Autor Tópico: Perda Total Definitiva!!  (Lida 19532 vezes)

Offline sekuras

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Forte da Casa
  • Mensagens: 21
  • Garagem : Clio III 1.2 TCE
Perda Total Definitiva!!
« em: 04 de Janeiro de 2013, 22:00 pm »
Olá,

  Não costumo abrir muitos posts,este será talvez o segundo da minha vida (não pesco muito disto) mas gostava de partilhar a minha experiência (que ainda agora começou) com vocês quando uma seguradora dá como perda total a uma viatura!!
  No dia 18 de Dezembro a minha esposa teve um sinistro com o clio 1.2 de 2000 onde não teve culpa nenhuma,um senhor já com uma certa idade, atrapalhou-se nos pedais e ao invés de carregar no travão, acelerou, abalroando o clio no lado do condutor! Por sorte o senhor tinha os documentos tudo em dia e fez a participação no próprio dia.
  Após a peritagem feita por uma empresa sub-contratada, chega a carta a casa com os seguintes valores:

 Reparação - €3580
 Valor venal - €1700
 Salvado - €220

 A viatura tem estragos na porta do condutor na ilharga (carro de 3 portas) e no pilar onde é o limite da porta! Acho estranho como a peritagem chegou áqueles valores,visto que eu falei com o dono da oficina e o mesmo deu-me como valor da reparação cerca de €2000.
  Respondi à seguradora a opor-me à perda total da viatura, visto que a minha esposa não teve culpa nenhuma no acidente e que a compensação monetária não me ia restituir a situação em que estava antes do sinistro,para além de que a viatura faz-nos imensa falta,agora estou à espera de uma resposta.

  Gostava de saber que vocês já passaram por uma situação semelhante e qual foi o desfecho,todas as opiniões serão bem vinda!!

Obrigado pela atênção!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #1 em: 04 de Janeiro de 2013, 22:34 pm »
Quando o chassis fica danificado.... não há muito a fazer, porque nunca mais vai ser o mesmo carro, mesmo que seja reparado, agora, é pratica comum as seguradoras darem como perda total quando a reparação é superior ao preço comercial do carro, normalmente nestas situações é fazer "chantagem" com a seguradora, ou reparam o carro ou vai-se para tribunal. Normalmente a seguradora acaba por ceder.

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #2 em: 04 de Janeiro de 2013, 22:37 pm »
o carro está numa oficina da marca ?

Offline FAAB

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 10
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #3 em: 07 de Janeiro de 2013, 17:11 pm »
Boas,

Pode procurar anúncios do veículo à venda mostrar à Seguradora o valor de mercado do veículo, de forma a "tentar" regatear o valor venal. Nesta hipótese pode ficar com o valor e o salvado e proceder depois  à reparação.

Além disso, pode sempre pedir à oficina que faça um documento em como aceita reparar por tal valor e enviar à Seguradora, para que seja viável a reparação....

Isto, claro, varia muito de Seguradora para Seguradora, até porque elas agora não andam muito benevolentes ;)


Cumps.

Offline sekuras

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Forte da Casa
  • Mensagens: 21
  • Garagem : Clio III 1.2 TCE
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #4 em: 09 de Janeiro de 2013, 00:08 am »
Boas,

Pode procurar anúncios do veículo à venda mostrar à Seguradora o valor de mercado do veículo, de forma a "tentar" regatear o valor venal. Nesta hipótese pode ficar com o valor e o salvado e proceder depois  à reparação.

Além disso, pode sempre pedir à oficina que faça um documento em como aceita reparar por tal valor e enviar à Seguradora, para que seja viável a reparação....

Isto, claro, varia muito de Seguradora para Seguradora, até porque elas agora não andam muito benevolentes ;)


Cumps.

