Forum RenaultPT

OFF TOPIC => Motorsport => Tópico iniciado por: pedro gomes em 07 de Janeiro de 2011, 17:57 pm

Título: Dakar
Enviado por: pedro gomes em 07 de Janeiro de 2011, 17:57 pm
parabens ao paulo gonçalves que ganhou  aetapa de ontem e ao ruben faria que ganhou a etapa de hoje os portugueses estao em grande na ediçao deste ano do dakar.
eu preferia quando era em africa mas o espirito do dakar esta la, fala se que para o ano vai ser no brasil.
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Caçoilauto em 07 de Janeiro de 2011, 18:11 pm
No BRasil não seria mau mas era para irmos ver as etapas, entre um mergulho e outro  uns bons nacos de picanha pela goela abaixo  :laugh: :laugh: :laugh:
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: pedro gomes em 09 de Janeiro de 2011, 14:30 pm
gostava de ver se um portugues ganhasse o dakar se alguem o ia receber ao aeroporto com bandeiras nacionais,
 se calhar ninguem sabia pois esta ano nenhuma estaçao de televisao se interessou pela transmissao televisiva como em anos anteriores, se calhar se fizessem daquilo um reality show em que pudessemos ver quando os pilotos c***r e m***r e quando atendem os telefonemas das mulheres e filhos e amantes provavaelmente ate havia um canal cabo so para isso mas como é só a maior prova e mais mitica prova de todo o terreno do mundo quem é que quer saber? è o pais que temos , se nao é futebol nao interessa, e se nao é saber de bisbilhotices da vida dos outros tambem nao,  o socrates pode dar o 12º ano a todos os portugueses ou ate um curso universitario mas as mentalidades serao sempre de quem so tem a 3ª classe tirada á noite e ás escuras.
Desculpem la este desabafo.
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Rui em 09 de Janeiro de 2011, 16:42 pm
Então vamos lá a uma reflexão...
No país do futebol, analisemos o nosso desporto motorizado neste momento. Independentemente do que aconteça, os nossos 3 mosqueteiros do Dakar estão a demonstrar que estão na linha da frente do TT. Se não for já este ano, nos próximos tempos vão-nos dar imensas alegrias.
Pela primeira vez vamos ter um piloto na alta roda do Motociclismo Mundial: Miguel Oliveira. E este não vai andar lá a passear ou a ver as vistas...é para o título.
Nas SBK temos a melhor equipa de Supersport, a Parkalgar Honda (mesmo com apoios nacionais quase nulos).
Temos o Campeão dos Campeões Filipe Albuquerque.
Temos o "eterno" Pedro Lamy que é "só" daqueles que agarra em qualquer bicho com volante e ganha.
Álvaro Parente e Formiga (António Félix da Costa) têm demonstrado valor e almejam vôos bem mais altos.
Tiago Monteiro, Miguel Ramos, João Barbosa, Lourenço Beirão da Veiga, Ricardo Bravo, César Campaniço, João Figueiredo, a equipa ASM, Aurora, Duarte Félix da Costa, Elisabete Jacinto, os veteranos Manuel Gião e Pedro Couceiro e mais alguns que nas provas de turismo, Le Mans Series, nos EUA, por essa Europa e Mundo fora nos vão dando alegrias. Bruno Magalhães que tenho a certeza este ano lutará pelo título do IRC.
Armindo Araujo que é "só" Bi-Campeão Mundial de Produção de Ralies.
Vários nomes que no TT dão cartas... David Luz que foi Campeão Mundial de karts no ano passado... E não falemos em grandes valores que se perderam por falta de apoio...alguns campeões europeus... E que apoios vimos as grandes empresas nacionais dar? As nossas TV e imprensa generalista destacarem?? Para o valor que têm e para o que merecem, pouco, muito muito pouco...
E o que se vê? Futebol ...futebol ...e mais futebol ...
Eu gosto de futebol mas já é demais...
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Lipe em 09 de Janeiro de 2011, 17:57 pm
1- se um português ganhasse podes crer que eu estava no aeroporto para o receber.
O Dakar é só a minha prova favorita e ver um tuga no podio é uma alegria, entao em primeiro lugar era a loucura.

2- Este país só se move pelo futebol (não indo contra os fãs), todos os outros desportos são deixados de lado.
É como o Rui diz, este ano nem temos os resumos que tinhamos antes, os partilhados pela eurosport. Eu se não tivesse tv por cabo só mesmo na net é que sabia algo. Passo por outro canal de outro país e nos noticiários fazem um pequeno resumo da particupação dos seu pilotos, nem que seja, está em ultimo, mas está em prova! Ou desistiu mas deu o seu melhor.
Estes dois ultimos anos mal tenho visto isso nos nossos canais infelizmente.


Futebol não é tudo... Até se para o país para dizer que o ronaldo comeu um croissant pelo pequeno almoço...
Ridiculo (acho eu)
Claro, isto é a minha opinião pessoal
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: pedro gomes em 15 de Janeiro de 2011, 17:01 pm
parabens ao helder rodrigues que fez um excelente 3º lugar na geral no dakar 2011 e a todos os +portugueses que terminaram esta grande prova do todo o terreno mundial.
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Lipe em 15 de Janeiro de 2011, 17:28 pm
É verdade,

Recebi agora essa noticia.

Está mesmo de parabéns, o melhor português no Dakar em motos a ter uma posição destas  :grin:
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Rui em 17 de Janeiro de 2011, 15:58 pm
Citar
O primeiro pódio de Portugal no Dakar

([url]http://img407.imageshack.us/img407/8579/63524668.jpg[/url])

O terceiro posto de Helder Rodrigues no Dakar 2011 ficará bem registado na história do automobilismo português, já que é a primeira vez que um piloto luso consegue melhor que o quarto posto na prova. Até aqui só Carlos Sousa (Mitsubishi) em 2003 e Helder Rodrigues o ano passado tinham chegado ao quarto posto, resultado agora melhorado pelo valoroso piloto da Yamaha.
Há muito que os portugueses trilham caminho pelo mítico Dakar, desde 1982, quando José Megre e Manuel Romão partiram para a mítica aventura, com o número 214 estampado no UMM. A eles se juntaram ainda Pedro Cortês/Joaquim Miranda e Diogo Amado/Pedro Vilas Boas, todos igualmente em UMM, tendo todos terminado. No ano seguinte, a "armada" nacional viria a duplicar, baixando para cinco equipas em 1984... e depois uma paragem de seis anos até António Lopes voltar a colocar a bandeira nacional entre os inscritos e logo como o primeiro motard a tentar a sua sorte.

Em 1992, José Megre encerra as suas participações no Dakar, no mesmo ano em que Teresa Cupertino de Miranda se torna a primeira mulher portuguesa a participar, no que viria a ser seguida, anos depois, por Joana Lemos e Céu Pires de Lima (ambas em 1997) e Elisabete Jacinto (1998).

As edições 2001/2003 foram das melhores para Portugal, já que Bernardo Vilar (2001) e Paulo Marques (2002) conseguiram vitórias na categoria Maratona, sendo ambos 10ºs à geral, enquanto Carlos Sousa termina em quinto à geral em 2001, o melhor resultado de um concorrente português em quatro rodas até à altura, batendo finalmente o sexto posto de Duarte Guedes em 1995, num ano em que esteve perto da vitória e Jutta Kleinschmidt se sagrou como a primeira (e única até agora) mulher a vencer. Repetindo o quinto posto no ano seguinte, foi em 2003 que o piloto de Almada terminou às portas do pódio.

Desde então, Carlos Sousa tornou-se presença (quase) contínua entre os melhores pilotos privados ou semi oficiais, Hélder Rodrigues, Rúben Faria e Paulo Gonçalves assumiram a passagem de testemunho de Marques, Vilar e companhia, enquanto Elisabete Jacinto trocou as duas rodas pelos camiões.

Ainda não foi desta que vencemos, mas já se escreveu mais uma página da história, agora dum pódio, equivalente ao terceiro lugar de Helder Rodrigues. Para quando uma vitória?



In Autosport
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Caçoilauto em 17 de Janeiro de 2011, 16:13 pm
Exelente....

Pana já não se tratar do Lisboa Dakar
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Rui em 17 de Janeiro de 2011, 16:19 pm
E com o espirito um pouco alterado.
Quando tinham que atravessar Africa, dormiam em tendas. Na América do Sul as equipas mais poderosas dormem em hoteis de 5 estrelas...

Como dizes Caçoila, pena não ser o Lisboa Dakar que "nos foi retirado" por jogadas de bastidores. A mim ninguém convence do contrário.
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Rui em 17 de Janeiro de 2011, 16:35 pm
Citar
([url]http://img26.imageshack.us/img26/3773/hr2z.jpg[/url])

Piloto luso em entrevista depois da consagração no Dakar 2011

Hélder Rodrigues: "Vencer o Dakar é um sonho de criança e agora sei que estou cada vez mais perto"


Rei morto, Rei posto! É desta forma que, terminada a festa em Buenos Aires, onde Hélder Rodrigues subiu ao pódio do Rali Dakar Argentina-Chile 2011, tornando-se no primeiro piloto português a alcançar um terceiro posto no Dakar, o piloto já pensa no próximo. Agora, é tempo de balanço desta quinta participação na mais dura prova do todo-o-terreno mundial.

Foi emocionante esperar na meta pela confirmação do terceiro lugar?

HR: "Foram momentos de grande ansiedade e talvez os minutos mais longos da minha vida. Quando se tornou oficial não consegui conter as emoções, senti-me o piloto mais feliz do Mundo".

É um resultado de sonho?

HR: "Sem dúvida que sim, mas tenho a clara noção que cheguei onde cheguei por mérito próprio. O Rali Dakar é de longe a mais dura competição de todo-o-terreno do Mundo e o sucesso resulta de inúmeros fatores. No que me diz respeito, sei que fui sempre rápido e competitivo. Não escondo que fiquei algo surpreendido com a subida do quarto para o terceiro lugar, mas o Dakar é mesmo assim. No ano passado fui eu que tive muitos problemas e sofri com isso, pois cheguei a andar em segundo da geral e depois tive que me contentar com o quarto lugar. Desta vez foi o Francisco Lopez Contardo que teve problemas, mas compreendo a frustração que ele sentiu".

Tiveram oportunidade de falar no assunto?

HR: "Falei logo com o Francisco 'Chaleco ' Lopez, de quem sou bastante amigo. Ele felicitou-me pelo meu terceiro lugar e eu também lhe dei os parabéns pelo excelente Dakar que ele fez. Ele foi aliás o primeiro a lembrar que no ano passado tinha sido ele a ganhar com o meu atraso. Desta vez eu fui mais feliz, a competição é mesmo assim. Foi um momento duro para todos, mas a nossa amizade está acima disso".

Queres fazer um resumo do que foi o Dakar 2011?

HR: "Terminei como é sabido com um resultado histórico, o terceiro lugar, mas para lá chegar tive que sofrer muito. Penso que foi o Dakar mais complicado da minha carreira, onde as coisas aconteceram de uma forma muito diferente se compararmos com a prestação que tive noutras edições. Para começar tive uma primeira semana que correu muito mal, desde a primeira etapa. Atrasei-me bastante e não foi fácil encontrar o meu melhor ritmo de corrida. Depois ganhei ânimo e com muita determinação lá fui subindo, chegando ao dia de descanso com uma motivadora vitória na etapa. Estava de novo no rumo certo, quando em dois dias fui traído pela navegação e me atrasei mais de uma hora. Continuei sempre ao ataque, etapa após etapa, sempre convicto de que ainda era possível atingir o meu grande objetivo para este Dakar.

