Autor Tópico: Problema circuito refrigeração Clio II  (Lida 6231 vezes)

Offline Francisco

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gaia
  • Mensagens: 22
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #15 em: 08 de Abril de 2020, 11:05 am »
Quase de certeza junta queimada a passar ar para o circuito de refrigeração. se não tiver sobreaquecimentos é só trocar junta, aproveita e faz revisão completa com correia de distribuição e acessórios. fica com o motor para mais uns anos...

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #16 em: 08 de Abril de 2020, 12:31 pm »
Por enquanto, não tenho sintomas de sobreaquecimento.
Vou, neste fim de semana, fazer a troca do liquido por completo através da máquina xpto usada para retirar o ar. Se não for mais, descargo de consciência.
Estou a pensar fazer também isto:

https://eshop.wurth.pt/Conjunto-de-aparelho-de-teste-de-fugas-de-COSUB2-SUB-APARELHO-DE-TESTE-CO2/0893964101.sku/pt/PT/EUR/

Confesso que tenho algum receio de continuar a andar com o carro, nem tanto por ficar a pé, mas sim por estar, mesmo tendo imenso cuidado, a piorar algo já de si complicado.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #17 em: 08 de Abril de 2020, 20:24 pm »
Acho que estás a fazer confusão entre pressão e vácuo.

A válvula da tampa abre  com pressões acima de 1,5 bar, se tivesse a passar compressão para o circuito, o que acontecia era a agua sair fora pela tampa.
Se a agua desaparece do deposito, e a tampa fica apertada, o que se deve estar a formar é vacuo, ou seja , a agua esta a sair do circuito para algum lado.

O que disse para fazeres era abrires o deposito e pores a mão a tapar a abertura do deposito, para perceberes se forma pressão dentro do deposito, ou vácuo.
« Última modificação: 08 de Abril de 2020, 20:25 pm por Sls a GPL »

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #18 em: 09 de Abril de 2020, 06:37 am »
Bom dia,


O que vou dizer pode parecer muito estranho, mas já me aconteceram ambas as situações. Por exemplo, ontem ao fim da tarde, quando cheguei a casa deixei o gajo arrefecer como deve ser e retirei a tampa. Ele começou a borbulhar e a subir e se não pousava tão depressa a tampa o gajo saía. O motor estava frio.
Passado um pouco, voltei a retirar a tampa e estava tudo normal. Quando a coloquei de novo, não a apertei em demasia porque queria agora de manhã tirar a dita. Tirei, mas só com o alicate. Ou seja, ela voltou a apertar sozinha e o liquido que "tinha desaparecido" voltou ao sítio dele - vácuo, correcto?
Admito poder estar a confundir conceitos; já estou num ponto em que não consigo perceber o que raio vai para ali.
Agora a vir para o trabalho, tudo normal com o funcionamento dele, mas, do nada, acendeu a luz do Stop juntamente com a do motor.  A temperatura estava normal. Desliguei o carro e votei a ligar e ficou normal.
Vou fazer de novo o teste que me indicaste pois posso ter feito mal por não ter percebido bem.
Motor frio, mas a trabalhar, certo?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #19 em: 09 de Abril de 2020, 08:27 am »
Sim. com o motor frio e a trabalhar , para conseguires perceber se sentes a criar vacuo ou a fazer pressão.
Com o carro quente não porque se não queimas-te.

A oscilação do liquido dentro do vaso, tem muito a ver com as pressões que se formam e a diferença de volume entre a agua e o ar quer a quente quer a frio.


Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #20 em: 14 de Abril de 2020, 09:59 am »
Testei na sexta feira de manhã logo pela manhã - dá-me ideia de ser pressão.
A tampa agora também aperta com o carro gelado. Por exemplo, no sábado de manhã, com o carro frio tirei a tampa com ajuda do alicate. Nesse dia não o coloquei a trabalhar, queria só mesmo dar uma vista de olhos. Voltei a colocar a tampa, mas sem a apertar em demasia. Ontem de manhã, tive de colocar de novo o alicate. Não compreendo como raio ela aperta desta forma sem o motor estar a trabalhar.
Fora isso, temperatura dentro do normal. Notei durante o dia de ontem algumas oscilações no trabalhar dele.

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #21 em: 14 de Abril de 2020, 16:56 pm »
Retirei ao inicio da tarde a tampa do vaso. Veio um cheiro… estranho de lá de dentro. Lembrei-me de tirar a tampa do óleo. Tinha uma papa, como que leite misturado com café, na parte de dentro da mesma.
Estou lixado com um F bem grande, certo?

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #22 em: 14 de Abril de 2020, 19:52 pm »
junta de cabeça queimada, ou uma estaladela na cabeça vs bloco
Curioso que se viste isso e crê-se o significado ser o de costume fiz quote à resposta do Caiçolauto indicando esse sintoma.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #23 em: 16 de Abril de 2020, 12:18 pm »
Já pensei em condensação no interior da tampa que eventualmente se pudesse formar, contudo, aquilo parece-me, e colocando lá os dedos, uma papa algo densa.
Limpei a tampa na terça feira ao fim do dia. O carro ontem deve ter feito apenas uns 10/15KM. Hoje de manhã fui ver e tinha novamente a dita papa, contudo, curiosamente, o nível do liquido estava perfeito.
 :huh:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #24 em: 16 de Abril de 2020, 13:56 pm »
Essa gosma é normal, principalmente se o que andas é muito pouco e o carro não aquece o suficiente para evaporar a humidade, mas se anda a misturar agua no óleo, forma-se bastante gosma dessa.

