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[ tutorial ] guia fotografia automovel
Artur:
Post original por "jcpr"
http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=36.0
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DICAS SOBRE FOTOGRAFIA AUTOMÓVEL
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DISCLAIMER: Estas dicas são fornecidas sem qualquer compromisso de que funcionem para todos os casos, ou sequer para algum. Isto é apenas um concentrado das minhas ideias sobre fotografia automóvel.
Todo e qualquer dano que se venha a verificar, porque seguiram alguma indicação neste guia, é da vossa inteira responsabilidade.
Eu não me responsabilizo por qualquer dano moral, mental, físico ou material que vos possa acontecer, ou a terceiros.
Se não estão de acordo com isto, não leiam mais!
Índice
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1 - Introdução
2 - Equipamento
2.1 - Conceitos básicos de fotografia
3 - Concepção de uma sessão
4 - Localização
5 - Composição
6 - Iluminação
7 - Preparação do carro
8 - Fotografia em movimento
9 - Fotografia de pormenor
10 - Fotografia nocturna
11 - Fotografia de interiores
12 - Referências
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1 - Introdução
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Para quem não sabe quem eu sou, chamo-me José Carlos P. Rodrigues, e meti-me na fotografia há cerca de 6 anos.
Comecei por desporto, publiquei em 2 dos nossos desportivos diários, na Visão, na Federação Internacional de Voleibol, estive no Euro 2004, no mundial de andebol de 2003, em etapas do circuito mundial de voleibol de praia, no DTM, etc...
Sempre fui auto-didacta e tudo o que aprendi, foi a falar e a ler sobre o ofício.
A paixão por carros começou mais tarde, e há cerca de um ano, comecei a ganhar interesse por fotografá-los.
Como qualquer maçarico, as primeiras fotos foram... interessantes [;)] A questão era simplesmente, como melhorar?
A informação sobre o assunto é muito escassa. Parece que se trata de uma sociedade secreta, onde ninguém partilha nada com ninguém.
Andei perdido durante algum tempo, e a minha ocupação de dia também não me ajudava. Faltava, e ainda falta, tempo e material.
Este guia aparece porque tenho visto que muita gente anda perdida como eu nesta arte da fotografia automóvel.
Não tenho muita experiência, nem muita informação, mas pelo menos vou ver se partilho aquela que tenho.
O guia vai ficar pronto, quando ficar! Infelizmente estes ultimos dias do ano são época de alguma azafama, e portanto não sei quanto é que posso fazer, mas ele irá ser feito.
Gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre o guia, o que é que poderia estar explicado de uma forma diferente, o que é que vocês não perceberam, que partes estão confusas, onde seria bom introduzir mais fotos, que coisas gostariam ver abordadas no guia, ...
Mandem sugestões, dúvidas, etc... para o meu endereço de e-mail. jose_rodrigues_(arroba)hotmail.com. Fico à espera.
Se quiserem publicar isto em outro lugar, eu não vejo à partida qualquer incoveniente, mas peço-vos que me contactem, para eu também saber por onde anda este guia.
Um abraço e espero que gostem
José Carlos P. Rodrigues
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2 - Equipamento
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Então o que é que é preciso para se fazerem umas fotos a carros?
Vamos começar pela máquina...
Qualquer máquina fotográfica dá para fazer fotos interessantes de carros. As máquinas operam todas sobre o mesmo principio, e já vi trabalhos feitos com máquinas de 100€ verdadeiramente brilhantes. É algo que irão ter consciência mais tarde...É o fotógrafo que faz a fotografia, não a máquina.
Se já tiverem máquina fotográfica podem com certeza usá-la.
Se ainda não tiverem, aconselho vivamente uma máquina digital. Porque:
- Permite-vos ver o resultado de imediato (na gigantesca maioria dos casos).
- Como a fotografia é uma arte que se aprende com a prática, e a maior parte das fotos de experiências é para jogar fora, permite-nos poupar muito dinheiro.
