Autor Tópico: Filtro de particulas/Adblue  (Lida 6518 vezes)

Offline MM

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Evora
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Megane 3 Businesspack
Filtro de particulas/Adblue
« em: 29 de Novembro de 2018, 15:39 pm »
Boa tarde a todos,

Comprei o meu RM em Agosto deste ano em 2ª mão. O veículo é de 2012, importado.
Tenho uma séria preocupação no que diz respeito ao FAP, que só tive conhecimento depois de o comprar. :(:(:(
A minha condução é citadina, fazendo uns miseráveis 3 ou 4 Km por dia e em velocidade bastante baixa, pois!
Ainda não vi o carro a fazer a dita regeneração, nem nada que o valha.
preocupa-me cada vez mais, pois não tenho posses de pagar uma fortuna para mudar o filtro.
Vi entretanto na net este aditivo-o Adblue, que me deu alguma esperança em poupar o meu bicharoco, mas penso que não tem ainda este sistema. Pelo menos não vejo onde poderá ser colocado o tal aditivo.
Alguém me pode dar umas luzinhas?
Do género: Como é feita a tal regeneração, já que nunca me aconteceu, nem sei se avisa no painel, se acende luz......uma imensa escuridão para mim nesse campo!
Se tem o tal depósito para o aditivo. Se sem, onde? Mil obrigadas!!!!



Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Filtro de particulas/Adblue
« Responder #1 em: 29 de Novembro de 2018, 16:38 pm »
Boas.
Nao tenhas stress com o carro.

Os 1.5dci nao costumam dar problemas com o FAP.

Tenho um de 2013 e por curiosidade vou vendo com a Can Clip ,e tambem ando sempre nas voltinhas  e em media de 3mil em 3mil kilometros a fuligem volta ao "0".

Só sei que faz  as regeneracoes, porque quando chega ás 15/16/17 gramas, mais grama menos grama ele volta ao zero.
Só uma vez que eu estava parado no Ic19 é que notei um estremecer ligeiro, chego a casa ligo a Clip, e ja estava nos 0.35gr, de resto nunca dei conta de nada.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Filtro de particulas/Adblue
« Responder #2 em: 29 de Novembro de 2018, 16:42 pm »
PS...claro que se só andas 3 a 4 kilometros por dia, isso já pode ser problematico nao só para o FAP como para toda a mecanica ...

Eu quando disse "ando nas voltinhas" serao mais de 20 kilometros a maior parte das vezes...

Agora quanto ao Adblue, isso esquece.
Nao dá para adaptar.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2853
Re: Filtro de particulas/Adblue
« Responder #3 em: 29 de Novembro de 2018, 17:17 pm »
Off-topic mode : para que um carro a diesel para fazer 3-4 kilometros p/ dia?

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Filtro de particulas/Adblue
« Responder #4 em: 29 de Novembro de 2018, 19:03 pm »
Pode ter sido uma compra aliciante...

Eu tambem quando ha 3 anos comprei o 1.5dci, antes tinha jurado que nao comprava mais carros a diesel, pois fiquei farto da LagunaII 2.0dci,mas apareceu-me este a menos 5mil euros que o valor de mercado, com dois anos e meio, e a gasolina nao vi nada que me interessasse, e depois de saber que o FAP nestes 1.5dci nao davam problemas, avancei para a compra.

Mas tambem tenho outro a gasolina.
As voltinhas pequeninas sao feitas agora com o Civic, dantes era o Clio 1.9D, mas ja foi...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline MM

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Evora
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Megane 3 Businesspack
Re: Filtro de particulas/Adblue
« Responder #5 em: 30 de Novembro de 2018, 17:05 pm »
Alvaro Carvalho,

Comprei porque sou de Aveiro e moro no Alentejo, e é suposto começar a fazer essa viagem mais amiúde, e com gasolina......gastava bastante. E tb porque em principio mudarei de casa e irei para uma distancia de mais ou menos 15 Km.... No final do mês (se não tiver azar com o FAP) ficaria mais vantajoso. Sabia lá eu dessa porcaria do FAP. grrrr. :angry:

Obrigada !!:) :kiss:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Filtro de particulas/Adblue
« Responder #6 em: 04 de Dezembro de 2018, 12:34 pm »
Há sempre outras alternativas mais baratas que o diesel, o gpl por exemplo ;)

Offline MM

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Evora
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Megane 3 Businesspack
Re: Filtro de particulas/Adblue
« Responder #7 em: 04 de Dezembro de 2018, 14:42 pm »
De facto....mas o negócio foi bastante bom......

Offline RF1T

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: V.N.Famalicão
  • Mensagens: 36
  • Garagem : Megane III Coupé dCi, Laguna III Break GT
Re: Filtro de particulas/Adblue
« Responder #8 em: 04 de Dezembro de 2018, 17:14 pm »
Boa tarde a todos,

Comprei o meu RM em Agosto deste ano em 2ª mão. O veículo é de 2012, importado.
Tenho uma séria preocupação no que diz respeito ao FAP, que só tive conhecimento depois de o comprar. :(:(:(
A minha condução é citadina, fazendo uns miseráveis 3 ou 4 Km por dia e em velocidade bastante baixa, pois!
Ainda não vi o carro a fazer a dita regeneração, nem nada que o valha.
preocupa-me cada vez mais, pois não tenho posses de pagar uma fortuna para mudar o filtro.
Vi entretanto na net este aditivo-o Adblue, que me deu alguma esperança em poupar o meu bicharoco, mas penso que não tem ainda este sistema. Pelo menos não vejo onde poderá ser colocado o tal aditivo.
Alguém me pode dar umas luzinhas?
Do género: Como é feita a tal regeneração, já que nunca me aconteceu, nem sei se avisa no painel, se acende luz......uma imensa escuridão para mim nesse campo!
Se tem o tal depósito para o aditivo. Se sem, onde? Mil obrigadas!!!!

A minha mulher tem um Clio dCi 90cvs com FAP faz 2 km por dia para ir e 2kms por dia a vir do trabalho, faz isto há 3 anos problemas 0, os dCi têm um quinto injector que trata disso, não se preocupe com isso!

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Filtro de particulas/Adblue
« Responder #9 em: 04 de Dezembro de 2018, 20:58 pm »
D´acordo
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Amadeu

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 7
  • Garagem : Renault Grand Scénic Bose 1.6 DCI 2014
Re: Filtro de particulas/Adblue
« Responder #10 em: 16 de Maio de 2019, 22:30 pm »
Boa noite e os motores 1.6 dci 130cv das Scénic de 2014 como sei se está a fazer a regeneração e cuidados a ter