Votação

Quais são as lâmpadas que usas?

Philips Blue Vision
13 (7.5%)
Philips BlueVision Plus
8 (4.6%)
Philips Diamond Vision
4 (2.3%)
Philips EcoVision
1 (0.6%)
Philips Xtreme Power
2 (1.1%)
Philips Xtreme Vision
12 (6.9%)
Osram Coolblue
3 (1.7%)
Osram Night Breaker
12 (6.9%)
Osram Night Breaker Plus
37 (21.3%)
Bosch Xenon Silver
1 (0.6%)
GE-General Electrics
0 (0%)
Lâmpadas de origem
45 (25.9%)
Marca Branca
20 (11.5%)
Bosch Plus
4 (2.3%)
Philips Longlife EcoVision
3 (1.7%)
NOKYA Cosmic White Pro Halogen Stage II (5000K)
1 (0.6%)
Osram Night Breaker Plus Limited Edition
8 (4.6%)

Votos totais: 134

Autor Tópico: Tópico das lâmpadas  (Lida 305401 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #480 em: 23 de Fevereiro de 2015, 09:23 am »
Rui, a nível de luzes de dia, como médios, máximos, e muitas vezes mínimos, uma "lâmpada LED" não substitui eficazmente uma lâmpada normal.

Isto porque a óptica foi desenhada para determinada lâmpada, tendo em conta as suas dimensões, intensidade e dispersão de luz. Com uma lâmpada normal, a dispersão de luz é a ideal para a DRL, principalmente devido à reflexão da luz. Se trocares para LED, além da intensidade de luz nunca ficar igual, provavelmente vais ter dois pontos de luz forte e pouca luz reflectida (dependendo do tipo de LED).

Por outras palavras, se pretendes manter a função de DRL e ser bem visto de dia (em condições atmosféricas normais, caso contrário deve ligar-se os médios) convém manteres as lâmpadas originais ou equivalentes.

Esta questão de halogéneo vs LED é muito frequente nos mínimos. Nas ópticas onde a lâmpada de mínimos fica no "meio" do farol, uma lâmpada de LED nunca substitui eficazmente, visto a luz reflectida no farol não ser uniforme. Geralmente apenas quando o farol tem uma zona dedicada aos mínimos fica bem.

Alguns esclarecimentos:
-Não vou alterar nada relativo às lâmpadas de mínimos, médios ou máximos.
-Não penso deixar de usar as DRL, pois para mim isso sempre foi uma mais valia, tanto que quando conduzo carros que não as têm, uso os médios.
-O que pretendo é apenas a possibilidade de troca da P21W de DRL para uma lâmpada com leds com dispersão de luz equivalente, pois a clássica usada normalmente nos stops tem alguns problemas. Com o tempo o vidro da lâmpada começa a ficar escuro (estamos a falar de lâmpadas em condições, nada de chinesices) e começa a aquecer em demasia aquela zona. Em consequência disso a parte superior da óptica começa a apresentar alguns danos, que só estão minimizados porque assim que as lâmpadas começam a escurecer, é logo troca imediata. Nestas condições as lâmpadas apenas duram 1 ano e meio...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline pjrcampos

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1120
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #481 em: 23 de Fevereiro de 2015, 09:59 am »
É verdade que é dificil encontrar lampadas led com boa qualidade e dispersão de luz. Mas elas existem! Eu coloquei na minha Laguna nos stops e piscas, e dão até mais luz do que as originais. E aí, é um claro exemplo de necessidade de dispersão de luz. O problema é que a esmagadora maioria das lampadas led que se vêm por aí são de baixissima qualidade, quer em intensidade de luz, quer sobretudo na dispersão uniforme da mesma, só que o preço fica convidativo. Se comprarem uma boa lampada com led cree, com lupa, e com leds nas laterais para dispersar a luz, acreditem que ficam ainda com mais intensidade, mesmo nas DRL (P21W). Só que um conjunto de duas lampadas dessas, mesmo na China, de onde mandei vir as minhas, custam cerca de 20 USD. E aí já não se torna tão apetecivel. Mas as vantagens do led, são sobretudo o consumo, e mais que tudo o muito menor aquecimento, que normalmente vai estragando o próprio farolim, como aconteceu na minha Laguna II, que acabou por derreter o reflector.

Já quando passamos para os médios/máximos (H7, H4, H1...) Aí a conversa já é outra, e de facto ainda não encontrei nenhuma lãmpada led que se aproximasse sequer mesmo das lampadas de halogeneo, quanto mais do Xenon. Precisamente pela questão da dispersão de luz. NEste caso, desaconselho estas lãmpadas. Mandei vir umas para experimentar, e olhando para a optica até parecia bem, mas deixando uma com xenon e aoutra com o led, a diferença é verdadeiramente colossal!...
Abraço!

