Autor Tópico: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F  (Lida 21687 vezes)

Offline Xtreme

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[DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« em: 31 de Agosto de 2011, 00:27 am »
Viva pessoal!

Como foi prometido, deixo aqui este DIY para quem teve o mesmo problema que eu:

Ter um Clio I com motor 1.2 8v igual ao do Clio II 1.2 8v, por outras palavras, 1149 cc D7F e não ter quaisquer ligações feitas para ter conta-rotações.

Parte do problema, é que não se encontra nada acerca disso.

Bem, mas deixemos a conversa de lado e vamos ao trabalho.

Vamos ao material que é necessário:
-Fio de cobre (daqueles das instalações eléctricas)
-2 Resistências de 10k
-2 diodos 1N4007
-Ferro de soldar ou junções e/ou caixas de junção.

O resto, é apenas ferramenta básica, como chave de fendas, alicate de corte e alguma dose de criatividade. :tongue:

Agora perguntam, porquê um par de resistências e um par de diodos?

Para já, vamos ter de ir buscar as rotações à ignição, mais propriamente à bobine. O problema, é que a bobine lê os valores aos pares de cilindros. Por outras palavras, dos 4 fios que de lá saem, um deles é as rotações do cilindro 2 e 3 e o outro é dos cilindros 1 e 4.

Os diodos e resistências, serve para juntar-mos os 2 valores/fios para termos as rotações correctas no quadrante. Senão,  apresenta sensivelmente metade das rotações.

Bem, vamos então ao primeiro passo, ter tudo organizado:


Os fios não precisam de ser muito grandes. Chega 4 cm.

O próximo passo é soldar um fio a cada ponta das resistências e diodos:


Bem, vamos agora à parte realmente importante... juntar tudo!

O esquema do que vamos fazer é igual a este:


(O fio 3 e 4 da foto, são os fios onde vamos ligar.)

Ao pé da bobine de ignição, terão este conector:


Ele não estará bem assim, porque aquela borracha estará no sítio. Para a levantar, basta agarrar na chave de fendas e levanta-la para revelar aqueles 4 fios.

Bem, os fios onde temos de ir buscar as rotações é ao rosa/laranja e branco/laranja. O branco e o rosa são os fios 3 e 4 da foto do esquema. :wink:

Agora, basta lá colocar um fio junto ao rosa e outro fio ao branco, neste caso, os que adicionei é o azul e verde.


Esta parte agora é importante.

Dá jeito agora uma caixa de junções para colocar os fios nos sítios correctos.

Agora, por cada fio que tiraram da ignição (neste caso o azul e verde), tem de ser ligado uma resistência e um diodo.

ATENÇÃO: O diodo tem posição. A risca branca convém estar do lado para onde vai depois dar o fio pró quadrante, senão não contará as rotações o quadrante. Posição é como está no esquema. O Zund qualquer coisa é a bobine de ignição. :wink:

Eu aqui já tinha isso tudo isolado (convém), mas dá para perceber:


Podem juntar os fios aos pares, porque eles agora vão todos ligar ao mesmo tempo, naquela caixa de junção do fio vermelho que dá para ver na foto acima.

A parte mais complicada já está! Agora vem a mais trabalhosa. :tongue:

Agora, até podem seguir alguns pontos deste tópico:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=804.0

Ou este:
http://www.não é permitido publicidade a outros foruns.com/v6/index.php?topic=12244.0

Apartir de aqui já não tenho fotos do meu trabalho, por isso, vou aproveitar algumas daquele tópico. :tongue:

Para quem quiser também o manómetro da temperatura, vai àquela caixa preta à frente da bateria, que até tem o símbolo do Renault, e vão-se cruzar com isto:


Neste caso, o da temperatura é o Roxo, penso que seja o B6.

Aquele laranja não vale a pena olhar, porque não temos ligação para ele (se tiverem o fio em B1, podem seguir apenas o outro tópico.).

Bem, então precisamos da ligação do B6 para a temperatura. Basta colocar lá um fio ao lado como fiz na bobine.

Agora, precisamos de passar isso prá zona do quadrante.

Eu por acaso passei os fios pela zona do fio de abrir o capot.

Agora, dentro do carro, precisam de tirar este parafusos:


E caso o quadrante esteja seguro nos 4 parafusos deles, precisam de tirar os de baixo do volante:


Isto porque o quadrante tem os seguintes parafusos a segurar:


Agora, ajudava umas fichas destas da foto abaixo. Podem arranjar doutro quadrante, num ferro velho das fichas de ligação ao quadrante.




Eu aproveita as de um conector que tinha dum PC velho. :angel:

Bem, devem então ter o fio de temperatura, vindo do B6, e devem ter o fio resultante daquelas 4 junções que fizemos no final, ao lado dos conectores que estão duas fotos abaixo.

Bem, então agora, é basicamente só ligar!


Agora, o fio do conta-rotações tem de ir pró A8 e o da temperatura pró C1.

O próprio conector do carro, tem os números lá escritos:



Para quem tiver um Jaeger ou outro caso aconteça, pode ter de trocar o fio C7 com o C8 para as ligações ficarem correctas. Isto porque o botão de desembaciar o vidro traseiro fica na luz dos faróis de nevoeiro e vice-versa. Daí essa necessidade.

