Autor Tópico: Consumo excessivo - Captur Tce  (Lida 21542 vezes)

Offline Zion1970

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Captur TCE
Consumo excessivo - Captur Tce
« em: 21 de Outubro de 2016, 11:51 am »
Comprei um Captur Exclusive Tce (gasolina) pois fazia poucos quilómetros e não valia a pena ir para o diesel.
Asneira da grossa... os consumos são proibitivos em circuito urbano cheguei a fazer 11L/100km  :huh:
Fui ao concessionário e a resposta foi: no Funchal (Madeira) é assim mesmo!!!
É de bom senso acrescer 30% ao consumo anunciado pela marca mas agora médias de 10L aos 100 é de loucos  :cry:
No geral estou satisfeito com o carro, acho a relação preço/qualidade excelente. Mas o consumo é demasiado exagerado.

O meu anterior carro (ainda o tenho) Honda Civic LS (de 2001) nem ligava ao consumo, não "bebia" nem "bebe" nada.
Por isso notei logo a diferença. :angry:

Bom! Alguém no forum tem a mesma experiência?
Ou será alguma anomalia que existe e os "mecânicos" da Renault não dão conta!!!

Ah, já me esquecia o botão "ECO" é para inglês ver, a redução é mínima!!!

Obrigado a todos

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #1 em: 21 de Outubro de 2016, 12:23 pm »
Falar sobre consumos dentro da cidade é sempre complicado.

Depende muito do tipo de trajecto e da condução de cada pessoa...

Offline hetfield

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 360
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #2 em: 21 de Outubro de 2016, 13:09 pm »
é tudo muito relativo, eu a andar só em Lisboa com o meu dci, e sem andar a acelarar, ando com media de quase 6.0lts. Tal como já foi dito, o trajecto / tipo de condução influencia e muito.
Clio dCi 105

Offline pedro1987

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1570
  • DCI 105 | RS172
  • Garagem : MEGANE II CLIO II
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #3 em: 21 de Outubro de 2016, 13:39 pm »
O meu 105 original tb era um bêbado.

Enviado do meu LG-D855 através de Tapatalk

come antes uma peça de fruta que te faz melhor rapaz!!

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2016, 14:10 pm »
Temos de ter em atenção que as estradas da Madeira são "completamente" diferentes das estradas em Portugal Continental.

No entanto, a diferença não é assim tão grande que justifique consumos desses..

Eu diria que para um carro desse peso com esse motor, em cidade ele deveria rondar os 7/8L /100kms, mas...

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2016, 15:03 pm »
Exatamente como o Kovinha disse acima, os consumos são por volta dos 8l.

Cheguei a conduzir um Captur TCe em que estava com uma média de 8.3l/100KMs isto sem o botão de ECO ativo.

Que tipo de estradas é que andas na Madeira Zion1970? Isto é plano, maioritariamente subidas, etc.
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline Zion1970

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Captur TCE
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2016, 16:49 pm »
Acho que faço um tipo de condução normal, sem acelerações desnecessárias e/ou arranques bruscos.
Como disse no post inicial, o dia a dia é em circuito urbano, se utilizar a Via Rápida (um género de IP aí no continente) o consumo desce 7/8 L.
Da minha a casa até onde estaciono tem algumas subidas mas nada que justifique tais consumos.

No fundo, o que deixou defraudado  :sad:, é a Renault anunciar um citadino que supostamente deveria ser poupadinho e afinal é um papa combustível...

Aliais, acho que está mais que na altura de a Comunidade Europeia exigir aos construtores (marcas) que publicitem os consumos REAIS e não os consumos "controlados".

O que me trouxe ao Forum, é que por vezes existem pessoas que passaram ou tiveram o mesmo problema e tem uma solução,um conselho ou uma dica para minimizar ou solucionar o mesmo.

Offline jfs_

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • Mensagens: 428
  • Garagem : Megane I Coupe ; Megane III ST ; Captur
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #7 em: 21 de Outubro de 2016, 17:21 pm »
Também acho exagerados:



Neste depósito decidi voltar a dar outra oportunidade ao ECO, mas parece-me que não posso esperar nada mais senão consumos de 7 e tal...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #8 em: 21 de Outubro de 2016, 20:41 pm »
Começa por ver a pressão dos pneus e respectivas medidas, se no livrete tiveres mais do que uma medida, opta por aquela que tiver menor superfície de contacto com o solo = a menos atrito = redução de consumo. o Mesmo se aplica À pressão dos pneus, se andar baixa, o consumo aumenta.
Alem disso, nas descidas, não aceleres, deixa o carro ir embalado. Outra técnica é ires com o consumo instantâneo ligado, e vais controlando a aceleração para se manter em níveis baixos mas mantendo a mesma velocidade.

Se os custos são elevados, não sei se ai compensa ou não a opção GPL, com o preço mais baixo que a gasolina, não custa tanto, ter um consumo tão elevado.

Evita andar com o AC ligado.


Só para teres uma nução do quanto se pode poupar se tivermos alguns cuidados com a condução e controle nos consumos durante as acelerações, o meu clio 1.2 16v está a gpl. O consumo a gpl é sempre superior ao da gasolina e mesmo assim, consigo médias de 5,5L/100 a gpl, sendo que o consumo no cb como sendo de gasolina, a rondar os 4,9L/100.
Poucos são os que conseguem consumos assim baixos, pois não têm o controlo adequado nos consumos. Eu faço pouca cidade, mas por vees ando com um reboque, e mesmo assim as minhas médias, andam baixas.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #9 em: 23 de Outubro de 2016, 11:42 am »
Consumos na casa dos 7/8 é o normal para estes carros.

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #10 em: 11 de Janeiro de 2017, 00:09 am »
Olha um colega de desgraça. Vindo de um civic para um Tce... vou com 500 e poucos kms numa Megane ST Tce 130 e nos primeiros 400 kms não descia dos 11l (até nos 12 andei), tudo sem andar a espremer o bicho. Agora nos últimos 120 kms, com uns 40 ou 50 de AE, estou com 8,3. Mas eu que vinha de um civic 1.4 que tinha de esmifrar para se mexer, sem cuidado nenhum com consumos, a andar em cidade andava nos 8,5, até vejo estrelas com estes consumos. A conduzir que nem um domingueiro... a Renault diz-me que na rodagem ele faz 1 a 1,5l acima do normal. Vamos ver.

PS - Ontem à noite tive de ir dar umas voltas no civic. Não havia tablets, luzes nas portas, HUD nem mais um par de botas. Mas porra, andar a 4 ou 5 RPM sem que o depósito desapareça bateu cá uma saudade...

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #11 em: 11 de Janeiro de 2017, 09:13 am »
Ó Onaikul.

Desculpa, mas carros turbinados, não foram pensados para andar nas 4000/5000 RPM"s, quando queremos fazer condução económica e poupar material.

Anda às 1800/2000 nas voltinhas e verás os consumos a baixar.

Eu no Meu Megas dci, manda-me mudar de velocicidade entre as 1800 e as 2000. Os cosumos nas voltinhas andam sempre abaixo dos 5l/100. Raramente passam dos 4.8.

Claro que em AE vai para cima de 6/6.5
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #12 em: 11 de Janeiro de 2017, 09:38 am »
Até me acreditava que fosse ao contrário: nas voltinhas fazeres 6/6.5 e na AE fazeres 5...

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #13 em: 11 de Janeiro de 2017, 11:02 am »
Pois, é  Kovinha.
Realmente fiquei surpreendido, mas como é o de 90cv cx de 5 vel., talvez seja por isso. Se bem que no Laguna 2.0dci que tive antes, também gastava mais em AE que nas voltinhas.

Nas voltas era cerca de 7,5 e em AE ia para os 8,2/8,4.
Claro que não estou a falar de velocidade de 120klm/h....mais  uns posinhos...lol

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Consumo excessivo - Captur Tce
« Responder #14 em: 11 de Janeiro de 2017, 11:12 am »
Pessoal é normal isso acontecer a pessoas que vem de motores atmosféricos para motores turbinado.

Vocês andavam com carros (no caso dos hondas) em que os binário máximo ronda os 4800 rpms com 120 a 140 Nm

Agora tem carros turbinados em que o binário máximo é às 2000 rpms.

Se não re-aprendem a conduzir de forma a andar sempre com as rotações baixas tal como se fosse um diesel, é normal que o consumo dispare.

Antigamente o pessoal anda com as rotações entre as 2000 e as 3500 rpms, agora é para andar entre as 1400 e as 2100 rpms

Querem obter consumos baixos, tem de andar com rotações baixas e irão ver o rendimento do carro subir, e como tal os consumos a baixar.

Em cidade, tudo o que for andar acima das 2000 rpms é só gastar gasolina sem tirarem qualquer proveito.