Não me tinha lembrado dessa de pedir um documento à oficina, acho que não haverá problema,mas mesmo que eu arranje o carro, a seguradora só pagará depois de eu enviar os documentos da carro? A seguradora não envia a info ao IMTT a dar o carro como perda total para depois ir a uma IPO B?

o carro está numa oficina da marca ?

Não,se estivesse então os valores da peritagem upa upa  :grin:

Quando o chassis fica danificado.... não há muito a fazer, porque nunca mais vai ser o mesmo carro, mesmo que seja reparado, agora, é pratica comum as seguradoras darem como perda total quando a reparação é superior ao preço comercial do carro, normalmente nestas situações é fazer "chantagem" com a seguradora, ou reparam o carro ou vai-se para tribunal. Normalmente a seguradora acaba por ceder.

O carro está bom, é prefeitamente recuperável, aí está a minha indignação com a perda total, até fui eu que pus o carro em cima do reboque, mas tenho que postar aqui uma fotos do carro para vocês verem!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #5 em: 09 de Janeiro de 2013, 00:35 am »
Por as fotos, é boa ideia  :wink:
Sim, a seguradora participa ao imtt o acidente, e depois de reparado vais à inspecção B . Vê aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11052.0
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, 00:38 am por rodinhas »

Offline sekuras

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Forte da Casa
  • Mensagens: 21
  • Garagem : Clio III 1.2 TCE
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #6 em: 09 de Janeiro de 2013, 00:56 am »
 Boas,

Ora digam-me lá se isto para vocês é "perda total"









Digam da vossa justiça,abraços!
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, 01:22 am por rodinhas »

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #7 em: 09 de Janeiro de 2013, 01:28 am »
Vou-te ser sincero, já vi perdas total por danos menos aparatosos de esse.

Esse implica muita hora de trabalho e alguns custos. Eles também poderão estar a seguir os valores já tabeleados com horas de trabalho e material a usar.

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #8 em: 09 de Janeiro de 2013, 01:55 am »
qualquer leigo olha para isso e diz :
- um painel de porta, um jeito na ilharga e está tudo pronto

qualquer pessoa que perceba disso, a primeira coisa a fazer é verificar sae a longarina "deu"
se "deu" resta saber se "deu" apenas para dentro ou se "enrolou" e se tanto num caso ou noutro ficará uma reparação carissima e com banco de ensaio para colocar tudo no lugar outra vez, o que torna a reparação inviavel monetariamente.

se a longarina não foi afetada, tendo em conta que tem de levar uma ilharga ( descravar essa e cravar uma nova ) embaladeira e porta ( isto assim por alto ) torna a reparação inviavel monetáriamente .

Tendo em conta que o valor médio de venda de um carro identico a esse em qualquer site de classificados na net se situa entre os 1000€ e os 1500€, acho ( minha opinião ) que o valor venal atribuido pela seguradora se encontra dentro dos parametros, portanto a situação de juntar valores de sites e entregar, eles tambem sabem ver e teem acesso a net. O que podes alegar é que o carro levou recentemente uma revisão grande, num valor consideravel ( distribuição, bomba agua, etc ) e apresentar um COMPROVATIVO dessa operação e tentar ajudar a subir os valores . Mesmo com material usado, não vai ser facil ( nem barato ) dares a volta de forma que a viatura seja reparada .

Offline FAAB

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 10
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #9 em: 09 de Janeiro de 2013, 13:34 pm »
O facto de ser o proprietário a reparar, implica que aceite a Perda Total e fique com o salvado. Após aceitar, a Seguradora paga ao proprietário e depois procede à reparação e por sua conta vai à inspeção B.

Olhando para o carro, parece que a estrutura está afectada, o que viabiliza mais o veredito do perito avaliador.

Cumps.

Offline sekuras

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Forte da Casa
  • Mensagens: 21
  • Garagem : Clio III 1.2 TCE
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #10 em: 10 de Janeiro de 2013, 01:55 am »
Vou-te ser sincero, já vi perdas total por danos menos aparatosos de esse.

