Autor Tópico: Led's na IPO  (Lida 46461 vezes)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Led's na IPO
« Responder #60 em: 28 de Março de 2017, 03:02 am »
Dizes isso porque não leste tudo. Não é só ler a legislação sobre luzes, é preciso ler a legislação sobre, homologação, legislação sobre transformação de veículos, código da estrada, etc.

Fica um exemplo
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/Transformacoes/Paginas/Transformacoes.aspx
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/HomologacoesComponentes/Paginas/HomologComponentes.aspx
http://bdjur.almedina.net/item.php?field=node_id&value=761543

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Led's na IPO
« Responder #61 em: 28 de Março de 2017, 10:37 am »
@ Tony da Buzina

Li o que li, li até onde achei que fiquei elucidado, sugiro que leias com alguma atenção o que eu escrevi no meu último posto no 4º parágrafo.

Os teus links?
O teu 1º link tem lá escrito:

"As transformações que impliquem alteração das características regulamentares dos veículos, nomeadamente no que se refere aos seus elementos de identificação ou classificação, que alterem sistemas componentes ou acessórios objeto de homologação ou possam constituir risco para a segurança rodoviária, só podem ser efectuadas mediante autorização prévia do IMT."

Vais-me explicar muito bem explicadinho onde é que usar uma lâmpada led em vez duma lâmpada de filamento em que a sua iluminância é idêntica (já o demonstrei aritméticamente e técnicamente), que não está impedido a nível legal em termos de requisitos técnicos o uso de uma face a outra; se encaixa aqui, neste link?

O teu 2º link tem lá escrito:
"Para além dos sistemas e componentes cuja homologação já se encontra regulamentada por Diretivas da UE, existem outros elementos cuja aprovação pode ter um âmbito nacional, inserindo-se neste conjunto as chapas de matricula, os triângulos de pré-sinalização, placas retrorrefletores ou películas para colocação em vidros."

Da mesma forma que me vais explicar onde é que isto se encaixa no assunto lâmpadas.

O teu 3º link "quer dinheiro" para consultar o link que puseste mas informa-me lá qual o diploma que consultaste na almedina que eu posso consultá-lo noutra plataforma; já agora gostava de saber qual é o diploma que vai contra os que enunciei, uma vez que as leis estão todas em concórdia umas com as outras e de forma alguma se podem contradizer, gostava de ler o que leste.

Ah! E se por acaso, por mero acaso alguma lei contradizer uma outra sobre determinado assunto, nem assim algo se torna ilegal; torna-se contraditório e como tal necessário de clarificação e só depois dessa clarificação é que algo se pode tornar ilegal.

Todas as lâmpadas led que por aí andam à venda e já indiquei quais os leds (componentes internos) que as formam estão por demais homologados por diretivas comunitárias, aliás o que diz o teu 2º link está unicamente a salvaguardar modelos de matricula porque o resto que indica é tudo a mesma diretiva e utilizar uma lâmpada led em vez de uma lâmpada de filamento nos casos em que o tópico tem estado a ser desenvolvido não é "transformar um veículo", para isto ser e como já atrás também disse até a marca da lâmpada de filamento teria de ser considerado. Onde encaixa a lâmpada de filamento W5W também lá encaixa a lâmpada a led equivalente à W5W (o 1º W é o casquilho).

Onde é que está a autorização de utilização (homologação) do filamento resistivo usado pelas philips W5W, ou da norauto 1º preço? ou de outra qualquer? Já agora a certificação internacional ou do IPQ do gás halogéneo que usam? Já agora e também do metal que usam como condutor para fazer a ligação elétrica ao casquilho do carro? E a solda que usam nas que têm terminais soldados como por exemplo as BA9; já respeitam a norma ROHS? ONde está a certificação destas?

A esta hora deverás estar a pensar em tudo aquilo que fui buscar sobre "só" uma lâmpada, não é? Na realidade é só para  mostrar um ponto que é o que vais a uma loja e não levas isso em linha de conta e nem é preciso levares mas se vês assim tantos problemas "legais" em lâmpadas led vs lâmpadas de filamento em que já mostrei a lei e os requisitos técnicos que não indicam nenhum impedimento e uma vez que para ti estás a ver neste assunto assim tantos problemas, até de homologação; talvez fosse bom começares a pensares nestes pormenores.

E ainda mais uma "achegazinha", esta vai até de encontro a um outro assunto que também "dá guerra" que é o dos combustiveis "simples". Tens no teu carro ou conheces algum carro que no seu manual de proprietário esteja indicado o impedimento do uso de lâmpadas led? É que nem nos com sistema elétrico multiplexado encontras tal e esses têm a questão que a lâmpada led tem de conseguir anular o erro de lâmpada fundida que dão os que não anulam esse erro.

Cumprimentos

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Led's na IPO
« Responder #62 em: 28 de Março de 2017, 13:35 pm »
 :laugh: :laugh:

Então vejamos, luzes = elemento de segurança do veiculo, como sabes não podes circular com este elemento danificado.
Homologação do veiculo = lâmpadas de halogéneo, utilização de leds, alteração Às características  do veiculo por não estar na ficha do homologação do veiculo.
Lâmpada de origem, Lâmpada B ou lâmpada C, - obrigatoriedade de usar peças de substituição de origem ou caso não sejam de origem, têm que ter as mesmas características que a de origem.
Lâmpada de 5w de filamento da marca A ou da marca B continua a ser uma lâmpada de 5w de filamento, um led não é uma lâmpada de filamento.

Esse link refere-se a isto - http://www.aprendercodigo.com/codigo/show/153

Alem disso:
- Regulamento (UE) nº 1400/2002,
s) «Peças sobressalentes», os bens destinados a serem instalados um veículo a motor de forma a substituir componentes desse veículo, incluindo bens tais como os lubrificantes, necessários para a utilização de um veículo a motor, à excepção do combustível;
t) «Peças sobressalentes originais», as peças sobressalentes  fabricadas segundo as especificações e normas de fabrico utilizadas com a autorização do construtor do veículo para a produção dos componentes ou das peças sobressalentes para o veículo a motor em questão e que são da mesma qualidade dos componentes utilizados para a montagem de um veículo a motor .Tal inclui peças sobressalentes fabricadas na mesma linha de produção destes componentes.Presume-se, até prova em contrário, que as peças são peças originais se o fabricante de peças declarar que as peças têm uma qualidade correspondente aos componentes utilizados para a construção do veículo em causa e foram fabricadas segundo as especificações e normas de produção do construtor de veículos automóveis;
u) «Peças sobressalentes de qualidade equivalente», as peças sobressalentes exclusivamente fabricadas por qualquer empresa que possa comprovar a qualquer momento que as peças em questão correspondem à qualidade dos componentes que são ou foram utilizados para a montagem dos veículos a motor em causa;

 

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Led's na IPO
« Responder #63 em: 28 de Março de 2017, 14:29 pm »
E continuas!

Continuas a não querer ler, melhor, continuas a não querer entender, nada posso fazer contra isso!

Como te disse mais cego que o cego é aquele...!

Em nenhuma homologação de carro tens as palavras lâmpada com halogéneo; em nenhuma! Mas tu lá saberás o caminho que estás a percorrer.

Nada mais posso fazer; nada do que apresentas vai contra o que apresentei que são leis, não são uma "trampa" qualquer; são as leis que nos governam, são as leis a que o IMT segue, são as leis a que as IPO têm de seguir; em resumo são as leis a que o país tem de seguir.

Mas para ti nada do que ali está escrito está em acordo com o teu código da estrada, não é? O que por si acaba por se tornar um pouco hilariante, (e vais-me desculpar) pois o que o 114º do CE diz no nº1 é: "1 – As características dos veículos e dos respectivos sistemas, componentes e acessórios são fixadas em regulamento"; caso para perguntar:
E qual regulamento? O regulamento que é o D.L. 317/2000 que são as regulamentações e requisitos técnicos????.
Se não é este é qual???

Mas para ti pelos vistos as leis têm escritas coisas diferentes daquilo que lá têm plasmado.
Ok!