Acreditaste sempre?

HR: "Já tenho alguma experiência do Dakar e por isso nunca baixei os braços, mesmo quando via que estava mais longe do Chaleco. Sabia obviamente que me estava a afastar do objetivo, mas procurei abstrair-me e dar sempre o meu melhor. Por isso cortei a meta com o sentido de missão cumprida.

É o ponto mais alto da tua carreira?

HR: "O pódio do Dakar é sem dúvida uma grande meta que consegui atingir. Fiquei atrás de dois pilotos oficiais e, portanto, fui o melhor piloto semi oficial, o melhor piloto Yamaha e também o melhor português. São muitos motivos de satisfação".

E agora, projetos para o futuro?

HR: "Agora quero um pouco de paz e descanso, pois estes 9.000 quilómetros deixaram-me de rastos. Depois é altura de começar a pensar no próximo Dakar. Sou cinco anos mais novo que o Cyril Despres e três do que o Marc Coma e sei que tenho ainda pela frente muitos anos de Dakar. Vencer o Dakar era um sonho de criança, agora sei que estou cada vez mais próximo de o concretizar


In Autosport
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Caçoilauto em 17 de Janeiro de 2011, 16:36 pm
sim sem dúvida .


Algumas vez viste ataques terrorismas em africa noutro eventos? e eles continuam-se a realizar.
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Rui em 17 de Janeiro de 2011, 16:51 pm
Isso fez-me lembrar uma certa T-shirt:

(http://img687.imageshack.us/img687/6481/dakar.gif)
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Caçoilauto em 17 de Janeiro de 2011, 17:44 pm
exelente  :cool: :cool:
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Amilcar Rocha em 11 de Janeiro de 2012, 11:57 am
Este já é o Dakar 2012, mas hoje vi uma cena que me deixou de boca aberta, apesar de ser uma competição e claro que todos querem ganhar, o que sempre admirei nesta prova foi a entre ajuda entre os pliotos, mas quando hoje vi esta noticia fiquei parvo com a falta de "civismo"

A noticia:
http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2012/01/10/paulo_gon_alves_abandonado_por_d.html (http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2012/01/10/paulo_gon_alves_abandonado_por_d.html)

O video:
http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2012/01/10/paulo_gon_alves_abandonado_por_d.html#?tab=content-video (http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2012/01/10/paulo_gon_alves_abandonado_por_d.html#?tab=content-video)
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Tiago_Rocha em 11 de Janeiro de 2012, 12:15 pm
Sem falar na bela manobra de ontem do Peterhansel...abalroou um motard! nem uma penalização levou...tristeza! mas pronto....piloto francês...organizadores franceses...etc. Esta não foi a prova idealizada por Thierry Sabine...

Se bem que o nosso Hélder Rodrigues...também não esteve muito, ele é o piloto que dá meia volta ao cavalo e vai-se embora...

O desporto no geral está uma miséria é interesses em todo o lado...
Título: Re: dakar 2011
Enviado por: Lipe em 11 de Janeiro de 2012, 13:24 pm
Podes crer, estas duas atitudes mostra que o Dakar não é o que era...

Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 11 de Janeiro de 2012, 13:37 pm
http://www.youtube.com/watch?v=S5Q2JZsdUfk#ws (http://www.youtube.com/watch?v=S5Q2JZsdUfk#ws)

http://www.youtube.com/watch?v=ArLtt6MOHMk#ws (http://www.youtube.com/watch?v=ArLtt6MOHMk#ws)

Impresionante!!!DAKAR 2012, Hummer del principe de Qatar, Stage Copiapo-Copiapo .AVI (http://www.youtube.com/watch?v=YTtOltoJic8#)
Título: Re: Dakar
Enviado por: Vicente em 11 de Janeiro de 2012, 21:51 pm
Este ano parece que é para os minis o dakar.
ontem vi no resumo da eurosport um salto  do Hummer do Gordon até assunta xD mas é lindo :)


Nas motas os Tugas estão todos a andar bem pena o Gonçalves ter tido tantas penalizaões a Husqvarna esta a andar muito bem :)
Título: Re: Dakar
Enviado por: Vicente em 11 de Janeiro de 2012, 21:52 pm
fica aqui o filme do salto : Robby Gordon Jumping at Iquique - Dakar 2012 (http://www.youtube.com/watch?v=0XdeAp9FaHs#ws)
Título: Re: Dakar
Enviado por: Tiago_Rocha em 12 de Janeiro de 2012, 09:19 am
Bem este dakar tá uma palhaçada de todo o tamanho!! Agora querem desclassificar o Robby Gordon devido ao sistema usado para regular a pressão dos pneus... um sistema que já usa à 5 anos e passou nas verificações no inicio desta prova...ridículo mesmo! Como homem tá a morder os calcanhares do franciú de shit...  :gun: "bora lá arranjar maneira de desclassificar o americano"
Título: Re: Dakar
Enviado por: Caçoilauto em 12 de Janeiro de 2012, 09:29 am
Bem este dakar tá uma palhaçada de todo o tamanho!! Agora querem desclassificar o Robby Gordon devido ao sistema usado para regular a pressão dos pneus... um sistema que já usa à 5 anos e passou nas verificações no inicio desta prova...ridículo mesmo! Como homem tá a morder os calcanhares do franciú de shit...  :gun: "bora lá arranjar maneira de desclassificar o americano"
E se fosse um Tuga a chegar perto até com as cuecas usadas implicavam por serem feitas num tecido extremamente mais leve do que o permitido. lolllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 12 de Janeiro de 2012, 09:32 am
Vocês nunca ouviram falar do muito famoso "chauvinismo francês"?
E este ano tem que ser um Mini a ganhar aquilo e ponto final.
Mas não um Mini qualquer, tem que ser o do Peterhansel...
Título: Re: Dakar
Enviado por: Lipe em 12 de Janeiro de 2012, 13:57 pm
É por esses motivos que deixei de ser o fã que era desta prova :(

