Autor Tópico: Água Habitáculo + curcuvan  (Lida 3478 vezes)

Offline almamater

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 143
Água Habitáculo + curcuvan
« em: 20 de Dezembro de 2020, 22:24 pm »
Olá.

Clio III 1.2 (2008)

Hoje tive uma experiência muito chata em que meteu bastante água. Num dia de manhã na semana passada o carro estava com o vidro cheio de água por dentro.. estranhei mas não liguei, deduzi que tivesse entrado alguma água da chuva ao entrar e sair do carro.

Hoje ao lavar o carro, e como faço sempre, coloco a mangueira nos esgotos da frente e para que a pressão da água limpe o que estiver para lá.. sempre correu bem até hoje (e já devia de ser o problema da semana passada).

O esgoto do lado direito (condutor) não estava a escoaar.. eu insisti, insisti mas a água não estava a descer e comecei a ver água a sair em fios que não era suposto, abri depois a porta do condutor e estava uma piscina autêntica (mesmo! Tinha água até à porta). Estava a entrar por detrás da consola central, ao lado do pedal do acelerador.

Depressa tirei o excesso com panos e afins mas naturalmente que tenho tudo ensopado e nos próximos dias não tenho como deixar o carro de portas abertas.

Após 200Km, a seguir a este episódio, tudo parece funcionar menos o fecho central, que agora só identifica o sinal com a chave colada no vidro..  já vi a pilha do comando e está boa.

Pergunto:

  • O fecho central terá sido afetado porque existe algum circuito nesta zona? Será melhor desmontar tudo\levar à oficina?
  • Estava pensar em desmontar o 'curcuvan' mas  nunca o fiz, para além dos 'rebites\parafusos' que o seguram é só tirar a borracha grossa e aquilo sai bem?
  • Alguma dica para secar a água lá de dentro? Pistola de ar quente?

Obg!

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Água Habitáculo + curcuvan
« Responder #1 em: 20 de Dezembro de 2020, 22:44 pm »
Boas, problema tipico do Clio 3.
Bom, antes de mais tens de levantar aquela borracha onde o capot encosta, depois levantar as grelhas. De seguida, procurar por um escoador de borracha, que está de certeza entupido (um de cada lado).

Para secar as alcatifas agora com este tempo é complicado...mas vê a melhor maneira.

A questão do fecho central é estranha, se entrou essa quantidade de agua pode ter afetado alguma cablagem ou a centralina do habitaculo, mas isso só vendo.
A centralina do habitaculo está ao lado do pedal da embraiagem
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline almamater

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 143
Re: Água Habitáculo + curcuvan
« Responder #2 em: 21 de Dezembro de 2020, 12:29 pm »
Obrigado Pedrob pela rápida resposta.

Hoje de manhã o comando está normal, em todo o caso tirei aquela tampa por cima dos pedais e do lado esquerdo não há vestígios de água.. acredito no entanto que deve ter-se infiltrado para algum local onde tenha gerado esta situaçºao, mas como agora está ok espero não vir a ter chatices com isto.

Quanto ao esgoto, tirei a borracha onde encosta o capot e tentei levantar um pouco a grelha mas nem a mão cabe lá de baixo, tem de se tirar as escovas! Raios.. que pincel!

Ou seja, uma vez que hoje está a chover, o carro vive na rua.. não dá para o fazer. Amanhã pode ser que esteja melhor!  :sad:

Obrigado!

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Água Habitáculo + curcuvan
« Responder #3 em: 22 de Dezembro de 2020, 23:41 pm »
Com muito jeito consegue colocar a mão do tubo de escoamento por debaixo do torpedo. Aqullo passa mesmo atrás da torre do amortecedor.

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: Água Habitáculo + curcuvan
« Responder #4 em: 24 de Dezembro de 2020, 18:20 pm »
só Clio? mesmo problema com meu Scenic...


dias de chuva intensa/forte, o habitaculo fica a cheirar a mofo de agua retira ALGURES... não tenho agua nos arrumos do chao, debaixo das alcatifas frontais


por isso deduzo que seja OU no interior das portas onde há mecanismo dos vidros (borrachas velhas e dilatadas) OU debaixo do capo dado ter o corcovan rasgado / ressequido.


tenho de procurar essas tampinhas por onde escoar agua!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Água Habitáculo + curcuvan
« Responder #5 em: 24 de Dezembro de 2020, 19:35 pm »
E tens teto de abrir? se sim, tens mais um para limpar

Offline almamater

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 143
Re: Água Habitáculo + curcuvan
« Responder #6 em: 28 de Dezembro de 2020, 22:06 pm »
Bom no meu caso resolvi a questão, tirei um tubo mega estreito que fazia parte do escoamento.. não percebi esta engenharia sinceramente! Um tubo estreito e com uma tampinha no fundo sujeito a entupir ainda mais depressa. Não sei como o longo deste anos todos nunca me tinha acontecido, talvez por limpar os esgotos do carro com alguma frequência mas desta vez parece que não foi o suficiente.

Resultado: Coloquei o esgoto entupido igual ao do outro lado.. sem tubo.


Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Água Habitáculo + curcuvan
« Responder #7 em: 30 de Dezembro de 2020, 01:51 am »
Esse tubo estava instalado em que zona?

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline almamater

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 143
Re: Água Habitáculo + curcuvan
« Responder #8 em: 30 de Dezembro de 2020, 10:23 am »
O tubo estava encaixado precisamente no buraco\esgoto da água..  presumo que seja para a água não se espalhar para outros lados.. mas não vi nenhum perigo em remover o tubo.


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Água Habitáculo + curcuvan
« Responder #9 em: 30 de Dezembro de 2020, 15:18 pm »
esse tubo tem 2 efeitos, um de deixar sair a agua e outro de impedir a entrada de objectos, animais e agua, acontece é que entope e de vez em quando tem que ser limpo.

Offline nosfaratu

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: a.s.m.
  • Mensagens: 13
Re: Água Habitáculo + curcuvan
« Responder #10 em: 01 de Janeiro de 2021, 22:09 pm »
Esse tubo é o que está no centro das escovas da frente certo?

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk


Offline almamater

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 143
Re: Água Habitáculo + curcuvan
« Responder #11 em: 02 de Janeiro de 2021, 10:06 am »
é um tubo que está do lado direito, não está no centro. Está na saída do esgoto do lado direito (ou melhor, do lado do condutor).