- Permite-nos ver as definições com que tirámos cada foto (abertura, tempo de exposição, ISO, flash, etc...). Ver EXIF
Outro factor a ter em conta é se tem ou não Auto-Focus (AF). O AF é aconselhado em alguns tipos de fotografia, e pode ser util para algumas fotos de carros, mas não é essencial! A grande maioria das fotos de carros podem ser tiradas com Manual-Focus (MF).
Leiam bem os comentários às várias máquinas que poderão ser alternativa (mediante o vosso orçamento).
Uma excelente fonte de informação sobre máquinas digitais é o site http://www.dpreview.com.
O fórum é bastante activo, e de uma maneira geral, as perguntas que irão ter já lá estarão respondidas.
Se optarem por uma compacta (aquelas em que não se pode trocar de lentes), tenham em atenção alguns aspectos, nomeadamente:
- O zoom óptico -> Quanto mais, melhor!
- A distância focal (o primeiro nº em mm) mais "baixa" -> Quanto mais baixo, maior o angulo, o que pode dar jeito em algumas situações.
- A abertura da lente (o nº, ou dois nºs, que estão à frente do f/) -> Quanto mais baixo o primeiro nº, melhor, e se só tiver um nº ainda melhor.
Se optarem por uma SLR, os cuidados são outros.
Na minha opinião, mais vale poupar um pouco no corpo, e investir essa diferença em lentes. As lentes são o factor mais importante em termos de qualidade das fotos.
Lentes
Em termos de lentes existem 3 grandes tipos:
- Grande-Angular ( - 28 mm)
- Lentes normais (28 - 70 mm)
- Telefoto (70 mm - )
Usem esta seguinte como exemplo:
As grande-angular têm, como o nome indica, uma maior amplitude de imagem. Isto quer dizer que consegue meter mais "cena" na foto. Normalmente trazem algum distorção. São muito utilizadas sobretudo em fotografias de carros modificados, porque lhe podem dar uma aparência mais agressiva, se for bem utilizada. Contudo, é facilmente mal utilizada, o que traz muita vez uma distorção exagerada, desvirtuando as formas do carro.
As lentes normais são lentes que formam imagens semelhantes aos da visão humana. Não sofrem da distorção das grande-angular. São por vezes negligenciadas, mas são essenciais em qualquer sessão fotográfica.
As lentes telefoto que servem para fotografar mais longe. Têm como efeito secundário a compressão do fundo, e a facilidade de isolamento entre o carro e o fundo.
Tripé
A seguir à máquina, é o acessório mais importante. Ao contrário do que se possa pensar, um tripé é essencial, quer de noite, quer de dia, faça sol ou faça chuva. A qualidade das fotos é sempre ajudada por um tripé. Comprem um bom tripé, um que seja bastante estável e que, na sua extensão máxima, esteja à altura da vossa boca.
Filtro Polarizador
Para mim é o filtro mais importante na bolsa de fotógrafo de automóveis. Serve para eliminar reflexos indesejados, para a forma do carro saia mais salientada. Quando comprarem, comprem um polarizador circular e de boa qualidade.
Outros filtros
O filtros graduados também podem ser uteis, embora eu pessoalmente não use, e como tal não vou entrar em pormenores neste guia.
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2.1 - Conceitos básicos de fotografia
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O que é uma fotografia?
Uma fotografia é a gravação da luz, num material sensivel. Esta noção é muito importante.
O que é uma exposição?
Uma exposição é determinada pela quantidade de luz que chega ao material. Essa quantidade é determinada por dois factores:
- A abertura da lente.
- O tempo de exposição.
O problema é que essa quantidade deve ser cuidadosamente ajustada para termos uma boa foto. Se chegar ao material:
- Luz a menos, a foto fica sub-exposta (mais escura do que devia)
- Luz a mais, a foto fica sobre-exposta (mais clara do que devia)
Para perceberem melhor estes conceitos, considerem a seguinte situação:
Têm uma torneira com água, e têm uma garrafa de 1 litro, com uma marca nos 0,5 litros.
A torneira representa a abertura da lente, e indica quanta água (luz) passa por ela por segundo.
O tempo que a torneira fica aberta é o tempo de exposição.
Se nos pusermos a encher a garrafa, ela chega à marca do meio em mais ou menos tempo, consoante abrimos mais ou menos a torneira.
A relação é a mesma na fotografia... Quanto maior a abertura (nº f/ mais pequeno), menor é o tempo que demora a atingir a marca, e vice-versa.
Atenção, que se pusermos água acima da marca, deixamos entrar água (luz) demais, e a foto fica sobre-exposta. E se for de menos, fica sub-exposta.
Portanto, a fotografia passa por acertarmos na marca.
Mas não é só a luz que varia... é também o material. O chamado ISO. Quanto mais pequeno for o ISO, maior é a garrafa, e mais luz (água) é necessária até chegar a meio. Em contra-partida, um ISO mais pequeno oferece uma qualidade de fotografia melhor.
Se utilizarem um tripé, é sempre preferível utilizarem um ISO mais baixo.
ISO 200
100%
ISO 800
100%
O ISO mais alto tem como única vantagem o facto de diminuir o tamanho da garrafa, e consequentemente, de se atingir a marca do meio da garrafa em menos tempo, ou seja, para a mesma abertura e um ISO X, quanto mais alto for o ISO, mais pequeno é o tempo de exposição.
Assim, devem utilizar ISOs mais elevados apenas se estiverem a segurar a máquina à mão, e quando as condições de iluminação forem fracas.
Exposição
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Todas as máquinas actuais medem a luz de uma cena. Elas fazem isso para tentar adivinhar qual a abertura, qual o tempo de exposição e qual o ISO. Contudo, algumas cenas podem "enganar" a máquina, se os objectos forem escuros ou claros.
Se os objectos forem muito escuros, ou estiverem à sombra, vai haver uma tendência da máquina para julgar que há pouca luz, e vai tentar forçar a entrada de mais luz. O que pode trazer problemas, porque (como entra mais luz) vai aclarar os objectos todos. O contrário também se verifica, quando temos objectos muito claros.
Devemos sempre que possível tentar ajustar a exposição (abertura ou tempo de exposição), consoante os objectos que fazem a cena.
Algumas máquinas têm também um modo de fazer a medição chamado "spot-metering", que mede a luz que entra na máquina num dado ponto. Quando fotografo carros, utilizo bastante esta hipótese, porque no fundo, quero que, se apenas puder sair uma coisa bem exposta, que seja o carro, não o fundo ou a frente.
Aliás, um outro erro bastante comum é agarrar num carro e colocar um pôr do sol como fundo. Como o sol é uma fonte particularmente forte de luz, o carro vai ficar praticamente preto, porque a máquina vai pensar que existe muita luz na cena.
Eu tento sempre que possível ter a luz pelas minhas costas. Desta forma, a luz incide sobre a parte que estou a fotografar, as cores ficam mais ricas e fiéis, e evita a utilização de flash.
Tempo de fotografar
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O ideal em termos de fotografia é uma luz uniforme, controlada. Infelizmente, situações dessas apenas e só em estudio. Em exterior, é tudo mais complicado, a começar com uma única fonte de luz (sol). Essa única fonte cria sombras pronunciadas, pontos de luz extrema, e uma iluminação nada uniforme.
As melhores alturas para fotografar são na chamada "hora mágica", que se dá antes do sol nascer, e depois do sol se pôr. Nessa altura, a luz é essencialmente reflectida e não incisiva, o que ilumina de forma uniforme o carro.
Outra altura onde isso acontece, é quando está o céu encoberto.
