Autor Tópico: [DIY] - CLIO II - Instalação de display central e sensor de temperatura exterior  (Lida 46377 vezes)

Offline malx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 9
Olá pessoal.
Antes de mais, parabéns por este DIY, está muito bom, já estive para o fazer no carro do meu irmão que é igualzinho, mas dá muito trabalho... No entanto tentei isto no meu Mégane II de 2004, que é mais fácil, pois o display já está preparado para apresentar a temperatura, só não a apresenta porque não tem o sensor...
Nesta imagem, mostro-vos um esquema do display que o meu carro tem. Como podemos ver, existe um só conector vermelho com 30 entradas.

Estive a ver e o carro não tem a pré-instalação do display até à porta. Então comecei por comprar um sensor no OLX.
Analisei este esquema e vi que tinha de ligar um fio na entrada 4 e outro na 5. Mas qual não é o meu espanto quando vejo que de origem vêm 2 fios nessas entradas! Apesar de não existirem na porta do pendura... Bom, cortei-os para ver o que acontecia e... nada, tudo igual... Só que ao ligar o sensor na entrada 4 e 5 também não acontece nada. Já experimentei trocar os fios e nada também...
Resumindo, já tenho cablagem, metida por mim desde o display até à porta e quer ligando com o sensor no espelho, quer tirando o sensor do espelho e ligando directamente nas entradas 4 e 5 não dá nada.
Estarei a fazer alguma coisa mal? Será que me venderam um sensor que está avariado? O vendedor jurou-me que estava bom  :sad:

Um abraço a todos e obrigado pela ajuda.

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Excelente o DIY :) obrigado pela partilha!
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline malx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 9
Boa noite, pessoal.
Já agora mais uma questão, se alguém me souber responder... Como o conector já tinha fios ligados nas entradas 4 e 5, será que o sensor de temperatura se liga directamente ao display? Aqueles fios não irão para a centralina, ou assim, e terei de ligar o sensor lá?

Agradeço se me poderem ajudar...
Abraços

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Boa noite, pessoal.
Já agora mais uma questão, se alguém me souber responder... Como o conector já tinha fios ligados nas entradas 4 e 5, será que o sensor de temperatura se liga directamente ao display? Aqueles fios não irão para a centralina, ou assim, e terei de ligar o sensor lá?

Agradeço se me poderem ajudar...
Abraços

eu liguei um sensor directo ao display e não funcionou . Pelo que percebi , existe um fio ( ou 2 agora não me recordo ) que ligam a mais qualquer lado ( presumo que uch prai ou qualquer coisa do genero ) e deve ser isso que descodifica o sinal do sensor

Offline malx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 9
Pois... Pelo que estou a ver, nos Méganes é mais complicado que nos Clios, pois nos Clios, é só mesmo ligar o sensor ao display, sendo os sensores iguais e os displays muito parecidos... Bom, se alguém souber algum "truque" para aquilo dar, agradecia que nos ajudasse...
Porque é que a Renault não mete o sensor de origem nos carros? :angry: A minha mãe já vai no segundo Corsa, e mesmo os de mais baixa gama trazem isso de série...

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
mas qual é o carro que tens e o display que tens ?

Offline malx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 9
O meu carro é um Mégane II de 2004. O display é o que apresentei nesta foto:



Tem um conector vermelho com 30 entradas. Detalhes técnicos - 8200107839 [red connector] 21667671-1 X0 NS0001561-0
Apresenta informação do rádio e a hora. Por baixo da hora tem um espaço vazio onde se eu calcar com o dedo consigo ver ocultos os dígitos para a temperatura.

Abraço
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, 20:13 pm por rodinhas »

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
então e esse carro não traz de serie isso ?

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
ve este tópico

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6130.0

o teu display não será com essa ficha ?
se sim , experimenta no pino 6 e 7

Offline malx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 9
Olá Artur,
Obrigado pela ajuda.

Infelizmente o meu carro não trazia isso de série... E não é o único, pelo que já vi...
O conector deste tópico é de outro tipo, pois tem 24 pinos, o meu tem 30... No 6 e 7 do meu já tem dois fios (tal como no 4 e 5) e segundo o esquema que eu postei, são para a iluminação... Se calhar é um bocado arriscado estar a cortá-los como fiz nos fios 4 e 5...

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
então não te consigo ajudar mais que não tenho os esquemas disso :S
sorry

Offline malx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 9
Agradeço na mesma, Artur...
No entanto, diz-me a tua opinião: Achas que basta ligar o sensor directamente ao display, sem ser necessário configurar algum outro componente electrónico? É que é mesmo estranho no conector os 2 pinos que supostamente eram do sensor de temperatura já terem fios de origem, e no entanto, não existirem esses mesmos fios na porta do pendura...
Até gostava de saber para onde vão aqueles fios..

Offline DiogoIglesias

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 656
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Em principio ao ligares os fios na posição certa deveria aparecer no display, pois este é que converte o sinal do sensor para graus centigrados.

A não ser que esse display seja diferente, nem sabia que existia com essa ficha de 30 pinos :S

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Excelente trabalho colega quem já o fez como eu, segui as tuas instruções para comparar com as que eu fiz.. Tudo igual..

Aproveito para perguntar se alguém  consegue arranjar sensores de temperatura.

Preciso de 1 pois  meu começou a dar valores estranhos.. Quando troco com o de outro carro funciona bem...

Offline DiogoIglesias

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 656
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Excelente trabalho colega quem já o fez como eu, segui as tuas instruções para comparar com as que eu fiz.. Tudo igual..

Aproveito para perguntar se alguém  consegue arranjar sensores de temperatura.

Preciso de 1 pois  meu começou a dar valores estranhos.. Quando troco com o de outro carro funciona bem...

Deve tar estragado. Pergunta ao user Xmarine, foi a ele que comprei o meu sensor de temperatura.