Esse implica muita hora de trabalho e alguns custos. Eles também poderão estar a seguir os valores já tabeleados com horas de trabalho e material a usar.

Infelizmente hoje é assim,um carro que circule com mais de x anos e que esteja a cair aos bocados,mas que realmente satisfaça as necessidades do dia-a-dia,basta um toque mais forte para ser dado como perda total!!

qualquer leigo olha para isso e diz :
- um painel de porta, um jeito na ilharga e está tudo pronto

qualquer pessoa que perceba disso, a primeira coisa a fazer é verificar sae a longarina "deu"
se "deu" resta saber se "deu" apenas para dentro ou se "enrolou" e se tanto num caso ou noutro ficará uma reparação carissima e com banco de ensaio para colocar tudo no lugar outra vez, o que torna a reparação inviavel monetariamente.

se a longarina não foi afetada, tendo em conta que tem de levar uma ilharga ( descravar essa e cravar uma nova ) embaladeira e porta ( isto assim por alto ) torna a reparação inviavel monetáriamente .

Tendo em conta que o valor médio de venda de um carro identico a esse em qualquer site de classificados na net se situa entre os 1000€ e os 1500€, acho ( minha opinião ) que o valor venal atribuido pela seguradora se encontra dentro dos parametros, portanto a situação de juntar valores de sites e entregar, eles tambem sabem ver e teem acesso a net. O que podes alegar é que o carro levou recentemente uma revisão grande, num valor consideravel ( distribuição, bomba agua, etc ) e apresentar um COMPROVATIVO dessa operação e tentar ajudar a subir os valores . Mesmo com material usado, não vai ser facil ( nem barato ) dares a volta de forma que a viatura seja reparada .

Estou de acordo contigo quanto ao valor venal que a seguradora atribuiu ao carro,só não concordo quando dizes que os preços dos clios de 2000 se situam entre os €1500 e €1700.
Uma rápida pesquisa no comércio de usados (stands) o clio 1.2 de 2000 mais barato (preço sem garantia) que encontrei foi de €1750. Eles (seguradora) querem dar €1700,ou seja ainda vou ter que entrar com alguns €€ para comprar outro que nem sei como está!

O facto de ser o proprietário a reparar, implica que aceite a Perda Total e fique com o salvado. Após aceitar, a Seguradora paga ao proprietário e depois procede à reparação e por sua conta vai à inspeção B.

Olhando para o carro, parece que a estrutura está afectada, o que viabiliza mais o veredito do perito avaliador.

Cumps.

Pois esse é o meu medo,imaginemos que reparo o carro e depois não passa na IPO B :huh: :huh:
Quanto ao perito, eles servem para defender o interesse da companhia de seguros,e o coitado que não teve culpa nenhuma no acidente é que fica prejudicado,porque a oficina garantiu-me que a reparação ficava em €2000 o perito diz que é €3580....é uma brutal diferença!!

Qualquer das maneiras parece que as vossas opiniões são unanimes e já me estou a preparar para dizer adeus ao clio  :cry: custa-me bué aceitar a perda total,o carro era um mimo e no 1º acidente,fica K.O!!

Ainda estou a aguardar a resposta da seguradora,enquanto isso,vou pesquisar uns bólides,alguma recomendação?
Obrigado a todos pelos comments!!
Cumps

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #11 em: 10 de Janeiro de 2013, 02:08 am »
Os peritos, normalmente baseiam-se em preços de peças novas, preços tabelados de mão de obra, etc, enquanto que a oficina sabe que pode poupar alguns €€ se usar peças compradas nos centros de abate, que faz este ou aquele trabalho em menos tempo etc.

Se eu estivesse no teu lugar tentava negociar com a seguradora a possibilidade de eles darem-te o salvado e o dinheiro para comprares outro carro igual, depois com o salvado tentava valoriza-lo, quer vendendo em peças, quer aproveitando peças para o carro "novo" se for necessário. Possivelmente ai irias conseguir ter até lucro.