Independentemente da altura em que fotografam, a ideia é expôr a foto para que o carro fique bem exposto.
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3 - Concepção de uma sessão
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Já ouviram muito paleio sobre fotografia e devem estar fartinhos.
Eu vou descrever um método que aprendi com um outro fotógrafo. Este é o método que uso, não é o melhor, nem o pior, e vocês são, obviamente, livres de seguir outro qualquer.
Então como é que isto tudo começa?
A pensar! Isto é capaz de ser difícil para alguns de vocês. [:D]
Começo por pensar no que quero fazer. O erro nº 1 que alguém que quer tirar fotos a carros pode cometer é pegar na máquina e disparar sem saber muito bem a quê, na esperança que uma ou duas fiquem boas. Quando chegam a casa, começam a ter noção que afinal, o resultado não é o que estavam à espera.
A ideia passa por criar uma visão daquilo que se pretende obter.
Um carro, como qualquer outra coisa, tem:
- Forma
- Alma
É isso que vocês devem capturar e transmitir com as vossas fotos. A forma e alma do carro em questão!
E como fazem vocês isso? Pensando e pesquisando.
Em relação à forma, eu pesquiso muito em revistas e na internet por fotos, onde eu possa "aprender" a forma do carro. Conhecer angulos e pormenores do carro é essencial para sabermos o que devemos fotografar, e como.
Em relação à alma, eu procuro ler sobre os carros ou, melhor ainda, conduzi-los. Mas todos os carros têm uma alma, uma maneira de ser. Pode ser mais clássica, mais desportiva, mais musculada, engraçada, mais prática, mais agressiva,etc...
A seguir a isto devem juntar estes dois factores, e começar a ter uma ideia formada do que querem mostrar nas vossas fotografias. Num Mercedes classe S, eu apontaria a elegância e o conforto como pontos chave a retratar. Como é um carro tipicamente de homens de negócios, escolheria como ambiente, um centro de negócios ou um edifício futurista, e como pormenores, a nova mala e os faróis traseiros. No entanto se fosse a versão AMG, já iria provavelmente para uma estrada de serra, e salientava os aspectos aerodinâmicos e desportivos, como as duas/quatro saidas de escape.
Estão a perceber? Tentem obter uma visão daquilo que querem fazer.
Quando a tiverem, ponham-na em papel. Não interessa se sabem desenhar ou não. Podem ser só uns rabiscos ou até mesmo apenas texto, mas que descreva, dentro do possível, aquilo que querem fazer. Assim têm um guia, e não vão andar perdidos quando chegar a altura.
Já introduzi aí atrás o conceito de localização. Vejam a próxima secção para mais detalhes.
Tenham também em atenção a composição, pois esta é absolutamente fundamental para se fazer uma boa fotografia. Dêem uma olhada na secção 5
Outras coisas a considerar
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Quando pensarem na vossa posição de disparo, tenham em atenção que os carros são, regra geral, mais baixos que vocês. Tentem disparar ao nível do carro.
Por outro lado, é possível salientar a altura (ou falta dela), fotografando mais baixo (ou alto). Se fotografarem de alto para baixo, dará impressão que o carro é mais baixo, e vice-versa.
Tenham em atenção às rodas. Elas devem estar direitas, excepto quando fotografam 3/4. Nestas fotos, elas devem estar ligeiramente viradas, de modo a que as jantes fiquem viradas para vocês. Desta forma, mostram um aspecto importantíssimo do carro.
O carro também não deve ficar parado durante a sessão. A luz vem maioritariamente de um sítio, o fundo tem determinadas características, etc..., o que quer dizer que não são vocês que devem andar à volta do carro. É o carro de deve mudar constantemente de posição.
Além disso, ele não tem mel. Muito pessoal pôe o pé na argola, porque fotografa "colado" ao carro, obviamente com uma grande angular. Tentem usar distâncias focais normais, de 35 a 80 mm. Experimentem também com telefoto (+80mm) e vejam o que podem ganhar com isso.