Bem pessoal, se tiverem tudo correcto, deverá acontecer isto:
Clio I PH3


Por acaso, esse quadrante não é o que tenho. Esse é do meu PH1 que foi apenas para testes. :angel:

Se fosse apenas ligado a um fio da bobine (temos 2 fios vindo da bobine, lembram-se?), o carro no corte faria apenas 3500 RPM, que é o que aqui não acontece.

Bem pessoal, é só isto. Se alguém tiver dúvidas que vão deixando aqui. E peço desculpa pela extensão que texto que é. :tongue: :wink:

Deixo também créditos a quem fez o outro DIY com o resto das ligações ao quadrante, senão não tinha conseguido fazer isto. :grin:

Espero que tenham gostado do DIY e que tirem proveito dele, que eu já tirei. :grin:

Offline Artur

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #1 em: 31 de Agosto de 2011, 00:59 am »
parabens e obrigado pela partilha
boa info

Offline Viagra

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #2 em: 31 de Agosto de 2011, 01:02 am »
Brutal. Muito bom sim senhor e que paciencia!

AbracosAbracos

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Offline Rui

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #3 em: 31 de Agosto de 2011, 08:11 am »
Porreiro e obrigado pela partilha. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Hardcore

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #4 em: 31 de Agosto de 2011, 08:32 am »
Já há uns anos tinha feito isso no meu Clio RL 1.1 MK1, fica logo com outra pinta!!

Offline depx

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #5 em: 31 de Agosto de 2011, 09:49 am »
Boa informação, certamente que irá ajudar muita gente. Bom DIY. :wink:
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Offline Caçoilauto

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #6 em: 31 de Agosto de 2011, 10:26 am »
Muito bom, obrigado pela partilha que acabaste de fazer para com os user's do forúm. De certo que ajudará muita gente. :grin:

Offline sHinta

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #7 em: 31 de Agosto de 2011, 10:51 am »
Bom DIY Xtreme  :happy:
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Offline carlosjcm

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #8 em: 31 de Agosto de 2011, 10:54 am »
Bom DIY.

Offline Pedrob

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #9 em: 31 de Agosto de 2011, 12:46 pm »
Bom diy parabens!

Esse esquema do quadrante foi eu que o puz no clio***m em 2007 lol :) e agora veio aqui parar. Tambem fiz isso ao meu clio 1, no quadrante "novo" puz-lhe lampadas todas novas, fica logo outra coisa.

cumps
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Offline Xtreme

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #10 em: 31 de Agosto de 2011, 14:47 pm »
Bom diy parabens!

Esse esquema do quadrante foi eu que o puz no clio***m em 2007 lol :) e agora veio aqui parar. Tambem fiz isso ao meu clio 1, no quadrante "novo" puz-lhe lampadas todas novas, fica logo outra coisa.

cumps

Não foste tu que trataste do outro tópico do quadrante? Daquele que já não tinha fotos do meu trabalho e que tive de usar das tuas? :laugh:

Eu usei parte daquele tópico para meter parte do meu quadrante a funcionar, mas como não explicava onde ir fazer as ligações prós conta-rotações para quem não tinha, tive de ir pesquisar.

Depois encontrei as ligações dum Clio II, mas só ficava a contar metade das RPM, porque só lia um par de cilindros.

Só agora à coisa duma semana ou duas, é que encontrei o esquema das ligações, para ter as rotações totais. :tongue:

Demorei mais tempo a pesquisar que a tratar disto. :laugh:

Offline Pedrob

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #11 em: 31 de Agosto de 2011, 18:20 pm »

Bom diy parabens!

Esse esquema do quadrante foi eu que o puz no clio***m em 2007 lol :) e agora veio aqui parar. Tambem fiz isso ao meu clio 1, no quadrante "novo" puz-lhe lampadas todas novas, fica logo outra coisa.

cumps


Não foste tu que trataste do outro tópico do quadrante? Daquele que já não tinha fotos do meu trabalho e que tive de usar das tuas? :laugh:

Eu usei parte daquele tópico para meter parte do meu quadrante a funcionar, mas como não explicava onde ir fazer as ligações prós conta-rotações para quem não tinha, tive de ir pesquisar.

Depois encontrei as ligações dum Clio II, mas só ficava a contar metade das RPM, porque só lia um par de cilindros.

Só agora à coisa duma semana ou duas, é que encontrei o esquema das ligações, para ter as rotações totais. :tongue:

Demorei mais tempo a pesquisar que a tratar disto. :laugh:


N.... eu na altura dei umas luzes ao user do outro forum acerca das ligações e dei-lhe unicamente esta imagem


Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Xtreme

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #12 em: 31 de Agosto de 2011, 21:05 pm »
Essa imagem dá bastante jeito por acaso. :wink:

De qualquer maneira, obrigado pelo apoio pessoal. :wink:

Offline MaNeL

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #13 em: 13 de Janeiro de 2012, 16:24 pm »
Excelente DIY. Muito útil, sem dúvida.

Para o motor E7F ( 1.2 energy) alguém sabe se as cores dos fios são as mesmas? É para ir na mesma buscar sinal à bobine?
Cumps :)

Offline tuga1984

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Re: [DIY] Ligações do conta-rotações em motor D7F
« Responder #14 em: 11 de Agosto de 2013, 01:53 am »
ja agora onde compro:Resistências de 10k/diodos 1N4007
numa casa de pecas de automoveis?