Autor Tópico: [Informação] Tudo sobre o XENON!  (Lida 197745 vezes)

Xmarine

  • Visitante
[Informação] Tudo sobre o XENON!
« em: 05 de Dezembro de 2009, 16:12 pm »

O que é o xenon?
O xenon é um gaz que pertence a categoria quimica dos gases raros ou gases nobres. Dessa categoria também fazem parte gases como o Helio (para fazer balões voarem), Neon (para fazer as famosas luzes de Neon), etc.

 Nos automóveis, a partir de meados dos anos 90, desenvolveu-se uma alternativa as lâmpadas de Halogéneo convencionais. O objectivo era melhorar a iluminação nocturna dos carros.

Desenvolveram-se então as lâmpadas e os sistemas de xenon.

Uma lâmpada de xênon é uma ampôla de vidro, com esse mesmo gaz, xenon, que quando submetido a uma tensão elevada, cerca de 24000v, fica incandescente e emite luz.

Depois disso surgiu um problema.

Então o meu carro tem uma bateria de 12v, como é que vou fazer para dar 24000v as lâmpadas?

Apareceram então os balastros de xenon que vieram colmatar esses problemas. O balastro não é mais do que um transformador que transforma 12v em 24000v que a lâmpada precisa.

Claro que, como dizia o senhor Lavoisier, Na Natureza nada se perde, nada se ganha e tudo se transforma esse aumento de tensão teve de se reflectir numa diminuíção muito grande da corrente. Para satisfazer a equação:

V= RxI



Portanto, para ter iluminação com lâmpadas de xenon é preciso ter as lâmpadas de xenon e os respectivos balastros, um por cada lâmpada.

O xenon emite mais luz que as lâmpadas convencionais, isto é, emitem mais lumens. Daí os governos de cada pais terem de fazer regras especificas para a utilização destas lâmpadas.


Legislação:

A legislação portuguesa em relação ao xenon é semelhante à legislação adoptada em quase todos os paises da Europa. Consiste e 2 príncipios simples:

-As cor das luzes (mínimos, médios e máximos) pode ser branca ou amarela.

-É obrigatório existir nos carros com xenon sistemas de lavagem dos farois e sistema de nivelamento automático ligado a suspensão!

Cor das luzes:

Existem lâmpadas de xenon de diversas cores. Desde o amarelo, passando pelo Branco, azul, violeta, verde, etc

A escala de cores de iluminação é defenida por uma unidade de temperatura de cor, k (kelvin)



A cor mesmo branca situa-se entre os 4300k e os 5000k.

Quase todos os fabricantes de automóveis usam a cor 4300k nos sistemas de xenon OEM.






Quais os tipos de lâmpadas que exitem em xenon?

Práticamente todos!



Para saber que tipo de lâmpada usa o nosso carro podemos ir a :

 http://www.osram.com/osram_com/Consumer/Automotive_Lighting/Search_and_find_quickly/index.html

 http://www.sylvania.com/ConsumerProducts/AutomotiveLighting/LampReplacementGuide/


É obrigatório ter farois com lente para ter xenon?

Ha diversos modelos de carros com xenon OEM que teem uma lente a frente da lâmpada e que ajuda a focar melhor a luz.

No entanto não existe nada que obrigue os carros a ter essas lentes! Mas aconselha-se a usar esse tipo de ópticas pois ajuda a focar a luz numa direcção e assim ha menos risco de encandear outros condutores.


Xenon 35w vs xenon 55w:

A principal diferença entre os kits de 35w e de 55w é que os de 55w consomem mais energia.

Os de 55w emitem realmente mais luz do que os de 35w. Mas é desnecessária essa diferença e pode encandear outros condutores!

O xenon de 55w é mais caro do que o de 35w.

Os costrutores usam xenon de 35w nos sistemas OEM.




Offline ABSPower

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1231
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #1 em: 05 de Dezembro de 2009, 17:46 pm »
Muito bom tópico.
Parabéns.
Aqui temos uma verdadeira aula de esclarecimentos sobre o Xenon.

Renault Megane Break II Fase II 1.5 DCI 105 cv 6 Speed - DYNAMIQUE S - Preta - 2007 - XX-DF-XX

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #2 em: 06 de Dezembro de 2009, 00:18 am »
Ja fazia falta um topico assim, grande X, parabens  :grin:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline edgar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Rio Tinto
  • Mensagens: 71
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #3 em: 06 de Dezembro de 2009, 12:30 pm »
excelente explicação

Renault Clio Break 1.5 dCi Azul Extreme + Pack

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #4 em: 06 de Dezembro de 2009, 13:12 pm »
Simples e directo. Muito Bom. :cool:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #5 em: 06 de Dezembro de 2009, 13:44 pm »
Muito útil.

O importante é a gente aprender mais...

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #6 em: 06 de Dezembro de 2009, 14:45 pm »
Dá sempre jeito para os menos informados!

Abraço!

Offline Pastta

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 1
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #7 em: 29 de Dezembro de 2009, 22:31 pm »
Boa noite, tenho um Megane 1.9 dci de 2005 com xenon de origem, o medio esquerdo deixou de dar, ainda pensei que fosse o lampada mas infelizmente é o balastro, queria saber se me pode aconselhar sobre o que fazer, porque não renault sao quase 400 euros um balastro.

Xmarine

  • Visitante
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #8 em: 29 de Dezembro de 2009, 22:38 pm »
Uma apresentação não te ficava mal...

Quanto a tua questão. 400€ custam a qualquer um, por isso existe o ebay e as sucatas :cheesy:

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #9 em: 30 de Dezembro de 2009, 00:43 am »
Boa noite, tenho um Megane 1.9 dci de 2005 com xenon de origem, o medio esquerdo deixou de dar, ainda pensei que fosse o lampada mas infelizmente é o balastro, queria saber se me pode aconselhar sobre o que fazer, porque não renault sao quase 400 euros um balastro.
Pastta, consta nas regras do forum que a apresentação é a primeira coisa a fazer-se antes de se passar a comentar tópicos, pelo que peço-te que o faças logo na proxima visita ao forum  :wink:

Quanto à tua duvida, o Xmarine ja te deu a ideia mais acertada  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2009, 11:37 am por alvaro carvalho »
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Xmarine

  • Visitante
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #11 em: 30 de Dezembro de 2009, 11:59 am »
no fundo è a mesma coisa. as diferencas estao nas fichas, teria de se fazer uma adaptacao a ficha da optica de xenon de origem... e claro, isso è material chines, pelo preço não se pode esperar a qualidade de um balastro original. mas que para o efeito serve na perfeiçao, isso serve!

Offline missing

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 117
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #12 em: 04 de Março de 2010, 16:36 pm »
Tenho uma Mégane Break com Xenon de origem e uma das lampadas ficou cor de rosa. Na Renault encomendam-me uma por cerca de 300€ :| Existe outra alternativa? Queria confirmar pois eles disseram-me que não havia hipótesse de aplicar outras lampadas..

Xmarine

  • Visitante
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #13 em: 04 de Março de 2010, 16:44 pm »
Salvo erro, o tipo de lâmpadas de xenon que a megane leva é D2R...

No ebay compras um par dessas lâmpadas, da cor que quiseres a menos de 40€ e são iguais as de origem...só muda a marca  :grin:

Offline missing

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 117
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #14 em: 04 de Março de 2010, 16:52 pm »
Pelo que tive a pesquisar penso que é DS2. Acho que existe da Philips. Vou tentar ir a uma loja ver o preço. Será que são fiáveis e a luz é a mesmaque as de origem? Alguem me confirma se é mesmo DS2 4300k?