Autor Tópico: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?  (Lida 266749 vezes)

Offline hikomatos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Mensagens: 114
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #600 em: 31 de Maio de 2017, 16:18 pm »
pagar impostos a galp tudo em dia tudo gente que contribui para a justiça tributaria só gente de boa fé , volto a dizer tudo um cartel montado e bem mafioso

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #601 em: 31 de Maio de 2017, 22:17 pm »
No comunicado só faltou dizer, que é a galp energia que produz 90% ou lá perto do combustível consumido em Portugal e que as outras marcas o que fazem é adicionar o dito aditivo  :laugh: :laugh:

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #602 em: 31 de Maio de 2017, 23:04 pm »
Onde for mais barato e tiver desconto, se for o caso. GPL é coisa à parte devido à regulamentação (falta dela) em relação à mistura Propano e Butano.

De vez em quando leva com Caviar (98) mas simples. Eu também só como caviar do Ikea portanto estamos bem.

Offline Gonçalo Miguel

  • Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 190
  • Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #603 em: 01 de Junho de 2017, 07:47 am »
Eu por experiencia propria nas duas viaturas que tenho faço o seguinte :

Laguna - GPL tanto na BP (desconto), como na Repsol, como na Prio.  Posso dizer que quando ia ao algarve com a Laguna, metia o GPL na Repsol e chegava lá com combustível para mais 100km +-. Quando vinha de lá para Lisboa, meti no Jumbo por duas x, e cheguei cá com o GPL sempre na reserva. Num regresso uma vez decidi meter da repsol (era o mais próximo), e não atingiu a reserva ao chegar a Lisboa (vale o que vale, o tipo de condução foi idêntico, pelas mesmas horas, sem transito).
Pode ter sido mera coincidência..

GPL só meto na repsol se não tiver alternativa devido ao preço que têm no GPL, a BP tenho um bom desconto, e a Prio fica ao pé de casa portanto acabo por meter consoante necessito.

Gasolina - Simples, seja 95 ou 98, por vezes coloco aditivada para fazer uns km a gasolina.

Quanto à Audi, só leva combustível aditivado. Seja BP ou Galp que até hoje foram os únicos locais em que coloquei. E porquê?
Não quis experimentar o diesel sem aditivos pois um familiar meu com um carro idêntico, do mesmo ano, mesmo motor (o dele é um 2.5 de 150cv o meu de 180cv mas quattro), coincidência das coincidências, passou a utilizar diesel sem aditivos , passado 2 semanas de ter começado a utilizar, teve de substituir os injectores..

Até pode ter sido coincidência, mas vale o que vale..

Eu a nível do GPL por exemplo noto diferenças , a nível do diesel, não vou afirmar que o low cost causa danos, mas nem vou arriscar colocar no audi , não por saber que estraga, mas para nem correr o risco de estragar (se entretanto o aditivado estragar, aí mudo de ideias, até lá mantenho-me assim que me tenho dado bem) ...
 
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, 08:59 am por Gonçalo Miguel »

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #604 em: 01 de Junho de 2017, 08:24 am »
Ui, vão te cair em cima... Isso é tudo placebo, foi coincidência os injectores terem ido com os porcos...  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Offline Gonçalo Miguel

  • Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 190
  • Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #605 em: 01 de Junho de 2017, 09:05 am »
Kovinha , por mim podem cair, dei a minha experiência/opinião. Não falo do diz que disse / ouvi A B ou C dizer.. mas sim do que vi com os meus olhos e vejo, até porque o outro Audi, eu também o conduzo ..

Mas lá está, ele teve azar, eu nem quero arriscar

Offline Sonas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 33
  • Garagem : Renault Megane Sport Tourer Bose Edition 1.5 110cv
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #606 em: 01 de Junho de 2017, 11:11 am »
Gonçalo, deixa-me que te diga que só pode ter sido uma coincidência, 2 semanas e avaria e a culpa é o diesel?  :huh:  :grin:

Para começar bem e a explicar desde já que cada um faz com o €€€€ o que quer e coloca gasolina/diesel/GPL onde quer, obviamente.!!! :)

Para a malta ficar esclarecida, o combustível sai todo igual da Petrogal (falo da de Sines pois tenho la amigos a trabalhar aos anos) seja para a Galp ou bombas "low cost"... (obviamente os que lá vão buscar que são quase todos!!!)

Digo isto com conhecimento de causa pois tenho vários amigos a trabalhar em diversas areas, laboratório (onde se fazem e testam os combustíveis,  aditivos entre outras coisas...), desde da movimentação de produtos, operadores exterior, chefes de turno nas utilidades...

A diferença realmente está quando os camiões saem do perímetro da Petrogal os condutores colocam os aditivos nos tanques. 
Ou seja:
BOMBAS GALP = Combustível GALP + Aditivos
BOMBAS LOW COST = Combustível GALP sem aditivos

Os aditivos sem duvida que existem (já discuti isto com amigos que lá trabalham e muitos em nada mudam a performance ou o fazer mais kms...), eu acho é que a malta devia estar mais preocupada com outros aspectos como:
- Agua nos tanques das gasolineiras
- Resíduos nos tanques das gasolineiras mais antigas (pois pode ser GALP e os depósitos estarem cheios de m...)
- Não colocar combustível enquanto o auto-tanque estiver a abastecer a gasolineira pois o "lixo" (para nao dizer outra coisa :P) que fica no fundo e' toda remexida e "oferecida" ao condutor enquanto abastece  :grin:

São apenas exemplos, claro valem do que valem!!! :)

Já coloquei em todas as bombas no meu C2 e com 300.000km usa basicamente jumbo e até agora 0 problemas de injectores... :)

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #607 em: 01 de Junho de 2017, 11:16 am »
Sou exactamente da mesma opinião (em tudo o que refere) do sonas.