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #482 em: 23 de Fevereiro de 2015, 10:19 am »
Diz-me lá então de onde mandaste vir as P21W com led cree, para eu analisar a coisa. :wink:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline pjrcampos

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1120
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #483 em: 23 de Fevereiro de 2015, 12:21 pm »
Do famoso famoso "senhor Ebay"... ;)
Algo como isto:
http://www.ebay.com/itm/1156-BA15S-P21W-1129-LED-2000LM-50W-CREE-12V-Car-Daytime-Running-Light-DRL-Bulb-/221673156930?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item339cbff142
Estas por acaso até estão a bom preço, mas com uma busca por "car led cree p21", por exemplo, terás muito com que te entreter e perder tempo... :)
Eu já mandei vir uma carrada deste tipo (piscas, minimos/stops, marcha atrás...) para os meus dois carros, e digo-te que estou maravilhado. Se fosses da zona do Porto, até te podia emprestar um conjunto que tenho a mais para experimentares...
Abraço!

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #484 em: 23 de Fevereiro de 2015, 12:26 pm »
Obrigado pjrcampos. :wink:
Vou juntar esse e outros que entretanto encontrei, depois tomarei uma decisão.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Tiago Lima

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santo Tirso
  • Mensagens: 142
  • Garagem : Renault Mégane Coupé 1.5 dci Bose Edition 2012
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #485 em: 19 de Maio de 2015, 21:14 pm »
Boas, eu uso mas h7 look xenon, lampada azul, mas ja tive que mudar uma a um mes atras pois foi a vida.
Megane III Coupé Bose Edition 2012 1.5Dci 110Cv
Tiago Lima

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #486 em: 19 de Maio de 2015, 23:13 pm »
Vai ser o próximo investimento para o Clio: lampadas para os médios com look Xenon, ao bom estilo que tinha no C2 com as Bosch Xenon Silver...

Acho que desta vez vou experimentar as Osram Nightbreaker Plus...

Offline Silvestre

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Mensagens: 4214
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #487 em: 20 de Maio de 2015, 00:03 am »
Fazes bem, eu já tenho no meu clio à mais de 1 ano e não me arrependo.  :grin:
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #488 em: 20 de Maio de 2015, 10:02 am »
Também tenho dessas na Megane, mas não são look xenon... são 4300K se não me engano, como as de origem!
No entanto, e sabendo como são as Megane II para fundir lâmpadas, estou satisfeito com as Osram Nightbreaker Plus, porque já vão a caminho dos 2 anos sem fundir!

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #489 em: 20 de Maio de 2015, 18:39 pm »
Aquilo dá efeito Xenon no sentido de dar um pouquinho mais de luz branca, mas a granda vantagem em relação às de origem é o alcance que elas permitem, isso sim, sem dúvida que melhora e muito com este tipo de lampadas...

Quando o t€mpo o permitir será o investimento a realizar, porque para o Clio já não encontro lâmpadas a 25/26€ como encontrava para o C2  :tongue:

Offline Tiago Lima

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santo Tirso
  • Mensagens: 142
  • Garagem : Renault Mégane Coupé 1.5 dci Bose Edition 2012
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #490 em: 20 de Maio de 2015, 23:08 pm »
Dei pelas minhas 18 euros, da um tom mais branco, mas ja tive que mudar uma, e comprei fez agora 6 meses, espero nao ter que andar sempre a mudar, senão volto a meter umas que tinha orsam nightbreaker.
Megane III Coupé Bose Edition 2012 1.5Dci 110Cv
Tiago Lima

Offline Tiago Lima

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santo Tirso
  • Mensagens: 142
  • Garagem : Renault Mégane Coupé 1.5 dci Bose Edition 2012
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #491 em: 20 de Maio de 2015, 23:11 pm »
De resto tenho Leds 5w5 canbus, nas portas, matricula, porta luvas, interior(frente e atrás), na mala, e a frente as que ja vinham de origem que fazem de minimos, por agora tudo em ordem.
Megane III Coupé Bose Edition 2012 1.5Dci 110Cv
Tiago Lima

Xmarine

  • Visitante
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #492 em: 20 de Maio de 2015, 23:21 pm »
5w5 não existe.

Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.


Offline Tiago Lima

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santo Tirso
  • Mensagens: 142
  • Garagem : Renault Mégane Coupé 1.5 dci Bose Edition 2012
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #493 em: 20 de Maio de 2015, 23:23 pm »
Eu tenho no meu led canbus 5w5
Megane III Coupé Bose Edition 2012 1.5Dci 110Cv
Tiago Lima

Xmarine

  • Visitante
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #494 em: 20 de Maio de 2015, 23:25 pm »
Estás enganado. O que tens é w5w. 5w5 não existe em coisa nenhuma que tenha a ver com lampadas.

Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.