"Apesar do calor consegui manter a cabeça fria" foi desta forma que Sebastian Vettel resumiu à sua equipa o que lhe ia na alma no final do GP da Malásia, prova que venceu, novamente com algum à vontade, ainda que a diferença final para Jenson Button (McLaren) segundo classificado se tenha quedado pelos 3.2 segundos, já que o piloto alemão, mesmo sem a ajuda do KERS, teve sempre a corrida perfeitamente controlada, e sabia que Button, atrás de si, não 'tinha' pneus para fazer muito mais. Jenson Button foi segundo, realizando uma corrida como ele gosta. Poupando pneus, foi vendo os seus adversários serem bastante mais irregulares, mantendo-se na perseguição do lÃder até ao final da corrida, mesmo com a sua boxe a avisá-lo que iria prolongar a vida expectável dos seus pneus. Nick Heidfeld reagiu, Ferrari desiludiuNick Heidfeld deu à Renault o seu segundo pódio em outras tantas corridas, com o piloto alemão a conseguir suster atrás de si Mark Webber. Os Ferrari foram apenas quinto e sexto classificado, com Felipe Massa na frente de Fernando Alonso. Foi notória a falta de ritmo dos monolugares italianos face aos seus principais adversários, e quando a isso se junta problemas nas boxes (Massa) e toque em adversário que resultou numa asa dianteira partida (Alonso a Hamilton), pouco mais há a fazer.Quando Heidfeld perdeu o segundo lugar após a primeira passagem pelas boxes, e deixou o caminho aberto aos McLaren na perseguição a Vettel, a margem do lÃder caiu para quatro segundos, e os problemas do alemão tornaram-se ainda maiores quando a sua equipa p informou que passou a não ter KERS. Curiosamente, nesta fase, Vettel conseguiu aumentar a sua margem para o segundo classificado e colocou-a nos oito segundos.Quem emergiu na segunda fase da corrida foi Jenson Button, e depois de Fernando Alonso e Lewis Hamilton terem andado pelo Segundo lugar, após mais uma passagem pelas boxes foi o Campeão do Mundo de 2009 que se apoderou da posição que não mais largou até final, apesar de nunca ter, verdadeiramente tido condições para pressionar o lÃder.Hamilton começou a ter problemas com os pneus do seu McLaren, Alonso aproximou-se, mas ...demais já que tocou com a asa traseira do seu 150º no pneu traseiro direito do McLaren de Hamilton, com o espanhol a ter de rumar à s boxes para colocar nova asa dianteira. Hamilton foi apanhado por Heidfeld, que o passou facilmente. Hamilton teve uma ligeira saÃda de pista e foi passado por Webber que depressa se colocou na traseira do Renault de Heidfeld, pressionando-o até final, sem sucesso. Vettel manteve Button a uma distância controlável e venceu a corrida.Petrov voltou a fazer das suas, naquela que foi a mais impressionante imagem deste Grande Prémio, pois ao sair mal duma curva, o russo foi à relva e ao tentar reentrar em pista, entrou num buraco e com a velocidade que levava levantou voo um bo metro acima do chão, batendo violentamente no chão da pista, ficando o russo ocm o volante na mão e sem hipóteses de continuar.Kobayashi foi oitavo com uma estratégia de apenas duas paragens, provando que os sauber são muito gentis com os pneus, o que lhes pode dar bons frutos este ano. Michael Schumacher foi nono, muito longe dos lugares da frente, na frente de Paul di Resta (force India), que pontua pela segunda vez consecutiva, apenas no seu segundo Grande Prémio. Nico Rosberg esteve bastante apagado e terminou em 12º. Os dois Williams abandonaram, o mesmo sucedendo com Sergio Perez (Sauber) que foi surpreendido por detritos na pista.Classificação 1. Vettel Red Bull-Renault 1h37:39.832 2. Button McLaren-Mercedes + 3.261 3. Heidfeld Renault + 25.075 4. Webber Red Bull-Renault + 26.384 5. Massa Ferrari + 36.958 6. Alonso Ferrari + 37.248 7. Hamilton McLaren-Mercedes + 49.957 8. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1:07.239 9. Schumacher Mercedes + 1:24.89610. Di Resta Force India-Mercedes + 1:31.56311. Sutil Force India-Mercedes + 1:45.00012. Rosberg Mercedes + 1 Volta13. