Autor Tópico: Renault Clio  (Lida 3362 vezes)

Offline jorgepantonio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • Mensagens: 3
Renault Clio
« em: 24 de Maio de 2020, 21:54 pm »
Boas malta. Sou novo por aqui, em breve (em princípio durante o mês de junho) irei comprar um Clio mas tenho algumas dúvidas e creio que utilizadores diários como vocês são as melhores pessoas para me ajudarem. Tenho em mãos duas ofertas, que passo a descriminar:
1) RENAULT CLIO 0.9 TCE LIMITED EDITION
24.573km
Cilindrada/Potência: 898/90
Gasolina
12.500€

2) RENAULT CLIO 1.5 DCI ENERGY LIMITED EDITION
27.000km
Cilindrada/Potência: 1461/90
Gasóleo
15.500€

Partindo do princípio que devo só fazer cerca de 10 mil quilómetros por ano, a minha primeira grande dúvida é a escolha entre diesel vs. gasolina e tudo aquilo que daí advém (consumos, desempenho, longevidade, etc). A diferença de 3k€ no preço será compensada facilmente nos consumos? O desempenho no veículo a gasolina vai corresponder às expectativas? Isto é, não será um carro para uso e abuso mas não quero que ele me morra numa subida mais íngreme ou numa rampa de autoestrada. Se aqui a diferença de preço entre carros fosse menor, já compensava o diesel ou para o pouco uso do automóvel compensará sempre a gasolina?
Em segundo lugar, alguém me consegue explicar a diferença entre os modelos Clio, isto é, o de diesel é ENERGY, o outro não faz menção... As diferenças estão no consumo, desempenho, extras...? Perdoem-me a ignorância mas não consegui esclarecer esta dúvida.
Em terceiro e último lugar, alguém que tenha experiência com ambos os modelos me pode dizer a experiência que teve em termos de mecânica? Isto é, se os motores se aguentam bem, se exigem manutenção regular e cara ou não...

Muito obrigado a todos!

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Renault Clio
« Responder #1 em: 24 de Maio de 2020, 22:22 pm »
Uma vez que vai comprar usado, apesar de pelos vistos já ter quase escolhido, fica a recomendação, mantenha-se afastado do motor 1.2TCE, dada a grande probabilidade de vir a ter problemas ou mesmo de comprar já com problemas.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Renault Clio
« Responder #2 em: 25 de Maio de 2020, 12:16 pm »
Boas,

10.000 km's anuais não é nada e como tal acho que se justifica mais a gasolina, até porque também tem um custo de manutenção mais baixo.

O 0.9TCe é um motor que até à data não há relatos de grandes problemas, e a nível de andamento surpreende pela positiva, no entanto com o AC ligado efetivamente morre um bocadinho. Ah, e esqueça o modo ECO que se andar com isso ligado o carro fica completamente amorfo  :laugh:

Acho que o único "problema" mais comum é a caixa do termostato que por vezes tem tendência a estalar e começar a perder liquido, mas acho que isso entretanto foi corrigido se não me engano.

A nível de consumos exige alguma habituação mas depois de se acostumar, não consome nada por aí além (talvez na casa dos 6,5l/100km em cidade)

Sendo a versão Limited nas 2 propostas que mencionou, o nível de equipamento deverá ser o mesmo.

Eu tenho um Sandero com esse motor 0.9TCe mas o bi-fuel com cerca de 68.000 kms e nada a apontar até à data e a GPL faço na casa dos 8,0 / 8,5l, mas também não ando propriamente a pastelar...


Como o Rui Costa disse, evite é o 1.2TCe, acho que não saíram grande coisa...

Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Renault Clio
« Responder #3 em: 25 de Maio de 2020, 18:21 pm »
ca em casa temos um 0.9 captur e o motor até se porta bem para um 900cc... logico que se tentas apertar com ele notas alguma falta de alma em baixas.. mas para percursos pequenos é muito bom...

Offline jorgepantonio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • Mensagens: 3
Re: Renault Clio
« Responder #4 em: 25 de Maio de 2020, 21:28 pm »
Obrigado a todos pelas respostas, todas úteis! Sobre o 1.5 DCI, não há report de problemas nas versões mais recentes ou alguém que tenha tido uma experiência menos boa?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault Clio
« Responder #5 em: 26 de Maio de 2020, 22:43 pm »
Para 10 mil km anuais, sem se tem duvidas em relação À motorização. Só compensa a gasolina.
10 mil km ano, significa percursos muito curtos, coisa que os diesel não gostam, a não ser que sejas muito amigo das oficinas.  :laugh: :laugh:
Eu tenho um carro a gasolina/gpl e faço cerca de 38 mil km por ano, e mesmo assim não trocava um carro a gasolina por um diesel.