Devias começar por fazer um teste de estanquidade do circuito de refrigeração do motor.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #25 em: 16 de Abril de 2020, 14:05 pm »
Já pensei em condensação no interior da tampa que eventualmente se pudesse formar, contudo, aquilo parece-me, e colocando lá os dedos, uma papa algo densa.
Limpei a tampa na terça feira ao fim do dia. O carro ontem deve ter feito apenas uns 10/15KM. Hoje de manhã fui ver e tinha novamente a dita papa, contudo, curiosamente, o nível do liquido estava perfeito.
 :huh:
Isso tem a junta da culassa queimada no mínimo ou pior até... O melhor que podes fazer é mandar isso reparar tão breve quanto possível porque se já anda água no óleo ainda vais estragar mais isso e aumentar a conta final pressão em excesso na água desaparecimento da mesma e maionese no óleo são sintomas inequívocos de junta nas couves repara isso tão breve quanto possível ou evita andar com o carro senão vais ter mais despesas não tarda

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #26 em: 17 de Abril de 2020, 13:43 pm »
Desde que limpei, a quantidade que se formou foi mínima. Desde que surgiram estas medidas mais apertadas devido ao Covid, o carro anda mesmo muito pouco, pelo que também tenho esperança que seja só mesmo isso. Contudo, juntando o resto, já não sei o que pensar.
A minha ideia é mesmo testar, aliás, já falei com o mecânico, mas devido a toda esta situação, não sei quando o homem vai conseguir fazer isso.
Pelo sim, pelo não, acabei mesmo por parar o carro, pelo menos até o mecânico o conseguir ver. Neste ponto, não consigo mesmo pensar em mais nada que eu possa fazer a partir da minha garagem.

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #27 em: 28 de Abril de 2020, 18:29 pm »
Ponto de situação:

Acabei mesmo por parar o carro, não só com receio de piorar a situação, mas também para perceber qual seria o próximo passo.
Depois de uma semana e pouco sem andar com ele e de o ver no fundo da garagem a apanhar pó, resolvi levar o gajo à Renault por forma a fazer, pelo menos, alguma coisa que me pudesse indicar o caminho a seguir.
Expliquei a situação e a primeira coisa a fazer foi um teste de compressão. Tudo normal.
O técnico também verificou as tubagens e estava também tudo dentro da normalidade.
Quando falei na "papa" na tampa do óleo, o homem retirou a dita e ela estava completamente limpa. Ele deu-me a mesma explicação que o Sls a GPL me deu atrás, o que acaba por se justificar devido à situação que todos vivemos. Como este concessionário ainda fica distante de mim (estava tudo o resto encerrado), o carro acabou por andar e funcionar à sua temperatura normal, daí estar limpa.
Foram feitos mais testes e vistorias e nada indica junta queimada ou bloco estalado. Há ar no sistema, isso sem qualquer espécie de dúvida, mas na opinião do homem porque o sistema está mal purgado; aparentemente, o D7F é algo esquisito neste campo e convém que a purga seja feita com recurso à máquina, por forma a eliminar na totalidade o ar.
Fiquei consideravelmente mais tranquilo, mas, será que tudo isto se poderá resumir a uma f...….. de uma tampa do vaso de expansão e ar no sistema por força de um motor que está a ser esquisito para ser purgado?
Como estou já por tudo, comprei uma tampa nova (mais uma!), até porque a que lá está com tanto aperta e desaperta com alicate já está algo mal tratada, e agendei para amanhã a purga e troca por completo do liquido de refrigeração.
Vamos ver no que dá.


Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #28 em: 04 de Maio de 2020, 09:41 am »
Bom:

Como disse, foi feito novo sangramento, mas desta vez com recurso a um aparelho xpto; foi trocado o liquido de refrigeração; foi trocada, mais uma vez, a sacana da tampa do vaso de expansão.
Fora isto, foi feito o teste de passagem de gases que, salvo erro, coloquei algures atrás. Também não apresentou qualquer anomalia.
Tenho andado a testar e a controlar a coisa desde então e, embora tenha receio de estar a falar cedo demais, parece-me tudo normal. O nível não tem sofrido alterações, a pressão e o borbulhar ainda não se voltaram a manifestar e a tampa do óleo continua limpa.
No meio de tudo isto continuo sem perceber nada! Poderá ter sido tudo devido a uma porcaria tão simples como uma tampa, aliada a um motor que se estava a armar em esquisito para se livrar do ar no circuito de refrigeração?
Por agora, de facto, não tenho razão para me queixar, contudo, ainda não estou totalmente convencido.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #29 em: 04 de Maio de 2020, 13:55 pm »
O facto de andar pouco pode influenciar o desfecho e dar sintomas errados por exemplo basta o carro não andar o suficiente para abrir o termostato totalmente e tens aí ar durante uns tempos normalmente uma viagem de 20 km e um sistema minimamente purgado para o ar ir para o caso de expansão e o nível que saiu da oficina como cheio estar cá para baixo daí muitos mecânicos (o meu por exemplo) quando faz alguma intervenção que implique mexer no liquido de refrigeração me dar um pouco de antigelo para no dia seguinte ir acrescentar o que eventualmente faltar às vezes falta outras nem tanto