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #12 em: 10 de Janeiro de 2013, 08:40 am »
Infelizmente as seguradoras, e como a generalidade das entidades deste pais, no que toca ao serviço "pos-venda" sao do pior que existe...

Eu já tive diversas queixas na Vodafone por causa de telemoveis Nokia, e inclusive na REnault, que estive praticamente 2 anos que me resolvem-se um problema que tinha no motor de arranque.

Agora falando do teu caso, concordo com o Artur: à primeira vista parece apenas um bocado de chapa amolgada, no entanto so  desempeno dessa mesma chapa, assim como o arranjar das longarinas, embaladeiras, pintura, acarreta uma grande despesa....

Podes contestar o valor por eles dado para a perda total, tentas arranjar mais algum e compras um carro mais recente, com menos kms e com melhor qualidade.

Falando de aconselhamento de carros, salta-me logo a pergunta sacramental: quanto pertendes gastar?

Offline sekuras

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Forte da Casa
  • Mensagens: 21
  • Garagem : Clio III 1.2 TCE
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #13 em: 10 de Janeiro de 2013, 21:00 pm »
Os peritos, normalmente baseiam-se em preços de peças novas, preços tabelados de mão de obra, etc, enquanto que a oficina sabe que pode poupar alguns €€ se usar peças compradas nos centros de abate, que faz este ou aquele trabalho em menos tempo etc.

Se eu estivesse no teu lugar tentava negociar com a seguradora a possibilidade de eles darem-te o salvado e o dinheiro para comprares outro carro igual, depois com o salvado tentava valoriza-lo, quer vendendo em peças, quer aproveitando peças para o carro "novo" se for necessário. Possivelmente ai irias conseguir ter até lucro.

Tá mal, se as pessoas não deixam os carros na marca é porque supostamente não querem que a reparação vá para valores exagerados e mesmo assim, sabe-se lá se na marca com reparações deste tipo não utilizam peças usadas e pagas pa xuxu!!! Ora se o carro está numa oficina convencional, acho (isto é apenas a minha opinião) o perito devia basear-se nas tabelas ou orçamento dado pela mesma,não acham?
O problema de ficar com o salvado seria mesmo, aonde o deixar!! Caso não fique com o salvado eu deixo cá o nome do sitio para onde vai :afro:

Infelizmente as seguradoras, e como a generalidade das entidades deste pais, no que toca ao serviço "pos-venda" sao do pior que existe...

Eu já tive diversas queixas na Vodafone por causa de telemoveis Nokia, e inclusive na REnault, que estive praticamente 2 anos que me resolvem-se um problema que tinha no motor de arranque.

Agora falando do teu caso, concordo com o Artur: à primeira vista parece apenas um bocado de chapa amolgada, no entanto so  desempeno dessa mesma chapa, assim como o arranjar das longarinas, embaladeiras, pintura, acarreta uma grande despesa....

Podes contestar o valor por eles dado para a perda total, tentas arranjar mais algum e compras um carro mais recente, com menos kms e com melhor qualidade.

Falando de aconselhamento de carros, salta-me logo a pergunta sacramental: quanto pertendes gastar?

Sim realmente a 1ª vez que vi o carro pensei que fosse algo mais simples,tipo bate-chapa,pintura, acho que foi das ansias de querer ver o problema resolvido,mas enfim...
Quanto ao carro estava a pensar ir buscar 1.2 de 2000 mas o orçamento só vai até aos €2500.
Abraços!!

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Perda Total Definitiva!!
« Responder #14 em: 10 de Janeiro de 2013, 22:43 pm »
Se juntares mais algum do teu dado como salvado dá para comprares um coisita melhor ;)

Vê estas minhas propostas:

http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Clio/P7421448/
http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Clio/P7396386/
http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Clio/P7416838/