Autor Tópico: RENAULT 19 - HISTORIA  (Lida 15579 vezes)

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
  • Mensagens: 319
RENAULT 19 - HISTORIA
« em: 29 de Outubro de 2009, 19:40 pm »
Renault 19

O Renault 19 foi carro familiar produzido pela entre 1988 e 1995.

Lançado em 1988, o R19 foi o substituto dos entretanto "envelhecidos" R9 e R11. O R19 foi desenhado e desenvolvido com a colaboração Giorgetto Giugiaro (Ital Design), possuia o novo motor Renault tipo E (ou "Energy") de 1,4 L e os já conhecidos tipo F nas versões 1,7 L e 1,8 L. A base do Energy é o "CLEON" com as cilidradas de 1.2 L ou 1.4 L.

Destinada a ser o último Renault com designação numérica, teve uma variante de 3 volume e 4 portas com o nome de 19 Chamade. No entanto, a designação "Chamade" foi abandonada após o facelift de 1992. Em 1991, um Cabrio construído pela Karmann foi introduzido. Embora o exterior do modelo R19, fosse para muitos demasiado conservador face aos antecessores Renault 9 e 11, o 19 foi elogiado por seu conforto interior e agilidade do comportamento.

No verão de 1992, foi feito um facelift que incidiu principalmente na frente e traseira, enquanto que no interior foi introduzido um tablier renovado, assim como outros pequenos detalhes.

O R19 foi vendido na Europa até 1995, e depois dessa data ainda foi produzido para os mercados sul-americanos na Argentina. A plataforma do R19 foi posteriormente usada (com algumas alterações) na 1ª geração do Mégane.

R19 16v

O Renault 19 16V tinha, face às restantes versões da gama, uma entrada de ar no capot, um spoiler traseiro, Jantes de aluninio de 15" da "Speedline", saias laterais, bacquets e computador de bordo. O sistema de travagem foi reforçado com discos ventilados de 259 milímetros na frente e discos maciços na traseira, assim como uma suspensão rebaixada. Na Fase 1 os pára-choques dianteiro e traseiro eram substancialmente diferentes da restante gama, enquanto que a Fase 2 manteve o pára-choques igual à restante gama em toda a gama mas pintado de forma diferente, e com pequenas alterações apenas na parte inferior.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h tinha um valor inferior a 8,5 segundos, façanha impressionante para um motor de 1,8 litro normalmente aspirado de 137 cv, com um preço razoável. Este foi o modelo que lançou as bases, juntamente com o Renault 5 GT Turbo, para o impulsionar a Renault Sport não só como departamento de competição da Renault, mas também como um departamento capaz de produzir automóveis de maior performance passiveis de serem usados todos os dias.











« Última modificação: 08 de Junho de 2011, 12:07 pm por Rui »
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2009, 20:04 pm »
gostava de arranjar um cabrio destes para guardar

Offline mourao

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: portalegre
  • Mensagens: 32
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2010, 22:53 pm »
ai esta a historia do meu bicho

Xmarine

  • Visitante
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #3 em: 14 de Janeiro de 2010, 01:49 am »
Epa....o tradutor do google é que anda todo trocado. Mas bom post ;)

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #4 em: 14 de Janeiro de 2010, 03:55 am »
O meu tio teve um 19 chamade, matricula SD à direita... Aquele bólide andou sem o ponteiro de velocidade a dar durante que tempos... Depois foi abatido para dar lugar a um nissan primera, mas ainda hoje sei que deixou saudades ao seu dono... Bem que andei nele muita vez em criança e adorava aquilo... Fascinio de puto mesmo  :grin:

A ver se um dia destes se da um jeitinho aqui para endireitar as historias  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline DanielNogueira78

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 725
  • Clio - Grandes para quê?
  • Garagem : Clio Baccara mk1 ph2 1.4
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2010, 22:46 pm »
Estou a pensar a médio prazo pegar numas fotos assim como estas e fazer um slide show com o som da tal cassete que vos mostrei no passado domingo, se tiverem prai mais fotos assim sexy's metam praqui... este cabrio é lindo, e as jantes, ohhhhh... a ultima tem as jantes do Baccara será um 19 B? Adoro o tom de azul daquele 19 Europa, versão especial com AC.... ;)

se for o caso metam praqui umas fotos mais.. =)

DN
Clio Baccara 1.4 (Out'95) a

Offline DanielNogueira78

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 725
  • Clio - Grandes para quê?
  • Garagem : Clio Baccara mk1 ph2 1.4
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #6 em: 05 de Julho de 2010, 10:59 am »
Na senda da minha ultima mensagem: ninguém tem por aí uns anúncios de época? Ainda na outra semana andei de novo a vasculhar e não dei com nada em casa...

Está no forno um novo projecto... ;)

DN
Clio Baccara 1.4 (Out'95) a

Offline DanielNogueira78

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 725
  • Clio - Grandes para quê?
  • Garagem : Clio Baccara mk1 ph2 1.4
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #7 em: 05 de Julho de 2010, 11:45 am »
PLIM: o forno apitou.



Opinem! Isto serve como uma espécie de lembrança do 2o aniv do meu CLIO. São ambos os modelos da mesma época e vieram revigorar e revolucionar a marca.

Feito para ser o último Renault "numerado" trouxe uma nova geração de motores de fiabilidade reconhecida por todos, tal como o seu conforto e performances...

Já tinha intenção de partilhar isto há muito tempo, hoje de manhã finalmente meti mão à massa, enquanto ainda estava fresco! ;)

DN
« Última modificação: 05 de Julho de 2010, 11:55 am por DanielNogueira78 »
Clio Baccara 1.4 (Out'95) a

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #8 em: 05 de Julho de 2010, 12:23 pm »
Esse cabrio é brultal. É pena nunca ter visto nenhum ao vivo. :undecided:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline goncalosilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pombal
  • Mensagens: 61
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #9 em: 05 de Julho de 2010, 18:49 pm »
Tenho uma cassete de video que vinha com o renault 19 ou foi dada pelo concessionário na altura, mas não sei o que tem, nunca vi.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #10 em: 06 de Julho de 2010, 00:19 am »
Esse cabrio é brultal. É pena nunca ter visto nenhum ao vivo. :undecided:


Por acaso cheguei a ver, com matricula francesa
desde puto que tenho isso em memoria.

Fiquei admirado com o carro.

O nosso descapotável aqui em casa era um UMM e eu só imagina carros descapotáveis assim como o que tinhamos.
O Renault era um pouco diferente lololol


Offline OCRAM00

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 154
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2010, 11:24 am »
o meu pai ja capotou ca familia toda no 1º branco 1.2 e agora tem outro branco 2º modelo e ta la a bulir, no fim de semana ajudei o velho a mudar o liquido do radiador, é facil aquilo tem espaço pa tudo

Offline DanielNogueira78

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 725
  • Clio - Grandes para quê?
  • Garagem : Clio Baccara mk1 ph2 1.4
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #12 em: 14 de Julho de 2010, 17:02 pm »
Então e publicidade portuguesa para intercalar no video, nada?

Já tenho malta a querer publicar o video, mas gostava de o enriquecer.... ;)

DN
Clio Baccara 1.4 (Out'95) a

MRC

  • Visitante
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #13 em: 14 de Julho de 2010, 17:13 pm »
Pub de folhetos não tenho, mas sei dois anúncios portugueses que estão no Youtube, um da 1ªfase e outro da 2ª...





Adoro este último!  :cool:

Offline raikkonen españa

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: VALLADOLID (espahña)
  • Mensagens: 88
  • renault 19 1.4 energy
Re: RENAULT 19 - HISTORIA
« Responder #14 em: 03 de Outubro de 2010, 18:52 pm »


este é igualito que o mio quando meu pai o compro novo