Da mesma forma, que a media que o cb calcula a média, faz o mesmo com o óleo, ou seja, o carro não tem nenhum debimetro que mede o combustÃvel gasto, mas calcula o consumo com base no tempo de injecção, por isso a media registada no cb tem uma margem de erro da real.
Com o óleo é igual, ele não mede nada, mas sim baseia-se no tipo de condução para dar o aviso das revisões.
Se trocares o óleo e não fizeres reset ao cb, ele vai continuar a dizer para fazeres a revisão
Por isso o meu conselho é marimbares-te no cb, e fazeres as revisões a intervalos mais curtos que os 30 mil km.
Por exemplo, eu, também tenho revisões padronizadas nos 30 mil km com óleo semi-sintético (10W40), e no entanto faço revisões a cada 20 mil km +/-, e uso óleo sintético (5W40) que é melhor e com mais longevidade que o semi-sintético, e faço 99% de viagens de longa distancia e aproximadamente 40 mil km por ano.
O que vem no manual é "condução normal" coisa que dificilmente qualquer pessoa consegue fazer segundo os padrões com que se basearam para fazer os cálculos de durabilidade das revisões.
Como o seguro morreu de velho, é encurtar nos km, ou caso se faça muitos poucos km de ano a ano.