E pegas, a seguir a isto tudo e vais agarrar no que foste buscar do 1400/2002 na alínea u) e vais contrapôr ao que está escrito no D.L. 317/2000; onde é que uma peça que não tenha no mínimo os tais 4cd de luminosidade, tenha a certificação CE, seja construída para ser utilizada no mesmo tipo de utilização e local de instalação não é uma peça suplente e de qualidade equivalente.

E a isto tudo (que esta para mim ainda é mais "gritante"), a seguir vais pegar no que diz o D.L.144/2012; a lei que regulamenta, diz o que é para ser e como é para ser, sobre IPOs, no tal ponto 4.2 do anexo II e vais lá descobrir, contrapôr ou seja o que for de forma a que não se possa usar uma lâmpada led como luz de presença à frente.

Será que te deste ao menos ao trabalho de ler aquilo que sugeri?? Só para que fizesses um mínimo de ideia do que está lá escrito, como está e de que forma está???
Talvez seja esse o problema!

Um avatarzinho?? Nã! Obrigado!


Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: Led's na IPO
« Responder #64 em: 28 de Março de 2017, 20:54 pm »
Posso? mas vocês andam à 3 páginas a medir o tamanho das pilas? andam a ver quem tem mais conhecimentos de leis? isto virou concurso de doutorados?
  :laugh: :laugh: :laugh:

PS: acabem lá isso SFF

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Led's na IPO
« Responder #65 em: 28 de Março de 2017, 23:34 pm »
Lol, não se trata de medir conhecimentos mas sim partilhar conhecimento. :laugh: :laugh:

Vou dar uma pequena alegria ao jotaaga  :laugh: :laugh:

http://aman.pt/pdf/fichas_tecnicas/regulamento_unece_n48.pdf

No entanto no ponto 2.7.2 diz o seguinte:
«Luzes equivalentes», luzes com a mesma função e autorizadas no país de matrícula do veículo;
essas luzes podem ter características diferentes das luzes instaladas no veículo aquando da sua
homologação, desde que cumpram as disposições do presente regulamento.

Enquanto não houver regulamentação para os leds continuam a ser ilegais em veículos que não os tragam de origem ;)

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Led's na IPO
« Responder #66 em: 29 de Março de 2017, 00:58 am »
Vou emitir a minha opinião com algum conhecimento que fui adquirindo pesquisando sobre este tema. Os Led's que se destinam à substituição das lâmpadas de halogéneo. Estas, embora cumpram a legislação no que concerne à côr emitida, não são lâmpadas com certificação e homologação ECE, logo não cumprem os requisitos legais actualmente em vigor. Para comprovar isto, vejam a informação que os fabricantes fornecem nos leds que vendem:

Informação de legislação
Não está em conformidade com ECE
Only approved for off-road use. Any use on public road traffic leads to cancellation of vehicle operating licence and loss of insurance cover.

http://www.osram.pt/osram_pt/produtos/lampadas/iluminacao-do-veiculo-e-bicicleta/carros/lampadas-led-para-sinalizacao-e-interior/ledriving-premium/index.jsp?productId=ZMP_1054686

Este é um mercado muito atractivo e se um fabricante como a OSRAM não consegue fabricar led's que cumpram a legislação em vigor, muito menos a cumprirão a legislação esses led's chinocas.


Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Led's na IPO
« Responder #67 em: 29 de Março de 2017, 13:43 pm »
Boas

Isto não é estar a discutir a medida da “pila”, isto é só não ter como de filosofia de vida o “diz que disse”, é suportar em documentos oficiais.

A conversa é leds em IPO. Há relatos de quem a por tal já foi confrontado e que ao ripostar com o “onde é que isso está escrito”, mandaram-no à sua vidinha.

E porquê? Porque não está escrito em lado nenhum que é proibido.

As coisas não são proibidas só porque queremos, da mesma que o inverso também não acontece.

A realidade é só uma, naquilo que vale, naquilo que é o oficial os leds enquanto luzes de presença à frente, atrás, a iluminar a chapa de matricula não estão proibidos.

