Autor Tópico: Vale a pena GPL?  (Lida 3951 vezes)

Offline mppm

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Rio Maior
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Renault Laguna 1 2.0 16v 139cv NQ7
Re: Vale a pena GPL?
« Responder #15 em: 13 de Maio de 2020, 21:20 pm »
Olá a todos,

GPL? Sim aconselho a qualquer pessoa, já é o 2 Laguna que tenho-a GPL, e até hoje só tenho a dizer bem.

O meu Laguna é um 2.0 16v 140cv, faço um consumo médio de 9/10 litros, em relação ao preço da sempre para esticar um pouco nas voltinhas 😁😁😁

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Vale a pena GPL?
« Responder #16 em: 21 de Maio de 2020, 22:56 pm »
Eu ando a anos a estacionar na boa, mas tenho dístico verde, por isso, não sei se há algum controlo, pelo menos nunca assisti a nenhum.

Offline pmcb

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 662
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: Vale a pena GPL?
« Responder #17 em: 21 de Maio de 2020, 22:58 pm »
Obrigado pelos vossos comentários.

A decisão está tomada https://www.renaultpt.com/index.php?topic=24890.msg353702#msg353702

Offline Pedro_77

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 6
  • Garagem : Renault Clio IV TCE
Re: Vale a pena GPL?
« Responder #18 em: 22 de Maio de 2020, 22:03 pm »
Boas!

Aproveito o tópico para pedir opiniões acerca do seguinte:

Tenho atualmente um Clio IV 0.9 Tce com cerca de 2 anos e cerca de 37k kms (não fosse o confinamento deveriam ser cerca de 40k) e estou a estudar 2 cenários eventuais. O primeiro seria converter o carro a GPL (que segundo orçamentos que pedi fica por volta de 1500€). A outra opção seria trocar de carro para o novo Clio V bifuel, mas com um investimento superior.

Neste momento faço consumos em percursos mistos e com condução despreocupada de 5.4l. Com cuidados nos limites e condução faço abaixo dos 5l.

Obrigado.

Offline pmcb

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 662
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: Vale a pena GPL?
« Responder #19 em: 22 de Maio de 2020, 22:36 pm »
Tens que ponderar, um Clio 5 Bi-Fuel com algum equipamento ronda os 20000 €, claro que a versão mais simples rondará os 18000€.

Agora tem tudo a ver se necessitas de um carro novo e numa altura destas despender uma boa quantia de dinheiro. Tem que se colocar tudo nos pratos da balança.


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Vale a pena GPL?
« Responder #20 em: 26 de Maio de 2020, 22:53 pm »
Aqui é mesmo a questão do financiamento e a amortização do mesmo, investir 1500€ e fica pago em 4 anos, ou investir mais, e amortizar em mais anos. Para alem da questão da disponibilidade financeira e a capacidade de aguentar o esforço financeiro da aquisição de um carro novo.

A opção mais segura é converter o actual carro, do que vender esse e comprar um novo.

Se converteres, opta por usar o deposito maior que conseguires por. Como o consumo em termos de litros é maior do que a gasolina, tens que pensar que quanto maior for o deposito, mais autonomia tens.
Um deposito de 30L dá para poucos km o que implica muitas idas À bomba.
Eu no meu clio pus um deposito de 54L, apesar de ser mais alto que o compartimento do pneu suplente, perdi alguns cm de bagajeira, mas ganho em km percorridos sem abastecer. Um deposito dá-me para uns 600km

Offline Pedro_77

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 6
  • Garagem : Renault Clio IV TCE
Re: Vale a pena GPL?
« Responder #21 em: 19 de Junho de 2020, 23:18 pm »
Tens que ponderar, um Clio 5 Bi-Fuel com algum equipamento ronda os 20000 €, claro que a versão mais simples rondará os 18000€.

Agora tem tudo a ver se necessitas de um carro novo e numa altura destas despender uma boa quantia de dinheiro. Tem que se colocar tudo nos pratos da balança.

Aqui é mesmo a questão do financiamento e a amortização do mesmo, investir 1500€ e fica pago em 4 anos, ou investir mais, e amortizar em mais anos. Para alem da questão da disponibilidade financeira e a capacidade de aguentar o esforço financeiro da aquisição de um carro novo.

A opção mais segura é converter o actual carro, do que vender esse e comprar um novo.

Se converteres, opta por usar o deposito maior que conseguires por. Como o consumo em termos de litros é maior do que a gasolina, tens que pensar que quanto maior for o deposito, mais autonomia tens.
Um deposito de 30L dá para poucos km o que implica muitas idas À bomba.
Eu no meu clio pus um deposito de 54L, apesar de ser mais alto que o compartimento do pneu suplente, perdi alguns cm de bagajeira, mas ganho em km percorridos sem abastecer. Um deposito dá-me para uns 600km

Pelo que fui-me informando, com equipamentos extra básicos ficaria por volta dos 17.5k. Se o valor da retoma fosse porreiro ainda considerava. Venda a particular nesta fase não deve ser fácil que existem muitos no mercado.

Em relação a postos de GPL na minha zona estou bem servido que passo por alguns no meu percurso diário. Quantos cm's se perde? E qual seria o custo por esse 'extra' no depósito?

E em relação a garantias da marca? Ainda tenho 3 anos de garantia da marca.

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Vale a pena GPL?
« Responder #22 em: 22 de Junho de 2020, 01:15 am »
Resposta rápida, vale a pena. Chegas a gastar menos que o carro a diesel e as performances não ficam comprometidas. Agora compensa mais em carros de maior cilindrada, diria a partir dos 1.6

Tive 2 carros a gpl e confesso que tenho saudades de fazer 300km com 15€ (e dar pau atenção). Agora com a Espace é um mínimo de 25€.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Vale a pena GPL?
« Responder #23 em: 24 de Junho de 2020, 00:19 am »
Em relação ao espaço que se perde , é o do pneu suplente. Se optares por andar com o pneu suplente depois na mala, perdes esse espaço.
No meu caso, optei por um deposito maior que o que é normal ser montado naquele carro, e ficou mais alto que o fundo do carro uns 4 ou 5 cm, não sei. o fundo da mala deixou de ficar direito. mas como também tirei a alcatifa que lá tinha, isso pouco importa. Como ando com o pneu suplente, coloquei uma borracha de 5mm em cima do deposito e o pneu suplente anda em cima do deposito.
Perde-se algum espaço, sim. Mas ganha-se muita economia e km percorridos  :laugh: :laugh:
« Última modificação: 24 de Junho de 2020, 00:20 am por Sls a GPL »