Isto não é o Dakar que conhecíamos
Título: Re: Dakar
Enviado por: Tiago_Rocha em 12 de Janeiro de 2012, 14:54 pm
mas é que isso mesmo!! esta não é a mesma prova que conhecemos de há 5/6 anos, sem mencionar a parte dos países onde é realizada...  :lipsrsealed:

O Nani Roma bem que faz lá umas graçinhas e tal...ganha umas etapas...mas quando for para ameaçar a serio o franciu de shit, a mini ou a ASO bois corta-lhe as vazas. Nota-se bem isto, o Roma já ganhou 3 etapas e o Gordon 1 etapa (salvo erro) e não vejo o franciu de shit preocupado com ele...porque será?  :assobio:

Retirei isto do site oficial do "suposto" dakar:
"The tradition of solidarity, a principle which is one of the pillars of the “Dakar Spirit”, stems from this shared passion: despite the linguistic barriers, on this level the competitors all speak the same language."

deve ser deve... tem se notado perfeitamente...
Título: Re: Dakar
Enviado por: carvalhovsky em 13 de Janeiro de 2012, 00:45 am
Este já é o Dakar 2012, mas hoje vi uma cena que me deixou de boca aberta, apesar de ser uma competição e claro que todos querem ganhar, o que sempre admirei nesta prova foi a entre ajuda entre os pliotos, mas quando hoje vi esta noticia fiquei parvo com a falta de "civismo"

A noticia:
[url]http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2012/01/10/paulo_gon_alves_abandonado_por_d.html[/url] ([url]http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2012/01/10/paulo_gon_alves_abandonado_por_d.html[/url])

O video:
[url]http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2012/01/10/paulo_gon_alves_abandonado_por_d.html#?tab=content-video[/url] ([url]http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2012/01/10/paulo_gon_alves_abandonado_por_d.html#?tab=content-video[/url])


Não sabia disso... lá está, deve ser a ausência blocos informativos nos nossos belos canais de televisão...
Acho que este tipo de atitudes entre colegas devia ser altamente penalizada.
Título: Re: Dakar
Enviado por: Amilcar Rocha em 13 de Janeiro de 2012, 11:16 am
Não sabia disso... lá está, deve ser a ausência blocos informativos nos nossos belos canais de televisão...
Acho que este tipo de atitudes entre colegas devia ser altamente penalizada.

Segundo me apercebi foi uma atitude ocultada, felizmente alguem mandou para fora.
Título: Re: Dakar
Enviado por: carvalhovsky em 13 de Janeiro de 2012, 11:24 am
Ouvi hoje nas notícias que o Paulo Gonçalves foi penalizado (em 6 horas?) precisamente por causa desta situação porque, para sair da lama, terá sido rebocado por alguém, e houve pilotos que viram essa situação e fizeram queixa dele.
Parece de doidos!
Título: Re: Dakar
Enviado por: Amilcar Rocha em 13 de Janeiro de 2012, 11:44 am
fui ver a noticia que falas:

Paulo Gonçalves foi penalizado em seis horas pela organização do Dakar depois de terem chegado à direção da prova algumas queixas por, alegadamente, o piloto ter sido rebocado na etapa em que ficou atolado num charco de lama.
Com esta penalização, o piloto da Husqvarna cai de 7.º para 36.º da classificação, a 7:41.41 horas do líder Cyril Despres.
Recorde-se ainda que foi nesta mesma especial em que o piloto ficou atolado que o piloto foi "abandonado" por Cyril Despres depois de ter ajudado o francês da KTM[/b][/u].

Classificação Geral (Após 10.ª Etapa):
1.º Cyril Despres (KTM), em 33h07m39s;
2.º Marc Coma (KTM), a 21s;
3.º Hélder Rodrigues (Yamaha), a 1h00m56s;
10.º Ruben Faria (KTM), a 2h40m27s;
36.º Paulo Gonçalves (Husqvarna), a 7h41m41s;
47.º Pedro Bianchi Prata (Husqvarna), a 10h21m46s.

Palavras para que :huh:
Título: Re: Dakar
Enviado por: Vicente em 13 de Janeiro de 2012, 22:03 pm
espero que o cyril perca!!!! e uma vergonha o que fizeram com o paulo.
Título: Re: Dakar
Enviado por: Lipe em 14 de Janeiro de 2012, 01:16 am
és tu e eu...
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 15 de Janeiro de 2012, 10:28 am
Conversa neste tópico é muita. Faltam as fotos:

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp1.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp2.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp3.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp4.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp5.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp6.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp7.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp8.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp9.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp10.jpg)
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 15 de Janeiro de 2012, 10:29 am
(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp12.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp13.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp14.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp15.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp16.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp17.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp18.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp19.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp20.jpg)
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 15 de Janeiro de 2012, 10:29 am
(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp24.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp27.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp28.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp29.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp30.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp33.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp34.jpg)

(http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/dakar_2012/bp35.jpg)
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 15 de Janeiro de 2012, 10:30 am
Carlos Sousa

(http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/398551_273496526045090_240186019376141_725403_1563144754_n.jpg)
Título: Re: Dakar
Enviado por: Vicente em 15 de Janeiro de 2012, 10:38 am
Grande etapa para os Portugueses nesta Penúltima etapa do Dakar,  infelizmente la vai ganhar o Cyril mas não a nada a fazer.
Gordon mostrou ontem que merecia ganhar este dakar ontem deu tudo e teve o azar de capotar mas para o ano acredito que estará mais forte :)
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 15 de Janeiro de 2012, 14:47 pm
Carlos Sousa foi quinto na última etapa do Dakar, na extensão de apenas 29 km. O português da Great Wall termina assim o Dakar na sétima posição da geral, como o melhor português, depois de apenas numa etapa não ter terminado entre os 10 primeiros (foi 11º na segunda etapa). A última etapa, antes da chegada a Lima, foi ganha pelo Hummer de Robbie Gordon, que assim termina em quinto este Dakar.
A prova foi ganha por Stephane Peterhansel, em Mini, seguido de Nani Roma (Mini) e de De Villiers (Toyota). Na quarta posição, antes de Gordon, ficou ainda o Mini de Novitsky e na sexta posição, à frente de Carlos Sousa, ficou o Toyota de Alvarez. Ainda no top 10, ficaram Leal dos Santos (Mini); Ten Brinke (Mitsubishi) e Holowczyc (Mini).


