Autor Tópico: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)  (Lida 15970 vezes)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #15 em: 24 de Março de 2016, 08:22 am »
Rui_ferreira, acho que exageraste, pois pelo menos nas ultimas 10 mensagens tuas, não há nenhuma que tenha sido editada para retirar citações da mensagem imediatamente anterior, não percebo como é que te exaltas para uma chamada de atenção que até nem sequer era direccionada a ti.
Depois ninguém do staff utiliza a citação da mensagem imediatamente anterior, e mesmo que algum utilize, seja administrador quer moderador,  assim que tal mensagem seja vista, é editada como todas as outras, o critério é igual para todos os users ;)

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #16 em: 24 de Março de 2016, 08:27 am »
Rui, lê atentamente as regras que são uma espécie de termos e condições para se poder utilizar o fórum.

Acho que estás a exacerbar algo e com tranquilidade era resolvido sem estas decisões. Editar não é igual a censura e como administrador noutro fórum, por vezes, tenho de editar as publicações para que sejam ordenadas e fáceis de ler.
Sobre o citar é um código de conduta interno que protege a organização e leitura fácil e fluída (i.e. não reler o que já foi dito no mesmo alinhamento de conversa).

Enviado com aprovação Jacques Cousteau


Offline predas

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 599
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #17 em: 24 de Março de 2016, 10:21 am »
A cena das citaçoes o moço tem desculpa....veio da mesma escola que eu

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #18 em: 24 de Março de 2016, 10:34 am »
Predas, não és o primeiro nem serás o ultimo  :laugh: mas fazer o que o rui fez, acho que foi exagerado da parte dele, ainda para mais na situação que foi, é que não se compreende mesmo, pois ele nem sequer estava a utilizar as citações.

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #19 em: 24 de Março de 2016, 20:20 pm »
tão sensiveis... Acabem com as paneleirices e resolvam isso com um duelo de pistolas de agua...

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #20 em: 24 de Março de 2016, 22:06 pm »
Para acabar com isto, quero apenas lembrar o que está escrito nas regras do fórum, nomeadamente o ponto 3 no ultimo parágrafo:

Citar
3. Participação
Dá-se liberdade aos Users para fazerem o número de posts que entenderem por dia, contudo haverá um controlo por parte dos Moderadores para evitar a multiplicação de mensagens sem qualquer interesse (SPAM). Se um User abusar do SPAM, será notificado pelos Moderadores, de modo a corrigir o seu comportamento.
O User é também incentivado a escrever correctamente, de uma forma legível para todos os outros utilizadores.
Se o User reincidir em comportamentos que vão contra as regras do fórum, então será suspenso ou banido do fórum.

Os posts colocados pelos Users são de consulta pública para todos os membros, e passam a ser propriedade do Fórum RenaultPT, ficando integrados na base de dados do fórum. Os posts não serão apagados mesmo que seja solicitada a eliminação da conta por parte do User.

Agora voltamos à questão da tão falada liberdade. Durante bastante tempo neste fórum, a edição de posts era um exclusivo dos users Privilege (Admin e Mods podem fazer por inerência de função). No final do ano passado, após debate interno no staff, foi decidido que essa possibilidade seria estendida a todos.
O resultado está aqui. O abuso de uma liberdade que foi concedida.
Tudo teria sido mais simples e sem todo este alarido, se as coisas fossem faladas com o staff. Certamente se teria chegado a um qualquer entendimento entre ambas as partes.

A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2853
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #21 em: 21 de Julho de 2016, 20:54 pm »
É com tristeza e apreensão que vejo suceder isto uma vez mais (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=20059.45).
É triste constatar que ainda temos por aqui companheiros que não sabem aceitar uma critica, seja ela construtiva ou não.
É de pensar se vale a pena dar liberdade e direitos a certos user's que acham que em qualquer altura podem alterar as regras do jogo só porque a conversa não vai no sentido que esperavam e vai daí embirram e amuam e usam um privilégio que só devia ser usado pelos administradores do forum, e eu contra mim falo, porque apesar de ter esse poder nunca o usei em proveito proprio nem quando me estavam a dar na cabeça.
Falo claro está do poder editar os tópicos.
Acho muito sinceramente que a administração devia retirar esse privilégio a todos os utentes do forum, ninguèm, repito, ninguém devia poder chegar a um tópico e apagar tudo o que lá estava escrito.
Temos de ser ética e moralmente adultos para assumir as opiniões que exprimimos por escrito, e a partir do momento que escrevemos deveria ficar para sempre, salvo uma excepção de notório erro em que o utente o assumisse e então expunha o caso à administração e esta aí sim anularia uma frase ou coisa parecida que a pessoa se tivesse enganado.
Desculpem os user's de bom senso e sãos companheiros por este meu desabafo mas há certas atitudes que não podemos nem devemos calar.

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #22 em: 22 de Julho de 2016, 15:48 pm »
Só agora vi isto e precisamente após mais alguem ter editado os posts todos e apagado tudo... MRC mil aplausos, a serio! Gostei desta tua posta :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline ricardocastro

  • Aproveitar o intervalo da vida...
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: ermesinde
  • Mensagens: 181
  • Garagem : Renault Megane Break 1.5 dci
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #23 em: 22 de Julho de 2016, 19:58 pm »
Scenick excelente...tudo dito. Pessoal de grande humildade e caráter. :wink:

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #24 em: 24 de Julho de 2016, 09:01 am »
Mrc? Scenick!

Discordo com o retirar ou só admins. Muitas vezes uso a ferramenta seja para corrigir o português ou adicionar informações invés de nova posta devido ao intervalo de tempo. Evitar parecer uma attention **ore.

A resposta dada pelo Rui foi top. Faria o mesmo e para ser chatinho usar a base de dados do fórum e repôr as mensagens.
Até abana a p**a!

Estás desculpado Scenick porém só se tirares umas fotos com o carro todo jabardalhoco!

Enviado com aprovação Jacques Cousteau


Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #25 em: 16 de Agosto de 2016, 23:35 pm »
Farfalho, interpretando o que o Gonçalo escreveu, suponho que seja mesmo eu, visto ter sido o que em primeiro abordou o problema com a criação do presente tópico.

@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #26 em: 17 de Agosto de 2016, 09:47 am »
Exacto, era mesmo para ti Miguel (MRC) :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #27 em: 17 de Agosto de 2016, 10:23 am »
Boas

Eu concordo com a postura consciente que o user MRC enuncia.

Não concordo com toda e qualquer forma de limitação aquilo que cada um escreve aqui (excluindo as proibidas por condições de utilização não abusivas).

Foi enunciado uns posts atrás que:
Os posts colocados pelos Users são de consulta pública para todos os membros, e passam a ser propriedade do Fórum RenaultPT, ficando integrados na base de dados do fórum. Os posts não serão apagados mesmo que seja solicitada a eliminação da conta por parte do User.

isto até pode estar muito bem escrito mas a bem da verdade é abusivo e da mesma forma que as condições enunciam isto enunciam também no ponto anterior a subjugação do forum à Lei Portuguesa e Comunitária sobre os direitos de autor e sobre o copyright.

Ora direito de autor engloba tudo, se eu produzo um post aqui no forum, ele é da minha autoria, é da minha propriedade; se eu posto aqui uma foto dum projeto meu, dum carro meu é meu, é da minha autoria é de minha propriedade.

Ainda que esteja escrito em condições gerais e tácitamente aceite através dum processo de inscrição isso não significa que tenha de existir por parte "do user" aceitação implicita delas quando essas condições vão contra o direito de autoria, de propriedade; quando se publica aqui uma foto do "nosso" carro, ainda que com matricula ocultada há sempre qualquer coisa que o pode identificar. Se eu "solicito" a remoção de determinado post produzido por mim estou mais que no meu direito e existindo a utilização posterior por parte do forum dum tópico meu ao qual eu solicitei o apagamento ou uma foto é abuso de direito por parte do forum e ofensa ao meu direito de propriedade

Quando eu, escrevendo uma resposta a um tópico como por exemplo este mesmo onde respondo e se o pretendo alterar porque é que não o posso alterar?? Porque há-de ser tido como de ideia inicial que a intenção é deturpar o que escrevi e não só colocar de forma mais explicita? Ou mesmo anular um erro de Português? Não existe também "uma obrigação" de escrever corretamente no forum??

Pegar na situação que está indicada numa resposta a este tópico atrás, uma tal dum laguna e fazer dela "regra" não me parece justo.

E isto tudo em jeito de finalização sem beliscar minimamente o respeito de cada um por todos e o inverso, da mesma maniera que também sublinhando e reconhecendo a posição dos moderadores e admnistradores.

Cumprimentos

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #28 em: 17 de Agosto de 2016, 12:12 pm »
Caro jotaagá, isso do copyright é tudo muito bonito, mas é mais direccionado para situações de partilha de algo sujeito a copyright.
No caso de posts de qualquer user no fórum é muito diferente. Até coloco a coisa de outra maneira. Para o fórum existir é necessário que alguém trate de o manter vivo e manter vivo não passa apenas por pagar o custo que isso implica. Há que cuidar do fórum e para isso existem as regras. Se juridicamente estão num espírito contrário a alguma lei, sinceramente não sei pois não tenho qualquer formação nessa área. Até prova em contrário continuarão assim.
Até coloco isto de outra forma, quando alguém vai a tua casa certamente tem que "cumprir" determinadas normas de educação, caso contrário é rua com ele, certo?
A edição de mensagens, como sabes, durante algum tempo esteve disponível para todos, mas devido a abusos voltou a ser exclusiva de um grupo (Initiale Paris). Para os restantes não há problema nenhum com isso, pois basta denunciar a mensagem ao moderador, ou em alternativa enviar uma pm a alguém do staff com a ou as alterações pretendidas. Também estamos cá para isso e logo que tenhamos tempo disponível, altera-se. Sim, porque não andamos aqui 24 horas por dia. :smiley:

Para finalizar, neste tasco tentamos ser o mais democráticos possível e remeto para o ultimo parágrafo do meu post mais recente deste tópico:

Tudo teria sido mais simples e sem todo este alarido, se as coisas fossem faladas com o staff. Certamente se teria chegado a um qualquer entendimento entre ambas as partes.

O staff não adopta a postura de "quero, posso e mando", tenta-se sempre privilegiar o diálogo franco e aberto. O caso mais recente que envolveu o user fire_tvd, mesmo com conversa em privado pelo meio, acabou por extremar de tal forma a sua posição que a alternativa foi mandar embora.

A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #29 em: 17 de Agosto de 2016, 12:18 pm »
Concordando neste ponto do jotaagá mas apenas na parte de que se o tópico do projeto for do meu carro e eu o quisesse eliminar e o solicitasse ficaria agradecido. A desvantagem que tem é de que a informação desse tópico e de problemas que o carro eventualmente tivesse iria ser perdida.

Ora direito de autor engloba tudo, se eu produzo um post aqui no forum, ele é da minha autoria, é da minha propriedade; se eu posto aqui uma foto dum projeto meu, dum carro meu é meu, é da minha autoria é de minha propriedade.
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN