Autor Tópico: Problemas AC (Megane III)  (Lida 12016 vezes)

Offline Clauduxo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Megane III
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #15 em: 01 de Setembro de 2018, 16:16 pm »
Acredito que possa ser...quando estive de férias passei numa oficina onde me disseram que poderia ser o motor do AC ou uma reisistência,, mas como não tinha forma de testar o motor disse que era preferível ir à marca.

Sou da zona sim (Amadora) mas o carro tem garantia de 1 ano. Já falei com o stand e eles é que vão resolver. Abri o tópico porque queria perceber se já teria acontecido e perceber se era grave ou não.

Eu uso o AC praticamente sempre...não ter em viagens longas é complicado.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #16 em: 02 de Setembro de 2018, 11:47 am »
É assim.
Quando o AC nao funciona bem e nao se sabe do que é, a primeira coisa a fazer porque é a mais simples e porventura a mais barata, é carregar o AC.
Essa  oficina nao tinha nada que alvitrar que seria do motor, etc.

Se está na garantia, força. Nao sei se o carregamento do AC estara coberto...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Pedrora

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 68
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #17 em: 16 de Setembro de 2018, 02:46 am »
Boas,
Carreguei o meu ac mas o problema mantém-se.....
O electricista diz que se trata de um sobreaquecimento de alguma peça e aponta para o comando de abertura/fecho das portas de ventilação.
Vamos ver se é desta que se descobre o problema.

Offline RF1T

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: V.N.Famalicão
  • Mensagens: 36
  • Garagem : Megane III Coupé dCi, Laguna III Break GT
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #18 em: 16 de Setembro de 2018, 11:12 am »
O meu Megane é de 2009 é teve o mesmo problema, na Renault em Famalicão carregaram o AC reinstalaram o controlador do AC é funciona agora na perfeição tal e qual como saiu em 2009 do stand!

Offline Clauduxo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Megane III
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #19 em: 17 de Setembro de 2018, 12:49 pm »
Boas,
Carreguei o meu ac mas o problema mantém-se.....
O electricista diz que se trata de um sobreaquecimento de alguma peça e aponta para o comando de abertura/fecho das portas de ventilação.
Vamos ver se é desta que se descobre o problema.

O meu AC foi carregado quando comprei o carro...portanto há cerca de 1 mês. Já levei ao stand, ao abrigo da garantia, mas não é uma avaria fácil de perceber. Pelo que li noutros foruns e pelo que tenho falado com amigos mecânicos, pode ser muitas coisas.
Perde força na ventilação, manda fumo ou vapor pelas saídas do ar, faz mais frio do lado do pendura do que do condutor (estando na mesma temperatura)...mas só acontece quando se anda mais alguns km...bastam 40 ou 50km...se puxarmos pelo carro a 130 ou 140km/h começa logo a notar-se.
Quem ande poucos km com o carro, nem notava o problema porque dá sempre frio. Eu faço algumas viagens e começa a ser desconfortável estar constantemente a ficar sem AC...
Se entretanto alguém resolver a questão...que me diga para tentar verificar a mesma coisa.
Obrigado pelos feedbacks!

Offline RF1T

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: V.N.Famalicão
  • Mensagens: 36
  • Garagem : Megane III Coupé dCi, Laguna III Break GT
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #20 em: 17 de Setembro de 2018, 13:07 pm »
Clauduxo o que descreve é exactamente o que se passou com o meu, tem a certeza que lhe carregaram o AC?
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 14:33 pm por Sls a GPL »

Offline Clauduxo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Megane III
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #21 em: 17 de Setembro de 2018, 17:41 pm »
Certeza, certeza...não tenho. Deram-lhe um relatório da revisão quando comprei o carro e constava lá o recarregar do AC, no entanto poderá não ter sido bem feita ou poderá existir uma fuga.
Posso sempre passar numa Norauto para ver o nivel de gás...eles conseguem ver isso. Se estiver baixo...será esse o problema, certo?

« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 22:09 pm por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #22 em: 17 de Setembro de 2018, 22:16 pm »
O gás quando aquece deixa de conseguir fazer frio porque o sistema por segurança para.
O que significa que não arrefece como deve de ser, e as razões podem ser varias.
Desde o circuito entupido a problemas no compressor.
Visto que isso só acontece em viagens grandes, ou a grandes rotações do motor, o que eu sugiro é levares isso a uma casa especializada em ac e não a  uma nourato ou afins para não gastar dinheiro duas vezes.

Isso tem que ser verificado de fio a pavio, se o filtro está em condições, se o compressor está a trabalhar bem, se não há entupimentos, se o radiador  e o condensador estão bons, se o nível de óleo é o correcto, etc.

Para mexer, mexe-se de vez, em vez de andarem as apalpadelas.

Offline RF1T

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: V.N.Famalicão
  • Mensagens: 36
  • Garagem : Megane III Coupé dCi, Laguna III Break GT
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #23 em: 18 de Setembro de 2018, 12:09 pm »
Certeza, certeza...não tenho. Deram-lhe um relatório da revisão quando comprei o carro e constava lá o recarregar do AC, no entanto poderá não ter sido bem feita ou poderá existir uma fuga.
Posso sempre passar numa Norauto para ver o nivel de gás...eles conseguem ver isso. Se estiver baixo...será esse o problema, certo?
[/quoste]

Certo, vai lá e verifica a quantidade de gás, de certeza que não te carregaram o gás.

Offline MM

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Evora
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Megane 3 Businesspack
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #24 em: 18 de Setembro de 2018, 17:45 pm »
Tive esse problema exactamente. Frio do lado do pendura e ar normal do lado do condutor. no meu caso era o radiador (não sei se se chama assim) que estava com fuga. Paguei 110€ pelo radiador, 65€ por um enchimento de gás e a mão de obra.

Offline Clauduxo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Megane III
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #25 em: 23 de Setembro de 2018, 16:10 pm »
Poderá ser esse também o problema. Tenho notado que o carro perde liquido de refrigeração...muito devagar, mas nota-se que está mais baixo.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2018, 17:54 pm por Sls a GPL »

Offline Clauduxo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Megane III
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #26 em: 31 de Outubro de 2018, 11:34 am »
Pessoal, situação resolvida e venho dar o feedback, caso aconteça a mais alguém.

O problema, no meu caso, era o sensor de temperatura. Estava avariado e quando era colocado no frio fazia mais frio que o mínimo que conseguimos definir no carro. Acabava por congelar e deixar de enviar ar. Havia alturas que mandava pela ventilação uma espécie de fumo branco, que era gelo...

Ao que parece é bastante comum este sensor avariar nestes modelos, tanto que quando cheguei à oficina de ar condicionado a pessoa disse-me logo que sabia o que era.

Fica a nota e agradeço os vossos feedbacks!

Bem haja.

Offline Pedrora

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 68
Re: Problemas AC (Megane III)
« Responder #27 em: 25 de Novembro de 2018, 00:08 am »
Obrigado pelo feedback!!!!
Por acaso pode indicar a casa onde foi?
Obrigado