Cyril Despres ganha o seu quarto Dakar
Cyril Despres completou sem problemas os 29 quilómetros finais desta edição do Dakar, disputados entre Lima e Pisco, e assegurou a sua quarta vitória no Dakar 2012. O francês já havia ganho as edições de 2005, 2007 e 2010. Despres desempata assim com Marc Coma, vencedor em 2006, 2009 e 2011.

 A diferença final acabou por ser maior (56m03s) já que o espanhol decidiu mudar o motor da sua moto, após os problemas de caixa no dia de ontem, e isso valeu uma penalização de 45 minutos. Helder Rodrigues foi terceiro classificado, repetindo o pódio alcançado o ano passado. Terminaram 98 concorrentes dos 187 que partiram, com Ruben Faria a ser 12º classificado, a 55 minutos do seu colega de equipa francês. Depois da penalização de seis horas que o atirou para lá do Top 30, Paulo Gonçalves termina a prova em 26ª, enquanto Pedro Bianchi Prata foi 46º
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 15 de Janeiro de 2012, 18:33 pm
Great Wall Haval - Carlos Sousa y Yong Zhou (http://www.youtube.com/watch?v=ag7tGAKgaRM#ws)

Dakar Argentina 2012 CARLOS SOUSA (PRT) (http://www.youtube.com/watch?v=CEMDdlbU0oY#)
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 26 de Janeiro de 2012, 13:53 pm
Parabéns Hélder Rodrigues! (http://www.youtube.com/watch?v=tmZpz7joSVo#)
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 27 de Janeiro de 2012, 14:00 pm
Citação de: Motociclismo
Cyril Després, o vencedor do recente e polémico Dakar, estará em Lisboa na próxima sexta-feira, dia 27, para um almoço com alguma imprensa especializada.
O convite, endereçado à MOTOCICLISMO por um dos patrocinadores do piloto francês, referia que iriam estar apenas três jornalistas presentes, onde nos incluiríamos, e que a vinda de Després a Portugal era especialmente para agradecer a “excelente prestação e apoio do seu companheiro de equipa Ruben Faria.”

Tratando-se de uma clara operação de marketing para limpar a péssima imagem que deixou neste Dakar, a partir do “episódio na lama” com Paulo Gonçalves, após o que a organização o presenteou com o tempo então perdido, vimos aqui esclarecer desde já os nossos leitores que não estaremos presentes nesse almoço.

Agradecemos, mas declinámos o convite, pois não será na Motociclismo/Moto Verde, ou em [url=http://www.motociclismo.pt]www.motociclismo.pt[/url] ([url]http://www.motociclismo.pt[/url]), que o vencedor do Dakar terá tempo de antena extra, para além do relato dos factos desportivos.

Será talvez, injusto para com Ruben Faria, um dos mais talentosos pilotos do TT mundial, que cumpriu a sua missão sem falhas, e eventualmente até passaremos ao lado de uma boa oportunidade jornalística. Mas há que ser coerente, e se quiserem saber o que Cyril Després vai dizer na sexta-feira, não é aqui que o vão ler, o que lamentamos pelos nossos leitores, mas esperamos que compreendam.
Título: Re: Dakar
Enviado por: urui em 27 de Janeiro de 2012, 14:05 pm
isto é o que eu chamo de um editor com os tomat.. no sitio!!!!!
Título: Re: Dakar
Enviado por: Amilcar Rocha em 27 de Janeiro de 2012, 16:32 pm
acho muito bem depois da injustiça que houve e mais grave que foi de conhecimento publico.
Título: Re: Dakar
Enviado por: Lipe em 27 de Janeiro de 2012, 22:43 pm
Gostei mesmo dessa atitude :D
Título: Re: Dakar
Enviado por: carvalhovsky em 28 de Janeiro de 2012, 19:14 pm
Já que, internacionalmente, parece que nada aconteceu e que o Desprez foi um fantástico vencedor, ao menos que cá em Portugal se proteste alguma coisa.
Com um pouco de sorte, pode ser que alguém se tenha organizado e ido protestar contra a presença do tipo em Portugal. Um bocadinho de lama na cara irir avivar-lhe umas memórias... :evil:
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 02 de Julho de 2012, 11:11 am
Excelente noticia:

Citação de: AutoSport
Honda contrata Hélder Rodrigues para o Dakar 2013
 
Hélder Rodrigues será finalmente piloto de fábrica de um grande construtor mundial no Dakar, após a Honda ter anunciado que o português vai liderar o regresso oficial da marca japonesa à maior prova de TT do mundo.
 
O contrato vigora já para o Dakar 2013 e mais pormenores serão anunciados em conferência de imprensa na sede da Honda Portugal, na próxima quarta feira.
 
Recorde-se que a Honda venceu o Dakar pela última vez em 1989, com o francês Gilles Lalay, sendo que a KTM domina a competição das duas rodas desde o ano de 2001. Depois do título mundial Júnior de Enduro e de se sagrar campeão do Mundo de TT, em 2011, Hélder Rodrigues terá agora uma oportunidade única para atacar a vitória no Dakar.
 
Brasileiro Zanol é um dos companheiros de equipa
 
A equipa oficial terá como nome Team Honda HRC e além de Hélder Rodrigues, 3º classificado em 2011 e 2012, será ainda constituída pelo piloto brasileiro Felipe Zanol, que traz uma grande experiência em provas de motocross e enduro, pelo inglês Sam Sunderland e pelo argentino Javier Pizzolito.

 Estes pilotos usarão as motos de fábrica, desenvolvidas e produzidas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda. O protótipo do Dakar é baseado no modelo CRF450X - moto de enduro - tendo sido desenvolvido um kit de competição que será fornecido a um número limitado de equipas.

Tetsuo Suzuki, Diretor Geral do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda, mostrou-se ambicioso: “O Dakar requer pilotos capazes de percorrer várias centenas de quilómetros por dia, durante mais de 2 semanas. Para ganhar esta prova é necessário um tipo de moto diferente das utilizadas em motocross, trial ou pista. A Honda empenhou-se arduamente na tarefa de criar um modelo poderoso e vencedor. A partir deste primeiro ano apontamos à conquista do título”, referiu o responsável japonês


Ler mais: [url]http://autosport.sapo.pt/honda-contrata-helder-rodrigues-para-o-dakar-2013=f106572#ixzz1zSUOqpcb[/url] ([url]http://autosport.sapo.pt/honda-contrata-helder-rodrigues-para-o-dakar-2013=f106572#ixzz1zSUOqpcb[/url])
Título: Re: Dakar
Enviado por: pedro gomes em 02 de Julho de 2012, 15:46 pm
excelente noticia
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 05 de Janeiro de 2013, 23:08 pm
Já começou. :smiley:

Stage 1 Beauty Shots - Lima - Pisco (http://www.youtube.com/watch?v=GpzfXjEkQKk#ws)
Título: Re: Dakar
Enviado por: pedro gomes em 05 de Janeiro de 2013, 23:33 pm
boa sorte aos pilotos portugueses, acho que este ano o helder rodrigues tem boas hipoteses
Título: Re: Dakar
Enviado por: Black Phoenix em 14 de Janeiro de 2013, 00:28 am
O Dakar que de Dakar nada tem...
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 19 de Janeiro de 2013, 22:31 pm
Já terminou e com os tugas a brilhar. :smiley:

Citação de: AutoSport
Stéphane Peterhansel vence Dakar

Stéphane Peterhansel vence Dakar, Carlos Sousa repete o sexto lugar do ano passado e Paulo Fiúza, ao lado do Argentino Orlando Terranova, termina na quinta posição.

Esta é a 11ª vitória de Stéphane Peterhansel na prova, seis nas motos e cinco nos autos, num rali que apesar de ter liderado desde bastante cedo, teve bastante luta até à desistência de Nasser al-Attiyah, e só a partir daí ficou completamente à vontade no comando da prova. No segundo lugar ficou o Toyota de Giniel de Villiers, que nunca teve argumentos para contrariar o homem do MINI.
 
Terceiro lugar para Leonid Novitskiy (MINI), um piloto muito regular, que acabou por ter alguma sorte quando a organização decidiu anular parte de uma especial, precisamente no dia em que o russo teve verdadeiros problemas no seu MINI. Nani Roma (MINI) foi quarto, com a X-Raid a terminar a corrida com quatro carros nos cinco primeiros, com Orlando Terranova e Paulo Fiúza a serem quintos classificados com o BMW X3 CC, na frente de Carlos Sousa e Miguel Ramalho, com o piloto luso a igualar os seus feitos de 2010 e 2012, nas suas três únicas participações no atual formato sul-americano do rali.
 
Quem dizia que os buggy iam dar luta aos 4x4 teve razão com o empate em vitórias nas especiais, sete contra sete, mas a verdade é que os carros de
Nasser Al-Alttiyah (3 triunfos), Robby Gordon (2), Carlos Sainz (1) e Guérlain Chichérit (1), não tiveram a mesma fiabilidade dos 4X4, que venceram também sete vezes, Stéphane Peterhansel (2), Nani Roma (4) e Orlando Terranova (1


Ler mais: [url]http://autosport.sapo.pt/stephane-peterhansel-vence-dakar=f110144#ixzz2ISmIf37s[/url] ([url]http://autosport.sapo.pt/stephane-peterhansel-vence-dakar=f110144#ixzz2ISmIf37s[/url])


Citação de: AutoSport
Cyril Desprès vence, Rúben Faria em segundo

Caiu o pano sobre mais uma edição do Dakar, com Cyril Desprès a assegurar a sua quinta vitória, com Rúben Faria em segundo, o melhor resultado de sempre de um português no Dakar. Hélder Rodrigues assegura a sétima posição na sua estreia com a equipa oficial da Honda e Paulo Gonçalves termina em nono, contribuindo para colocar três portugueses no top 10 do Dakar, um feito nunca antes conseguido por outro qualquer país.
 
Apesar de todas as contrariedades, Hélder Rodrigues termina o Dakar em sétimo, e como melhor piloto da Honda enquanto Paulo Gonçalves é décimo e o melhor da Husqvarna. Grande corrida também de Pedro Bianchi Prata, que foi quarto classificado numa das etapas, e especialmente Mario Patrão, que terminou em beleza (foi sexto na etapa de hoje) o seu Dakar de estreia.
 
Para que se perceba melhor o equilíbrio deste Dakar nas motos, Hélder Rodrigues foi terceiro o ano passado com a mesma distância para o vencedor, que conseguiu este ano, sendo apenas sétimo da geral, numa corrida com seis líderes diferentes (Chaleco Lopez, Joan Barreda-Bort, Cyril Desprès, Olivier Pain, David Casteu e Rúben Faria).


Ler mais: [url]http://autosport.sapo.pt/cyril-despres-vence-ruben-faria-em-segundo=f110143#ixzz2ISmvC2mb[/url] ([url]http://autosport.sapo.pt/cyril-despres-vence-ruben-faria-em-segundo=f110143#ixzz2ISmvC2mb[/url])
Título: Re: Dakar
Enviado por: Lipe em 20 de Janeiro de 2013, 16:08 pm
Esta edição é que mal foi passada na nossa imprensa.

