Como todos sábem, ou pelo menos já deviam saber nesta altura do campeonato, para ter xenon LEGAL, é necessário ter um sistema de lava-farois e um sistema de regulação da altura dos farois automático, ligado à suspensão.Este DIY tenta explicar toda a instalação do dito regulador automático, sujo seu termo técnico é Unidade Central Electrica Lampada Xenon.O regulador é este aparelho:A sua referência na Renault é: 8200078466. Não consegui saber com exactidão o seu preço. Mas custa um pouco mais de 100€ na Renault.Material: -Regulador automatico-Fio electrico (6 fios com pelo menos uns 2,5 metros cada)-Contactos electricos para a ficha do regulador-Fita isoladora-Ferramentas para trabalhos electricos. (alicates, x-acto, chaves, etc etc)-Pistola de cola quente-Abraçadeiras de plásticoTempo: uma tarde inteira deve chegarCusto: O regulador é caro, mais de 100€ na Renault. Fora isso, são apenas custos com o material necessário. Precauções: Manter a ignição desligada e as luzes desligadas durante toda a operação.1: Preparação da cablagem!Vamos usar os 6 fios e numa das suas extremidades vamos colar umas etiquetas e vamos escrever um destes números 1, 2, 4, 5, 6, 7 em cada uma das etiquetas de cada fio, sem repetir os números.Na outra extremidade de cada fio, vamos colocar os contactos electricos. Estes contactos: http://www.leiritronica.com/electronica/product_info.php?cPath=1_294&products_id=47358Agora vamos meter os fios e os terminais na ficha do regulador, cada fio tem de ser colocado no respectivo número que se pode ver dentro da ficha do regulador, junto a cada contacto.Depois disto, vamos dar forma e isolar a ficha. Para isso vamos usar cola quente para encher os espaços vazios da ficha do regulador. Depois da cola arrefecer, usamos uma chave de fendas para soltar a ficha do regulador. Ficamos com algo assim:Seguidamente vamos pegar no rolo de fita isoladora e vamos envolver toda a extensão de fios. Deixálos todos juntos e envolvidos pela fita em toda a sua extensão. Cuidado para as etiquetas com os números de cada fio não saÃrem. É extremamente importante.2: Instalação do regulador.O regulador é posto por cima do eixo traseiro, do lado esquerdo do carro. Se espreitar-mos lá por baixo vemos uma chapa com 2 furos. é aà que é encaixado o regulador. O braço oscilante do regulador é metido num furo no eixo traseiro que existe e é visÃvel logo abaixo da chapa de encaixe.As imagens ajudam:Para fixar o regulador, é necessário um parafuso de chave 13.3: Passagem da cablagem até ao tablier.Vamos passar a cablagem para dentro do carro. Vamos fixa-la por baixo do carro aos tubos dos travões usando as abraçadeiras. Mais ou menos a meio do carro existem uma borracha que dão acesso ao parafuso traseiro esquerdo do banco do condutor. Retiramos a borracha, fazemos um furo nela e passamos lá a cablagemDentro do chassis, junto ao parafuso do banco existe um buraco que dá acesso ao interior do carro, vai saÃr dentro do carro, por baixo dos tapetes, junto ao parafuso do banco:Passamos por aà a cablagem e depois vamos metê-la, dentro do plástico de roda-pé, até chegar ao regulador manual.Podemos ligar a ficha que fizemos a respectiva ficha do regulador.4: Ligação dos fios. Ora bem. Espero que neste ponto, ainda estejam as etiquetas identificadoras de cada fio no seu respectivo fio.Vamos ligar 3 fios na ficha do regulador manual. O fio da massa, o fio do comando dos motores dos farois e o fio de sinal de luzes de médios.Podemos ver aqui onde ligar: Regulador automático:Regulador manual:Fio 1 (auto)---B1(manual)Fio 6 (auto)---B2(manual)Fio 7 (auto)---B3(manual)O fio nº 2, podemos ligar no fio amarelo do isqueiro do carro.O fio nº 5 vai ligar ao fio nº 7 da ficha de diagnóstico OBDO fio nº 4, é ligado no sinal de velocidade do quadrante( quadrante clio 2.2: fio 13 ficha vermelha; quadrante clio 2.3: fio 14 ficha verde)Isolar sempre todas as uniões de fios. Depois disto tudo, está a funcionar. Já não é necessário o regulador manual, embora ele possa ficar ligado.Esquema electrico para ajudar:Agora já não ha desculpas para andar com o xenon ilegal by Xmarine