Analisem cuidadosamente a foto antes de disparar. Com o advento da fotografia digital, parece que a fotografia passou a ser feita ao quilo. Não deve ser assim. Apesar de poderem disparar à vontade (e devem-no fazer quando estão a testar), deverão sempre ter cuidado com a composição, antes dos disparos. Apenas quando estão satisfeitos com a composição, e verificaram que o fundo, a frente e o carro estão como vocês querem, deverão disparar. Após o disparo, se tiverem máquina digital, devem olhar para o histograma, e ver se a foto está demasiado escura ou clara. Lembrem-se que os LCDs que vêm nas máquinas são enganadores em relação às fotos. O histograma é a melhor maneira de aferir se a foto está bem exposta ou não.
Se "a montanha" estiver deslocada para a esquerda, a foto está escura, para a direita, a foto está clara, e no centro, a foto está bem exposta.
A "montanha" não é certinha, e pode haver mais que 1 "montanha". Tirem algumas exposições, para cima e para baixo daquilo que a máquina mede, para terem a certeza que ficam com uma exposição decente.
Se as coisas não ficarem bem, ajustem a vossa abertura ou tempo de exposição para fazerem entrar menos ou mais luz.
Garantam que têm tudo o que precisam na mala, antes de ir fotografar. É muito mau quando chegamos ao local da sessão e vemos que falta o polarizador.
Verifiquem todos os "settings" da foto (abertura, velocidade, ISO e White-balance) antes de cada foto! Isto é essencial porque muitas vezes nos acontece estarmos a fotografar pensando que vai sair uma coisa, e depois sai outra. Isto muitas vezes não é detectado no LCD da máquina.
Finalmente, não se precipitem. Demorem o tempo que acharem bem e não aceitem pressas de ninguém. É normal demorarem 30 minutos - 1 hora a "montar" uma foto. Daí o trabalho de casa (a concepção) ser de importância capital.
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4 - Localização
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A localização é um aspecto fundamental da vossa fotografia.
Este é um dos aspectos que não deve ser descurado de maneira nenhuma. É preferível adiar uma sessão e ter uma localização boa para o carro em questão.
As melhores localizações são as que salientam a forma ou a alma do carro. Colocar uma pick-up num troço de terra faz muito mais sentido que a colocar no meio da cidade.
Se tiverem a fotografar um smart (carro pequeno) experimentem colocá-lo junto de dois camiões, para salientar o tamanho do carro.
Utilizem contraste:
- de formas. Carro com muitas curvas, localização mais geométrica.
- de cores. Contraste entre a côr de fundo, ou do alcatrão, e a côr do carro em si.
- de texturas. Carro com linhas "macias" e um fundo com uma textura confusa (uma pilha de pedras, um monte de ferro velho).
Utilizem complementos:
- de formas. Carro com muitas curvas, localização com curvas maradas.
- de cores. A côr de fundo, ou do alcatrão, e a côr do carro em si, todas parecidas, mas de forma que se distingam entre si.
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5 - Composição
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A composição é talvez o que de mais subjectivo há na fotografia. No entanto, existem algumas regras que funcionam muito bem para quase todas as situações.
A ideia é que o carro deve ser o foco de toda a atenção na fotografia. O resto está lá apenas para ajudar o carro a ser notado (salientar forma ou alma do carro).
A utilização de linhas naturais (estradas,..), formas e texturas deve ser algo a ter em conta para guiar os olhos na foto para o carro e para complementar ou contrastar com a forma ou alma do mesmo.
Outro conceito muito conhecido é o da regra dos terços. As pessoas que não pensam muito sobre composição tendem a centrar o carro na foto. Agora, imaginem linhas horizontais e verticais, que dividem a foto em 9 partes iguais (3 linhas horizontais, 3 linhas verticais).
Essas linhas são pontos naturais de atenção, e os 4 pontos onde elas se tocam são ainda mais atractivos. Devem tentar colocar o carro num destes 4 pontos.
Exemplos (do site da porsche)
Tenham isso em conta quando fotografam um carro e sobretudo, evitem colocar o carro nas zonas sem linhas, ou seja, centrar o carro na fotografia, ou colocá-lo na orla da foto.
Uma outra regra de algibeira é não encher demasiado a foto. Devem deixar algum espaço (não muito) à frente do carro, e um pouco menos atrás dele, como que a dar a ideia que o carro vem de algum lado e vai para outro. Afinal, os carros também são meios de transporte.
Depois destas "regras" todas lembrem-se que as regras também foram feitas para serem quebradas. Portanto se da vossa avaliação, a foto resulta melhor não seguindo as regras, força com isso.
Antes de tirarem a foto, procurem por elementos que possam distrair, quebrar as linhas do carro, ou pura e simplesmente ficar mal. Coisas como postes de electricidade, telefone ou gruas a "saír" de capôts, tejadilho, ou mala do carro, quebram as linhas deste, e ficam muito inestéticos.
No entanto, podem e devem utilizar elementos que ajudem a focar os olhos no voss objecto. Coisas como utilizar um arco de uma ponte para criar uma "moldura", ou objectos na parte da frente da foto, desfocados, mas que atraiam ou apontem para o carro são boas ideias, e trazem riqueza à foto.
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6 - Iluminação
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Esta está intimamente ligada com a exposição. Evitem fotografar quando o sol está mais alto e forte. Isto cria-vos sombras muito pronunciadas e tende a criar demasiado contraste entre as zonas que estão iluminadas e as que estão à sombra.
Eu faço um esforço por fotografar com o sol por trás de mim. Dessa forma fotografo sempre parte mais iluminada e, regra geral, dá uma reprodução mais fiél das côres.
Mais uma vez, tentem fotografar ao anoitecer/amanhecer ou quando o céu está encoberto.
A utilização do flash pode ser positiva, quando se fotografa a parte do carro que está à sombra, para dar um "cheirinho" de luz e ganhar detalhe. Mas atenção... não abusem do flash.
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7 - Preparação do carro
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O carro deve estar muito bem lavado. A lavagem deve ser feita, tanto quanto possível, próxima do local da sessão.
Os interiores devem estar impecavelmente limpos, mas não devem usar produtos para pô-los a brilhar no mesmo dia da sessão. Se o fizerem, o carro vai parecer "besuntado" de óleo.
Devem retirar do carro tudo o que não estava lá quando o compraram... lenços, moedas, pacotes de leite, os vossos filhos, etc...
Devem também retirar todos os selos do carro e, nas fotos estáticas, retirar também a matrícula. Além de normalmente inestética, vai-vos obrigar a removê-la depois em pós-processamento.
Levem um pano, ou camurça para passar no carro antes de cada foto.
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12 - Referências
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Estas são algumas das pessoas com as quais eu aprendi sobre fotografia automóvel. Nunca os conheci pessoalmente, mas já troquei ideias com alguns deles, via internet. Grande parte do mérito deste guia também vem deles.
ACS-3 e Shinobi dos foruns do forum.e46fanatics.com.- Dicas sobre fotografia automóvel.
Matt Wattkinson - Fotógrafo freelancer, com trabalhos na EVO e na CAR.
Tony Baker - Editor de fotografia da "Classic & Sports Cars".
James Mann - Fotógrafo especialista em fotografia automóvel em estúdio.
Piedro:
Excelente Artur! :wink:
Obrigado por partilhares, gosto muito de ler este tipo de coisas onde aprendo sempre muito :wink:
Gonçalo:
Bom post Artur... Muito util mesmo :wink:
Leites:
daqui a mais e so grandes fotos dos nossos grandes renaults aqui ;)
obrigado artur
ABSPower:
Obrigado jpcr.
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