Mas os tugas de facto tiverem boas prestações. O Carlos Sousa na sexta assustou muita gente com uma paragem inesperada e sem ninguém saber o porque. passados uns minutos la retomou.

O Rúben Faria teve um azar tremendo, falhou um posto de controlo, quando se apercebeu, decidiu que era melhor voltar atrás e contabilizar esse do que ser penalizado por não passar lá. Mas o segundo lugar foi sem duvida uma excelente conquista. E ele andou em primeiro algum tempo ;)

Infelizmente tive de acompanhar esta edição pelo Canal Youtube do Dakar e de algumas marcas na prova. Na tv Portuguesa, não existia nada e no Eurosport, não tinha horário para isso :)
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 20 de Janeiro de 2013, 17:15 pm
O Ruben Faria nunca poderia ganhar a prova. Ele está na KTM para ajudar o chefe de fila, o cromo do Cyril Desprès.
Ate houve algumas etapas em que ele perdeu tempo propositadamente para isso.
No entanto não deixa de ser uma valente exibição. :smiley:
O Carlos Sousa, qual raposa velha, lá levou o seu Great Wall de novo ao 6º lugar.
Título: Re: Dakar
Enviado por: Lipe em 20 de Janeiro de 2013, 17:19 pm
Sim é verdade,
E viu-se bem isso.
No entanto se lhe dessem a oportunidade, ele estaria em 1º :)

O Carlos Sousa tem muita experiência nestas provas, pode não ter o andamento dos de topo, mas nunca fica longe deles.

O Chineses devem estar contentes com a decisão de o contratar.

O Carlos Seinz é que teve azar com o buggy. o melhor foi para o chefe de equipa também.

(modo joke)
Cá para mim foi vingança do duelo ainda dos tuareg, só porque ele pode ahahahahahah
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 20 de Janeiro de 2013, 17:24 pm
Mas estou cada vez mais convencido que o Dakar, onde quer que seja feito, é para beneficiar os franceses.
No entanto, Carlos Sousa em 6º, Paulo Fiuza a navegar em 5º e para além do Ruben, mais 2 tugas no top ten. :smiley:
Título: Re: Dakar
Enviado por: pedro gomes em 20 de Janeiro de 2013, 20:59 pm
é triste participar numa competiçao e mesmo tendo hipotes , nao poder ganhar, se o despres ganhou agradece ao ruben, e isso nao é ganhar com merito, eu chamo a isso manipular os resultados.
quanto ao carlos sousa acho que ja provou que merece estar numa equipa oficial, com aquele carro faz um 6º lugar, se tivesse um mini podia lutar pelo podio, e quanto ao helder acho que a honda nao é mota para ele, se ele estivesse na yamaha teria mais hipoteses pois conhece melhor a mota, no entanto foi um excelente dakar para portugal, parabens a todos.
Título: Re: Dakar
Enviado por: Black Phoenix em 21 de Janeiro de 2013, 00:08 am
É igual na F1 e em todos os desportos. Se houver hipótese do melhor piloto ganhar, faz-se isso. Vettel-Webber, Alonso-Massa, etc...
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 05 de Janeiro de 2014, 15:28 pm
Já começou o Dakar 2014.

Partida oficial Dakar 2014 (http://www.youtube.com/watch?v=WxihJMIF4fM#ws)
Título: Re: Dakar
Enviado por: carvalhovsky em 05 de Janeiro de 2014, 16:42 pm
Os pilotos portugueses são os seguintes:

MOTAS - Ruben Faria (KTM),  Hélder Rodrigues (Honda), Paulo Gonçalves (Honda), Mário Patrão (Suzuki), Pedro Bianchi Prata (Husqvarna), Victor Oliveira (Husqvarna) e Pedro Oliveira (Speedbrain).

CARROS - Carlos Sousa (Haval) e Francisco Pita (SMG).
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 05 de Janeiro de 2014, 19:57 pm
PIMBA. :smiley:

(http://fbexternal-a.akamaihd.net/safe_image.php?d=AQBU7ckHtsl25MKH&w=398&h=208&url=http%3A%2F%2Fautosport.pt%2Fiv%2F1%2F31%2F847%2F1545906617734008288005976277130n-28ac.jpg&cfs=1&upscale&sx=0&sy=0&sw=630&sh=329)

Citação de: AutoSport
Salvo alguma enorme surpresa de última hora - todos os principais automóveis já terminaram a etapa - o português Carlos Sousa é o primeiro vencedor do Dakar 2014, já que levou o seu Haval SUV ao triunfo na tirada inicial da prova, deixando o argentino Orlando Terranova em segundo a 11s, o que significa que existem três portugueses nos dois primeiros lugares: para além da dupla Carlos Sousa/Miguel Ramalho, Paulo Fiúza é o navegador de Orlando Terranova.
 
Nasser Al-Attiyah foi o segundo melhor MINI, terminando na frente de Nani Roma e de Carlos Sainz, o melhor dos buggies. Stéphane Peterhansel perdeu algum tempo e foi sexto, na frente do polaco Holowczyc, também num MINI. O novo colega de equipa de Carlos Sousa, o francês Christian Lavieille foi hoje oitavo no segundo Haval SUV. Martin Kaczmarski e Filipe Palmeiro foram cautelosos, sendo apenas 22º classificados a abrir. Resta saber o que se passará com Robby Gordon, que iniciou a etapa muito atrasado devido a problemas com o Iritrack do seu carro, algo que é alheio ao piloto. Tendo em conta a sua rapidez, convém aguardar pelo seu registo final.
 
Classificação provisória - Etapa 1
 
1 306 T1/1 2/1 SOUSA CARLOS (PRT)/RAMALHO MIGUEL (PRT) HAVAL HAVAL H8 02h20m36s
2 307 T1/2 2/2 TERRANOVA ORLANDO (ARG)/FIUZA PAULO (PRT) MINI ALL4 RACING 02h20m47s +11s
3 301 T1/3 2/3 AL-ATTIYAH NASSER (QAT)/CRUZ LUCAS (ESP) MINI ALL4RACING 02h21m23s +47s
4 304 T1/4 2/4 ROMA NANI (ESP)/PÉRIN MICHEL (FRA) MINI ALL4 RACING 02h21m51s +01m15s
5 303 T1/5 3/1 SAINZ CARLOS (ESP)/GOTTSCHALK TIMO (DEU) SMG ORIGINAL 02h24m39s +04m03s
6 300 T1/6 2/5 PETERHANSEL STÉPHANE (FRA)/COTTRET JEAN PAUL (FRA) MINI ALL4 RACING 02h24m57s +04m21s
7 309 T1/7 2/6 HOLOWCZYC KRZYSZTOF (POL)/ZHILTSOV KONSTANTIN (RUS) MINI ALL4 RACING 02h24m57s +04m21s
8 315 T1/8 2/7 LAVIEILLE CHRISTIAN (FRA)/GARCIN JEAN-PIERRE (FRA) HAVAL H8 02h26m18s +05m42s
9 314 T1/9 2/8 VASILYEV VLADIMIR (RUS)/YEVTYEKHOV VITALIY (UKR) MINI ALL4 RACING 02h28m36s +08m00s
10 310 T1/10 1/1 SPINELLI GUILHERME (BRA)/HADDAD YOUSSEF (BRA) MITSUBISHI ASX 02h30m24s +09m48s
11 302 T1/11 1/2 DE VILLIERS GINIEL (ZAF)/VON ZITZEWITZ DIRK (DEU) TOYOTA HILUX 02h36m33s +15m57s
12 311 T1/12 1/3 TEN BRINKE BERNHARD (NLD)/BAUMEL MATTHIEU (FRA) HRX FORD 02h38m14s +17m38s


Ler mais: [url]http://autosport.pt/carlos-sousa-vence-primeira-etapa-do-dakar=f117108#ixzz2pYWkS3lj[/url] ([url]http://autosport.pt/carlos-sousa-vence-primeira-etapa-do-dakar=f117108#ixzz2pYWkS3lj[/url])
Título: Re: Dakar
Enviado por: MaNeL em 05 de Janeiro de 2014, 20:46 pm
muito bom :) os portugueses a dar cartas. parece que nas motos temos alguns que contam fazer grandes resultados.

em relação ao carro do Carlos, a versão comercial já li que apesar de chinesa até não é má de todo :laugh:
Título: Re: Dakar
Enviado por: Rui em 05 de Janeiro de 2014, 21:20 pm
(http://external.ak.fbcdn.net/safe_image.php?d=AQBURjwsikvWyuT3&w=377&h=197&url=http%3A%2F%2Fautosport.pt%2Fiv%2F1%2F31%2F683%2Fhlderrodriguesshakedown02-2-d055.jpg&cfs=1&sx=0&sy=0&sw=630&sh=329)

Citação de: AutoSport
O espanhol Joan Barreda Bort foi o mais rápido na especial de abertura do Dakar, deixando atrás de si os dois grandes favoritos à vitória, Marc Coma e Cyril Despres.
 
As coisas não correram muito de feição à armada portuguesa, especialmente a Hélder Rodrigues, que foi 22º na etapa e perdeu quase nove minutos para o líder da corrida. Para já ainda não se sabe o que sucedeu ao piloto da Honda, mas este registo é absolutamente anormal. Quinto posto para Paulo Gonçalves, a 2m25s do líder, e 12º para Rúben Faria, que cedeu 5m11s a Barreda.
 
Tendo em conta que não chegaram ainda ao fim todos os concorrentes, Mário Patrão está para já em 21º, Pedro Oliveira (49º), Victor Oliveira (50º) e Pedro Bianchi Prata (52º). Mais informações assim que possível.
 
Nos quads, o chileno Ignacio Casale venceu batendo o seu principal rival, o argentino Marcos Patronelli, por 21 segundos.
 
Classificação após 1ª Etapa (Motos)
 
1º Joan Barreda 02:25:31
2º Marc Coma 00:00:37
3º Cyril Despres 00:01:40
4º Alain Duclos 00:01:56
5º Paulo Gonçalves 00:02:25
 6º Francisco Lopez 00:03:24
7º Juan Pedrero 00:03:47
8º Michael Metge 00:04:33
9º Sam Sunderland 00:04:33
10º Alessandro Botturi 00:04:48
11º Ben Grabham 00:04:50
12º Ruben Faria 00:05:11
13º David Casteu 00:05:32
14º Jordi Viladoms 00:05:51
15º Gerard Farres 00:06:37
16º Olivier Pain 00:06:47
17º Stefan Svitko 00:06:57
18º Frans Verhoeven 00:06:58
19º Javier Pizzolito 00:08:09
20º Kuba Przygonski 00:08:23
21º Mário Patrão 00:08:24
22º Hélder Rodrigues 00:08:58
49º Pedro Oliveira 00:23:06
50º Vítor Oliveira 00:23:17
52º Pedro Bianchi Prata 00:24:35
 
Classificação após 1ª Etapa (quads)
 
1º Ignacio Casale 02:38:41
2º Marcos Patronelli 02:39:02
 3º Lucas Bonetto 02:39:58
4º Rafal Sonik 02:40:11
5º Sebastian Huisseini 02:41:30
6º Pablo Copetti 02:42:11
7º Sergio Lafuente 02:42:21
8º Sebastian Palma 02:48:28
9º Matyas Szabolcs-Somfai 02:51:31
10º Marcelo Fernández 02:52:23


Ler mais: [url]http://autosport.pt/helder-rodrigues-perde-nove-minutos=f117106#ixzz2pYrRBJu8[/url] ([url]http://autosport.pt/helder-rodrigues-perde-nove-minutos=f117106#ixzz2pYrRBJu8[/url])