Autor Tópico: Água a mais líquido de refrigeração  (Lida 4907 vezes)

Offline TiagoDuarte1990

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Espinho
  • Mensagens: 18
  • Garagem : Renault Megane 2 2005
Água a mais líquido de refrigeração
« em: 01 de Junho de 2018, 11:21 am »
Meti água anti-congelante até cima estava distraído e não vi, tirei um bom bocado com uma palha. Ficou ainda um pouco cheio mas deixei como vou fazer viagem e é água deixei. Tem algum mal ? Obrigado A quem ajudar é que aquilo na minha carrinha não se vê bem o máximo e o minimo

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: Água a mais líquido de refrigeração
« Responder #1 em: 01 de Junho de 2018, 11:32 am »
Olá, qual o carro em questão?
Não é o fim do mundo mas também não deves deixar andar acima da marca MAX.
Isto porque o excesso de liquido pode não fazer bem também, por exemplo no meu carro, clio 1,4 um mecânico da Renault disse-me que liquido do radiador em excesso pode fazer com que o carro gaste mais gasolina...
Tenta afinar isso :)
Clio 1.4 2002 VR

Offline TiagoDuarte1990

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Espinho
  • Mensagens: 18
  • Garagem : Renault Megane 2 2005
Re: Água a mais líquido de refrigeração
« Responder #2 em: 01 de Junho de 2018, 18:55 pm »
É uma megane 1.5 Dci, sim eu fiz está manhã uma viagem de 130km e a puxar vi que realmente gastou um pouco, foi mesmo descuido

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Água a mais líquido de refrigeração
« Responder #3 em: 01 de Junho de 2018, 19:03 pm »
Isso também já me aconteceu mal não faz mas não é de todo conveniente andar muito acima do max ele por si só vai deixar passar o excesso lentamente pela tampa podes fazer como eu fiz de lado no termostato com a tampa do depósito do antigelo Aberto( frio de preferência) há um pequeno parafuso/ tampa para sangrar o sistema abres e deixa o líquido sair até estar a nível volta a tapar e fecha o deposito e ficas com o assunto resolvido.
Cumprimentos

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Água a mais líquido de refrigeração
« Responder #4 em: 02 de Junho de 2018, 00:41 am »
um mecânico da Renault disse-me que liquido do radiador em excesso pode fazer com que o carro gaste mais gasolina...
Tenta afinar isso :)

Só se for por causa do peso da água  :laugh:
A margem que existe serve para a expansão da água. O circuito como trabalha sobre pressão necessita dessa margem. No entanto a tampa tem uma válvula de segurança que liberta pressão acima de um determinado valor, normalmente ronda 1,5 bar ou mais.
Se a margem for inferior ao normal, a válvula liberta pressão mais cedo e mais vezes.
Com isso vai saindo vapor de água e tende a chegar a um ponto de equilíbrio. Nível de água vs área de expansão.

Contudo como já foi dito, não é grave, caso tudo esteja a funcionar bem. Mas se a válvula da tampa estiver avariada há o risco do vaso não aguentar o excesso de pressão.
A solução também já foi dada que é abrir o purgador e
Retirar o excesso.

Offline pmcc1970

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Renault Megane II 101CV 10-2004
Re: Água a mais líquido de refrigeração
« Responder #5 em: 26 de Julho de 2021, 21:45 pm »
Tenho Megane 1.5 DCI e também me aconteceu o mesmo e assim que a liguei começou a fazer um pequeno barulho de fundo e penso que tenha a ver com a água a mais. Irei amanhã de manhã retirar o excesso.