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1 Volta14. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 Volta15. Kovalainen Lotus-Renault + 1 Volta16. Glock Virgin-Cosworth + 2 Voltas17. Petrov Renault + 4 Voltasvolta mais rápida: Webber, 1:40.571AbandonosLiuzzi HRT-Cosworth 47ª voltaD'Ambrosio Virgin-Cosworth 43ª voltaTrulli Lotus-Renault 32ª voltaPerez Sauber-Ferrari 24ª voltaBarrichello Williams-Cosworth 23ª voltaKarthikeyan HRT-Cosworth 15ª voltaMaldonado Williams-Cosworth 9ª voltaCampeonatos Pilotos1. Vettel 50 2. Button 26 3. Hamilton 24 4. Webber 22 5. Alonso 20 6. Petrov 15 7. Heidfeld 15 8. Massa 12 9. Kobayashi 8 10. Perez 6 11. Schumacher 2 12. Buemi 1 13. Di Resta 1 Construtores1. Red Bull-Renault 722. McLaren-Mercedes 503. Ferrari 324. Renault 305. Sauber-Ferrari 146. Mercedes 27. Toro Rosso-Ferrari 18. Force India-Mercedes 1
A Ferrari esteve longe da Red Bull em Melbourne e Sepang também não chegou para a McLaren na primeira corrida do ano. O quarto lugar de Alonso em Melbourne e o quinto posto de Felipe Massa em Sepang são maus resultados para a Scuderia, que vai ter enorme dificuldade para recuperar da sua clara desvantagem.Num ano que deveria ser de vingança pela cruel derrota sofrida no final de 2010, a Ferrari já sabe que vai ter muito que fazer para colocar os seus pilotos no pódio e tentar chegar à s vitórias. Com a Red Bull em alta e a McLaren a recuperar de forma sensacional duma péssima pré temporada, a Scuderia arrisca-se mesmo a ter de lutar com a Renault, se a equipa de Enstone confirmar nas próximas corridas o excelente andamento demonstrado por Petrov em Melbourne e Heidfeld na Malásia. Uma perspetiva deprimente para os responsáveis de Maranello, que esperavam lutar pelo tÃtulo.Sem ideias originaisO que fica patente nestas duas primeiras vezes em que todas as equipas mostraram o jogo, depois de terem escondido as suas melhores armas nos testes, foi a falta de originalidade do 150º Italia e a enorme preocupação dos principais responsáveis técnicos da Scuderia em perceberem como funcionavam os Red Bull e os McLaren. Nicolas Tombazis, o lÃder aerodinâmico da Ferrari, tentou ver com os seus olhos toda a traseira dos RB7 e dos MP4/26, enquanto mecânicos da Ferrari, sem uniforme, foram vistos a tirar fotografias dos carros mais competitivos do plantel.Segundo fontes italianas, boa parte das evoluções apresentadas nos testes de Barcelona foram a reação da Ferrari ao que já tinham visto no Red Bull RB7 e no Renault R31 quando apresentados em Valência. Se isso for verdade e se a Ferrari estiver apenas a copiar as melhores soluções que vê nos outros, então a situação é ainda mais complicada do que pareceu em Melbourne e Sepang, e por isso, dificilmente os carros vermelhos vão lutar pelas primeiras posições.Para Gary Anderson, nosso colaborador para a parte técnica da F1, "a falta de sofisticação do projeto é notória, tanto no tratamento da asa anterior - fundamental para se conseguir o melhor fluxo de ar para o resto do carro - como na secção traseira. Espero que a Ferrari tenha um grande pacote aerodinâmico para apresentar no GP da Turquia, porque se não evoluir rapidamente vai ficar cada vez mais longe da Red Bull e da McLaren."Pneus foram problemaSegundo nos explicou Felipe Massa, "nunca conseguimos que os Pirelli funcionassem como tinham funcionado nos testes de Barcelona e isso fez-nos perder muita aderência. Temos de perceber o que está a acontecer para remediarmos a situação o mais rapidamente possÃvel, porque se conseguimos tirar o melhor partido dos pneus nos testes também poderemos fazer o mesmo nos Grandes Prémios."Se não tivemos, naturalmente, acesso aos dados da telemetria da Ferrari, em Melbourne, de forma inesperada, outra das equipas que passou pelos mesmos problemas de pneus convidou-nos a ver parte dos seus dados relativo ao funcionamento dos Pirelli. Estes atingem a sua temperatura ideal de funcionamento entre os 80º e os 85º Célsius, mas nos dados que nos mostraram, a equipa em questão só os conseguia fazer chegar a 65º, o que, segundo as simulações da Pirelli, implicava uma perda de 1,5s por volta.Pelo que nos foi dito, a Ferrari também ficava a 12/15º Celsius das temperaturas ideais, o que implicava a perda de um segundo por volta. Por isso é nesta área que os italianos podem trabalhar de imediato, endurecendo as suspensões e aumentando o camber, mas também alterando a forma de preparação dos pneus antes da saÃda para a pista.Esta será a forma mais rápida de minimizar as diferenças para a Red Bull e a McLaren. Já o melhoramento do projeto do 150º Italia será muito mais complicado, mas é da rapidez deste processo que vai depender o sucesso da Scuderia este ano.Estratégia inflexÃvelA juntar a isto há outro problema na Ferrari que parece tardar em ser resolvido. Enquanto a maioria das equipas adaptaram as suas estratégias à s circunstâncias, a Ferrari continua a seguir o seu plano à risca, mostrando incapacidade para reagir aos acontecimentos e essa falta de flexibilidade custoa caro aos italianos.Simulações não enganaramA Ferrari chegou a Melbourne convencida que iria ser entre 0,5s e 0,7s por volta mais lenta que em 2010 na pista australiana, mas atendendo ás mudanças registadas desde o final do ano passado - proibição do duplo perfil extrator e mudança da Bridgestone para a Pirelli - atravessou meio mundo, certa de que isso será suficiente para lutar pelas primeiras posições na primeira corrida do ano.Mas o que é certo é que graças a dois novos elementos - utilização da asa móvel traseira em toda a pista durante os treinos e o regresso do KERS - era possÃvel ser tão ou mais rápido que em 2010, o que significa que se a simulação feita em Maranello estava certa, já a capacidade técnica da equipa para tirar o melhor partido dos regulamentos deixa muito a desejar. Também por isso o ambiente entre os italianos é deprimente.Comparação muito negativaA melhor forma de se perceber qual o verdadeiro andamento de cada carro consiste em comparar os melhores tempos obtidos ao longo de todo o fim de semana dum Grande Prémio, considerando essa marca como o potencial competitivo de cada monolugar. Por exemplo, na comparação dos melhores tempos obtidos em Melbourne este ano com os conseguidos em 2010, a Ferrari fica mesmo mal na fotografia, só à frente da Williams, Force India, que viram os seus pilotos mais rápidos errarem na qualificação, e da HRT, que fez em Melbourne o shakedown do novo F111. Já a Red Bull e a McLaren estiveram entre as quatro equipas que progrediram do ano passado para 2011, o que ajuda a perceber a vantagem que tiveram para a Scuderia:Mais rápidosRed Bull -0,390s;Sauber -0,342s;Toro Rosso -0,244s;McLaren -0,224s;Mais lentosRenault +0,125s;Virgin +0,266s;Lotus +0,457s;Mercedes +0,631s;Ferrai +0,863s;Williams +1,185s;Force India +1,199s; eHRT +2,452s.Por tudo isto, dá para perceber claramente que a Ferrari este ano vai ter de penar muito para se chegar aos lugares da frente, e por isso ninguém estranhe que nas próximas corridas a correlação de forças se mantenha exatamente como foi visto na Malásia. O que pode mudar são as nuances de cada Grande Prémio, como por exemplo a meteorologia, mas para o GP da china, esperam-se muitas nuvens durante o fim de semana, mas nada de chuva.
São sempre positivas as notÃcias que nos chegam de Pietre Ligure, onde Robert Kubica continua a recuperar do violento acidente sofrido a seis de fevereiro. Dentro de uma semana o polaco espera poder caminhar, pois a fratura na perna direita está quase consolidada, concentrando-se na recuperação do pulso e cotovelo direito. O regresso a casa está previsto para o final deste mês, mas ainda não há uma previsão segura para o seu regresso à s pistas.
