Autor Tópico: Luz da reserva.  (Lida 4920 vezes)

Offline ljdiasc1960

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setúbal
  • Mensagens: 67
  • Garagem : Renault scenic
Re: Luz da reserva.
« Responder #15 em: 20 de Junho de 2018, 11:39 am »
Para quem não sabe, a boia usa um potenciómetro, que varia a resistência consoante a posição, caso uma pista ou varias estejam danificadas e a dar valores fora do normal a centralina acusa uma anomalia, neste caso a luz da reserva, como salvaguarda para não se ficar sem combustível.

No meu caso em concreto, sempre que o deposito chega a 2/4 acende a luz da reserva, porque como ando a gpl, ele detecta que o carro está a fazer consumo, mas o nível de combustível não varia,  por isso assume por salvaguarda que há um problema na boia e acende a luz da reserva.

Se fizer um reset ao cb a luz da reserva apaga, mas volta a acender após uns quantos km. Se andar só a gasolina, tem o comportamento esperado.

Por isso experimenta fazer um reset ao cb a ver se a a luz apaga.

Não sei como se faz um reset,podes explicar como se faz,s.f.f.

Achas que um potenciómetro resolve o problema,ou se andar assim não faz mal?

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Luz da reserva.
« Responder #16 em: 20 de Junho de 2018, 12:45 pm »
Sim ao gpl.
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline ljdiasc1960

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setúbal
  • Mensagens: 67
  • Garagem : Renault scenic
Re: Luz da reserva.
« Responder #17 em: 20 de Junho de 2018, 16:12 pm »
Falei com o instalador do gpl sobre este assunto.Diz que normalmente com o kit GPL vem os acessórios todos,incluindo o potenciómetro se for caso que o carro precise.No meu caso,diz que não veio nada com o kit,mas que ia falar com a loja para ver se o meu carro precisa de levar um ou não.
« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 22:08 pm por Sls a GPL »

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Luz da reserva.
« Responder #18 em: 21 de Junho de 2018, 10:46 am »
Teóricamente nenhum precisa, na prática a maioria precisa, até porque quase todos já têm eletrónica associada. Tive uma Fiat Tempra que não precisava, mas de eletrónica só tinha a centralina para o motor e o rádio, de resto não tinha nada de nada, funcionando a bóia em pleno. No teu caso isso vai contabilizar tudo e mais um par de botas, se o carro está a fazer km's ou não, se existe circulação de gasolina (que é permanente), etc etc, e com isso até o ponteiro vai descendo e isso fica tudo baralhado. No meu clio o ponteiro estava sempre na reserva, como se não tivesse gasolina nenhuma mesmo. Com esse potenciómetro ou relé, que confesso não saber ao certo o que é, aquilo fazia reset sempre que ligava o carro e ficou a funcionar em pleno :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Luz da reserva.
« Responder #19 em: 21 de Junho de 2018, 22:16 pm »
No meu só acende a luz, e quando me farto faço o reset ao cb. De resto continua a marcar bem.
O reset fazes assim, carregas no botão do cb e sempre a carregar ligas o carro sem rodar o motor de arranque.
Depois o quadrante fica em modo de teste. Se carregares no botão do cb podes navegar nos menus do cb (facultativo) , um deles até deve indicar o número de litros no depósito.
Depois carregas no botão de colocar os km a 0 e o quadrante sai do modo de teste e a luz da reserva deve apagar-se.

Offline ljdiasc1960

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setúbal
  • Mensagens: 67
  • Garagem : Renault scenic
Re: Luz da reserva.
« Responder #20 em: 16 de Setembro de 2018, 10:01 am »
Bom dia a todos.

A questão da luz de reserva acender esta resolvida.

Ha carros que quando sao transformados para GPL tem que levar um medidor,outros nao.
No meu caso o problema ficou resolvido com o medidor.
Obrigado pelas dicas.