Autor Tópico: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!  (Lida 8427 vezes)

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« em: 06 de Setembro de 2012, 22:17 pm »


"E que tal um carro eléctrico que produz mais energia do que consome? É este o desafio da Renault e do designer francês Charlie Nghiem para o futuro!

O design, embora muito longe do produto final, é claramente inspirado na mítica Renault 4L. E se não está muito convencido com a fonte de inspiração, fique a saber o nome deste futurista automóvel: 4Lectric! Agora não há dúvidas."




"O “jipe dos pobres” ou “quatro latas”, alcunhas carinhosamente dadas à 4L, pode ressuscitar como um veículo eléctrico totalmente inovador. A 4Lectric poderá produzir mais energia do que consome! Mas como será possível?"



"A 4Lectric utiliza a energia solar e a energia cinética das travagens para se “alimentar”. Bem, para se “alimentar” e para “alimentar” os demais. A 4Lectric consegue armazenar a energia que não foi utilizada graças a duas bateria: uma que mantém o veículo em funcionamento e outra bateria que funciona como armazenadora de energia. Para além disso, o futuro modelo virá equipado com sensores que transformam o calor em energia."



"A 4Lectric torna-se, assim, um veículo eléctrico auto-sustentável, funcional e ambientalmente responsável!"

Fonte http://e-move.tv

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #1 em: 06 de Setembro de 2012, 22:20 pm »
Não acredito que este prototipo produza mais energia que a que consome.
Já parece a teoria do movimento perpétuo...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #2 em: 06 de Setembro de 2012, 22:45 pm »
Impossivel.. Se assim fosse era usado em todos os sistemas do mundo... Nunca vai existir isso... Ou tens uma fonte externa ou não é possivel...

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #3 em: 06 de Setembro de 2012, 22:48 pm »
Impossível não digo, porque nada é impossível mas difícil de acreditar sim. Mas cá estaremos para ver se isto vai a bom porto ou não.

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #4 em: 06 de Setembro de 2012, 23:00 pm »
"Sensores que transformar energia em calor" - sim isto existe mas a taxa de aproveitamento é de 10%.. Um motor de F1 aproveita no máximo 21%. Se isso existisse usavam JÁ na F1 pois era um rendimento muito muito superior aos carros actuais...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2012, 06:09 am »
É muito subjectivo, quando dizem produz mais do que consome, vendo a coisa desta forma....
Com geradores nas rodas não motrizes, com conversor térmicos, com superfícies foto voltaicas, e se ainda tiver alguma forma de produzir energia aproveitando a deslocação do vento durante a deslocação do veiculo, talvez se consiga, digo eu...é que enquanto esta parado num sinal, ou no transito, não gasta energia, mas através da superfície foto voltaica, está a produzir...
Se tomarmos como exemplo o transito em lisboa à hora de ponta, se calhar vai produzir mais energia, do que aquela que vai gastar para andar 1 km na 2ª circular  :laugh:

Offline Mefisto

  • O que é um carro ?
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Mensagens: 285
  • Garagem : Renault Laguna 2.2dci Aut (2004)
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2012, 09:29 am »
o que eu não acredito é que isto mesmo sendo um pouquinho verdade veja a luz do dia
era o fim das petrolificas e dos postos de abastecimento
era muita gente no desemprego a nível mundial afectando a economia globalmente e esta é a principal razão porque ainda nao existem verdadeiras alternativas ao petróleo
Aluga-se este espaço

Offline brooklyn_bounce

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Mensagens: 1129
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #7 em: 07 de Setembro de 2012, 09:43 am »
Não me parece nada descabido, principalmente a possibilidade de ser feito, de ser sustentável já duvido mais, ou seja, hoje em dia não me custa a crer que tenhamos tecnologia para que um carro produza mais energia do que a que consome por exemplo se tiver prestações ao nível dum mata velhos, agora se vai ter prestações de um mata velhos, quem é que vai pagar o balurdio que teria de custar um carro com essa tecnologia? Logo não seria sustentável produzir um carro assim...



Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #8 em: 07 de Setembro de 2012, 14:20 pm »
Completamente sem sentido. Como o Rui associou e bem, isso ai sugerido é a impossivel pratica de uma máquina de movimento perpectuo. Ensinem ao gajo dessa ideia o que são as leis da termodinanica.  :laugh:
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline carvalhovsky

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1243
  • Garagem : Super 5 TL 1987
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #9 em: 11 de Setembro de 2012, 10:34 am »
Capaz ou não de produzir mais do que gasta, gostei das linhas! Muito gira!

Offline mascondez

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu, Portugal
  • Mensagens: 1310
  • Garagem : Laguna Break II 1.9 Dci Privilege
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #10 em: 11 de Setembro de 2012, 11:36 am »
Se vai ser ou nao possivel de produzir mais energia do que conseme acho que nao, porque iria fazer com que os produtores de energia nao "vendesem" mais para este tipo de automoveis e talvez criase uma "guerra" nesse mercado.

Primeira ideia que me vem a cabeça apos ver as imagens do carro é AQUELA FRENTE É DE UM 4L DO FUTURO ESTA  :evil:

sem duvida que gosto bastante deste photoshops

Offline brooklyn_bounce

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Mensagens: 1129
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #11 em: 11 de Setembro de 2012, 13:10 pm »
Oh MRC, explica-me lá tu então essas ditas leis da termodinâmica que eu não percebo onde é que esta ideia é assim tão absurda...

Se tiveres um carrinho telecomandado com um painel solar em cima não o consegues fazer andar? E será que o painel solar apenas produz exactamente a energia necessária para ele andar, não produzirá mais? Pelo menos se aumentares o painel vai produzir de certeza... Ora assim sendo, e como eu disse antes, partindo do principio que prestações não são importantes, parece-me com certeza possível produzir mais do que a energia que gasta... Um painel solar no tejadilho produz energia (pouca ou muita não sei mas produz) sem com isso gastar o que quer que seja a mais do que sem o painel solar, portanto ai tens uma fonte de energia que em nada está limitada pela energia de que o carro necessita. Se só essa é suficiente? Provavelmente não, mas muitas outras poderão ser usadas...

Voltando ao assunto, os photoshops parecem-me muito bem a mim que gosto bastante da R4, agora isso nos dias de hoje não chegaria a produção com essas linhas nem lá perto...

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #12 em: 11 de Setembro de 2012, 19:55 pm »
O painel dificilmente iria produzir energia suficiente para movimentar um carro.. Para isso acontecer teria que ter um tamanho tão grande que dificilmente o carro se moveria. Alem disso a energia terá que ser armazenada senão andas aos solavancos e ainda por cima não é aproveitada a 100% existem percas e isso é que é o maior problema.. O rendimento é que irá dizer se a maquina é eficiente ou não...

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #13 em: 11 de Setembro de 2012, 20:08 pm »
Hélder, o Blurr já chegou aonde eu chegaria para te explicar a impossibilidade desta ideia do 4lectric, sem entrar demasiado na teoria, senão nem amanhã saia daqui. Além do mais nem sou o melhor gajo para tal, pois não cheguei a fazer a cadeira de termodinamica do curso.

Mas de uma coisa podes ter a certeza: Andam muitos malucos pelo mundo inteiro a quer contrariar as leias da termodinamica, com ideias do genero.

Mais informações, wiki:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moto_cont%C3%ADnuo

;)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline brooklyn_bounce

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Mensagens: 1129
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
Re: 4Lectric: o eléctrico que produz mais energia do que consome!
« Responder #14 em: 12 de Setembro de 2012, 09:47 am »
Muito bem, tem os dois razão no ponto em que a energia produzida pelo seu movimento não é suficiente, e é exactamente sobre isso que fala o artigo da wikipedia que indicas, no entanto o meu ponto é outro, é que não é só a energia gerada pelo seu movimento que este carro pode usar, os painéis solares são só um dos exemplos, é energia que pode armazenar, pode não ser suficiente para o fazer andar ou até ser, não faço ideia em que ponto de eficiência estamos ou viremos a estar nessa tecnologia, mas é alguma energia que o carro pode produzir sem sequer sair do sitio... Obviamente que não vamos ter uma carro que infinitamente ande com a sua própria energia em quaisquer condições, mas em condições favoráveis (como no caso dos painéis será a existência de luz solar) poderá produzir energia suficiente para não precisar de nenhuma outra, isto sempre tendo em conta que as prestações não poderão ser as esperadas para um qualquer carro normal.