Autor Tópico: Clio 2 sem sinal Ajuda!  (Lida 4151 vezes)

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Clio 2 sem sinal Ajuda!
« em: 13 de Março de 2019, 20:51 pm »
Boas.
Preciso de ajuda com o meu clio 2 de 2002. É um clio 1.4 que sempre se portou bem... ultimamente pela manhã chego coloco a chave e tudo acontece como normal. as luzes apagam-se como deviam ficando apenas a do travao de mao e bateria... dou a chave e nada acontece se nao um clique vindo da caixa de fusíveis...
Se insistir umas 10x ele acaba por girar o motor de arranque normalmente..
Desconfio que seja algo eléctrico... já ouvi dizer que este modelo tem este problema...
Também já li que pode ser falta de massa no motor de arranque , alguém conhece isto e sabe ajudar-me?
Alguém sabe onde se encontra o relé do motor de arranque para verificar se este esta bom? alguém sabe os pontos que posso ver antes de me meter no mecânico?

O grande problema é que as vezes tou as meias horas para o motor de arranque dar... dou a chave inumeras vezes e de uma ele la roda..
Do motor de arranque não deve ser porque depois ele funciona á 1a o resto do dia.

Quem puder dar dicas agradecia!
Clio 1.4 2002 VR

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #1 em: 13 de Março de 2019, 23:41 pm »
Começa por chegar ao motor de arranque e verifica se quando dás a chaves, o fio que sá o sinal tem 12V, é o fio mais fino, que liga ao motor de arranque. Se chegar lá os 12V, limpa bem os contactos do fio grosso que liga ai motor de arranque, o fio de massa, que liga a caixa de velocidades ao chassis.
SE mesmo assim não der, manda repara o motor de arranque porque o problema está no motor.
Se não chegar corrente ao fio de sinal, verifica o canhão da chaves.

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #2 em: 14 de Março de 2019, 19:12 pm »
Bem isto deve ser ato de bruxaria..
Hoje andei com o punto pois sabia que o clio nao ia dar...
a pouco cheguei la e dei a chave nada para alem do normal estalo na UHC saio fora abro o capot e digo ao colega para experimentar outra vez e não é que pega normalmente?

Ainda assim os bornos da bateria foram lixados, a extremidade do cabo negativo da bateria que liga ao chassis também foi lixado e reapertado. O cabo preto que aperta na caixa deduzo que seja o do motor de arranque também foi lixado e reapertado...

Não dei com o motor de arranque deste motor... também nao me enfiei muito a ver mas nao percebi se é a frente ou atras do motor quem esta de frente...

A ver mas isto de dar de um momento para o outro é assustador!

Clio 1.4 2002 VR

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #3 em: 26 de Junho de 2019, 13:18 pm »
Bom dia.
Hoje depois de quantas semanas sem problemas o clio voltou a não querer pegar... meto a chave dou a chave e nada acontece... as luzes não desligam não é a bateria mas não há sinal do motor de arranque... não entendo. Quando foi ao mecânico testaram a bateria e tava boa tiraram o motor de arranque estava a funcionar e bem...
Será falta de massa ? Alguém me sabe dizer quais os reles de arranque e a localização ? É um clio 2 fase 2
Clio 1.4 2002 VR

Offline pmcb

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 662
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #4 em: 27 de Junho de 2019, 01:14 am »
No Clio do meu pai acontecia algo do género. Quando dava à chave não ligava e só dava aquele "tic",

No motor de arranque tem um fio ligado e que por se encontrar virado para a frente do carro criou verdete e isola.

Depois de limpo e apertado o terminal nunca mais teve problema até há pouco tempo que voltou a fazer o mesmo e se resolveu da mesma maneira.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #5 em: 28 de Junho de 2019, 00:47 am »
A primeira coisa a fazer, é o mais básico, que é ver se quando se dá à chaves, se chega corrente ao fio de sinal do motor de arranque, se chega pode ser problema no circuito do motor. Se não chega, pode ser problema no canhão da chaves ou na ligação do canhão até ao motor de arranque.

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #6 em: 28 de Junho de 2019, 13:27 pm »
O que me parece estranho é que é uma falha que só acontece na primeira vez do dia... todo o resto do dia pega como
Novo... aliás não fez mais nenhuma vez... se fosse motor faria mais vezes... desconfio de falta de massa ou da bateria que foi posta em 2008
Clio 1.4 2002 VR

Offline paciente

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 32
  • Garagem : Clio II 1.6 16v Ph1
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #7 em: 27 de Julho de 2019, 19:26 pm »
Penso muito sinceramente penso que pode não ser nada do que já foi referido mais acima, mas sim um problema crónico destes Renault Clio II que é o sensor pmh (vulgo sensor de cambota ou sensor de ponto morto superior).

É um problema conhecido destes modelos e que também já me aconteceu no meu Clio II 1.6 16v.

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #8 em: 28 de Julho de 2019, 13:01 pm »
Ou seja o sensor que parece um aviaozinho ?
Clio 1.4 2002 VR

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #9 em: 28 de Julho de 2019, 14:01 pm »
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #10 em: 28 de Julho de 2019, 19:26 pm »
mas supostamente quando esse sensor está avariado o motor nao roda na mesma?
o meu não roda nada, simplesmente se ouve o "takk" do rele... ultimamente não tem feito, mas vou mudar o "aviãozinho" ainda assim... obrigado pelos conselhos ...
Clio 1.4 2002 VR

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #11 em: 29 de Julho de 2019, 00:38 am »
Se o motor não roda o problema e do motor de arranque.

Offline paciente

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 32
  • Garagem : Clio II 1.6 16v Ph1
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #12 em: 29 de Julho de 2019, 12:17 pm »
Se o sensor PMH estiver defeituoso o motor não roda, ou seja, dás à chave e … nada. Mas é aleatório, podes esperar um pouco, tentar novamente e já dar ou podes estar ali a tentar várias vezes e não dar nada. Era assim o meu caso. Já sabia deste problema crónico do sensor pmh mas fui adiando dado que geralmente quando me acontecia chegar ao carro e dar à chave e não acontecer nada, esperava um pouco é à 2 ou 3ª tentativa ele lá pegava. Mas houve um dia que peguei no carro para ir trabalhar e não o consegui pôr a funcionar (mesmo com inúmeras tentativas. Tive que pedir o carro da minha esposa emprestado para ir trabalhar.

No dia seguinte o carro voltou a funcionar normalmente. Desde que substituí o sensor pmh nunca mais tive estas cenas.

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #13 em: 29 de Julho de 2019, 13:18 pm »
Então é bem provável que seja isso!
O meu faz exatamente isso... aleatoriamente deixa de dar a chave e de repente volta ao normal e pega... as vezes a terceira outras vezes já me aconteceu apenas pegar a vigésima tentativa meia hora depois...
muito obrigado pela dica! Vou substituir isso!
Clio 1.4 2002 VR

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 2 sem sinal Ajuda!
« Responder #14 em: 11 de Setembro de 2019, 00:32 am »
Qual é o sensor pmh?

No clio 2 o sinal é directo, não há cá sensor nenhum. Se o motor de arranque não trabalha são as escovas quase de certeza. Se roda mas o motor não pega, ai sim pode ser um problema no captor pms . Normalmente uma limpeza no captor ajuda.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2019, 00:33 am por Sls a GPL »