DIY > DIY - Mecânica Geral

[DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )

(1/13) > >>

Artur:
fica aqui então o diy de limpeza da egr :

é um trabalho não muito dificil de fazer , apenas umas coisas a ter cuidado :

 :arrow: cuidado ao desapertar as porcas para não cairem
 :arrow: cuidado ao desapertar o parafuso para não o deixar cair
 :arrow: ter o motor frio para não queimar
 :arrow: quando se retira a egr , não aconselho a limpar a parte de onde sai a egr , pois tem um tubo metalico e pode cair o lixo para dentro do motor , limpar so mesmo a egr
 :arrow: não bater na egr para retira la , retirar com ferramente propria , ao bater pode soltar carvão para dentro do bloco do motor

basicamente , é isto a egr :





desliga se a ficha , desaperta se duas porcas em cima e um parafuso em baixo .

desaperta se um outro parafuso que fica agarrado ao tubo metalico , que por sua vez está agarrado ás duas porcas que desapertamos da egr . Convem usar depois uma ferramente especial para retirar a egr , não convem tirar com martelo e chave de fendas  :lol:



já cá fora , procede se a analise visual do carvão agarrado , que por falta de limpeza , pode entrar para dentro do motor , provocando reparações dispendiosas




como veem nesta foto , isto tava com mau aspecto , fazendo com o motor não tivesse a respirar correctamente , logo , faltava ali um pouco de potencia até as 3000rpms



aqui , já depois da limpeza efectuada , em maquina propria para lavar peças





o carvão era tanto , que não abria bem antes de limpar  :shock:  :shock:  :shock:



e pronto , montar pela forma inversa  :approve:

ferramente para retirar egr :



sacristoco:
Boas!

Só se consegue retirar a egr com essa ferramenta que falas?
A minha carrinha acendeu a luz do motor e service, e quando liguei à máquina acusou válvula egr... Custa 130 euros + iva (acho eu), e não me apetecia estar a ter essa despesa agora, até porque este mês já levou bieletes, uma bateria, tampa do puxador, fusivel... 350€(+/-)... e também pagou o seguro... 250€(+/-)... Assim não ganho para a manter!  :undecided:

A egr nunca foi limpa, e como já tem 113mil queria tentar limpá-la antes de meter nova, a ver se resulta, mas não tenho nada parecido com a ferramenta que indicas. Isso não dá para tirar só com as mãos, ou com outra ferramenta que se encontre facilmente?

Abraços,
Alexandre

Artur:
consegue se tirar com jeito , muito jeito , chave de fendas e uns toques de martelo . mas cuidado , pode cair lixo da egr e ir para dentro do motor  . o ideal é tentar roda la um pouco até soltar e sair por completo

Gonçalo:
é normal haver essa acumulaçao de carvao? normalmente deve-se efectuar essa limpeza de quantos em quantos km's?  :lipsrsealed:

Artur:
é normal , quanto a kms , depende do uso . se for uso de cidade , deve ser mais cedo que uso de auto estrada ....

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa