Autor Tópico: Led's na IPO  (Lida 46210 vezes)

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Led's na IPO
« em: 07 de Julho de 2010, 12:32 pm »
Boas pessoal,

Não sei se será este o sitio indicado para abrir o tópico.
De qualquer das maneiras deixo aqui a minha questão que é relativamente aos led's nas IPO's, ele implicam com isso?
Os meu à frente não são bem brancos, dão um um pouco de tom azulado, atrás na matricula, também não é totalmente branco...

Agora no outro dia no encontro calhou-se a falar desta situação dos led's e realmente ficou-me a remoer na cabeça...
Não é que custe muito trocar a luz de matricula e os minimos por lampadas normais, mas era sempre trabalho poupado...

(Se bem que ainda não entendi bem o porquê de embirrarem com led's, se até dão mais luz... mas enfim...)

Obrigado companheiros
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: Led's na IPO
« Responder #1 em: 07 de Julho de 2010, 14:44 pm »
É como eu te disse no encontro depende da disposição do inspector que apanhas. :rolleyes:
Também é verdade que o plástico das opticas faz com que o led fique com um tom azulado e pode ser por isso que eles impliquem nas IPO's.
Alguns inspectores nem ligam a isso, desde que dê luz está tudo bem.
Eu também sou da opinião que os leds dão uma luz mais eficiente que as luzes normais e que se vê melhor à distância. :wink:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Led's na IPO
« Responder #2 em: 07 de Julho de 2010, 14:49 pm »
Vai-se lá perceber certas coisas neste país.... :rolleyes:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Led's na IPO
« Responder #3 em: 07 de Julho de 2010, 14:50 pm »
Como de costume, Portugal no seu melhor...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Led's na IPO
« Responder #4 em: 07 de Julho de 2010, 14:53 pm »
Na matrícula se me chateiam eu pergunto logo se também chumbam ou se metem anotações nos BMW's que trazem led's de origem na matricula... :grin:

Até o meu frigorifico novo por dentro já traz luz em led's... e que luz que aquilo dá :shocked:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: Led's na IPO
« Responder #5 em: 07 de Julho de 2010, 14:56 pm »
Pensa assim:
Será que o trabalho de tirar os leds compensa ou não os 5€ e tal que pagas da re-inspecção se eles implicarem com os leds? :rolleyes:
Já para não falar da gasolina e do tempo que tens que gastar a ir ao centro de inspecções duas vezes.
Também podes telefonar para o centro de inspecção e perguntas ao técnico se é permitido usar leds nos minimos do carro, se eles disserem que é sim já não precisas de desmachar isso. :wink:
« Última modificação: 07 de Julho de 2010, 14:59 pm por depx »
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Xmarine

  • Visitante
Re: Led's na IPO
« Responder #6 em: 07 de Julho de 2010, 14:57 pm »
Segundo a legislação, se dá luz branca ou amarelanão pode ser motivo de chumbo no IPO.

Mas é verdade que a maioria dos led's que aí andam dão luz entre 6000k e 8000k que tem um tom azulado...e aí convem mesmo tirar para ir ao IPO.

Mas ha outra coisa. Eles no IPO podem falar do que quiserem e dizer mal de tudo. Desde que não venha assinalado no papel...cag**** e andando :grin:

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: Led's na IPO
« Responder #7 em: 07 de Julho de 2010, 14:58 pm »
Segundo a legislação, se dá luz branca ou amarelanão pode ser motivo de chumbo no IPO.

Mas é verdade que a maioria dos led's que aí andam dão luz entre 6000k e 8000k que tem um tom azulado...e aí convem mesmo tirar para ir ao IPO.

Mas ha outra coisa. Eles no IPO podem falar do que quiserem e dizer mal de tudo. Desde que não venha assinalado no papel...cag**** e andando :grin:

Lol é isso mesmo. Não dizia melhor. :grin:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Twilight

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 70
    • Página Pessoal
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 DCI 08'
Re: Led's na IPO
« Responder #8 em: 08 de Julho de 2010, 10:56 am »
Típico de se falar mal de tudo sem tentar sequer perceber as coisas.

Era engraçado haver luzes de matricula com de laranja? ou vermelho? ou azul?? ou pretas? Pq não luzes de discoteca ao flashes ??? secalhar não faz sentido pois não?

Para evitar meterem-se a inventar são criadas leis. E como tal foi criada uma lei que diz que a luz tem de ser branca para iluminar o caracteres da matricula de modo a serem vistas a x metros (não sei a lei de cor por isso vamos supor que é assim). Ora a partir do momento que a lei existe a dizer que são brancas é perfeitamente natural quem tenha a responsabilidade de confirmar que tudo esta conforme a lei manda embirre com luzes azuladas, esverdeadas, roxas, às pintinhas ou o que quer que seja que não seja brancas não é? Claro que depois há os facilitismos. Mas tb é verdade que já vi muita muito boa gente a lixar-se devido a facilitar. Mas fica há descrição de cada um.

Em relação a ser leds e estes iluminarem melhor ou pior. Na altura da criação da lei não havia leds de alta iluminação só havendo os normais que diga-se não dão nem perto da iluminação necessária logo nem sequer são equacionados para a criação da lei. Assim sendo os leds são uma omissão da lei não havendo (que eu tenha conhecimento) nada que diga que não se podem usar. Mas tb não diz que podem.

Essa de os leds serem azulados por estarem acima dos 6000k é muito relativo certamente é uma imposição de mercado pois são esses que têm procura enquanto abaixo disso ninguém os compra por isso será mais difícil haver disponível mas de certeza que os há. Mas isto já sou eu a mandar bitaites.
89' Renault 5 GTL - 91' Renault Clio RT - 97' Mercedes E220D - 91' Rover 214 GSi - 03' Renault Megane II - 08' Renault Laguna III

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Led's na IPO
« Responder #9 em: 08 de Julho de 2010, 11:22 am »
acho uma piada enorme aos comentarios tipo portugal no seu melhor ....
as pessoas teem de compreender uma coisa , as leis existem e nunca vao agradar a gregos e troianos .
e se nao existissem era a anarquia total ( nao estou a dizer que sou um santo e as cumpro todas , longe disso )
quando se faz um comentario destes , pergunto eu ? que fizeram para tentar mudar o que consideram mal ? dou o exemplo da politica , toda a gente critica o governo e estes e aqueles , mas na hora de votar , temos abstençao de 50% ???? criticar é facil ......

voltando ao tema , os leds ate podem dar mais luz , ser mais bonitos estecticamente , etc , etc ,etc ....
já repararam que a matricula fica mal iluminada ? e se calhar pelo que li , no exemplo dos novos bimmers , nao fica .... sao questoes diferentes ....
se calhar no dia em que alguem vosso familiar ou voces proprios forem atropelados e ficarem estendidos no chao e depois ouvirem que ninguem conseguiu ver  amatricula do carro que o fez , pois so metade estava iluminada , vao agradecer aos leds bonitos terem sobrevivido com mazelas e sequelas para sempre sem um dia sequer encontrarem o culpado .....

realmente , agora da me a mim vontade de dizer , portugal no seu melhor .....

Offline Timoteo

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Olhão
  • Utilizador: culatreu
  • Mensagens: 2339
  • Já ultrapassou a barreira dos 20.000
  • Garagem : Megane III Sport Tourer GtLine
Re: Led's na IPO
« Responder #10 em: 08 de Julho de 2010, 11:33 am »
acho uma piada enorme aos comentarios tipo portugal no seu melhor ....
as pessoas teem de compreender uma coisa , as leis existem e nunca vao agradar a gregos e troianos .
e se nao existissem era a anarquia total ( nao estou a dizer que sou um santo e as cumpro todas , longe disso )
quando se faz um comentario destes , pergunto eu ? que fizeram para tentar mudar o que consideram mal ? dou o exemplo da politica , toda a gente critica o governo e estes e aqueles , mas na hora de votar , temos abstençao de 50% ???? criticar é facil ......

voltando ao tema , os leds ate podem dar mais luz , ser mais bonitos estecticamente , etc , etc ,etc ....
já repararam que a matricula fica mal iluminada ? e se calhar pelo que li , no exemplo dos novos bimmers , nao fica .... sao questoes diferentes ....
se calhar no dia em que alguem vosso familiar ou voces proprios forem atropelados e ficarem estendidos no chao e depois ouvirem que ninguem conseguiu ver  amatricula do carro que o fez , pois so metade estava iluminada , vao agradecer aos leds bonitos terem sobrevivido com mazelas e sequelas para sempre sem um dia sequer encontrarem o culpado .....

realmente , agora da me a mim vontade de dizer , portugal no seu melhor .....





Não responderia melhor, se alguem cria as leis e as normas será para que "todos" as cumpram, ou então voltavamos ao tempo da selva em que imperava a lei do mais forte.
Muito bem dito.... :wink:

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Led's na IPO
« Responder #11 em: 08 de Julho de 2010, 11:55 am »
Não é uma questão de agradar a gregos e troianos, é uma questão que em Portugal opta-se pela forma mais fácil que é proibir tudo e mais alguma coisa e arranjar maneira de sacar dinheiro de alguma maneira.
Porque é que o meu carro se for à IPO duas vezes com pneus 195 sem estar averbado no livrete chumba? Piora a segurança? Acho que não... Epá se querem lá meter aquela porcaria da anotação metam, na pior das hipóteses sou multado pelos senhores azuis.... Mas lá está, queres pneus 195 tens que pagar X à Renault e outro X ao IMTT!

No entanto se for preciso entra lá um charuto a cagar fumo por todos os cantos, a babar óleo e sabe-se lá mais o quê, que pode implicar a segurança do condutor e dos outros condutores e o condutor só porque conhece o inspector e dá-lhe uma nota o carro passa...
E olhem que já foram entalados uns quantos centros de IPO assim... :rolleyes:

Obviamente que há limites para as coisas... Mas pronto se na matrícula é pelo problema da identificação à noite do veículo, então à frente qual o motivo de embirrarem?

De noite não se anda de mínimos... anda-se de médios, e os mínimos acho que servem apenas para caso o carro esteja em segunda fila assinalar a presença do mesmo, ou em dias que esteja mais encoberto por isso não vejo qual o porquê de embirrarem com os led's...

Ou será a maneira de pensar "Ah este tem led's, é street racer..."? :rolleyes:

Não tou aqui a alimentar discussão nenhuma, simplesmente acho que neste país há coisas ridiculas...
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 11:57 am por rodrigopt »
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Led's na IPO
« Responder #12 em: 08 de Julho de 2010, 12:52 pm »
há muita coisa ridicula neste pais , como há em todos os outros paises . A unica diferenca é que aquilo a que chamas ridiculo , chamas ridiculo apenas porque te da jeito achar que é ridiculo .
Sabes o que é ridiculo para mim ? é estar a discutir leds quando o pais está de tanga e caminhos a passos largos para o fundo e para a cova .
Sabes o que acho ridiculo ? é fartar me de trabalhar para ser alguem na vida , pagar os meus impostos , pagar emprestimos altissimos para ter uma casa minimamente decente e depois veem umas etnias quaisquer e o governo da lhes umas casas para nao serem acusados de racismo pelas organizaçoes . isso sim é ridiculo , deixar que os outros o façam por nos . E isso que disse atras e que ainda nao deves ter apanhado , criticar é facil , fizes te algo para mudar isso ? tentas te mudar o que achas ridiculo ? cruzar os braços e criticar é muito mas muito facil .... Provavelmente foste mais um dos que acha que o governo que tems é uma porcaria mas tambem nao foste votar porque sao todos iguais nao é ?
Sabes uma coisa ? eu fui votar e luto por mudar sempre aquilo que considero que esta mal . E sabes em quem fui votar ? em ninguem , votei em branco . e sabes porque ? porque considero que tem muitos mais valor votar em branco , pois se muita gente votasse em branco , era concerteza o sinal que eles precisam para ver que nenhum deles presta e que é altura de se mudar muita coisa . Abstençao ( cruzar os braços ) sabes o que eles veem ? o pessoal prefere um dia de praia enquanto nos que aqui estamos fazemos o que queremos . E é isso que tem acontecido , ninguem se organiza em condiçoes para lutar pelo que quer que seja , cruza se os braços , chama se ridiculo , manda se umas bocas , mas na verdade , nada se faz para mudar o que esta mal . Portanto , acredites ou nao , vai ser sempre ridiculo .

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Led's na IPO
« Responder #13 em: 08 de Julho de 2010, 12:56 pm »

De noite não se anda de mínimos... anda-se de médios, e os mínimos acho que servem apenas para caso o carro esteja em segunda fila assinalar a presença do mesmo, ou em dias que esteja mais encoberto por isso não vejo qual o porquê de embirrarem com os led's...


esta parte merece um big LOL , pois so podes estar a brincar .... mas completo mais a tua frase , os 4 piscas servem para assinalar que o carro esta mal estacionado e que estamos a beber um cafezinho ali ao lado e que nao demoramos .... e os maximos servem para ir atras de alguem na auto estrada e fazer lhe sinal de luzes para sair da frente :)

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Led's na IPO
« Responder #14 em: 08 de Julho de 2010, 13:08 pm »
Vá tenham lá calma peace and love :wink: