Nota: só depois de escrever tudo o que vai por aqui abaixo reparei num pormenor.
Clio 1.2TCE de 2011? Não será o motor 1.2 anterior ao TCE?
Segundo sei o motor 1.2TCE foi fabricado a partir de 2012.
Se o seu é mesmo o motor 1.2TCE então leia o resto, caso contrário ignore, não se aplica ao seu motor.
Vou por partes.
Vigiar o nÃvel do óleo?
Sim, porquê têm sido muitos (talvez já vá nos milhares) os carros com este motor a dar este problema de consumo de óleo.
Porque não têm aparecido mais? Porque até há pouco tempo a maior parte das pessoas que compravam carros a gasolina era para fazer poucos quilómetros e na maior parte dos casos este problema tem aparecido após os 30 000km.
Porquê a cada 500kms?
Porque deste modo se o seu começar a queimar óleo você vai conseguir detectar o problema antes de ficar sem óleo.
"Já tenho o carro há 3 anos e já fiz muitos kms"
Este problema tem aparecido, regra geral acima dos 30 000km. No meu caso apareceu por volta dos 38 000km. Noutros casos, raros, houve quem saÃsse do stand com o carro novo, fizesse 5000km e ficasse logo sem óleo. Outros há que estão agora a atingir os 80 000/100 000km e deparam-se agora com o problema.
Basicamente, o fabrico deste motor foi uma m....
Os segmentos deterioram-se rapidamente e deixam passar óleo. Quando se forma o vácuo dentro do cilindro o óleo é aspirado para o cilindro e depois queimado junto com a gasolina.
E assim vamos perdendo óleo de forma invisÃvel. Não aparece babado em lado nenhum, o carro só avisa quando já está sem óleo...
Dou-lhe o exemplo do meu caso. Nissan Juke de Outubro de 2016.
Em Junho de 2019, tinha o carro +-37 000km, e +-7000 desde a última revisão, medi o óleo por precaução como faço todos os meses com todos os carros. Estava tudo bem, óleo no máximo.
Em Julho de 2019, tinha o carro +-38 000km, medi o óleo e tinha 2 a 3mm abaixo do máximo. Achei estranho mas nada de alarmante.
Final de Agosto, carro com +-39500km, medi o óleo e tinha apenas 3 a 4mm de óleo na ponta vareta. Devo ter medido o óleo umas 5 vezes pois não acreditava.
Não tinha óleo babado em sÃtio nenhum, não havia barulhos estranhos, nada.
Apenas me recordei nesse momento que durante o mês de Agosto pe pareceu que o carro ligava mais a ventoinha do que era normal. Mas era Agosto e a minha mulher é que andava com o carro...
Então é assim. Renault, Nissan e Dacia sabem disto desde 2014. Já têm desde 2015 uma reprogramação para evitar este problema. Resolve o problema do consumo de óleo.
Mas, mas, como nenhuma das marcas avisa os clientes nem faz um recall, na grande maioria das vezes esta reprogramação só é aplicada quando detecta que ficou sem óleo.
Nessa altura, muitas vezes, já é tarde. Adeus segmentos, adeus corrente, adeus turbo.
Alguns descobrem quando vão a conduzir e de repente o motor fica sem força, acendem-se luzes no quadrante...
Nestes casos já só há uma solução, motor novo. Mas, como já não se fazem motores destes, é na realidade reconstruÃdo. Mas, como nunca chegaram a solucionar o problema, o motor "novo" vem com o mesmo problema - em alguns casos - e 20 000 ou 30 000km depois está o carro parado na mesma. Isto porque entregam o motor "novo" sem a reprogramação.
A reprogramação resolve o consumo de óleo mas, quando se detecta o problema já tarde, como no meu caso, não resolve os males que ficaram da falta de óleo.
O meu Juke de 115cv deixou de consumir óleo, pelo menos até agora, mas come quase tanto com a minha Megane ST com o anterior 1.4 de 130CV, no mesmo circuito diário.
E puxa pouco mais do que o meu velhinho Punto de 80cv.
Porque lhe estou a explicar isto tudo?
Porque considero vergonhoso o que as marcas estão a fazer (o meu problema com a Nissan ainda não está resolvido) e se eu puder safar pelo menos uma pessoa de passar pelo mesmo que eu...
Chamo a atenção que há uns dias estava num grupo do face, de Qashqai, a relatar a outra pessoa este problema. E uma outra pessoa do grupo comentou que tinha um Nissan Pulsar com este motor, já com 75 000km e sem qualquer problema.
Perante a nossa conversa e com tantos dados que lhe passámos, ficou preocupado. Decidiu ir, só por descargo de consciência, medir o óleo. Surpresa, das más, tinha 5 ou 6mm de óleo na ponta da vareta.
Meu caro, não lhe desejo nenhum mal e espero que não passe pelo mesmo que eu mas é por isso que lhe deixo aqui este relato. Vigie esse motor, pergunte na Renault e informe outras pessoas que conheça com o mesmo motor.
Se na Renault lhe disserem que desconhecem este problema, como fizeram a mim na Nissan, peça-lhes de imediato o livro de reclamações. Existe vária documentação interna deles relativa a este problema, que foi distribuÃda aos concessionários. Se precisar dessa documentação diga que eu indico onde obter.
Mais informações:
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