O pessoal está mais preocupado com o suposta marca/tipo de combustivel, quando há outras variáveis que afectam muito mais.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #608 em: 01 de Junho de 2017, 11:35 am »
O que o Sonas disse é a realidade, a única verdade. E já foi dito aqui por alguns.

Há malta que prefere continuar a acreditar em placebos em vez de factos relevantes para a saúde dos motores.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Gonçalo Miguel

  • Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 190
  • Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #609 em: 01 de Junho de 2017, 12:24 pm »
Agradeço e respeito as opiniões.

Quanto ao que é dito, a minha laguna tem 305mil e está encostada mas não devido a combustível e foi como disse, a nível de gpl noto e muito a diferença.

A Audi foi como disse, não experimentei combustível simples , e expliquei a experiencial que o meu familiar teve, mas como disse, pode ter sido coincidência ou não, e não disse o problema foi o diesel.

Se é efeito placebo ou não, a laguna lá sabe porque fez com um deposito de uma bomba os mesmos KM que de outra bomba, e numa bomba ficou na reserva e na outra não. Mas é como em tudo, são opiniões, mais que faladas, e cada um terá a sua, que é respeitada.

E como disse anteriormente, até posso estar enganado, e a gastar mais em combustível quando podia usar mais barato, mas é daquelas coisas.. são escolhas como disseram

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #610 em: 01 de Junho de 2017, 13:00 pm »
Este tipo de discussão pode ser levado para outros campos: porque raio as pessoas "apenas" põe óleo de motor de uma marca, quando existem óleos de outras marcas (Continente) que cumprem igualmente a norma?

O seguro morreu de velho, e eu no meu 308 prefiro não "arriscar" e meto sempre Repsol Diesel 10+ : prefiro não poupar 40/50€ ao final do ano mas andar mais descansado, pelo menos segundo os meus princípios...

Mas pronto...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #611 em: 01 de Junho de 2017, 13:37 pm »
E para isso mesmo que servem os foruns para se partilhar opiniões, não quer dizer que aceitemos a opinião dos outros, mas ficamos a conhecer aquilo que cada um pensa, e com isso fazer melhores escolhas.

Tudo o que já foi dito anteriormente tem o seu fundo de razão.
No que toca ao gpl, é mais complicado, pois é um combustível mais difícil de acertar nos calculos, enquanto os outros combustíveis, nós podemos colocar a quantidade que queremos, e conseguimos controlar, no gpl, já não é bem assim.
A temperatura ambiente e a do deposito influencia, a pressão em que a bomba está a abastecer, a precisão da bóia do deposito, etc
Só se consegue ter uma ideia mais precisa, quando se têm uma media grande de abastecimentos.
Por exemplo, um deposito de gpl no meu carro faz sempre uma média de 650km a 670 km. A reserva umas vezes acende mais cedo outras não, outras vezes acende e passado umas horas apaga, etc. Ou seja, o nivel do deposito não é muito de fiar. Dá sim para contar os litros entre abastecimentos, mas mesmo assim fica sempre a margem de erro da quantidade que se consegue por no deposito, pois pode nunca ser a mesma. Basta a bomba estar regulada para uma pressão inferior À de outra bomba para colocar sempre menos gás.

Em relação aos outros combustíveis, é preferível abastecer numa gasolineira que tenha um movimento mediano, ou seja uma gasolineira com muito movimento, as impurezas vão andar em suspensão pois não dá tmpo a que seja feita a sedimentação das mesmas.
Numa gasolineira com pouco movimento, o combustível passa bastante tempo dentro dos depositos, no caso do diesel têm tendências a ganhar humidades, e na gasolina a perder qualidades devido à evaporação. Por isso o ideal será uma gasolineira com algum movimento, o suficiente para não haver as condições que retiram qualidade ao combustível.
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, 13:45 pm por Tony da Buzina »

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #612 em: 01 de Junho de 2017, 15:36 pm »
Kovinha, os óleos são outro assunto, e nesses, as diferenças são muito significativas. Por outro lado, as diferenças de preços não são muito significativas, sobretudo tendo em conta a periodicidade de troca.

Nos combustíveis, na prática são placebos. Na teoria, os aditivos estão lá sim senhor. Mas pagam-se demasiado bem para compensar.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #613 em: 01 de Junho de 2017, 16:57 pm »
Porque é que a conversa é outra?

Os óleos não tem todos de cumprir as normas europeias para estarem à venda no mercado?

Eu dei os óleos como exemplos, pois tal como nos combustíveis, eu não facilito em nada que seja material consumível do carro começando pelo gasóleo, óleo, pastilhas de travão, etc...´

Teríamos conversa para muito tempo...  :assobio:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #614 em: 01 de Junho de 2017, 17:48 pm »
Cumprem as normas sim, mas a longevidade depois difere, normalmente, é mais reduzida.
Acima de tudo os supermercados compram às fabricas e normalmente escolhem produtos de qualidade aceitável.
Se fores verificar as fichas tecnicas vais ver que têm algumas diferenças em relação às marcas premium