Autor Tópico: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"  (Lida 183211 vezes)

Offline aacc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #135 em: 06 de Fevereiro de 2014, 21:49 pm »
...já lá vão mais de cem anos e ainda andamos a ciclo otto e diesel...

Xmarine

  • Visitante
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #136 em: 06 de Fevereiro de 2014, 21:58 pm »
Sim, e havemos de andar muito tempo, espero eu... para bem da nossa saúde mental e física e para não haver um retrocesso civilizacional!
 
Ou então é melhor começar a ir ao ginásio pois vai ser preciso força para empurrar os carros eléctricos que ficam sem bateria ao fim de 50km... isto depois de conseguir andar à mesma velocidade que andavam os cavalos, as charretes e os coches nos séculos passados...

Offline Drio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: quarteira
  • Mensagens: 27
  • Garagem : Megane 2 1.9DCI
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #137 em: 07 de Fevereiro de 2014, 01:11 am »
Sabes que o facto de existir a EGR nos automóveis foi uma imposição europeia e não um capricho de alguma marca automóvel? Se  calhar por isso não faz muito sentido o comentário...

Dá uma olhadela nas imposições das normas Euro 3 e euro 4 e euro 5 ;)

Mas nao me ouviste dizer que foi capricho das marcas a imposicao de "um sistema de prevencao do meio ambiete" agora nao me digas que a solucao mais acertada era uma peca que realmente ajuda na preservacao do meio mas que ao mesmo tempo te estraga mais o motor!
Por isso digo que so nao desenvolvem algo que seja realmente uma benece para os dois lados porque isso nao existe, a marca quer ganhar o dinheiro e para isso o consumidor precisa de consumir, e como e que consomes se o que tens nao acaba? Nao sei se me tou a fazer entender!

Offline Drio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: quarteira
  • Mensagens: 27
  • Garagem : Megane 2 1.9DCI
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #138 em: 07 de Fevereiro de 2014, 01:15 am »
aacc...

Antigamente um 1.9td, para fazer 80cv precisava de uns 6-7L/100

Hoje em dia, já tens motores com a mesma cilindrada (1.9L) com mais de 150cv e a consumir os mesmos 6-7L/100

Não achas que estão mais eficientes?

Agora se são mais fiáveis ou não... acho que continua como sempre foi desde que o automóvel foi inventado: Uns andam 500mil km sem dar problemas....outros nem 20mil e já estão encostados... Sempre foi assim e acho que assim vai continuar.

As grandes diferenças que noto na evolução de motores é que cada vez é preciso que os técnicos sejam cada vez mais especializados, as ferramentas de diagnóstico/reparação cada vez mais específicos e as peças são muito mais caras e a quantidade de peças é muito maior.

Penso que o que ele estava a querer dizer com eficiencia fosse a respeito dos consumos e nao ao nivel de motorizacao vs cilindrada porque como referiste, e claro que tem mais pecas pois para arranjar cavalos tem de haver algo que os produza, um turbo aqui outro ali uma pecinha aqui outra acola etc... tens um bom exemplo num porche qualquer que se nao estou em erro estava a competir no 24h le mans em que desenvolveram motores eletricos a serem colocados nas rodas que com a velocidade produzida pela motor, carregava as baterias dos eletricos o que ia aliviar o motor a combustivel e ainda ganhavam se nao estou em erro 91cv com consumos ainda muito inferiores a um modelo igual sem os tais motores

Xmarine

  • Visitante
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #139 em: 07 de Fevereiro de 2014, 01:40 am »
Não ouvi, mas li e escreveste isso. As marcas foram obrigadas a reduzir o NOx nos diesel a partir do ano 2000. Se não o fizessem, simplesmente não podiam vender carros!

Essas teorias da conspiração.... ganha mas é juízo lool  Os gajos que fizeram a EGR tiveram 10 anos de reuniões diárias apenas para decidir e calcular o tamanho dos parafusos para segurar a EGR (e não, as reuniões não foram para decidir que horrores vão meter no motor para lixar o cliente).
Achas que um gajo como eu ou tu ou um reprogramador que mexemos em carros há meia dúzia de dias temos autoridade ou conhecimentos para questionar algo que foi devidamente estudado e calculado ao longo de anos? epa... se quiseres questionar a qualidade de um carrinho de brincar da loja dos chineses... ok. Agora de um objecto que tem de garantir a segurança dos ocupantes além de andar, travar e de fazer tudo o que é normal fazer.... não te metas nisso.

E depois do que expliquei... não percebo porque é que continuas a insistir na tua teoria de que a EGR estraga o motor...ora lê o texto que meti lá atrás e explica-me, depois de ler o texto, porque é que essa afirmação tem sentido. É
Sim... suja o colector de admissão... e daí? há formas simples e baratas de o meter a brilhar! E se deres uns puxões em AE de vez em quando... aquilo nem deixa acumular carvão.

E sem esquecer da outra função da EGR para além da parte da Poluíção.

Xmarine

  • Visitante
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #140 em: 07 de Fevereiro de 2014, 01:47 am »
Penso que o que ele estava a querer dizer com eficiencia fosse a respeito dos consumos e nao ao nivel de motorizacao vs cilindrada

Então... mas aí eu não posso fazer nada, se não sabem o que quer dizer o conceito e o termo "eficiência" no ramo da física do senhor Newton.

A eficiência de uma máquina térmica, se bem me lembro é uma relação entre a energia que entra na máquina e a energia útil ou aproveitável que a maquina transforma.
E foi exactamente nesse sentido que falei...
Mas se quiserem, vamos buscar os dados de w/L que o gasóleo pode dar, vamos medir a potência que chega às rodas de um carro antigo e de um carro moderno, vamos agarrar na calculadora e vamos comparar. Siga?

Offline Drio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: quarteira
  • Mensagens: 27
  • Garagem : Megane 2 1.9DCI
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #141 em: 07 de Fevereiro de 2014, 03:56 am »
Não ouvi, mas li e escreveste isso. As marcas foram obrigadas a reduzir o NOx nos diesel a partir do ano 2000. Se não o fizessem, simplesmente não podiam vender carros!

Essas teorias da conspiração.... ganha mas é juízo lool  Os gajos que fizeram a EGR tiveram 10 anos de reuniões diárias apenas para decidir e calcular o tamanho dos parafusos para segurar a EGR (e não, as reuniões não foram para decidir que horrores vão meter no motor para lixar o cliente).
Achas que um gajo como eu ou tu ou um reprogramador que mexemos em carros há meia dúzia de dias temos autoridade ou conhecimentos para questionar algo que foi devidamente estudado e calculado ao longo de anos? epa... se quiseres questionar a qualidade de um carrinho de brincar da loja dos chineses... ok. Agora de um objecto que tem de garantir a segurança dos ocupantes além de andar, travar e de fazer tudo o que é normal fazer.... não te metas nisso.

E depois do que expliquei... não percebo porque é que continuas a insistir na tua teoria de que a EGR estraga o motor...ora lê o texto que meti lá atrás e explica-me, depois de ler o texto, porque é que essa afirmação tem sentido. É
Sim... suja o colector de admissão... e daí? há formas simples e baratas de o meter a brilhar! E se deres uns puxões em AE de vez em quando... aquilo nem deixa acumular carvão.

E sem esquecer da outra função da EGR para além da parte da Poluíção.

Oh xmarine mas teorias da conspiracao porque? Diz me um portudo que nao seja feito com intencao de durar aquele prazo em media e depois pifar? Mas acreditas mesmo que um LCD dura em media 12 a 15 anos e comeca a perder isto ou aquilo na imagem so porque ja e' velhinho? Ou porque uma lampada dura em media 1000Horas e dpois funde so pq ja tem os componentes gastos? Ou indo agora para a parte automovel, que muitos componentes que agora sao feitos em plastico e antigamente em metal que e' so' pq fica mais bonito ou sai mais barato ou porque e menos pesado e ganhas 0.0001 de eficiencia em termos de combustivel? Mete na cabeca que as coisas sao feitas para terem uma vida media e berrarem e' assim que a economia funciona, se nao acreditas e' uma coisa, agora nao me digas que sao conspiracoes pq nao o sao!
Mas ainda te gostava de ver, a andares uns bons tempos em cidade, pa'ra arranca, cheio de trabalho ao ponto de nao teres tempo quase pra ti durante um aninho so que seja, e depois vai para a autoestrada limpar a admissao que eu quero ver se sai! E nao tou a dizer que o maior problema seja limpar uma admissao, nem e' preciso muito, spray de travoes e siga, mas se achas que o problema de a teres atascada em carvao e' so o problema da  sujidade, tao siga, que o resto do motor nao conta!
Nao sei e como e que com tanta conversa a cerca do meio ambiente, porque e que os engenheiros que tu tanto falas que estudam isto e aquilo a cerca de tudo e mais alguma coisa para preservar o meio ambiente, nao se jogam de vez ao carro movido a agua! Epah para alem de nao poluir sai mais barato o combustivel! Mas se calhar e por isso, e' mais barato arranjar material para meter no deposito ou nao, se calhar sou eu com a mania das conspiracoes como tu lhe chamas

Offline Brunof22

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 3265
  • Porque não se acentam á minha beira?
  • Garagem : do vizinho
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #142 em: 07 de Fevereiro de 2014, 05:09 am »
Ora... :popcorn:

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #143 em: 07 de Fevereiro de 2014, 08:41 am »
Tou a gostar de assistir a esta novela. Mais uma vez digo... isto é só material a mais que os construtores metem no carro... EGR, catalisadores, até os airbags eram desnecessários porque é só peso que faz o carro consumir mais e poluir mais! Toca mas é a arrancar isso tudo dos carros!  :laugh:

Nao sei e como e que com tanta conversa a cerca do meio ambiente, porque e que os engenheiros que tu tanto falas que estudam isto e aquilo a cerca de tudo e mais alguma coisa para preservar o meio ambiente, nao se jogam de vez ao carro movido a agua! Epah para alem de nao poluir sai mais barato o combustivel! Mas se calhar e por isso, e' mais barato arranjar material para meter no deposito ou nao, se calhar sou eu com a mania das conspiracoes como tu lhe chamas

Queria ver-te depois a beber água quando os carros também andassem a água. E a tomar banho... se calhar passavas a tomar banho só uma vez por mês porque ao preço que a água ia subir se passasse a ser o principal "combustivel" para mover automóveis como deves calcular ia encarecer, e bem.
Imagina agora que colocavam carros a andar a ar... passavas a pagar imposto para respirar!

Offline aacc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #144 em: 07 de Fevereiro de 2014, 09:15 am »
com engenheiros desses não nos safamos

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #145 em: 07 de Fevereiro de 2014, 10:23 am »
olha que o ser Humano é uma máquina do cara*** e alguns nem duram 1 ano :(
temos que falar com quem nos fez a ver quanto tempo aguentamos até avariar :laugh:

tudo tem um prazo de vida útil colega... era bom que as coisas durassem para sempre :)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #146 em: 07 de Fevereiro de 2014, 10:29 am »
Hummmm...

Vamos voltar a falar do Mercedes 190, que nunca avaria porque no motor não tem nada para avariar...
Não tem egr, fap, cat, injectores common rail, bomba de alta pressão, electrónica, etc, etc.

Olha, a versão mais rasca do 1.5 dCi tem quase a mesma potência do 190 D. :laugh:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #147 em: 07 de Fevereiro de 2014, 10:37 am »
E não tem turbo Rui xD que todos sabemos que produz mais pressões dentro do motor.
Drio, nos teus comentários, só leio disparates. Pensava que percebias mais da poda mas já vi que é só conversa de café com os amigos.
Apenas consigo concordar que as coisas já não duram tanto como antigamente mas é só mesmo até aí que concordo e nem é no geral.

Offline Silvestre

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Mensagens: 4214
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #148 em: 07 de Fevereiro de 2014, 10:52 am »
De pode percebo eu.  :grin:
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #149 em: 07 de Fevereiro de 2014, 11:03 am »
Z1gZa, as coisas tem hoje em dia uma durabilidade muito superior ao de antigamente. simplesmente trabalham em condições 10x mais agrestes do que antigamente.

vejamos:

                                190d                    Clio IV 75cv
cc:                           1997 cm3             1461 cc
Potencia:                 75cv                     75cv
Binário:                    126nm                 200 Nm
consumo medio:      7.3l/100               3.6l/100
0-100km/h:              18.6sec               14.3sec
velocidade max:       156km/h             168km/h
peso:                       1180 kg               1071kg

se fossem matriculados os dois agora quanto pagariam de IUC:

                                 252.49                       142.98



qual é a vantagem do 190d mesmo? :laugh: :laugh: