Autor Tópico: Ajuda para prós e contras de uns Renaults  (Lida 32935 vezes)

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« em: 10 de Janeiro de 2013, 00:54 am »
Não é propriamente uma duvida mas é mais para pedir um conselho.
Como já alguns sabem eu ando a tirar a carta, como tál comecei já uma busca pela internet de algumas viaturas (como não podia deixar de ser o requisito principal era ser Renault :P ). Sendo assim gostava que me ajudassem na escolha entre alguns modelos que tenho em mente.

Tenho em vista 5 modelos diferentes: Clio 1.9D; Safrane 2.1TD; R25 2.1TD; R19 1.9TD; R19 1.9D;

Será basicamente para ir até à escola e sair ao fim-de-semana, como vários amigos meus não têm carta ainda fica de fora a hipótese de um comercial, até porque eu gosto de saber que em caso de necessidade sempre tenho lugares extra :P . O que tem o melhor motor parece-me ser o R19 1.9TD, para além de conseguir fazer consumos baixos ainda consegue ter um bom fôlego para ultrapassagens em segurança e com uma repro ainda ficaria melhor. Por outro lado, os que existem à venda já têm preços que não tenho tanta vontade de pagar, até tenho disponibilidade para isso mas prefiro não gastar muito para um primeiro carro.
Assim sendo juntei o R19 1.9D que consegue consumos igualmente baixos mas sei que iria acabar frustrado com o desempenho do 1.9D para andamentos mais vivos.
O Clio 1.9D apenas está aqui porque encontrei um de 5 lugares à venda e porque o 1.9D consegue ser melhor no clio do que no 19.
O Safrane até não me pareceu muito mau, acredito que consegue ter melhor andamento que o R19 1.9D para além de ser muito mais carro e bem mais confortável.
Até que encontrei o que me pareceu ouro sobre azul, um R25 2.1TD. Como o 25 é mais leve que o safrane já se irá desenrascar em andamento e em consumos andará ela por ela, para além de o 25 ser um dos carros que sempre quis ter (pode não ser o V6 Turbo, mas acho que um nas minhas mãos só iria servir para me matar xD ).

O que seria mais poupadinho para mim seria o R19TD, mas com a diferença de preço para o 25 daria para quase 1 ano de gasóleo, para além de o 25 pagar menos IUC que o 19.
Agora queria saber se acham que estou mesmo a seguir a lógica ou se estou mais a seguir o gosto pelo carro. Ah e só para esclarecer bem, eu gosto de carros grandes e espaçosos, o tamanho de um 25 não me irá fazer diferença em relação ao 19 uma vez que na escola aquilo é um descampado com muito espaço :P

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #1 em: 10 de Janeiro de 2013, 15:37 pm »
Tem mesmo que ser diesel? É que tens na net um 25 TXI a GPL, motor 2 litros de 12 válvulas com 140cv, a bom preço (mais barato que a instalação do GPL), muito melhor que o 2.1 td em todos os aspectos a meu ver.

Os diesel, são mais mancos e ruidosos, e quando dão problemas (não assim tão raras as vezes, uma vez que já têm todos lá para cima dos 20 anos e muitos kms) são muito dispendiosos (bem mais que os otto). Só uma reparação de bomba injectora do 1.9, custa em geral 600 ou 700€. A do 2.1 não deve fugir desse preço, se não for mais cara.

Outra coisa, como gostas de carros grandes e em especial do R25 e do Safrane, advirto-te já que o material em geral para estes modelos é bem caro, pois a maior parte das peças só há na origem e o seu preço superior aos restantes modelos, para não falar que para o R25 já devem escassear muitas peças.

Mas quem corre por gosto... :)

P.S.: Não gostas dos 21? Existem em 1.9 e 2.1 diesel... ;)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #2 em: 10 de Janeiro de 2013, 15:56 pm »
Concordo com o MRC. Ainda para mais parece que vais andar pouco, pelo qual o 25 TXI a GPL parece encaixar que nem uma luva no teu perfil.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #3 em: 10 de Janeiro de 2013, 17:30 pm »
O problema é que eu andei de olho no 25 TXI mas o anuncio já não está na internet.
Carro a gasolina está fora de questão porque as despesas mensais seriam bem maiores e já não dava. GPL já é outra história, também tenho uns em vista mas o problema é que existem poucos ao que estou disposto a dar.
R21 também gosto mas o que está melhorzito já tem para cima de 300 mil kms e não queria muito arriscar.

