Autor Tópico: Ajuda Renault Scenic DCI 1.5  (Lida 331 vezes)

Offline filipeleite221

• Renault Mégane 1.4 16v
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
Ajuda Renault Scenic DCI 1.5
« em: 08 de Janeiro de 2025, 17:03 pm »
Boas pessoal.
Agora virei -me para uma Renault Scenic a gasóleo de 2004, ao qual agora queria ver se aos poucos conseguia por mim próprio arranjar, alguns pontos que preciso de ajuda:
- ao dar pisca para a esquerda não acende, nem a luz, nem no quadrante, mas ao ligar os 4 piscas já dão todos.
O da direita funciona normalmente.
- máximos também não funcionam
- luzes de nevoeiro, tanto da frente como da traseira também não funcionam.
- Na mala, perto do pneu suplente, tem um tipo de alavanca, já procurei no manual mas não encontrei nada a referir isso.
- os bancos traseiros deviam ser rebatíveis ou depende do modelo da Scenic?
Se alguém me poder dar umas luzes agradeço

Offline phillipric

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
Re: Ajuda Renault Scenic DCI 1.5
« Responder #1 em: 09 de Janeiro de 2025, 09:34 am »
As falhas nas luzes poderá ser a própria manete que esteja avariada. No meu Peugeot 307 (chamada COM2000) já troquei uma vez e reparei uma segunda vez. As "palhetas" de metal deixam de fazer contacto, ou ganham sujidade, ganham folga e perdem força. Pode ser algo diferente, mas é uma possibilidade.

Quanto à "manete" na traseira, os manuais são, muitas vezes, genéricos a modelos diferentes, ou diferentes versões, portanto, poderá ser algo de uma versão diferente.

Offline filipeleite221

• Renault Mégane 1.4 16v
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 09 de Janeiro de 2025, 12:57 pm »
As falhas nas luzes poderá ser a própria manete que esteja avariada. No meu Peugeot 307 (chamada COM2000) já troquei uma vez e reparei uma segunda vez. As "palhetas" de metal deixam de fazer contacto, ou ganham sujidade, ganham folga e perdem força. Pode ser algo diferente, mas é uma possibilidade.

Irei ver, porque o pisca da direita, mínimos e médios acendem normalmente, pisca da esquerda, máximos e nevoeiro não funcionam

Quanto à "manete" na traseira, os manuais são, muitas vezes, genéricos a modelos diferentes, ou diferentes versões, portanto, poderá ser algo de uma versão diferente.

Offline phillipric

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 10 de Janeiro de 2025, 14:19 pm »
Tendencialmente, como a manete para a esquerda, "cai", danifica mais facilmente. Pode ser, ou não, mas se eletronicamente não houver nenhum erro, faz sentido que seja por aí.

Offline filipeleite221

• Renault Mégane 1.4 16v
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 10 de Janeiro de 2025, 16:14 pm »
Tendencialmente, como a manete para a esquerda, "cai", danifica mais facilmente. Pode ser, ou não, mas se eletronicamente não houver nenhum erro, faz sentido que seja por aí.

Irei ver é no manual uma coisa que ainda não verifiquei, que são os fusíveis. No tablier por baixo é de facil acesso, pior é no motor que acho que tenho que tirar a bateria fora para aceder á caixa de fusiveis.

Offline filipeleite221

• Renault Mégane 1.4 16v
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2025, 16:26 pm »
agora aos bocados, estou a ver os problemas, quase tudo elétrico que vão aparecendo, como por exemplo os vidros elétricos, funcionam todos, á exceção do passageiro que nem abre, nem no comando de 4 botões, como na própria porta, outro vidro elétrico traseiro esquerdo, tanto sobe quando carrego no botão como não.
Buzina, mal se consegue ouvir (som fraco).
Quando fui buscar a carrinha estava a marcar de consumo 5.4/5.5/100, com autonomia ainda para 136 km, por descargo meti 10 euros de gasóleo, onde não se mexeu os traços mantiveram-se na mesma, mas com autonomia para 242 km, de um momento para o outro o consumo passou para os 12.5/100 com autonomia apenas para 36km.
De manhã tem alguma dificuldade em pegar, para aí na 2 tentativa lá pega, fica sempre em garagem e aconteceu 2 vezes em andamento desligar com a mensagem Bateria Carga Insuficiência8( acho que é assim).
Tirando isso, depois de pegar anda bem, puxa bem, sem fumos.
Desculpem tanta coisa , mas como o carrinho está gostaria de mante-lo por bastante tempo

Offline phillipric

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2025, 11:35 am »
Começar por verificar os fusíveis, embora, no caso das luzes, não me pareça. Se os piscas funcionam e com a manete não, parece ser daí o problema.
A carga da bateria, carro parado não carrega a bateria. Logo, se está parado algum tempo, é normal que a bateria vá descarregando.
Quanto ao consumo, 10 euros hoje em dia pouco dá, só com um valor maior se verá se o ponteiro está a funcionar. O consumo, também só se consegue acertar ao final de umas centenas de km's. Qualquer carro, reiniciando consumos, nos primeiros km's, vai mostrar consumos de 10, 12, 15.... por aí, porque está a controlar todas as acelerações feitas e não um trajeto longo em que há um consumo mais constante.

Offline filipeleite221

• Renault Mégane 1.4 16v
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2025, 19:15 pm »
Começar por verificar os fusíveis, embora, no caso das luzes, não me pareça. Se os piscas funcionam e com a manete não, parece ser daí o problema.
A carga da bateria, carro parado não carrega a bateria. Logo, se está parado algum tempo, é normal que a bateria vá descarregando.
Quanto ao consumo, 10 euros hoje em dia pouco dá, só com um valor maior se verá se o ponteiro está a funcionar. O consumo, também só se consegue acertar ao final de umas centenas de km's. Qualquer carro, reiniciando consumos, nos primeiros km's, vai mostrar consumos de 10, 12, 15.... por aí, porque está a controlar todas as acelerações feitas e não um trajeto longo em que há um consumo mais constante.
Boas verifiquei todos os fusíveis e estão todos ok, possivelmente o problema estará mesmo na manete.

O vidro elétrico do passageiro é que nem abre nem fecha, pode ser do próprio motor?

Offline filipeleite221

• Renault Mégane 1.4 16v
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 11 de Janeiro de 2025, 19:16 pm »
No caso da bateria a melhor opção é colocar nova?

Offline phillipric

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 12 de Janeiro de 2025, 12:33 pm »
No caso da bateria a melhor opção é colocar nova?

O vidro elétrico deve ser motor ou entalamento. Mas penso que o ideal será começar por verificar mesmo se o motor está bom.

Quanto à bateria, é possível carregar. Um carregador hoje em dia é barato, ligado à tomada durante a noite (sempre com o cuidado de desligar os bornes da bateria do carro), de manhã estará carregada. Tive uma bateria que acabou por durar mais uns dois anitos, assim.