Como não estão proibidos não podem ser ilegais (por isto é que esta nossa sociedade Portuguesa é como é, discute-se tudo até à exaustão, arranja-se argumentos até mais não existirem; ao invés de manter as coisas simples e como estão escritas.

Falam duma lâmpada led Osram que não tem a homologação ECE e até as Philips não a têm; agora gostava de ver uma situação destas em tribunal quando existem todas as luzes a led e com certificação ECE; o que isto daria num tribunal; assim a valer, mesmo a valer.

Esta lâmpada da Osram até pode ser considerada não estar dentro da regulamentação ECE porque se encontra no limiar mínimo de luminosidade e que com as tolerâncias pode não atingir mesmo o mínimo!

E a este link da Osram, eu também posso contrapor com este:
http://download.p4c.philips.com/files/1/127996000kx2/127996000kx2_pss_.pdf

Ora leia-se lá o que diz na 2ª página por baixo da roda 6000K sobre “ECE beam pattern compliant”

Se não existe nenhuma ECE regulamentação para lâmpadas led, significa que nem para as outras além destas existem e como não existe não pode estar proibido mais ainda quando possuem as mesmas características que as de filamento.

Isto está “morto” à partida, isto nem pernas tem para andar, trata-se só de uma “birra” por parte de alguém que quer infundadamente, pois não tem nada a assegurar-lhe tal, que seja ilegal usar lâmpadas led; isto é só uma birra mais nada.

Ah! Eu gostava assim duma “cena destas” assim mais a sério, assim mais a titulo “sério”.

Desde quando é que é ilegal algo que não está escrito como de ilegal??

@ Tony da buzina
Não me estás a “dar alegria nenhuma”; isso que puseste só vai de encontro aquilo que ando aqui há parágrafos e parágrafos a escrever e a suportar em documentação legal, tu é que das IPO arrancaste para as homologações e tens andado nesse caminho quando em nenhuma IPO nenhum inspector se atreve  a certificar-se de homologação de nenhuma lâmpada.

Mas ainda assim continuas na tua presunção que enquanto não houver regulamentação são os leds ilegais.

Volto a repetir o que acima escrevi.

Desde quando é que é ilegal algo que não está escrito como de ilegal??

E isto tudo em IPO; a verificar o estado e funcionamento através de inspeção visual e o seu funcionamento, verificando se a fonte de luz está defeituosa, se tem a lente defeituosa e/ou se a luz mal fixada como manda a lei das IPO.

E voltando-me a repetir noutra situação; Cada um faz como quer, como lê e interpreta. eu sei como faço e sei o que posso argumentar/factualizar ou não, os outros são donos do seu ser.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: Led's na IPO
« Responder #68 em: 29 de Março de 2017, 15:36 pm »
 Oh Sergio ? tu ficas-te ?  :angel:

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Led's na IPO
« Responder #69 em: 29 de Março de 2017, 16:53 pm »
As IPO's valem o que valem. Não sei como é na vossa zona, mas na minha, cada vez mais os inspetores facilitam para não perderem clientes. Relativamente aos uso de led's, quem anda à chuva molha-se. Vê lá se qualquer dia levas com 250€ de multa e em vez de uma IPO normal vais fazer uma IPO-B. Depois na IPO-B argumenta que os colocaste porque não há legislação especifica, logo podes usar... ou então, que o teu carro veio de origem com led's... Eles andem aí e cada vez implicam mais.. :police:

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Led's na IPO
« Responder #70 em: 29 de Março de 2017, 21:44 pm »
Resumindo e concluindo os leds passam no IPO, a não ser que queiram embirrar e aí existe sempre a parte da alteração das características da viatura.
Com a policia é a mesma coisa.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Led's na IPO
« Responder #71 em: 30 de Março de 2017, 03:04 am »
Oh Sergio ? tu ficas-te ?  :angel:

Tenho que arranjar alguma coisa para me rir Às 3 da manha    :laugh: :laugh:

Quando a legislação diz que só se pode por a circular veículos, acessórios e componentes devidamente homologados, e vem um jotaaga dizer exactamente o contrario, o mais que posso fazer é rir-me  :laugh: :laugh: