Autor Tópico: Motor clio 1.2 morreu  (Lida 2307 vezes)

Offline usilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Clio 2 coupé 1.2 99 Mégane 3 coupé 1.5 gt line 2011
Motor clio 1.2 morreu
« em: 22 de Dezembro de 2019, 06:28 am »
Boas uma pergunta para os entendedores, o motor do meu clio 2 um d7f 720 morreu de vez, as vavulas bateram nos pistões apesar de a correia estar intacta e o motor no ponto, a minha questão é se existe a possibilidade de adaptar outro motor visto que estes ja estao muito rodados e é dificil apanhar um com poucos km, por exemplo adaptar o 1.2 16v que já existe com mais variedade mas mantendo a caixa e a mecanica em geral?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Motor clio 1.2 morreu
« Responder #1 em: 24 de Dezembro de 2019, 03:58 am »
Poder podes.
Mas há questões a ver que são importantes.
A maior dificuldade é a questão da injecção, o que pode implicar muita alteração a nível elétrico. Ou seja, alterar toda a cablagem do compartimento do motor, calculador de injecção, uch, etc.
Não sei até que ponto, será possível usar a mecânica do 16v com a injecção do motor que tens actualmente.
Se não estou enganado a unica diferença está na cabeça do motor, e na eletronica de injecção.

Na minha opinião, o melhor é reparar esse motor. Se o motor estava a ponto, e as valvulas bateram é porque algo se passou, e é importante saber o que causou isso, para evitar repetir.

O custo de reparação disso é quase idêntico ao preço de um reconstruido em bom estado, entre trocar para uma incerteza, e ficar com a certeza que ficas com um motor como novo, é sempre preferível a opção que traz mais garantias.

« Última modificação: 24 de Dezembro de 2019, 04:00 am por Sls a GPL »

Offline usilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Clio 2 coupé 1.2 99 Mégane 3 coupé 1.5 gt line 2011
Re: Motor clio 1.2 morreu
« Responder #2 em: 27 de Dezembro de 2019, 00:23 am »
Estou a espera do orçamento de motores já reconstruidos que seria a solução mais fácil e rápida comprar um novo reconstruido e dar este a troca.

Novo esta fora de questão são 2300 euros só o motor

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Motor clio 1.2 morreu
« Responder #3 em: 28 de Dezembro de 2019, 00:18 am »
E orçamento para reparar esse, já pediste?
Devias faze-lo para depois comparar com os reconstruidos, e ver qual a opção menos dispendiosa e com menor risco.

Offline usilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Clio 2 coupé 1.2 99 Mégane 3 coupé 1.5 gt line 2011
Re: Motor clio 1.2 morreu
« Responder #4 em: 28 de Dezembro de 2019, 19:11 pm »
Já pedi mas dizem que não me podem dizer um valor sem abrirem o motor para verem os estragos, depois de abrirem não tenho grande hipótese ou aceito a reparação ou tenho de pagar a mão de obra e o reboque de um lado para o outro lado

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Motor clio 1.2 morreu
« Responder #5 em: 29 de Dezembro de 2019, 02:28 am »
Pois, assim é mais complicado, mesmo que dessem um orçamento por cima,ou uma estimativa contanto com o pior já era uma ajuda.
Basicamente isso vai precisar de juntas, segmentos, capas de biela, válvulas e vedantes de valvulas, distribuição, polir camisas e fazer as cedes das válvulas.

Eu mandei fazer um trabalho semelhante a um motor de um tractor, e ainda vai levar 4 camisas novas, e mais umas camisas dos injectores, e a reparação vai ficar na casa dos 1300 + iva, isto no torneiro e no material. A mão de obra de desmontar e voltar a montar o motor é minha.