »
MRC isso não é verdade...

(...) O normal de um 1.5dci FAP (um dos motores diesel de baixa cilindrada mais económicos do mercado) anda sempre entre os 5 e os 6, quando não passa mesmo os 6. Há motores diesel de baixa cilindrada a mandarem-se facilmente para os 7 ou 8 litros sem grandes andamentos. (...)

E tenho o caso descrito no DB do meu Clio IV (1.5 dci 90cv e com jante 17''): normalmente andava à volta dos 4.2/4.3, não tendo feito mais de 5, mesmo andando em cidade...

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #21 em: 25 de Fevereiro de 2017, 11:38 am »
@Kovinha, como é que calculavas os consumos?

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #22 em: 25 de Fevereiro de 2017, 12:04 pm »
Estes valores que vos disse eram calculados a partir de uma folha de Excel: depósito cheio até entrar na reserva, litros gastos e kms percorridos...

No caso do meu Clio tinha uma diferença que no máximo foi de 0.2 entre o CB e o Excel que eu tinha...

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #23 em: 25 de Fevereiro de 2017, 13:03 pm »
Primeiro que tudo, um pedido de desculpas à gestão por não ter colocado inicialmente o topico neste local.

Ora bem... já quase tudo foi dito.

Eu não fui buscar os valores de consumos à marca porque eles nunca são reais.

Não tenho fontes seguras para falar de consumos, por isso defini eu uns valores que me pareceram aceitáveis.

Quanto ao GPL, fui ao tópico do rodrigopt, vi que no Sandero ele conseguia fazer facilmente 7,8 por isso coloquei mais 1 litro em cima.

Mas de qualquer das formas é simples, é voltar a mandar o excel recalcular os novo dádos.

Ora vamos piorar o gás para 10l/100km e Diesel para 4l/100km


                          com gasoleo      gás
         
preço                    15350€           12550€
preço combustivel     1,35€           0,634€
consumo L/100km      4                       10
         
   z (km)=   297.872kms

Ou seja perto de 300 mil kms.

Não se esqueças que isto são valores muito por alto. Não se está a tomar em conta outras despesas como IUC (que a diferença ainda é elevada) nem despesas de manutenção (que não tenho ideia de quanto será nem de 1 nem de outro).

A meu ver só quem anda imenso é que compensa a gasoleo, caso contrário gás. Gasolina não falo pois não compensa a ninguém.

O 1.5 DCI, é sempre uma lotaria, pode ser um motor bom, como pode vir a beber imenso oleo logo de fabrica.

O 0.9 TCE bi-fuel é uma verdadeira incognita. Ainda não percebi que motor é. O gás não se dá bem com valvulas macias (pelo que li em foruns) e não consigo perceber que tipo de valvulas trás o 0.9 TCE bi-fuel. Depende se é de origem renault ou nissan.


PS: Quem tiver dados de manutenção e quiser facultar, eu acrescento ao estudo. (Contas feitas com os consumos deste post e com o IUC 2017) A titulo de exemplo para que faz 30.000 kms/ano, só compensa o gasoleo a partir de meados do 10.º ano e com mais de 330 mil kms.

Se 25.000 kms/ano, só compensa o gasoleo a partir do 14.º ano e com mais de 350 mil kms.

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #24 em: 25 de Fevereiro de 2017, 13:08 pm »
Segundo já li algures, o 0.9 TCe bi-fuel, vem com os internos (válvulas e afins) preparados para o GPL, se é verdade ou não, não sei, mas acredito que sim... acho que a marca não ia arriscar a fazer carros com GPL de origem e passado "meia duzia" de km's estarem a precisar de ser abertos...
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #25 em: 25 de Fevereiro de 2017, 13:19 pm »
Alvaro, a comparação é entre 3 dacias de motorização diferentes, mas com nível de equipamento igual , e novos à extreia. Não vamos trazer para a equação os usados, nem outras variantes.

Agora o rike1 tem que explicar melhor as contas para o pessoal perceber os valores melhor.

As contas são muito simples. É fazer a equação que coloquei no primeiro 1.º

"preço carro (A) + (preço combustivel (A) x (consumo médio (A)/100) x n km) = preço carro (B) + (preço combustivel (B) x (consumo médio (B)/100) X n km)"

Para quem não se lembra como resolver é simples:

n.º de km =(preço carro B - preço carro A) / [(preço combustível A X (média consumo A/100)) - (Preço combustivel B X (Média consumo B/100))]

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #26 em: 25 de Fevereiro de 2017, 15:40 pm »
A única coisa que sei é que já tive um carro a gás e o kilometro ficava sensivelmente ao preço do diesel...

Ou seja a gás, gastava entre 8 a 14 litros aos 100. Dependia da velocidade. (R21, 1.7)

O diesel gasta entre, menos de 5 (já fiz menos de 4) e os 7 aos 100, dependendo também da condução.

Estes valores são os que me interessam, agora se o diesel custa mais em novo, isso não me interessa porque compro sempre usado.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #27 em: 25 de Fevereiro de 2017, 17:59 pm »
Boas
Um pouco fora de tempo que a vida não me permitiu aqui continuar a dar a minha ideia e esta resposta é essencialmente, se bem que possa ser aproveitada para a generalidade do assunto em si, ao companheiro Tony da Buzina.

A minha postura sobre o gpl nada tem a ver com pró diesel ou pró seja o que for, aliás até estou à espera dum sandero bi fuel idêntico ao do companheiro rodrigo pt e ao estares a "acusar-me" disso também o inverso te pode ser imputado epodes facilmente também ser "confundido" com um pró gás.

Nem nada tem a ver com semi desportivos ou outro qualquer tipo de corrida; o que tem a ver é tão só com a experiência mais nada e daí eu ter por exemplo perguntado entre parentesis se há megane 1.2 a gpl; e há???
Desconheço muito sinceramente mas pegando na minha experiência em por exemplo um C4 1.4 a gasolina com 89 cv a subir aquelas 2 subidas da A1 a seguir à saida para Minde, Fátima, Moitas Venda, Alcanena (julgo que sabes de quais falo) ou então entrando no IP3 sentido para Viseu e apanhar uma subida longa que está logo ali ao principio era um carro constrangedor, muito pior que o meu fiesta 1.8 diesel com 75 cv mas muito pior mesmo e de certeza que haverá aqui companheiros que também terão experiências deste tipo que não unico no mundo e agora não me venhas dizer que se o C4 fosse a gás (eu sei que não dirás) seria diferente; claro que não, seria o mesmo tipo de constrangimento.

Ora o carro inicial, se não estou em erro era um Logan, mais pesado que o sandero e maior e com que motor??? 0,9 Tce; eu sinceramente ignoro se como falaste no duster o gpl é o motor 1.6, ignoro mesmo, mas parece-me que é mais o 1.2 e nem aparece no configurador a versão bi fuel mas também pouco importa, o que importa mesmo é que para se ter um carro que não é para correr mas só para se necessário fazer uma ultrapassagem ele estar lá, ou vencer uma viagem carregado ou um percurso exigente, a verdade é que as marcas não têm propostas bi fuel dignas desse nome, seria o 1.6 uma proposta assim? Acredito que sim, mas existe??? E a que preço???

Só por esta questão é que escrevi o que escrevi que acaba por ir na mesma linha dum outro assunto aqui discutido no forum há tempos que era sobre motorizações desadequadas a determinados carros que as marcas para "servir os clientes" montam nos seus carros.

Portanto sem pró diesel ou gpl para mim o que é sempre mais importante é ter um carro equilibrado a andar e a desenvolver e repetindo-me como escrevi no meu comentário inicial, motor 0,9 bi fuel num sandero ou num clio ou num carro dessas dimensões/pesos ainda vá que não vá, agora noutros carros por mais gás que se dê a poupança relativamente ao diesel não é isso tudo que se fala, atenção que não estou a falar do preço do combustivel, estou a falar de tudo, do preço do carro (um 1.6 a gasolina por exemplo vc o renault 1.5 dci) a gasolina, convertê-lo para gás ou caso existir bi fuel, qual a diferença de custo.

Posso-te dizer que por exemplo no sander anda de 700 a 1000€ a diferença para ser bi fuel.

De resto, aceito a tua opinião, julgo que também aceitas a minha e...!

Cumprimentos

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #28 em: 25 de Fevereiro de 2017, 21:37 pm »
Em uso normal o 0.9Tce ou o 1.5 dci é praticamente a mesma coisa, a maior diferença é em recuperação de velocidade pela diferença de binário, mas com a caixa longa do 1.5 a diferença não será assim tanta.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #29 em: 25 de Fevereiro de 2017, 21:54 pm »
Acredito Kovinha... O Clio é leve. De certo que o andamento e o circuito que fazes não requer muito motor. E nessas condições o equivalente a GPL não fará mais de 8l.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?