Autor Tópico: Afinação dos faróis no limite máximo [NÃO REGULA MAIS PARA CIMA]  (Lida 4350 vezes)

Offline Frederico80

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Renault Espace 2.2 DCI 150cv 2006 Initiale Paris
Boa noite pessoal.

Eu procurei aqui no fórum e não obtive uma conclusão satisfatória para este ocorrido.

Tenho uma Renault Espace IV, e estava a regular os faróis, mas os mesmos não sobem mais por que já esta no limite.

Há alguma solução para tal problema, ou só levando o par de faróis novos?

Obrigado a todos por agora.
Cump.
Frederico Vicente

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Tem xénon? Verifique se o sensor está bem colocado. Deve ser como na laguna 2 no triângulo do lado esquerdo, na parte da frente

Offline Frederico80

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Renault Espace 2.2 DCI 150cv 2006 Initiale Paris
Tem xénon? Verifique se o sensor está bem colocado. Deve ser como na laguna 2 no triângulo do lado esquerdo, na parte da frente
Opa..

Sim, tem xénon e também onde podemos fazer a regulação para cima e para baixo manualmente, percebo que é um motor pequeno, creio que para correção automática. Mas nesse "motor" eu regulo até o topo e dali para a frente a regulagem para cima dos faróis não tem mais margens, para baixo tem de sobra.

Não estou haver esse sensor, ou não entendi muito bem sua indicação.. Vou verificar logo mais agora a tarde e informo alguma coisa.

Cump.
Frederico Vicente

Offline Frederico80

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Renault Espace 2.2 DCI 150cv 2006 Initiale Paris
Cump.
Frederico Vicente

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
O problema deve estar no sensor de nivelamento. Costumam haver dois, um em cada eixo. Quando há um problema elétrico, o sistema entra em emergência e regula os faróis para a posição minima.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Boas,
        Tenta chegar ao motor e tiras fora, rodando ou para a esq ou dtª,agora nao me lembro e com ele cá fora rodas até ele ficar no meio do caminho se me faço entender e tornas a coloca-lo. Em principio tens o problema resolvido

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Seria esse o sensor?

https://1drv.ms/u/s!AshT96gezrkcghrMON1QJKERc5oB?e=qlWmSm

Sim, o sensor é esse, mas costuma haver dois, um em cada eixo. É comum a alavanca soltar-se, ou então os sensores queimarem e entrarem em curto-circuito, devido à entrada de agua no sensor. Com uma CanClip é muito fácil diagnosticar isso.

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Boas,
        Tenta chegar ao motor e tiras fora, rodando ou para a esq ou dtª,agora nao me lembro e com ele cá fora rodas até ele ficar no meio do caminho se me faço entender e tornas a coloca-lo. Em principio tens o problema resolvido

Se o problema estiver nos niveladores, isto não corrige o nivelamento automático.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Se bem percebi a questao dele nao é com o nivelamento automatico mas sim manual. Se o motor estiver no maximo superior acho que nao lhe vai deixar levantar mais as luzes.

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Scenic, repara, quando o nivelamento automático tem uma anomalia, o sistema entra em modo de emergência, apontando os faróis para o chão e limitando o curso para ajuste dos faróis. Isso vai condicionar o curso ajustável do motor do farol. Convinha em primeiro lugar diagnosticar o sistema de nivelamento para evitar andar a trocar peças à sorte.

Offline Frederico80

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Renault Espace 2.2 DCI 150cv 2006 Initiale Paris
Re: Afinação dos faróis no limite máximo [NÃO REGULA MAIS PARA CIMA]
« Responder #10 em: 10 de Julho de 2020, 13:14 pm »
O problema deve estar no sensor de nivelamento. Costumam haver dois, um em cada eixo. Quando há um problema elétrico, o sistema entra em emergência e regula os faróis para a posição minima.

Entendi.

Um fica no eixo dianteiro e outro no traseiro, correto?

Obrigado
Cump.
Frederico Vicente

Offline Frederico80

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Renault Espace 2.2 DCI 150cv 2006 Initiale Paris
Re: Afinação dos faróis no limite máximo [NÃO REGULA MAIS PARA CIMA]
« Responder #11 em: 10 de Julho de 2020, 13:20 pm »
Boas,
        Tenta chegar ao motor e tiras fora, rodando ou para a esq ou dtª,agora nao me lembro e com ele cá fora rodas até ele ficar no meio do caminho se me faço entender e tornas a coloca-lo. Em principio tens o problema resolvido

No caso é o motor regulador de altura que fica no próprio farol correto?

Neste motor eu ajustei a altura, mas não tirei ele fora, o mesmo chegou até o topo(para cima) mas os faróis ainda estão com diferença em relação ao ajuste que está no autocolante de 1.30%

No IPO, o ajuste estava em -2.5%(lado esquerdo) e -5.2%(lado direito) eu não acredito que a maquina la do Centro de inspecção esteva correto..sinceramente.
Cump.
Frederico Vicente

Offline Frederico80

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Renault Espace 2.2 DCI 150cv 2006 Initiale Paris
Re: Afinação dos faróis no limite máximo [NÃO REGULA MAIS PARA CIMA]
« Responder #12 em: 10 de Julho de 2020, 13:22 pm »
Sim, o sensor é esse, mas costuma haver dois, um em cada eixo. É comum a alavanca soltar-se, ou então os sensores queimarem e entrarem em curto-circuito, devido à entrada de agua no sensor. Com uma CanClip é muito fácil diagnosticar isso.

Ok.

Eu meti o carro na oficina, me ligaram e falaram que esse sensor ai da foto teria que ser trocado.

Mas vou pedir para verificar o outro que fica nas traseiras
Cump.
Frederico Vicente

Offline Frederico80

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Renault Espace 2.2 DCI 150cv 2006 Initiale Paris
Re: Afinação dos faróis no limite máximo [NÃO REGULA MAIS PARA CIMA]
« Responder #13 em: 10 de Julho de 2020, 13:41 pm »
Boas..

Já faço outra pergunta a vocês.

Existe sensores compatível com o meu carro... tipo, o sensor do Renault laguna serve para a Renault Espace 4, etc..etc..etc

Ou se também existe alguma marca similar, ou só original?

Se tiverem algum local onde eu possa comprar esses sensores a preço mas em conta, seria bom.
Já estou a pesquisar a uma na net desde que abrir esse tópico e ainda não encontrei, já liguei em várias auto peças e nada, também como nos centros de abate, também nada..

Eita sensor difícil de achar viu.
Cump.
Frederico Vicente

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Afinação dos faróis no limite máximo [NÃO REGULA MAIS PARA CIMA]
« Responder #14 em: 10 de Julho de 2020, 14:36 pm »
Esses sensores são todos idênticos. Desde que a ficha seja a mesma, apenas variam no ângulo de funcionamento e no braço que aperta na suspensão. No meu Clio 3 instalei um sensor de um BMW que comprei no aliexpress. Adaptei-o no braço do original e funciona como o original.

Quando instalares o novo sensor, deve ser feito um "reset" na centralina para establecer o ponto zero e só depois os faróis devem ser alinhados.
« Última modificação: 10 de Julho de 2020, 14:39 pm por Martins SDI »