Autor Tópico: ESPACE IV/LAGUNA - mudar couro da manete das mudanças  (Lida 5762 vezes)

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
ESPACE IV/LAGUNA - mudar couro da manete das mudanças
« em: 06 de Março de 2017, 10:28 am »
Boas povo do losango


Hoje venho demonstrar como é fácil mudar a pele que reveste a manete das mudanças da Espace e Laguna com caixa de 6 velocidades.

Material:
- um retalho de pele verdadeira (podem usar sintética mas não aconselho)
- agulha, linha forte, tesoura e cola

Como se faz:
  • Primeiro têm de retirar a moca das mudanças. Com alguma força e persuasão vão lá. Sem medo de partir, terão de fazer força na vertical. Bastante força.
  • Depois de retirada a moca, há que retirar a tampa com a indicação das mudanças (com uma faca faz-se força de lado e sai, sem forçar demasiado senão parte!).
  • Depois é retirar o "couro" velho, para isso é suficiente descoser pela costura na parte de trás da moca
  • Retirado couro, limpem e verifiquem se a moca não está partida. A minha estava, mas com Super Cola ficou impecável
  • Passo seguinte é pegar no couro velho e entender sobre o couro novo. Reparem que o couro antigo vai estar com o formato da moca e precisa ser esticado. Já agora, não usem couro demasiado grosso, é preferível ser mesmo fino (arranjam de um casaco velho, de um estofador amigo, de um retalho de fábrica...)
  • Cortado o couro novo à medida, é preciso verificar se está à medida. Feito isto é coser. Eu cosi à mão, não custa nada e fica bem (eu sei coser pois já trabalhei nos sapatos e isto não me custa). Quem não souber ou não quiser coser à mão, arranje uma máquina, fica melhor mas não é preciso
  • Ah, cosam o couro do avesso!!! Depois de terminado é meter no lugar. Reparem que a moca vai entrar de cima para baixo no couro e este precisa de ser puxado para ficar no lugar. Outro alerta, a costura tem de ficar na calha de trás que a moca tem.
  • Tendo o couro no lugar, resta colar as bordas para dentro. A pele antiga também é colada assim. Eu preferi super cola 3 e ficou bem. Portanto na parte de cima e debaixo da moca terão uma borda de pele, metem cola e vao colando para dentro.
  • Outro alerta, se deixarem demasiado couro nessa borda, meter a moca no lugar e a "tampa" com as mudanças vai ser quase impossível. DEixem uma borda de 0.5 a 1cm no máximo!
  • Por esta hora já devem ter a moca com o couro novo. Resta recolocar no lugar. Cuidado com o plástico que levanta para fazerem marcha atrás, encaixem tudo direito. E com um pouco de força a moca volta ao lugar.
  • Passo final é colar, sim colar a tampinha das mudanças na parte de cima da moca e tá feito

Algumas notas:
  • arranjem couro geuino, não se metam em pele sintética. E de preferência parecido com o que já têm
  • não façam força a mais, nem a retirar, nem a recolocar a moca
  • verifiquem se a marcha atrás entra bem e se tudo funciona como antes
  • o couro podem também encontrar à venda no Ebay por cerca de 5£, eu arranjei de graça
  • o suposto couro que vinha na Espace (pele sintética) estava literalmente podre e metia nojo tocar naquilo, daí ter mudado

Não tirei fotos de cada passo, pois foi tudo feito à pressa com a minha mulher a chagar-me o juízo que tinha de pôr a mesa e que eu estava a sujar tudo e mais não sei o quê... entrou a 100, saiu a 200. 

Deixo fotos do que tenho.

ANTES


DEPOIS










« Última modificação: 06 de Março de 2017, 10:44 am por mingos »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: ESPACE IV/LAGUNA - mudar couro da manete das mudanças
« Responder #1 em: 06 de Março de 2017, 13:50 pm »
Bom diy, sempre é uma ideia possível de implementar num futuro próximo ;)

Para a próxima faz em vídeo  :laugh: sempre se via a "maria" a ralhar contigo  :laugh: :laugh:

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: ESPACE IV/LAGUNA - mudar couro da manete das mudanças
« Responder #2 em: 06 de Março de 2017, 15:44 pm »
Se tivesse feito um vídeo era uma vergonha... é melhor assim.  :grin:

Offline TC

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 289
Re: ESPACE IV/LAGUNA - mudar couro da manete das mudanças
« Responder #3 em: 06 de Março de 2017, 16:01 pm »
Para aqueles que gostam de vídeos, têm aqui com basicamente a mesma "base" de tarefas...

! No longer available
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: ESPACE IV/LAGUNA - mudar couro da manete das mudanças
« Responder #4 em: 06 de Março de 2017, 20:11 pm »
Vi esse vídeo há dias e fiquei com a impressão que o mingos também o fez :laugh:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: ESPACE IV/LAGUNA - mudar couro da manete das mudanças
« Responder #5 em: 06 de Março de 2017, 22:10 pm »
Não tirei fotos de cada passo, pois foi tudo feito à pressa com a minha mulher a chagar-me o juízo que tinha de pôr a mesa e que eu estava a sujar tudo e mais não sei o quê... entrou a 100, saiu a 200. 

Isto sim é que merecia ter sido filmado. :laugh:
Mas mesmo sem vídeo está muito bom. Gabo a tua paciência para estas tretas. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: ESPACE IV/LAGUNA - mudar couro da manete das mudanças
« Responder #6 em: 06 de Março de 2017, 23:34 pm »
Vi esse vídeo há dias e fiquei com a impressão que o mingos também o fez :laugh:

Sou um admirador do Chris Fix. Esse sim tem uma paciência... e ensina umas coisas engraçadas.

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: ESPACE IV/LAGUNA - mudar couro da manete das mudanças
« Responder #7 em: 06 de Março de 2017, 23:38 pm »
Isto sim é que merecia ter sido filmado. :laugh:

Fosse eu a filmar isto... enfim que bargonha!... A vida de um guerreiro não é fácil.  :laugh:


Mas mesmo sem vídeo está muito bom. Gabo a tua paciência para estas tretas. :smiley:
A paciência nem é assim tanta, é conforme me dá na telha. Tenho uma lista de coisas por fazer na carrinha no meu escritório, é ir fazendo de vez em quando o que se pode. É quase um passatempo.


Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: ESPACE IV/LAGUNA - mudar couro da manete das mudanças
« Responder #8 em: 07 de Março de 2017, 07:45 am »
Sempre alivia o stress e abstrai um pouco.

Sou capaz de fazer isso para um fole do travão de mão. O volante irei deixar para um pro poque coser, comigo só com z.

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: ESPACE IV/LAGUNA - mudar couro da manete das mudanças
« Responder #9 em: 07 de Março de 2017, 09:49 am »
Num outro carro que tive renovei a pele do fole de travão e do travão de mão assim, ainda foi mais fácil. E é daquelas coisas que faz a diferença.

Volante eu não faria. Já é muita areia para a minha camioneta.