Autor Tópico: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA  (Lida 17653 vezes)

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
  • Mensagens: 319
RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« em: 29 de Outubro de 2009, 19:50 pm »
Os Renault 9 e 11 foram automóveis produzidos entre 1982 e 1988. No mercado norte-americano eram conhecidos como Renault Alliance e Encore respectivamente.

O R9 foi um 3 volumes de 4 portas, lançado em 1982 e foi vencedor do Carro do Ano Europeu do mesmo ano. Uma versão do R9 foi produzido pela American Motors Co. (AMC), nos Estados Unidos, onde era conhecido como Renault Alliance (embora também tivessem um discreto emblema AMC no vidro traseiro). O Alliance apareceu na "Car & Driver" na lista dos 10 melhores para 1983, e foi também "1983 Motor Trend Car of the Year". Além das 4 portas, o Alliance foi oferecido comuma versão de 2 portas, e a partir de 1984 um cabriolet. O R11 foi uma berlina de 2 volumes de 3 ou 5 portas, lançada em finais de 1983. Nos E.U.A., a sua versão era conhecida como o Renault Encore. Embora os dois carros tinham nomes diferentes, e silhuetas, eram na realidade idêntica, e foram destinados a substituir conjutamente o antigo Renault 14. O R11 também se distinguia do R9 pela sua frente, que incluiu as ópticas duplas, algo já utilizado no Alliance (E.U.A.). O R9 também recebeu uma nova frente em 1984 e ambos os modelos foram ligeiramente alterados pela última vez em 1987, com novas frentes e traseiras, nomeadamente novas ópticas.

Ambos os carros utilizaram motores com cilindradas de 1.1, 1.2 e 1.4 litros, o bom e velho motor do tipo C (Cléon) de 8 válvulas, e uma suspensão de concepção básica que resultou numa boa experiência de condução normal. A excepção foram os 9 e os 11 Turbo, que utilizaram o mesmo 1.4 Cléon, mas desta vez sobre-alimentado por um turbo Garret T2, o mesmo motor turbo do Renault Super 5. Embora mais pesados, a potência do motor foi suficiente para garantir um excelente desempenho, graças aos seus 115 cv DIN (85 kW). Houve ainda versão mais recente em relação a motorizações, o motor de tipo F (Font), que fora desenvolvido em colaboração com a Volvo, com 1.7 litros, inicialmente com 82cv, tendo depois visto a sua potência aumentada para os 90cv, que estimulou as versões TXE e GTX, ou seja a alta e média gama, respectivamente.

Os Renaults 9 e 11 continuaram em produção até 1988, quando o Renault 19 foi lançado como substituto. O Alliance e o Encore (que passou a Alliance a partir de 1986) foram abandonados após a aquisição da AMC por parte da Chrysler em 1987. 

O 11 teve um momento de estrelato no filme do James Bond, de 1985 "A View To a Kill", onde Bond "rouba" um táxi, utiliza-o para perseguir a personagem interpretada por Grace Jones. Numa sequência coordenada pelo famoso duplo francês Rémy Julienne, o carro fica sem o tejadilho e é depois cotado ao meio, numa colisão com outro carro (um Renault 20).











« Última modificação: 08 de Junho de 2011, 11:22 am por Rui »
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2009, 20:03 pm »
ainda se veem muitos destes

MRC

  • Visitante
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2009, 21:10 pm »
ainda se veem muitos destes

Olha que já se viu bem mais... Quando fui buscar o 11 a Lisboa, em mais de 500kms só vi um belo 9 GTS fase 1 em plena Lisboa, de resto, nem 9 nem 11...  :rolleyes:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #3 em: 30 de Outubro de 2009, 01:41 am »
ainda vejo 2 r11 a virem fazer as revisões na marca :)

e tenho um vizinho que tem um 11 turbo que está irrepreensivel

MRC

  • Visitante
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #4 em: 30 de Outubro de 2009, 02:19 am »
ainda vejo 2 r11 a virem fazer as revisões na marca :)

e tenho um vizinho que tem um 11 turbo que está irrepreensivel

Olha que ir à revisão na Renault com um 11... São de senhoras não?   :grin:

Já agora esse 11 turbo do vizinho, é de que fase e de quantas portas?  :tongue:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #5 em: 30 de Outubro de 2009, 20:53 pm »
3 portas , fase I

Offline maxpt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 75
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #6 em: 12 de Novembro de 2009, 13:44 pm »
Bem levar um renault 11 a renault para fazer a revisão.. :P deve ser algo de muito raro..

Adorava ter um fase 1, 3 portas turbo, há pouco tempo o dono de um deve ter achado que eu lhe queria roubar o carro.. XD

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
  • Mensagens: 319
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #7 em: 13 de Novembro de 2009, 01:51 am »
Bem levar um renault 11 a renault para fazer a revisão.. :P deve ser algo de muito raro..

Adorava ter um fase 1, 3 portas turbo, há pouco tempo o dono de um deve ter achado que eu lhe queria roubar o carro.. XD

 :grin: :grin: :grin: hummmmmmmmm coisa boa então não andavas a fazer  :wink: para ele pensar nisso  :cheesy:
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline dangerepox

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Madeira Island
  • Mensagens: 105
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #8 em: 13 de Janeiro de 2010, 22:56 pm »
Grande carro este, meu irmao aos 18 anos o seu primeiro carro foi um Renault 9 Turbo.
Grande maquina !

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #9 em: 14 de Janeiro de 2010, 03:57 am »
Relendo este topico verifiquei algo que me deixou curioso... Um 11 com lava faróis... O que já se fazia naquela altura  :smiley:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #10 em: 11 de Outubro de 2010, 14:06 pm »
Lava faróis não era inovação, inovação era computador de bordo.

Offline ocerp

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 38
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #11 em: 04 de Janeiro de 2011, 13:32 pm »
(The video's owner prevents external embedding)
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2011, 13:53 pm por Rui_N »

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #12 em: 04 de Janeiro de 2011, 13:44 pm »
Isso até parece uma estrada usada num fast and furious.

Grandes carros, daqui a pouco tempo vemos o MRC a tentar parar um camião com o 11 dele  :laugh: :laugh: :laugh:
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2011, 13:59 pm por Lipe »

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #13 em: 04 de Janeiro de 2011, 13:47 pm »
Isso até parece uma estrada usada num fast and furious.

Grandes caros, daqui a pouco tempo vemos o MRC a tentar parar um camião com o 11 dele  :laugh: :laugh: :laugh:

Por acaso ate é a mesma... E na Argentina, o mesmo sitio onde foi rodado o filme. Google it...

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #14 em: 04 de Janeiro de 2011, 13:56 pm »
Devia ter colocado que estava a ser irónico  :wink: