Autor Tópico: Radiador Renault clio II 1.5 dci  (Lida 3596 vezes)

Offline G_Ribeiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 27
  • Garagem : Renault Clio 1.5
Radiador Renault clio II 1.5 dci
« em: 29 de Dezembro de 2020, 23:32 pm »
Boa noite.

Tenho um renault clio de 2002.. no prazo de um ano já rebentou 2 radiadores de líquido de refrigeração e um radiador da sofagem.. o mais caricato e que os radiadores da refrigeração rebentaram os dois no mesmo sítio canto superior direito (de frente para o carro).. faço uma viagem grande com o carro paro e vou ver se o carro tem pressão , faz apenas um barulho como abrir uma garrafa de sumo com gás e o líquido  não sobe, como costuma fazer quando tem a junta ofendida..já alguém passou pelo mesmo?
Alguém pode ajudar por favor. Bom ano a todos.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #1 em: 30 de Dezembro de 2020, 08:39 am »
É normal o circuito ter 1,5 bar de pressão, mais coisa menos coisa. A válvula do vaso de expansão se estiver boa liberta o excesso. Se andar a passar compressão para o circuito, pode acontecer duas coisas, ou a válvula abre e liberta a pressão e vapor de agua juntamente e por isso o nível baixa, ou sai por outro lado qualquer dando origem a roturas.
Primeira coisa a fazer, substituir a tampa do vaso de expansão, verificar a pressão que o circuito fica e a estanquidade do mesmo.
Saber quando é que foi trocada a bomba de agua, verificar se a mesma faz circular a agua.

Offline G_Ribeiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 27
  • Garagem : Renault Clio 1.5
Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #2 em: 30 de Dezembro de 2020, 09:44 am »
Muito obrigado pela ajuda. Fiz um teste com aquele liquido que se mete a apanhar o vapor do reservatório do liquido do anticongelante e ele muda de cor, e como se tivesse uma passagem, porque muda de cor. A tampa do reservativo é nova tem 4 anos por ai e a de origem. o que faz confusão é que os radiadores rebentam sempre no mesmo sitio, depois de fazer uma viagem grande ou deixar o carro a trabalhar meia hoera ao relanti os tubos não ganham pressão nenhuma. Em relação á bomba de agua o motor foi todo todo reparado cabeça e bloco para o torneiro e a bomba da agua nova, tem 80 mil sensivelmente, inclusive mudei também agora a dois/tres meses as capas de biela por precaução.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #3 em: 30 de Dezembro de 2020, 21:25 pm »
4 anos nova? :laugh:
Só para teres uma ideia, eu tive um problema com a bomba de agua, e por consequência o carro aquecia, ou seja excesso de pressão, em 15 dias até descobrir a origem do problema comprei duas tampas novas porque a primeira estragou-se logo na 1ª semana.
Se há pressão a mais no circuito, descansa que a valvula dá o berro num instante.
Se os radiadores rompem no mesmo sitio das duas uma, ou há algum ponto de fricção que os deteriora nesse sitio especifico, ou então é a zona mais frágil que rompe em caso de excesso de pressão.

Offline G_Ribeiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 27
  • Garagem : Renault Clio 1.5
Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #4 em: 04 de Janeiro de 2021, 09:12 am »
Bom dia,

Será que me pode ajudar de forma a perceber por onde começar? quando diz 1,5 bares de pressão, existe algum equipamento para fazer esse teste?
Estou sem carro e precisava de arranjar uma solução pois a primeira solução que me deram foi abrir o motor.

Obrigado

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #5 em: 04 de Janeiro de 2021, 23:25 pm »
Qualquer oficina que se prese é capaz de poder fazer um teste de estanquicidade do circuito de refrigeração.
Que consiste em fechar o circuito como se estivesse a trabalhar, colocar pressão dentro do circuito e ver se a pressão baixa.
Existindo uma fuga, seja pelo radiador, junta da cabeça etc, a pressão dentro do circuito baixa.

Aquilo que recomendo é fazeres alguns testes caseiros para poderes aferir o estado do problema.
Primeiro, verificar se a bomba de agua faz circular a agua. Se a agua não circular, ela vai ferver mais cedo ou mais tarde provocando excesso de pressão.
Verificar se o radiador aquece após atingir a temperatura normal de trabalho, para perceber se o termostato está a abrir ou não. Se estiver avariado, o que vai acontecer é a agua só circular pelo radiador da sofagem, que não é o suficiente para arrefecer o motor, a agua aquece em demasia.
Com o carro frio, pões o motor a trabalhar, tiras a tampa do vaso de expansão e tapas o bocal com a mão. Se sentires o deposito a começar a ganhar pressão provavelmente está a haver uma passagem.
Ter a certeza absoluta que o circuito está bem sangrado. Pesquisa pelo forum que há varias explicações de como o fazer como deve de ser.

Offline G_Ribeiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 27
  • Garagem : Renault Clio 1.5
Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #6 em: 27 de Maio de 2021, 17:56 pm »
Boa tarde,

Anteriormente tinha me ajudado aqui nesta situação e eu testei e não tinha nada, o que acontece e que já vai no terceiro radiador e rebentou de novo exactamente no mesmo sitio de outra marca diferente.

Pergunto já aconteceu a alguém partir alguma coisa no carro, fixações que enjambrem o radiador e o leve a partir? Alguem com algum problema assim parecido com o meu.

Muito obrigado.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #7 em: 28 de Maio de 2021, 12:49 pm »
Coloca uma foto da zona que parte.
Se não me engano isso é só encaixado em baixo nas borrachas e depois aperta de lado cá em cima, se for colocado sem esforço, é porque não tem empeno nenhum.
Pode é haver alguma coisa que bata no radiador e provoque isso.

Offline G_Ribeiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 27
  • Garagem : Renault Clio 1.5
Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #8 em: 28 de Maio de 2021, 15:45 pm »
Boa tarde,

Envio imagem a baixo onde  o radiador rebenta sempre. Também já vi esse ponto de o radiador estar a vontade não te prisão nenhuma, tudo normal em relação a esse aspecto. _Não consigo por anexo aqui, pode me ajudar sff.

Offline G_Ribeiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 27
  • Garagem : Renault Clio 1.5
Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #9 em: 31 de Maio de 2021, 15:11 pm »
Boas alguém me ensina por aqui um anexo/imagem. sff

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #10 em: 31 de Maio de 2021, 23:26 pm »
podes usar o link de partilha do google fotos por exemplo, ou então usa um servidor de fotos .

Offline G_Ribeiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 27
  • Garagem : Renault Clio 1.5
Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #11 em: 01 de Junho de 2021, 09:40 am »
Bom dia,

tenho servidor de fotos.

Imagine que tem o radiador colocado, os radiadores tem rebentado no canto superior direito do lado de dentro, mesmo por cima da boca de entrada do radiador, o meu radiador é o radiador que tem o radiador do AC incorporado. todos partem mesmo mesmo ao cantinho.