Autor Tópico: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)  (Lida 8351 vezes)

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Venho aqui partilhar uma informação pois não a encontrei por cá e venho pelos piores motivos.

Este fim de semana, ao verificar os óleos dos carros, encontrei o meu Juke (motor Renault 1.2 de 115cv que equipa também carros Renault) com óleo abaixo do mínimo. Basicamente vinham 3mm de óleo na ponta da vareta. Pensando que até estava a ver mal limpei a vareta e voltei a medir por mais 3 vezes. Pensamento seguinte, o óleo ainda está a escorrer. Logo de seguida, nem pensar, o carro não é posto a trabalhar há dois dias.

Carro de 2016, com 41000km, tendo feito a revisão em Outubro do ano passado e 11000km desde então.
Segunda de manhã contactámos o concessionário que nos indicou que só poderia ver o carro hoje, sexta, mas que convinha estar lá ontem para que hoje pudessem mexer nele logo de manhã.

Tendo em conta o azar que já tinha tido com o Clio (capas de bielas em motor 1.5DCI) comecei à procura na net de informações sobre problemas neste motor 1.2.

Ooooops. Calhou-me a fava novamente.

Em 2018, 1 mês depois de ter comprado o carro, estalou a bronca. Há motores 1.2TCE a consumir óleo em excesso, derivado do vácuo criado em pelo menos um dos cilindros e que acaba por aspirar óleo para os cilindros queimando-o junto com a gasolina.

Vou procurando mais e descubro que já existe uma associação em França a lutar com a Renault por causa disto.
Renault, Nissan, Dacia e Mercedez caladinhas, sem avisar os clientes, sem fazer recall, nada.

Com mais uma pesquisa descubro que existe um boletim técnico interno da Nissan, dirigido aos concessionários, já de Maio de 2015, a informar sobre este problema e de quais os diagnósticos que devem ser efetuados caso se detecte consumo excessivo de óleo.
Mais, em 2016 o dito boletim é alvo de uma actualização indicando já existir um patch ao software da ECU para contornar ou pelo menos atenuar este problema.

Há carros a queimarem 6L de óleo a cada 10000km.

Fica a partilha para quem tem carros com este motor 1.2 (115cv, 120cv e 130cv), o defeito abrange os 3.

Ontem dirigimo-nos ao concessionário Nissan onde foi realizada a última revisão. Inicialmente não tinham qualquer conhecimento deste assunto.
Quando confrontados com o boletim técnico da Nissan já diziam que a única função deles era a de agir consoante as instruções da marca.
Depois afinal até já tinham tido conhecimento, através de fóruns ou grupos de facebook, deste problema num Qashqai.

Ficam também as perguntas, a qualquer uma das marcas e respectivos concessionários:
Porque não informaram os clientes para verem com maior regularidade o nível do óleo?
Porque razão os carros, estando preparados para isso, não estão a avisar os condutores sobre o nível de óleo?
Porque razão os concessionários que não pertencem à própria Nissan colocam a "fidelidade" à marca em detrimento da fidelidade e honestidade para com o cliente sabendo que é assim que se destrói uma casa?

A desonestidade para com o cliente, ao não informarem a minha mulher o ano passado sobre esta eventualidade, foi o primeiro erro.
O segundo foi a desonestidade de ontem ao relatarem não ter qualquer conhecimento sobre este tema e recusarem-se a informar de quais os passos a seguir quer por parte deles quer da nossa parte.

A nossa permanência neste concessionário e nesta marca vai depender totalmente do que fizerem daqui para a frente.

Vou relatando à medida que isto se for desenvolvendo.
Quem tem este motor que esteja atento.

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #1 em: 18 de Janeiro de 2020, 23:36 pm »
Não se esqueça de vigiar o óleo desse motor a cada 500km, para não ter surpresas.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #2 em: 18 de Janeiro de 2020, 23:45 pm »
Espero não vir tarde. Tive o mesmo problema em agosto com o meu Juke. O motor estava a aquecer porque estava quase sem óleo.
Foi quando descobri o problema de consumo de óleo destes motores. Veja se não é o seu caso e vá vigiando esse óleo de 500 em 500km.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline Nuno34

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alemanha
  • Mensagens: 52
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #3 em: 19 de Janeiro de 2020, 04:24 am »
Vigiar o nivel de óleo?
E porquê a cada 500 kms? Já tenho o carro à 3 anos e já fiz muitos kms  😬

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #4 em: 19 de Janeiro de 2020, 12:16 pm »
Nota: só depois de escrever tudo o que vai por aqui abaixo reparei num pormenor.
Clio 1.2TCE de 2011? Não será o motor 1.2 anterior ao TCE?
Segundo sei o motor 1.2TCE foi fabricado a partir de 2012.
Se o seu é mesmo o motor 1.2TCE então leia o resto, caso contrário ignore, não se aplica ao seu motor.

Vou por partes.
Vigiar o nível do óleo?
Sim, porquê têm sido muitos (talvez já vá nos milhares) os carros com este motor a dar este problema de consumo de óleo.
Porque não têm aparecido mais? Porque até há pouco tempo a maior parte das pessoas que compravam carros a gasolina era para fazer poucos quilómetros e na maior parte dos casos este problema tem aparecido após os 30 000km.

Porquê a cada 500kms?
Porque deste modo se o seu começar a queimar óleo você vai conseguir detectar o problema antes de ficar sem óleo.

"Já tenho o carro há 3 anos e já fiz muitos kms"
Este problema tem aparecido, regra geral acima dos 30 000km. No meu caso apareceu por volta dos 38 000km. Noutros casos, raros, houve quem saísse do stand com o carro novo, fizesse 5000km e ficasse logo sem óleo. Outros há que estão agora a atingir os 80 000/100 000km e deparam-se agora com o problema.

Basicamente, o fabrico deste motor foi uma m....
Os segmentos deterioram-se rapidamente e deixam passar óleo. Quando se forma o vácuo dentro do cilindro o óleo é aspirado para o cilindro e depois queimado junto com a gasolina.
E assim vamos perdendo óleo de forma invisível. Não aparece babado em lado nenhum, o carro só avisa quando já está sem óleo...

Dou-lhe o exemplo do meu caso. Nissan Juke de Outubro de 2016.
Em Junho de 2019, tinha o carro +-37 000km, e +-7000 desde a última revisão, medi o óleo por precaução como faço todos os meses com todos os carros. Estava tudo bem, óleo no máximo.
Em Julho de 2019, tinha o carro +-38 000km, medi o óleo e tinha 2 a 3mm abaixo do máximo. Achei estranho mas nada de alarmante.
Final de Agosto, carro com +-39500km, medi o óleo e tinha apenas 3 a 4mm de óleo na ponta vareta. Devo ter medido o óleo umas 5 vezes pois não acreditava.
Não tinha óleo babado em sítio nenhum, não havia barulhos estranhos, nada.
Apenas me recordei nesse momento que durante o mês de Agosto pe pareceu que o carro ligava mais a ventoinha do que era normal. Mas era Agosto e a minha mulher é que andava com o carro...

Então é assim. Renault, Nissan e Dacia sabem disto desde 2014. Já têm desde 2015 uma reprogramação para evitar este problema. Resolve o problema do consumo de óleo.
Mas, mas, como nenhuma das marcas avisa os clientes nem faz um recall, na grande maioria das vezes esta reprogramação só é aplicada quando detecta que ficou sem óleo.
Nessa altura, muitas vezes, já é tarde. Adeus segmentos, adeus corrente, adeus turbo.

Alguns descobrem quando vão a conduzir e de repente o motor fica sem força, acendem-se luzes no quadrante...
Nestes casos já só há uma solução, motor novo. Mas, como já não se fazem motores destes, é na realidade reconstruído. Mas, como nunca chegaram a solucionar o problema, o motor "novo" vem com o mesmo problema - em alguns casos - e 20 000 ou 30 000km depois está o carro parado na mesma. Isto porque entregam o motor "novo" sem a reprogramação.

A reprogramação resolve o consumo de óleo mas, quando se detecta o problema já tarde, como no meu caso, não resolve os males que ficaram da falta de óleo.
O meu Juke de 115cv deixou de consumir óleo, pelo menos até agora, mas come quase tanto com a minha Megane ST com o anterior 1.4 de 130CV, no mesmo circuito diário.
E puxa pouco mais do que o meu velhinho Punto de 80cv.

Porque lhe estou a explicar isto tudo?
Porque considero vergonhoso o que as marcas estão a fazer (o meu problema com a Nissan ainda não está resolvido) e se eu puder safar pelo menos uma pessoa de passar pelo mesmo que eu...

Chamo a atenção que há uns dias estava num grupo do face, de Qashqai, a relatar a outra pessoa este problema. E uma outra pessoa do grupo comentou que tinha um Nissan Pulsar com este motor, já com 75 000km e sem qualquer problema.
Perante a nossa conversa e com tantos dados que lhe passámos, ficou preocupado. Decidiu ir, só por descargo de consciência, medir o óleo. Surpresa, das más, tinha 5 ou 6mm de óleo na ponta da vareta.

Meu caro, não lhe desejo nenhum mal e espero que não passe pelo mesmo que eu mas é por isso que lhe deixo aqui este relato. Vigie esse motor, pergunte na Renault e informe outras pessoas que conheça com o mesmo motor.
Se na Renault lhe disserem que desconhecem este problema, como fizeram a mim na Nissan, peça-lhes de imediato o livro de reclamações. Existe vária documentação interna deles relativa a este problema, que foi distribuída aos concessionários. Se precisar dessa documentação diga que eu indico onde obter.

Mais informações:
https://www.facebook.com/groups/365306860735230/
https://casse-moteur-renault.weebly.com/
https://www.facebook.com/groups/motoresrenault/

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5672
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #5 em: 19 de Janeiro de 2020, 12:36 pm »
Certo, mas esse 1.2 tce não saiu no clio 3. O que ele se refere é o 1149cm3, vulgo 1.2 tce de 100 cvs
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #6 em: 19 de Janeiro de 2020, 12:48 pm »
É um Clio 3...
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #7 em: 19 de Janeiro de 2020, 12:52 pm »
Certo, mas esse 1.2 tce não saiu no clio 3. O que ele se refere é o 1149cm3, vulgo 1.2 tce de 100 cvs
Não sei de cabeça em que carros saiu. Os TCE 1.2 saíram, salvo erro, com 100, 115, 120 e 130cv. O anterior 1.2 acho que não tinha a designação TCE.

Eu refiro-me ao 1.2 que saiu salvo erro só a partir de 2012 e que basicamente veio substituir o 1.4TCE que tenho na minha Megane.

E são estes 1.2TCE/DIG-T que estão a dar a grande bronca.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #8 em: 19 de Janeiro de 2020, 13:02 pm »
É um Clio 3...
Ok, então ou estou enganado ou é o 1.2 anterior e não o TCE. Não me lembro de este motor ter saído no Clio 3.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline Nuno34

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alemanha
  • Mensagens: 52
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #9 em: 19 de Janeiro de 2020, 14:06 pm »
O meu  carro é um 1.2 tce 103cv, tem 112 mil kms mas já notei esse consumo de óleo anormal, mas em 500 kms não gasta oleo.
Uma vez por ano tenho que repor o oleo, isto do aconteceu no ano passado.

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #10 em: 19 de Janeiro de 2020, 15:05 pm »
Será melhor informar-se na Renault sobre o seu motor. Segundo sei  os motores afectados não são esses mas sim os que foram fabricados a partir de 2012, não me recordo agora da referência do motor.
Mas a Renault e a Nissan também diziam até há pouco tempo que o problema tinha sido resolvido definitivamente a partir de 2016 e no entanto, além do meu Juke, não param de aparecer carros das duas marcas, de 2016, 2017 e até já de 2018 com o mesmo problema.

E não esquecer que a queima contínua de óleo pode ser resolvida atestando regularmente mas traz outro problema, a formação de calamina nas válvulas, o que leva a deterioração das mesmas.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2020, 13:12 pm por Sls a GPL »

Offline lynx09

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixezelo - V.N.Gaia - Portugal
  • Mensagens: 20
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #11 em: 01 de Novembro de 2020, 21:08 pm »
Pois e eu tenho esse problema desde os 30.000km. A cada 3.000 km acrescento 1litro de óleo. Clio 3 fase 2 Tce 100 cv., matricula de julho 2010. O concessionário onde o comprei indicou o problema à Renault Portugal e a resposta foi que o consumo de óleo estava dentro dos parâmetros. Este motor é uma grande merd*. Com 46.000km teve que levar a polia cambota nova. Se soubesse o que sei hoje, tinha agido de outra maneira.
CLIO III 1.2 TCE 100 CV
BLANC, BLANC ET BLANC!!! C`EST FINI!!!

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5672
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #12 em: 02 de Novembro de 2020, 11:51 am »
Amigo, o motor em questão no tópico não é o mesmo

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk

Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #13 em: 02 de Novembro de 2020, 22:26 pm »
Pois e eu tenho esse problema desde os 30.000km. A cada 3.000 km acrescento 1litro de óleo. Clio 3 fase 2 Tce 100 cv., matricula de julho 2010. O concessionário onde o comprei indicou o problema à Renault Portugal e a resposta foi que o consumo de óleo estava dentro dos parâmetros. Este motor é uma grande merd*. Com 46.000km teve que levar a polia cambota nova. Se soubesse o que sei hoje, tinha agido de outra maneira.
Penso que o motor não é o mesmo mas não vou afiançar. Veja o número de série do carro e do motor. Circula pela net um documento interno da Renault com as numerações afectadas.
Se não conseguir encontrar apite que eu devo conseguir.

De qualquer modo, se procurar na net por 1.2 tce oil consumption vai encontrar fóruns e grupos de Facebook onde o poderão esclarecer prontamente.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Consumo anormal de óleo em motores Renault 1.2 (115cv, 120cv e 130cv)
« Responder #14 em: 04 de Novembro de 2020, 04:44 am »
Não tendo esse motor alguém sabe a real causa destes problemas?
É uma questão de tolerâncias demasiado altas, que com algum desgaste dos segmentos/cilindros provoca um excesso de óleo na câmara de combustão, ou é um problema mais complexo que envolve deformação sob alta pressão temporária e sugar de óleo para a câmara?
Cumprimentos