Autor Tópico: Manutenção mencionada no livro, versus manutenção do computador de bordo  (Lida 825 vezes)

Offline carbm

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Carregado
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Renault Captur
Boa tarde

Em dezembro de 2018 comprei um renault captur DCI 90, usado, com 30.626 KM, cujo histórico de revisão,.000 menciona Dezembro de 2018, como sendo efetuada a revisão dos 30.000 KM. Conforme consta na Ficha de Manutenção e Garantia, a revisão devería ser efetuada aos 60.000 KM ou 1 ano depois.
Em Julho de 2019 ( 7 meses depois da suposta 1ª revisão) e aos 54.000 ( 6.000 KM antes dos 60.000 KM) sou avisado que tenho que efetuar a revisão.
Hoje, Fevereiro de 2020, passados 7 meses da revisão dos 60.000 KM, e a viatura com 76.000 KM, menos 8.000 km dos referidos 30.000 KM de intervalo, estou a ser avisado que tenho que fazer a revisão. Já me desloquei á oficina, para saber o que se passava e informaram-me que a viscosidade do óleo já não é a aceitável. Quando questionados sobre a informação dada ao cliente sobre o número de Kilómetros (30.000) e os 12 meses para os intervalos das revisões da viatura, responderam-me com o tipo de condução efetuada. A minha viatura não anda muito em circuitos urbanos ( cerca de 25%) sendo o restante feito em longas distancias ( 100 a 600 KM) com uma média de 4,8 / 5 Litros - 100 KM.
Alguém me poderá explicar o que está errado?
Obrigado

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Manutenção mencionada no livro, versus manutenção do computador de bordo
« Responder #1 em: 18 de Fevereiro de 2020, 17:51 pm »
Da mesma forma, que a media que o cb calcula a média, faz o mesmo com o óleo, ou seja, o carro não tem nenhum debimetro que mede o combustível gasto, mas calcula o consumo com base no tempo de injecção, por isso a media registada no cb tem uma margem de erro da real.
Com o óleo é igual, ele não mede nada, mas sim baseia-se no tipo de condução para dar o aviso das revisões.
Se trocares o óleo e não fizeres reset ao cb, ele vai continuar a dizer para fazeres a revisão  :laugh:

Por isso o meu conselho é marimbares-te no cb, e fazeres as revisões a intervalos mais curtos que os 30 mil km.
Por exemplo, eu, também tenho revisões padronizadas nos 30 mil km com óleo semi-sintético (10W40), e no entanto faço revisões a cada 20 mil km +/-, e uso óleo sintético (5W40) que é melhor e com mais longevidade que o semi-sintético, e faço 99% de viagens de longa distancia e aproximadamente 40 mil km por ano.
O que vem no manual é "condução normal" coisa que dificilmente qualquer pessoa consegue fazer segundo os padrões com que se basearam para fazer os cálculos de durabilidade das revisões.
Como o seguro morreu de velho, é encurtar nos km, ou caso se faça muitos poucos km de ano a ano.

Offline carbm

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Carregado
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Renault Captur
Re: Manutenção mencionada no livro, versus manutenção do computador de bordo
« Responder #2 em: 18 de Fevereiro de 2020, 18:32 pm »
Muito obrigado pela rápida resposta e pelo esclarecimento.
Um abraço