Autor Tópico: Parques de estacionamento  (Lida 7535 vezes)

Offline anita89

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Luxemburgo
  • Mensagens: 919
  • Garagem : Clio IV RS , Pontiac Firebird, Mercedes E220
Parques de estacionamento
« em: 29 de Julho de 2016, 06:55 am »
Boas pessoal.
Isto é mais une desabafo que outra coisa... ontem fui ao supermercado, isto pelas 16h quando todos os supermercados estao cheios. A procura de um lugar vazio (o que nao é facil encontrar) la encontrei um, no meio de um Audi Q7  e um BMW X6. De tao distraida que estava, so depois me deparei com o problema: nao conseguia sequer sair do carro visto os outros dois estarem a "ocupar mais espaco do que aquilo que deviam". Isto entre aspas, porque a culpa nem é deles, mas pelo facto dos espacos para estacionar nao estarem adaptados a este tipo de veiculos.
La sai e fui a procura de outro lugar vazio, encontrei dois lugares vazios seguidos e o que fiz foi estacionar no meio dos dois visto de um lado estar uma Kangoo, e do outro um GLK, logo se me colasse a um deles ia acabar por ter, de certeza uma porta riscada  :angry:

Agora pergunto: visto que cada vez os carros sao maiores, nao deviam os parques serem maiores tambem? Nòs, os que conduzimos os carros ditos normais, acabamos por ser prejudicados porque se um dos carros acima mencionados, nos derem uma "portada" no nosso carro, eles de certeza que nem sequer vao reparar  :gun:

Bem, ja esta  :embarrassed:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Parques de estacionamento
« Responder #1 em: 29 de Julho de 2016, 07:11 am »
As marcas é que tem que evoluir, e começar a por almofadinhas nas portas como a citroen  :laugh: achas mesmo que quem abre uma porta e dá uma trancada no carro de outro, tenha lá o carro que tiver, que se vai preocupar??
Os parques maiores, é mais difícil. qualquer dia temos mas é que sair pela janela porque não dá para abrir as portas por não haver espaço entre os carros.
O melhor mesmo nesses casos, é ir de transportes públicos, ou então ir a uma hora menos movimentada.

Offline anita89

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Luxemburgo
  • Mensagens: 919
  • Garagem : Clio IV RS , Pontiac Firebird, Mercedes E220
Re: Parques de estacionamento
« Responder #2 em: 29 de Julho de 2016, 07:15 am »
Epah, eu faco sempre uma ginastica desgracada para entrar e sair do carro sem tocar no carro do lado,  porque é que os outros nao fazem o mesmo? Uma questao de respeito por algo que nao é nosso  :gun:

Sair pela janela? Eu devia ter tirado uma foto... Acho que nem isso conseguia e olha que nao sou gorda  :angry:

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Parques de estacionamento
« Responder #3 em: 29 de Julho de 2016, 08:15 am »
anita89, fazer a gestão do estacionamento em subterraneo (em cave de edifícios) não é uma tarefa facil. Até porque é das ultimas coisas a prever-se e tem imensas condicionantes.

Depois o dono do estacionamento quer rentabilizar ao maximo esse espaço...

De qualquer das formas, acho que na maioria das vezes o problema está nos condutores visto que o estacionamento subterrâneos para uso publico (exemplo dos supermercados) deve ter no mínimo 2,3 metros de largura e esses lugares  Sei que em Lisboa é assim pois o artigo 11 da Deliberação n.º 41/AM/2004 da CMLisboa assim o obriga.

Atenção que nem sequer são todos os lugares... só podem ter esta largura no maximo 40% dos lugares.

Não me lembro de existir um regulamento nacional sobre esse assunto...

No caso de Lisboa e dos lugares mais pequenos o minimo é 2,30m... os ligeiros no maximo têm uma largura de 2metros... quer dizer que sobram 30 cms por lugar, 15 cm por porta e por lugar.

Ou seja 15cms por porta e por lugar + os supostos 15cms respeitantes à porta do lugar do lado, faz 30 cms uteis.

Resumindo, em Lisboa quando um carro não tem espaço para estacionar, ou depois não consegue abrir as portas é porque um dos carros do lado reflecte a obesidade mental do seu condutor.  :tongue:

Offline anita89

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Luxemburgo
  • Mensagens: 919
  • Garagem : Clio IV RS , Pontiac Firebird, Mercedes E220
Re: Parques de estacionamento
« Responder #4 em: 29 de Julho de 2016, 08:35 am »
O problema é que nao é so em Lisboa, acho que ha em todo lado esse problema. Podiam alargar os espacos de 30 cm e ja o pessoal tinha mais espaco. Sei que em Stuttgart ha lugares XXL nos parques e mesmo espacos dedicados as mulheres e familias, e estes tambem sao mais largos. Algo que devia ser adoptado a todos os locais.

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Parques de estacionamento
« Responder #5 em: 29 de Julho de 2016, 09:48 am »
(...)espacos dedicados as mulheres e familias (...)

Por cá também devia de existir lugares para as primeira pessoas que mencionaste ;) Já assiste a cada uma que só visto...  :laugh: :laugh: :laugh:

Mas falando do teu tópico, concordo plenamente, mas eu tenho uma abordagem diferente: sempre que posso, e mesmo que o tenha que deixar longe, estaciono o carro nos lugares que estejam mais vazios...