Também vi uma Laguna Break 2.0 (não sei se 8v ou 16v) a GPL que parecia não estar má e um Safrane 2.0 140cv a GPL também. Tanto um como o outro parecem ser boas escolhas e até seriam mais baratos de usar.

Se esse 25 TXI ainda estivesse por ai vinha já sem pensar duas vezes.

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #4 em: 10 de Janeiro de 2013, 18:04 pm »
Na minha opinião e sendo o primeiro carro ia pro r19 1.9 td... porque se é esse que gostas mais.. mais tarde vais te arrepender de não ter comprado.
Para uns os carros são meios de transporte..para outros algo mais. Como tu pareces ser dakeles de os carros são algo mais, não podes ser 100% racional com a escolha :p eheh

Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2013, 21:44 pm »
Mas o meu gosto vai mais para o R25 2.1TD, o R19 é 500€ mais caro acabando por compensar o maior consumo do R25. O 25 também é um carro que adorava ter, assim matava 2 coelhos de uma vez.

Sei que o R25 seria um carro para manter em minha posse, enquanto estou na escola terei que me governar com o dinheiro que ia para o passe do autocarro mais algum dinheiro que gastava para ir a outros lados. Uma vez que é à conta e o conforto de um carro é totalmente diferente.

Será um carro para fazer cerca de 400kms por mês no máximo.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #6 em: 10 de Janeiro de 2013, 21:54 pm »
Conselho de amigo: não compres um R11. :laugh:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #7 em: 10 de Janeiro de 2013, 21:57 pm »
Epá... pra fazeres 400km por mês(cerca de 5000km por ano), não sei se vale a pena investires num diesel, se calhar compras com o mesmo dinheiro algo a gasolina(eventualmente também a GPL) e com o dinheiro da diferença do carro a diesel para o gasolina, isso daria para a gasolina de sobra.
É só uma opinião ;)

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #8 em: 10 de Janeiro de 2013, 22:04 pm »
Mas os a gasolina dessa altura são bastante gastadores e depois de ter o carro nao vai ser so os 400km ...como todos sabemos nao é? :)

Ai gostas mais do r25? carro muito maior e doutra gama mas se gostas mais então pronto...  :tongue:
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #9 em: 10 de Janeiro de 2013, 22:07 pm »
Por acaso tinha pensado num de 3 portas que está à venda, mas provavelmente teria que lhe mudar o motor ou então rezar para os 400 mil kms não serem de escafianço xD

Luis o meu problema é ter que usar o dinheiro para o passe a afins, com um a gasolina teria que andar a levantar dinheiro do banco todos os meses para compensar os gastos maiores. Não iria compensar em relação ao preço dos transportes, apenas em conforto. Também tenho que admitir que depois de ver a maior facilidade nos arranques com carros a gasóleo ajudou a esta decisão.

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #10 em: 10 de Janeiro de 2013, 22:11 pm »
Não vás por aí. O meu primeiro carro foi a gasolina e passados uns tempos conduzia-o com o mesmo à vontade de um diesel ao ponto de conseguir arrancar apenas com a embraiagem. Só não insisto num a gasolina porque realmente naquele tempo gastavam que era uma coisa parva. Mas um a GPL dava que pensar.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #11 em: 10 de Janeiro de 2013, 22:14 pm »
Por isso mesmo estou inclinado para o Laguna ou o Safrane a GPL. O R25 será em último caso.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #12 em: 10 de Janeiro de 2013, 22:32 pm »
não te metas nesses "chassos" diesel :D
Eu provavelmente iria para a gasolina ou caso tenhas interesse, GPL.

E entre esses 3, preferia o laguna ;)

A questão dos diesel conduzirem-se melhor... quando comecei a conduzir só deixava ir abaixo carros diesel, os a gasolina nunca deixava ir abaixo  :laugh:

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #13 em: 10 de Janeiro de 2013, 22:41 pm »
A gasolina não poderá ser mesmo, o mais certo seria o carro ficar parado em casa para sair aos fim-de-semana. Sendo a gasóleo ou GPL já dá para usar todos os dias. Também estou virado para o Laguna, está mais barato que o safrane, menores consumos e é sempre mais fácil arranjar peças.

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Ajuda para prós e contras de uns Renaults
« Responder #14 em: 10 de Janeiro de 2013, 22:48 pm »
Já vi aqui muita conversa sobre carros mas falta a pergunta fundamental: quanto queres gastar?

Tendo em conta os carros de que falas nao deve passar dos 1000 a 1500€ certo?