Autor T√≥pico: Renault Clio 4, 1.2 Gasolina  (Lida 423 vezes)

Offline Sergiosky9

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Angra do Hero√≠smo
  • Garagem : Renault Clio IV
Renault Clio 4, 1.2 Gasolina
« em: 19 de Novembro de 2021, 10:37 am »
Bom dia família,

Comprei a semana passada um Renault Clio 4, 1.2 Gasolina 75cv e tenho andado a reparar que é um carro não económico de todo, ou há algo de errado.
O carro na arrancada desenvolve pouco, nas subidas numa 3a morre, consumos m√©dios √© o que mais assusta.. m√©dia 14l/100  :huh:

:huh: :huh:

Algu√©m me sabe dizer se isso √© normal, ou se realmente est√° errado e h√°  alguma solu√ß√£o?

Cumps,
Obrigado

Offline filipegtturbo

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Renault Clio 4, 1.2 Gasolina
« Responder #1 em: 19 de Novembro de 2021, 12:56 pm »
O motor tem pouca potência para o carro em questão, o que te vai obrigar a puxar mais pelas mudanças antes de meteres uma acima.

Da mesma forma, quando chegares a uma subida acentuada, o mais provável é teres de reduzir para conseguir manter a velocidade.

Que tipo de percursos costumas fazer?

Já andei com um carro a gasolina atmosférico de baixa cilindrada e potência na Madeira (Punto 1.2 69cv), e fez consumos acima dos 10, por estar sempre em esforço nas subidas.

Passei por sitios em que só subia em primeira, e não era recomendado parar a meio...

Offline Sergiosky9

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 21 de Novembro de 2021, 00:24 am »
Boa noite,

Obrigado pela sua r√°pido resposta.

Provavelmente devo ter um p√© pesado para um 1.2 a gasolina nesta gama, mas o consumo de 14+L/100 e √†s vezes 20L/100 Instant√Ęneo e andar em velocidade moderada n√£o me deixa de ser estranho. Hoje fiz precisamente uma viagem de 36.2km (ida e volta) e l√° se foram uns 15‚ā¨ de gasolina. Percurso com caminho inclinado em algumas partes.

Entretanto, deparei-me agora com outra situa√ß√£o: Quando ligo o carro pela primeira vez, depois de estar parado a algum tempo, aparece uma Luz de temperatura azul, que n√£o se apaga at√© ao fim de um tempo em andamento‚Ķ S√≥ que,  se eu pretender deixar o carro simplesmente ligado, em ponto morto, sem acelerar, ele apaga-se constantemente. Tenho v√≠deo at√© da situa√ß√£o   :huh: :huh:

Obrigado

Offline Ganzado75

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
« Responder #3 em: 21 de Novembro de 2021, 11:21 am »
essa luz azul é normal.. como não tens manometro de temperatura tens essa luz ... qunado ela apaga quer dizer que o motor já ta quente...

Offline filipegtturbo

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #4 em: 21 de Novembro de 2021, 23:15 pm »
Consumos instant√Ęneos de 20l/100 √© normal em determinadas circunst√Ęncias.

No meu caso, mesmo sem estar a acelerar a fundo, por vezes l√° vejo o CB do carro a tirar nota m√°xima em algumas subidas feitas em segunda ou terceira :grin:

Quanto ao consumo médio, caso te surja a oportunidade de fazer um percurso maior, em estradas mais planas e sem paragens constantes, faz antes reset do CB e vê o resultado no final.

O ideal até seria atestar o depósito por completo, fazer o percurso e depois encher de novo, para ver efectivamente quanto gastou, que alguns CBs não são de fiar (dão consumos mais baixos ou altos).

Assim j√° consegues perceber melhor se em circunst√Ęncias menos "agressivas" o consumo continua a ser alto.

Offline Sergiosky9

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 23 de Novembro de 2021, 11:03 am »
Bom dia malta
Muito obrigado pela vossa atenção. Quanto aos consumos vou analisar
Acontece que enquanto a luz azul da temperatura est√° ligada, se n√£o tiver a acelarar o carro fica constantemente a apagar-se.
https://youtube.com/shorts/Pw3GWsAAyc8?feature=share
Já reportei o problema a oficina da garantia e disseram que realmente não é normal, vão ver o carro hoje.
Tenho o carro a uma semana e j√° me est√° a deixar cabelos brancos :x

Obrigado

Offline Sergiosky9

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 23 de Novembro de 2021, 16:41 pm »
Vim da Oficina, parece que um sensor n√£o de origem  (da Siemens) que est√°  √† de cima do.motor est√° a provocar isso tudo, desde o ralanti inst√°vel, consumos exagerados e o motor apagar-se quando est√° a frio (sem acelerar). Est√° agendada a manuten√ß√£o para dia 14 do pr√≥ximo m√™s.
Entretanto j√° retiraram todos os erros no sistema

Offline filipegtturbo

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #7 em: 23 de Novembro de 2021, 21:00 pm »
Boa.

Depois indica qual o efeito que teve nos consumos  :wink: