Autor Tópico: ERRO defeito de carga  (Lida 40083 vezes)

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #30 em: 23 de Outubro de 2011, 01:14 am »
Hoje voltou a acender o aviso do erro de carga - curiosamente, no mesmo sítio que da primeira vez, estacionamento do shopping perto de casa. Só que desta vez, e imediatamente antes da mensagem de erro (que apareceu e desapareceu umas 3 ou 4 vezes no espaço de 20 segundos), acendeu-se uma luz do quadrante por uns décimos de segundo, que depois percebi ser a da luz de nevoeiro traseira. O que me levanta a questão - será que tenho algum curto-circuito e daí a mensagem de erro "enganosa"? Por acaso troquei a lâmpada de travão traseira há cerca de mês e meio (que já se fundiu umas 3 vezes ao longo dos 4 ou 5 anos que tenho a carrinha), será que tenho por lá algum curto-circuito ou mau contacto que "baralha" a ECU?
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #31 em: 23 de Outubro de 2011, 01:24 am »
sim , pode ser falta de massa no farol

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #32 em: 19 de Abril de 2012, 23:28 pm »
Algumas novidades:

Após ir à revisão dos 150.000 km esta semana, foi-me dito que este "erro de carga" é problema típico do quadrante prestes a dar o berro. Estranho ou não, depois de há um mês desmontar um farolim traseiro, onde tinha o cabo que liga à ficha trilhado e duas lâmpadas partidas / descoladas do casquilho, limpar e mudar lâmpadas, melhorou muito. Desde então julgo que apenas uma vez vi a mensagem de erro (parece-que que, em tempo húmido, o erro aparecia mais frequentemente), mas normalmente é a minha mulher que anda com a carrinha, e já sabem como são as mulheres e carros...



Sobre a avaria de carga, posso dizer-te que a minha esta a fazer isso com alguma insistência (próxima reparação) e ao que me informaram não há problemas com a bateria, nem com o alternador. A grande questão está no próprio quadrante...

Só não te sei dizer se é pinos a precisar de solda,ou reprogramação.... Mas em breve (espero eu daqui +/- por duas semanas) já te sei dizer com maior certeza.

Abraço

rruuii_, sabes-me dizer algo mais do erro do quadrante? Teve que levar um novo ou pode ser reparado, tal como há relatos de quadrantes de scenics arranjados? Também já li por aqui um relato acerca de ser apenas uma ficha do quadrante com folga...

De qualquer forma, a questão que queria colocar é a seguinte: Os km do carro estão memorizados no quadrante ou na ECU? Isto é, se mudar de quadrante por um usado, irão aparecer os km que o meu carro tem os os km memorizados no quadrante comprado?

Abraço, e obrigado por quaisquer ajudas!
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #33 em: 20 de Abril de 2012, 05:30 am »
aparecem os quilometros do quadrante que montares

Offline nunopinhal

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 2
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #34 em: 29 de Julho de 2012, 00:28 am »
Boas caros!

Tenho exatamente o mesmo problema.   

Da primeira vez que me apareceu a luz da bateria seguida do STOP, assumi imediatamente que fosse da bateria, pelo que aproveitei uma promoção do continente e adquiri uma nova com características idênticas.

Apenas provou (mais uma vez) que sou mesmo leigo nesta matéria...mal liguei o carro após a colocação da nova bateria, lá estava outra vez a luz...   

Assumindo que fosse um problema do alternador, pedi para verificarem na Renault (Unimotor) aquando de uma revisão de rotina, e eles mesmo confirmaram que seria do alternador. Orçamentaram cerca de 500 euros aproximadamente já com a montagem de um novo.
Não convençido, já que a luz tanto liga, como se apaga, fui pedir uma 2ª opinião na Feu-Vert, numa das minhas deslocações ao Continente. Lá, não foi possível chegar a nenhuma conclusão, o alternador sempre debitou a carga (em Volts) adequada (segundo o eletricista) e depois de ligar a centralina ao computador, verificou-se também que não tinha nenhum erro memorizado (que pudesse ter ficado). Pedi também um orçamento para um alternador da concorrência ao que me foi dado valores na ordem dos 300 euros já com a montagem.

Já um pouco sem saber o que fazer, fui novamente a outro concessionário da Renault (Rotor) para tentar certificar-me antes de gastar (mais) dinheiro, e já que estes vendem peças recondicionadas. Resultado: indicaram-me possível defeito no quadrante, já que não conseguiram detetar nenhuma anomalia quer no alternador, quer na bateria.   

Vim, "cuscar" à net por problemas semelhantes, e deparei-me com este thread... de fato já tinha vericado que quando engreno marcha-atrás, momentâneamente, a luz de nevoeiro ... nunca dei nehuma importância... mas será mesmo mau contacto ou stress com alguma massa :?:   (como e onde posso verificar?)

Caros utilizadores se tiverem novidades agradeco que comuniquem (possível) solução para este problema que é o único que "ensombra" o meu laguna...

Abraços a todos!!!

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #35 em: 29 de Julho de 2012, 12:18 pm »
Viva,

Desde que mudei a lâmpada e limpei os contactos nos faróis traseiros, o problema melhorou e muito, pois segundo a minha mulher só viu uma vez o aviso nos últimos seis meses (é ela que anda com o carro com mais regularidade durante a semana e eu só lhe pego aos fins-de-semana, mas também a minha mulher é distraída, se apareceu mais vezes o mais certo é não ter visto). Como também referi acima, aparentemente em tempo húmido o problema surge mais vezes, o que faz algum sentido pois água e sistemas elétricos/electrónicos não são grandes amigos.

Também já li por aí um ou dois testemunhos que o problema pode estar apenas nas fichas do quadrante que fazem mau contacto. Como a minha laguna tem andado sem problemas de maior no que ao quadrante diz respeito, tenho deixado andar como está, mas se o problema agravar serão as fichas do quadrante o próximo sítio a procurar.

Abraço, e boa sorte com a resolução do problema! E claro, se encontrares a solução, não te esqueças de vir cá dizer qualquer coisa...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline mascondez

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu, Portugal
  • Mensagens: 1310
  • Garagem : Laguna Break II 1.9 Dci Privilege
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #36 em: 24 de Agosto de 2012, 09:19 am »
Boas pessoal.
Vem ando com um problema na minha laguna que tudo indique que a bateria da mesma esta morta ou seja levar uma nova.
Os sintomas sao chego ao carro para por a trabalhar e nada, peço a alguem e com os cabos trabalha logo, vou dar uma volta com a carrinha para poder carregar a bateria chego a casa estaciono na garagem, no dia seguinte de manha pegou bem foi para  o trabalho com a mesma e voltei tudo normal.
Ficou parada na garagem 1 dia ontem a noite vou para a por a trabalhar e nada.
Tudo leva a que tenha que levar uma bateria nova correcto?
Depois deparei-me aqui no topico com algo que tambem tenho notado que me acontece a algum tempo, ao travar a luz de nevoeiro no quadrante acende.
Tera algo haver ou relacionado a minha situação?

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #37 em: 24 de Agosto de 2012, 13:13 pm »
Muda a bateria a isso mascondez.

Offline mascondez

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu, Portugal
  • Mensagens: 1310
  • Garagem : Laguna Break II 1.9 Dci Privilege
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #38 em: 24 de Agosto de 2012, 14:15 pm »
se trocar a bateria fica normal?
Ja tenho varias baterias em vista para trocar mas sao todas acima dos 100euros.

Onde posso ver a bateria mais recomendada?

Offline Mefisto

  • O que é um carro ?
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Mensagens: 285
  • Garagem : Renault Laguna 2.2dci Aut (2004)
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #39 em: 24 de Agosto de 2012, 15:36 pm »
Espanha

eu comprei este verao uma nova para a minha Laguna por 64€ de 85mA (acho que é isto)
o minimo que consegui encontrar pela zona do Algarve (que era onde estava de ferias) foi 95€

ainda é uma diferença brutal de preço

« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, 18:26 pm por carlosjcm »
Aluga-se este espaço

Offline abeirokid

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 205
  • Garagem : Renault Laguna Break 1.9dCi
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #40 em: 03 de Junho de 2013, 00:41 am »
Boas,

Como já vi que há alguns tópicos sobre isto e para não abrir mais nenhum, faço reply a este.
Passou-se o seguinte, hoje ao puxar (e bem!) pela minha Laguna, a partir de uma certa rotação, pelo que reparei mais ou menos cerca das 4,000rpm acendia-me no CB a tal mensagem Defeito Carga e STOP.
Quando desacelerava, a mensagem desaparecia .. Voltei a puxar e mais uma vez igual.

A bateria penso que terá cerca de 1 ano, sensivelmente.

Alguém tem ideias do que poderá ser ?

Offline abeirokid

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 205
  • Garagem : Renault Laguna Break 1.9dCi
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #41 em: 03 de Junho de 2013, 00:47 am »
Como me esqueci de referir e não consigo editar o tópico, só queria dizer que mudei à pouco tempo o tensor da correia do alternador, polia da cambota e correia.

Offline abeirokid

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 205
  • Garagem : Renault Laguna Break 1.9dCi
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #42 em: 11 de Novembro de 2013, 06:43 am »
Boas,

Já aqui há uns tempos que me aparece este erro, a vermelho acima das 3k RPM. Se desacelerar desaparece o erro do CB.
Liguei à CLIP e o erro não é nada de especial, fala só em problema de carga.
No manual de utilizador diz que pode ser pouca carga ou excesso.

Agora pergunto, alternador ou bateria ? Qual a maneira mais correcta de testar ambos ?

Obrigado!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #43 em: 11 de Novembro de 2013, 08:18 am »
Com o multímetro. e o carro a trabalhar, mede a voltagem nos bornes da bateria, a carga deve ser superior a 12V e inferior a +/- 14,5V, mas para estar bom o valor da carga deve andar acima dos 13v
Se os valores estiverem perto dos 12v ou abaixo deste significa que o alternador não está a carregar.
Se acelerares até Às rotações que fazem disparar a mensagem de erro, e medires a voltagem, ficas a saber se o alternador a essa rotação está ou não a trabalhar bem.
Convém ver também se as ligações do alternador estão boas e a fazer bom contacto.
Quanto à bateria - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5665.0


Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: ERRO defeito de carga
« Responder #44 em: 11 de Novembro de 2013, 08:39 am »
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh: