Autor Tópico: DIY: Laguna mk2: remover forra da porta e reparar elevador do lado do condutor  (Lida 6397 vezes)

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
ora viva, trago mais um DIY levado a cabo na minha cobaia.

devido ao facto de estar a fazer este trabalho sozinho não me foi possível retirar muitas fotos, mas penso que com as que tem dá para perceber. qualquer coisa é só perguntar

Ferramenta necessária:
  • Chave torx tx20
  • Chave torx tx27
  • chave de 10mm
  • chave de fendas
  • espátula de plástico


Material necessário:
  • kit reparação. à venda no ebay por 15€ ou menos
  • mastique ou massa caralhuda
  • lubrificante para as calhas


Vamos começar por retirar a forra da porta. vamos em primeiro lugar retirar tudo o que podemos retirar já que contenha ligações. estou-me a referir aos botões dos vidros, de regular os espelhos e de luz de presença.

para retirar os botões dos vidros temos que soltar 5 encaixes. 2 de cada lado e um na parte da frente. estes encaixes retiram-se fazendo pressão nos mesmos.




para retirar os que se encontram contra a porta eu coloquei um ferro dobrado a 90º para conseguir fazer pressão nesses 2 encaixes.



soltar os que estão virados para nós e o da frente. retirar as 3 fichas.



vamos agora remover o botão dos espelhos retrovisores. para remover este botão com a ajuda de uma chave de fendas soltar um pouco dos lados até passar os encaixes. para o remover completamente temos que rodar o "cu" para cima devido ao formato do botão.



retiramos a lâmpada de presença com a ajuda de uma chave de fendas. relembro que é preciso ter cuidado a usar a chave de fendas para não marcar os plásticos.




removemos o plástico que tapa o acesso à fixação dos espelhos retrovisores. é só fazer força para fora.



Removemos o parafuso que está no manipulo da porta com a chave tx27



Removemos os parafusos com a chave tx 20 que se encontram na parte de baixo da forra.




a porta está praticamente solta. a unica coisa que a segura são umas molas e o mastique que faz a vedação.
usar a espátula de plastico para ajudar a separar o mastique que segura a forra à porta. fazer uma ligeira força para fora para soltar as molas (quando se soltam parece que partimos alguma coisa por isso não se assustem).

com a porta solta puxamos para cima para a desencaixar nas borrachas superiores.
retiramos a ficha da coluna e retiramos o cabo do manipulo. para isso usar uma chave de fendas para soltar o encaixe do mesmo.



pousamos a quartela num sitio seguro  :happy:


Passamos agora à fase II, remover e reparar o elevador.

Baixar o vidro até 2/3 da sua altura +-. isto vai permitir acesso para soltar o vidro dos clips que o prendem ao elevador.
assim que tivermos acesso retiramos as patilhas que prendem o vidro, uma de cada lado. afastamos o vidro e puxamos para cima e prendemos o mesmo. eu utilizei umas borrachas a fazer pressão entre o vidro e as borrachas da porta.



desligamos o motor do elevador. é só fazer pressão na patilha da ficha e puxar a mesma.



desapertamos os 5 parafusos que seguram as calhas e retiramos tudo.



os problemas do meu elevador:








seguimos agora este tópico que mostra como se faz a reparação do elevador em si

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8822.0


Para voltar a monta  é fazer o inverso até chegar à parte de colocar a quartela ao sitio. nesta fase é preciso atenção com a vedação da porta que é garantida como mastique. Eu optei por retirar o velho e colocar um novo. o mastique não é mais do que um silicone que nunca seca que se arranja em qualquer casa de peças para automóveis. eu comprei em bisnaga precisando assim da pistola para aplicar o mesmo




retirmos o velho e limpamos a superfície onde vamos colocar o novo. o mastique fica numas calhas por isso não é preciso adivinhar por onde ele passa. colocamos uma boa quantidade para garantir que fica estanque mas tambem não se pode exagerar para não esbordar.





pegamos agora na quartela e vamos passar as fichas pelos sítios respetivos. Cuidado para não tocar com o mastique em nenhum lugar porque aquilo suja logo e custa a limpar lol
ligar a coluna e o cabo do manipulo. garantir que o cabo do manipulo ficou bem colocado. colocar a quartela no sitio começando por encaixar na parte de cima.
Agora é só fazer o inverso do que fizemos para tirar a quartela fora. Não esquecer de fazer pressão no local das molas para as mesmas prenderem.



Penso que está tudo. Qualquer dúvida/sugestão digam.

Offline mascondez

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu, Portugal
  • Mensagens: 1310
  • Garagem : Laguna Break II 1.9 Dci Privilege
Re: DIY: Laguna mk2: remover forra da porta e reparar elevador do lado do condutor
« Responder #1 em: 16 de Fevereiro de 2014, 20:13 pm »
Bom DIY ficou tudo especificado, assim a malta que tiver o mesmo problema já sabe.
Na minha laguna aconteceu o mesmo no elevador do pendura estou a espera que chegue o kit de reparação.

Offline nuno_nunes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pampilhosa da Serra
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Renault Laguna 2 phase 2
Re: DIY: Laguna mk2: remover forra da porta e reparar elevador do lado do condutor
« Responder #2 em: 31 de Dezembro de 2023, 18:32 pm »
Boa noite eu gostaria se poderiam colocar as imagens desses DIY por favor

Offline nuno_nunes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pampilhosa da Serra
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Renault Laguna 2 phase 2
Re: DIY: Laguna mk2: remover forra da porta e reparar elevador do lado do condutor
« Responder #3 em: 14 de Janeiro de 2024, 00:11 am »
Boa noite e eu depois resolvi o problema com video num canal em polaco

https://www.youtube.com/watch?v=LdUOprko244

Muito obrigado a todos aqui no forum