Eu tenho uma explicação mais simples para o fracasso da Ferrari.Sempre que a gestão da equipa está em mãos italianas, é garantido o barrete...Quando a gestão está entregue a um cromo não italiano, as coisas até funcionam.Stefano Domenicale (director de equipa) e Aldo Costa (director técnico), suspeito que já devem ter a cabeça a prémio...
Para não arrefecer o interesse, O Mundial de Fórmula 1 prossegue este fim de semana em Xangai, circuito que tem a mais longa reta do Mundial de F1, o que por uma lado vai servir para comprovar se as novas regras sempre aumentam o número de ultrapassagens. Por outro lado, este vai ser o traçado menos favorável aos Red Bull RB7 pelo que será interessante ver até que ponto os McLaren se podem aproximar dos monolugares de Sébastian Vettel e Mark Webber.Luta a quatroSe a questão do espetáculo vai estar na mente de todos, sobretudo de quem tem por missão promover a F1, para os adeptos vai ser mais importante saber se a Red Bull se mantém como a equipa mais rápida ou se a impressionante progressão da McLaren vai fazer com que o domÃnio de Vettel nas qualificações acabe já em Xangai.Sem muitas curvas de alta velocidade, sendo mais uma combinação de curvas de média e baixa velocidade com retas mais ou menos longas, Xangai não será tão favorável aos RB7 como outros circuitos, mas historicamente os chassis projetados por Adrian Newey dão-se bem neste circuito. Vettel fez em 2009 a primeira demonstração do seu enorme talento ao ser o mais rápido nas três sessões de qualificação, quando só podia fazer uma volta lançada por sessão, contra duas dos seus rivais, devido a um problema de fiabilidade no seu chassis.Por seu turno, a McLaren está a otimizar o pacote aerodinâmico levado 'à s escuras' para Melbourne e já terá o fundo plano e perfil extrator em fibra de carbono, depois de ter utilizado esses elementos em titânio nas duas primeiras corridas da temporada. Por isso, esperamos uma boa luta a quatro na qualificação e na corrida, mesmo se Vettel e Hamilton têm de ser considerado os principais favoritos à vitória no domingo.Mercedes aposta forteInfeliz em Melbourne e atrasada por problemas com o DRS na qualificação da Malásia, a Mercedes já deu boas indicações de poder entrar na luta com a Ferrari e a Renault pelo quinto lugar. Com Schumacher bem mais competitivo do que há doze meses, a marca alemã tem agora dois pilotos capazes de marcar muitos pontos e quer começar a recuperar a desvantagem para as suas rivais.A Ferrari, que esteve à deriva em Sepang e já admite ter de rever seriamente o projeto do 150º Italia, terá uma missão complicada na China, até porque com Heidfeld em forma a Renault ficou bastante mais forte e quer repetir a presença no pódio.
Stefano Domenicali, Aldo Costa e Pat Fry de 'emergência' em Itália Apesar dos Grandes Prémios da Malásia e da China estarem separados apenas por alguns dias, os três principais responsáveis da Ferrari, o 'patrão' Stefano Domenicali, o diretor técnico Aldo Costa e Pat Fry, voaram para a Itália para uma reunião de emergência na tentativa de resolver alguns dos problemas relativos à performance do Ferrari F150º.O problema manifesta-se essencialmente na qualificação, pois a prestação dos homens da Ferrari em corrida não é tão má, mas um segundo, é a distância que os separa na qualificação dos Red Bull. As duas áreas primordiais de preocupação em Maranello são a asa dianteira e o difusor, se bem que há quem pense que o problema é bastante mais profundo, embora isso só seja possÃvel provar com o passar das corridas.
A resposta à questão "Quem pode bater os Red Bull?" foi dada hoje no Grande Prémio da China com grande classe por parte de Lewis Hamilton, que bateu no 'braço' Sebastian Vettel, passando-o a de forma espetacular poucas voltas do final duma corrida onde só se ficaram a conhecer as posições finais com a amostragem da bandeira de xadrez, tantas foram as 'lutas' a durar até ao fim. Sebastian Vettel liderou até perto do final, mas desta feita, ao apostar em três paragens nas boxes ao invés das duas, feitas pelos homens da Red Bull, a McLaren foi mais forte e após algumas tentativas, Lewis Hamilton surpreendeu o jovem alemão, mostrando que com carros de performance semelhante vamos ter muita animação até ao final do campeonato entre estes dois pilotos.Se a Red Bull foi batida na luta pela vitória já a corrida de Mark Webber foi à "campeão", já que após partir dos últimos lugares da grelha (partiu de 18º), o piloto australiano realizou uma corrida fenomenal e bateu Jenson Button perto da meta, assegurando o derradeiro lugar do pódio, na frente do piloto da McLaren.Quinto posto para Nico Rosberg (Mercedes), que não conseguiu suster os seus mais fortes adversários, batendo no entanto os Ferrari, com Felipe Massa a ficar colocado na sexta posição, na frente de Fernando Alonso. A fechar o top 10 ficaram classificados Michael Schumacher (Mercedes) Vitaly Petrov (Renault) e Kobayashi (Sauber).Vettel a perder gásDesta feita Vettel não teve uma corrida como tanto gosta, pois não aproveitou o facto de sair da pole -position para se destacar, sendo batido pelos McLaren após a partida, com Nico Rosberg a pressioná-lo fortemente nas voltas iniciais. Os homens da frente foram-se destacando, com o alemão da Mercedes a suster os dois Ferrari atrás de si.A confusão de Button que se enganou na sua boxe, entrando na da red Bull foi só mais um dos momentos animados duma corrida, que chegou a ser liderada por Rosberg bem na frente de Vettel, Button, Massa e Hamilton. Com as diferentes estratégias, parecia que Vettel teria feito a melhor opção, ao parar apenas duas vezes, pois na sua frente Rosberg e os dois McLaren não tinham margem suficiente para parar pela terceira vez e regressar na frente, mas perto do final da corrida ter melhores pneus foi absolutamente decisivo. A McLaren tinha razão!Passando a atacar forte, Hamilton suplantou Button, depois Rosberg e Massa e a seis voltas do fim passou a pressionar fortemente Vettel, tentando passá-lo de todas as formas e feitios, até que surpreendeu o alemão, não em travagem, mas em aceleração. A verdade é que a questão não era quando, mas sim onde tal era a diferença de andamento entre ambos nesta fase da corrida.Paul di Resta chegou a estar perto de voltar a somar pontos, mas a sua boa prestação esfumou-se nas derradeiras voltas, ficando no entanto na frente de Nick Heidfeld, novamente muito apagado. A corrida de Adrian Sutil ficou estragada com o contacto com o Sauber de Sergio Perez, 'momento' que justificou uma penalização para o mexicano. Os Toro Rosso realizaram uma boa qualificação, mas na corrida depressa desapareceram. Na Lotus, Heikki Kovalainen bateu Perez e o Williams de Pastor Maldonado. Os virgin e os HRT ficaram os quatro a duas voltas do vencedor.No Campeonato, Lewis Hamilton é agora segundo classificado, a 21 pontos de Vettel, suplantando o seu colega de equipa, Jenson Button. Fernando Alonso, que o ano passado lutou pelo tÃtulo até à última corrida, este ano só 'precisou' de três Grandes Prémios para distar 42 pontos do lÃder. Na Renault, Petrov soma mais dois pontos (17) que Heidfeld (15).Classificação1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h36:58.2262. Vettel Red Bull-Renault a 5.1983. Webber Red Bull-Renault a 7.5554. Button McLaren-Mercedes a 10.0005. Rosberg Mercedes a 13.4486. Massa Ferrari a 15.8407. Alonso Ferrari a 30.6228. Schumacher Mercedes a 31.2069. Petrov Renault a 57.40410. Kobayashi Sauber-Ferrari a 1:03.27311. Di Resta Force India-Mercedes a 1:08.75712. Heidfeld Renault a 1:12.73913. Barrichello Williams-Cosworth a 1:30.18914. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1:30.67115. Sutil Force India-Mercedes a 1 volta16. Kovalainen Lotus-Renault a 1 volta17. Perez Sauber-Ferrari a 1 volta18. Maldonado Williams-Cosworth a 1 volta19. Trulli Lotus-Renault a 1 volta20. D'Ambrosio Virgin-Cosworth a 2 voltas21. Glock Virgin-Cosworth a 2 voltas22. Karthikeyan HRT-Cosworth a 2 voltas23. Liuzzi HRT-Cosworth a 2 voltasAbandonosAlguersuari Toro Rosso-Ferrari 12CampeonatosPilotos1. Vettel 682. Hamilton 473. Button 384. Webber 375. Alonso 266. Massa 247. Petrov 178. Heidfeld 159. Rosberg 10 10. Kobayashi 7 11. Schumacher 6 12. Buemi 4 13. Di Resta 2 14. Sutil 2 Construtores1. Red Bull-Renault 1052. McLaren-Mercedes 853. Ferrari 504. Renault 325. Mercedes 166. Sauber-Ferrari 77. Toro Rosso-Ferrari 48. Force India-Mercedes 4
Robert Kubica está prestes a deixar o Hospital Santa Corona di Pietra Ligure, prosseguindo a sua recuperação em casa. O piloto polaco, acidentado num rali em Itália a 6 de fevereiro, está desde esse dia internado, perÃodo em que foi sujeito a quatro operações ao braço e perna direitos. A data de saÃda ainda não está confirmada mas de acordo com a TV polaca TVN24, está iminente.O piloto, que sofreu graves lesões e várias fraturas, chegou a arriscar a amputação da mão direita mas bem conseguidas intervenções cirúrgicas afastaram esse cenário. Agora vai iniciar-se a etapa mais longa deste processo, sendo que o regresso à s pistas é ainda incerto. Só mesmo o tempo o dirá.
Sebastien Vettel vai ter um "premiozito" por se ter portado bem "down under": O sistema KERS vai estar instalado no seu carro para Sepang e para a China. Como se não fosse suficiente ter sido o mais rápido em todas as sessões de treinos, ter dado uma banhada logo na largada (sem KERS!!!) do GP, ter ganho com mais de vinte segundos de vantagem e ter liderado todas as voltas menos duas, quando veio trocar de pneus, a Renault, como premio de bom comportamento, dá-lhe um KERSINHO de 82 cavalos para ele usar nas rectas de Sepang e da China. Na Austrália não foi preciso; é um circuito citadino com muitas curvas e rails por perto, e o "puto" alemão só tem que dar ao volante e está tudo resolvido.E é exactamente no dar ao volante que está o "busÃlis": então não é que o Sebastien Vettel ameaçou a FIA de uma greve se não forem mudadas as regras actuais??? Então, mas isto não é cuspir no prato em que come, e bem? Não, não é. Para começar, Sebastien é um dos poucos actuais pilotos de F1 com instrução, como educação, com boas maneiras. Continua a não ter necessidade de um "manager", trata tudo ele próprio e ainda tem tempo para brincadeiras, para namorar a miúda que conheceu no liceu, para as acções de marketing da Red Bull, para instalar o seu domicÃlio na SuÃça, para liderar a associação de pilotos, embora não oficialmente, e ainda ganhar um Mundial e umas corriditas de vez em quando... Como ainda lhe sobra algum tempo e o rapaz até fala bem Inglês, decidiu dizer ao Charlie Whitting, que podia ser quase avô dele, que os volantes actuais dos Formula 1 têm demasiados comandos e botões que só serve para atrapalhar e desviar a atenção do objectivo principal de cada piloto: guiar o mais rápido possÃvel e EM SEGURANÇA.Oh diabo! Então o que se passa? Ora bem, o "puto" que até põe os computadores, os i pads, os i phones e todos os outros "ais" a funcionar sem manual de instruções, não gosta do que tem que fazer durante um Grande Premio. Senão vejam: este ano, os pilotos guiam a 300 por hora, têm de comandar o aerofólio traseiro, accionar o KERS, regular a repartição de travagem, rodar o volantezinho para um lado e para o outro, mais meter as mudanças, olhar para o display para controlar as luzinhas das rotações do motor, monitorizar a regra da direcção da prova para as ultrapassagens, mais um botãozinho para a bebida, o outra para a comunicação com a boxe, mais uns outros mais ou menos secretos, e... dava muito jeito que olhassem para a pista para acertar na trajectória das curvas e não acertar no companheiro da frente! Para alem disso, há ainda o problema relacionado à estratégia de corrida, agora que as múltiplas paragens na boxe para trocas de pneus parecem estar na ordem do dia.Alguns acharão que isso é uma brincadeira de meninos. Só que estes não são meninos, nem isto da F1 é uma brincadeira.Mas, como o Vettel ainda arranjou forma de engolir o pessoal todo, o Adrian Newey, esse mago da engenharia, deu-lhe mais um "sistemazito" para ele se entreter nos próximos Grandes Prémios, com mais um botãozito e uma luzinha de autorização de utilização, com uns 82 cavalinhos para ele usar... se precisar, pois é bem capaz de estar distraÃdo e não se lembrar de que tem mais este acessóriozito e ainda dá mais uma banhada a todos sem usar o KERS.Kers apostar?
