Sabes que o facto de existir a EGR nos automóveis foi uma imposição europeia e não um capricho de alguma marca automóvel? Se calhar por isso não faz muito sentido o comentário...Dá uma olhadela nas imposições das normas Euro 3 e euro 4 e euro 5
aacc...Antigamente um 1.9td, para fazer 80cv precisava de uns 6-7L/100Hoje em dia, já tens motores com a mesma cilindrada (1.9L) com mais de 150cv e a consumir os mesmos 6-7L/100Não achas que estão mais eficientes?Agora se são mais fiáveis ou não... acho que continua como sempre foi desde que o automóvel foi inventado: Uns andam 500mil km sem dar problemas....outros nem 20mil e já estão encostados... Sempre foi assim e acho que assim vai continuar.As grandes diferenças que noto na evolução de motores é que cada vez é preciso que os técnicos sejam cada vez mais especializados, as ferramentas de diagnóstico/reparação cada vez mais especÃficos e as peças são muito mais caras e a quantidade de peças é muito maior.
Penso que o que ele estava a querer dizer com eficiencia fosse a respeito dos consumos e nao ao nivel de motorizacao vs cilindrada
Não ouvi, mas li e escreveste isso. As marcas foram obrigadas a reduzir o NOx nos diesel a partir do ano 2000. Se não o fizessem, simplesmente não podiam vender carros! Essas teorias da conspiração.... ganha mas é juÃzo lool Os gajos que fizeram a EGR tiveram 10 anos de reuniões diárias apenas para decidir e calcular o tamanho dos parafusos para segurar a EGR (e não, as reuniões não foram para decidir que horrores vão meter no motor para lixar o cliente). Achas que um gajo como eu ou tu ou um reprogramador que mexemos em carros há meia dúzia de dias temos autoridade ou conhecimentos para questionar algo que foi devidamente estudado e calculado ao longo de anos? epa... se quiseres questionar a qualidade de um carrinho de brincar da loja dos chineses... ok. Agora de um objecto que tem de garantir a segurança dos ocupantes além de andar, travar e de fazer tudo o que é normal fazer.... não te metas nisso.E depois do que expliquei... não percebo porque é que continuas a insistir na tua teoria de que a EGR estraga o motor...ora lê o texto que meti lá atrás e explica-me, depois de ler o texto, porque é que essa afirmação tem sentido. ÉSim... suja o colector de admissão... e daÃ? há formas simples e baratas de o meter a brilhar! E se deres uns puxões em AE de vez em quando... aquilo nem deixa acumular carvão.E sem esquecer da outra função da EGR para além da parte da PoluÃção.
Nao sei e como e que com tanta conversa a cerca do meio ambiente, porque e que os engenheiros que tu tanto falas que estudam isto e aquilo a cerca de tudo e mais alguma coisa para preservar o meio ambiente, nao se jogam de vez ao carro movido a agua! Epah para alem de nao poluir sai mais barato o combustivel! Mas se calhar e por isso, e' mais barato arranjar material para meter no deposito ou nao, se calhar sou eu com a mania das conspiracoes como tu lhe chamas