E com outro truque: em centros comerciais, tento sempre deixar o carro junto aos pilares, porque nesses lugares posso encostar ao máximo o carro ao pilar deixando espaço para que o vizinho do lado estacione à vontade...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Parques de estacionamento
« Responder #6 em: 29 de Julho de 2016, 10:39 am »
Eu também gosto desses sítios ao pé dos pilares, normalmente tenho sempre lugar pois para muitos é missão impossível estacionar nesses sítios.

O problema é que cada vez há mais carros e menos sítios para os por, por isso o espaço tem que ser rentabilizado ao máximo.

aqui na nossa vizinha espanha, no el faro por exemplo, os espaços são digamos razoáveis, mas depois os espanholes estacionam ocupando 2 lugares, com os carros completamente atravessados, sem qualquer respeito pelo próximo, obrigando os outros carros a ficarem com menos espaço útil para estacionar, no estacionamento subterrâneo do el corte inglês, esse então é do pior, mesmo com os carros bem estacionado, para sair do carro só dá se saírem todos do mesmo lado e encostas ao máximo do outro.

Existe muita falta de civismo por parte das pessoas, exemplo disso é ver carros a ocupar 2 lugares, atravessados nos espaços de estacionamento, etc, se fossem mais civicas, tinham o cuidado de estacionar bem deixando para o próximo espaço em condições, terem cuidado para nao bater no carro do vizinho, etc.

Eu quando estaciono tenho sempre o cuidado de o deixar o melhor possível, quer para não incomodar o próximo nem ser incomodado.

Só abro excepção para aqueles que deixam os carros completamente mal estacionados e se estiver bem disposto deixo-os bem entalados, ou esperam que eu chegue ou então entram pela janela  :laugh: :laugh:

Offline pjrcampos

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1120
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
Re: Parques de estacionamento
« Responder #7 em: 29 de Julho de 2016, 11:22 am »
Eu tambem uso a tecnica dos pilares. E quando fico mais proximo do carro ao lado, ao abrir a porta, tenho o cuidado de colocar a mão do lado de fora da porta, para que sejam o meus dedos a bater no outro carro, e não a porta. Mas infelizmente não somos todos iguais, e a esmagadora maioria das pessoas não quer saber, e simplesmente atira a porta contra o carro do lado.
É o que temos, e temos de aprender a viver com isso...

Offline anita89

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Luxemburgo
  • Mensagens: 919
  • Garagem : Clio IV RS , Pontiac Firebird, Mercedes E220
Re: Parques de estacionamento
« Responder #8 em: 29 de Julho de 2016, 12:48 pm »
Eu tambem estaciono bastantes vezes ao lado dos pilares, mas a melhor solucao é como diz o Kovinha, mais longe. Mas o caso de ontem foi extremo visto estar tudo ocupado... eu voto por lugares mais largos  :embarrassed:

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Parques de estacionamento
« Responder #9 em: 29 de Julho de 2016, 14:23 pm »
Oh Zézé de Alenquer, mas para que queres tu lugares junto aos pilares com um chaimitrão como o teu?  :laugh:  :laugh:

Quanto ao desabafo, o normal. Apenas tenho a acrescentar o facto de ter mais cuidado ao ocupar 2 lugares. No caso da existência de muitos lugares vazios, o bom senso diz-me que não tem problema. Já em lugares muito congestionados, revela falta de consideração pelos demais. E depois há gente triste que por essas vão lá e vingam-se com uma chavinha desde do guarda lamas traseiro ao dianteiro.

Anita, desta vez podes ter evitado um toque na porta ao estacionar em 2 lugares, mas lembra-te da próxima que estacionares mal propositadamente pode ter outras consequências.
« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 14:23 pm por MRC »
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline anita89

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Luxemburgo
  • Mensagens: 919
  • Garagem : Clio IV RS , Pontiac Firebird, Mercedes E220
Re: Parques de estacionamento
« Responder #10 em: 29 de Julho de 2016, 17:28 pm »
O problema nao sao so os toques nas portas mas tambem pelo facto de nao me deixar espaco sequer para sair do carro...

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Parques de estacionamento
« Responder #11 em: 29 de Julho de 2016, 17:45 pm »
Eu só por causa disso chego a deixar o carro o mais distante possível das portas. Mesmo assim, há sempre algum que se cola ao meu.

Já cheguei a ir embora do sitio só por causa dos lugares serem demasiado apertados... mas olha que em Portugal até nem é assim tão mau. De todos os parques que já tive em PT e fora, os piores foram os espanhois, principalmente nos El Corte Ingles...
Até para o carro ficar dentro das linhas é complicado :/

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: Parques de estacionamento
« Responder #12 em: 29 de Julho de 2016, 21:26 pm »
Pensava que era só eu a ser esquisito com o lugar onde deixo o carro.
Afinal somos uns quantos, felizmente digo eu.

Offline anita89

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Luxemburgo
  • Mensagens: 919
  • Garagem : Clio IV RS , Pontiac Firebird, Mercedes E220
Re: Parques de estacionamento
« Responder #13 em: 30 de Julho de 2016, 10:56 am »
Lipe,  :laugh: eu nem disse nada mas tambem ja me aconteceu de ir a outro sitio por causa dos lugares serem muito apertados  :laugh:


Scenick, eu acho que é felizmente, pode ser que quando alguem se decidir a fazer algo, quantos mais para apoiar, melhor sera   :smiley:

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Parques de estacionamento
« Responder #14 em: 30 de Julho de 2016, 13:52 pm »
Tu viste já como sou com os lugares... perto da porta, não é para mim, a não ser que o lugar esteja protegido :D