Sebastian Vettel venceu o GP da Turquia, obtendo o terceiro triunfo em quatro corridas. O piloto alemão arrancou na frente, e apesar de nunca ter estado muito longe, nunca permitiu veleidades aos seus adversários.Mark Webber foi segundo, depois de bater Fernando Alonso na batalha pelo segundo lugar, nas últimas voltas da corrida, oferecendo dessa forma uma saborosa dobradinha à Red Bull Racing. Fernando Alonso foi terceiro, naquele que é o melhor resultado do ano para a Ferrari, e a primeira vez que um dos seus pilotos chega ao pódio em 2011. Muito boas as lutas em que estiveram envolvidos os homens da McLaren, Mercedes, Felipe Massa e os dois Renault.Após uma corrida cheia de pequenos erros e contratempos, Lewis Hamilton foi apenas quarto. Nico Rosberg foi o espelho da melhoria dos Mercedes, ao obter o quinto posto, enquanto Jenson Button foi sexto. Depois de várias escaramuças, Nick Heidfeld bateu o seu colega Vitaly Petrov na Renault. Boa prestação de Sébastien Buemi, nono com o Toro Rosso-Ferrari. Kamui Kobayashi encerrou os lugares pontuáveis no Sauber-Ferrari. Felipe Massa e Michael Schumacher não foram além dos 11º e 12º lugares.Classificação:Classificação:1. Vettel Red Bull-Renault 1h30:17.5582. Webber Red Bull-Renault a 8.8073. Alonso Ferrari a 10.0754. Hamilton McLaren-Mercedes a 40.2325. Rosberg Mercedes a 47.5396. Button McLaren-Mercedes a 59.4317. Heidfeld Renault a 1:00.8578. Petrov Renault a 1:08.1689. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1:09.30010. Kobayashi Sauber-Ferrari a 1:18.00011. Massa Ferrari a 1:19.80012. Schumacher Mercedes a 1:25.40013. Sutil Force India-Mercedes a 1 volta14. Perez Sauber-Ferrari a 1 volta15. Barrichello Williams-Cosworth a 1 volta16. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 1 volta17. Maldonado Williams-Cosworth a 1 volta18. Trulli Lotus-Renault a 1 volta19. Kovalainen Lotus-Renault a 2 voltas20. D'Ambrosio Virgin-Cosworth a 2 voltas21. Karthikeyan HRT-Cosworth a 3 voltas22. Liuzzi HRT-Cosworth a 5 voltasAbandonosDi Resta Force India-Mercedes 45ª voltaGlock Virgin-Cosworth Não arrancouPilotos1. Vettel 93 pontos2. Hamilton 593. Webber 554. Button 465. Alonso 416. Massa 247. Petrov 218. Heidfeld 219. Rosberg 20 10. Kobayashi 8 11. Buemi 6 12. Schumacher 6 13. Sutil 2 14. Di Resta 2 1. Red Bull-Renault 148 pontos2. McLaren-Mercedes 1053. Ferrari 654. Renault 425. Mercedes 266. Sauber-Ferrari 87. Toro Rosso-Ferrari 68. Force India-Mercedes 4